Os Açores: O Paraíso Secreto da Europa

Os Açores são um arquipélago à semelhança de um paraíso deslumbrante, que está a implorar-lhe que o explore!

Composto por 9 ilhas no Atlântico, os Açores são conhecidos pelas suas maravilhas naturais como lagos cintilantemente azuis, fontes termais, hortênsias e crateras vulcânicas. Desde a observação de baleias ao mergulho, passando pelos incríveis patrimônios da humanidade, plantações de chá e vinhas, uma visita aos Açores pode ser divertida para todos!


Aqui está um olhar mais atento sobre tudo o que precisa de saber para verdadeiramente desfrutar do belo paraíso europeu:



Açores, Portugal: O que saber

Os Açores são um grupo de 9 ilhas vulcânicas localizadas 1.516,62 km a oeste de Portugal Continental. As ilhas estão divididas em 3 grupos: o grupo Ocidental (Flores e Corvo), o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), e o grupo Oriental (Ilhas de São Miguel e Santa Maria).

Ao visitar os Açores, deve planear a sua viagem de forma logística. Isto significa saber antecipadamente o que gostaria de fazer e ver e, consequentemente, planear em conformidade.

Infelizmente, viajar entre as ilhas nem sempre é fácil ou rentável, pelo que recomendamos a planificação com bastante antecedência. É claro que também poderia reservar uma tour de vários dias aos Açores e não ter de se preocupar de todo com a logística.


Cada ilha é única com a sua própria cultura, história e paisagem.

Os Açores foram ocupados por múltiplos grupos ao longo da sua história, incluindo (obviamente) os portugueses, os flamengos, os franceses e os espanhóis. As ilhas foram também o lar de prisioneiros mouros e escravos africanos da Guiné, Cabo Verde, e São Tomé e Príncipe. É esta herança que contribui para as diversas experiências culturais que se podem ter nesta região.


O Tempo

Quando se trata de clima e tempo, os Açores são bastante complicados. A sua localização remota no Atlântico significa que o tempo é bastante imprevisível e pode mudar rapidamente. É normal ter um céu limpo de manhã e uma tempestade de tarde. Mas não deixe que isto o impeça de visitar os Açores. Os turistas normalmente consideram o tempo como parte da aventura!

As temperaturas nos Açores não são tão altas como no Mediterrâneo, raramente subindo acima dos 30 °C (86 °F). Mas a boa notícia é que aqui também raramente faz muito frio. As temperaturas diurnas no Inverno rondam normalmente os 17/18 °C (63/64 °F).



Transportes

Quando se trata de viajar nas ilhas, o melhor é alugar um carro. Os transportes públicos nos Açores são, na melhor das hipóteses, mínimos. Um carro dar-lhe-á a autonomia de que necessita para se deslocar devidamente.

Se viajar entre ilhas, pode voar ou apanhar um ferry. Os voos podem ser caros e o ferry pode demorar muito tempo. A viagem de ferry entre São Miguel e Santa Maria, duas ilhas do mesmo grupo, leva 3 horas.  Planeie o seu itinerário para reduzir a quantidade de island-hopping que precisará de fazer. Se tiver de fazer viagens entre ilhas, poupe um pouco de tempo utilizando o ferry para viajar entre ilhas do mesmo grupo. Reserve voos para viajar para ilhas de um grupo diferente.



Como chegar aos Açores

Felizmente, chegar aos Açores é bastante simples. Há voos diretos de Lisboa e da maioria das cidades europeias principais como Londres, Roma e Madrid.

A Azores Airlines também oferece voos diretos não só de Boston para os Aeroportos de Ponta Delgada e Terceira, mas também voos de Oakland para a Terceira.



O que ver e fazer

Como mencionado acima, uma viagem aos Açores deve ser planeada cuidadosamente. Há uma série de coisas realmente fantásticas para ver e fazer quando se visita os Açores. Aqui está apenas uma amostra para que possa iniciar o seu itinerário:



Observação de Baleias

A observação de baleias é uma das experiências mais excitantes e populares a fazer quando se visita os Açores.

Outrora, os Açores já foram casa a uma próspera indústria baleeira. Esta era apoiada pelas 25 espécies diferentes de baleias e golfinhos que vivem ou migram para estas águas. Hoje em dia, isto é uma ótima oportunidade para os turistas.


Baleias e golfinhos podem ser vistos durante o ano todo e há ainda uma excursão de observação de baleias disponível a partir de praticamente todos os portos. A probabilidade de ver algo nestas águas é muito alta!

Algumas espécies são sazonais. Na primavera, é provável que se veja espécies como baleia-sei, baleia-azul e baleia-comum. No Verão, dá para ver os cachalotes.



Scuba Diving

Se Scuba Diving (mergulho) está na sua lista de afazeres, vai querer programar a sua viagem de acordo com o clima. Embora as ilhas possam parecer semelhantes ao Havai ou outros destinos tropicais, a sua localização no Atlântico significa que as temperaturas da água são demasiado frias em certas alturas do ano. A melhor altura para fazer Scuba Diving nos Açores é entre Junho e Outubro.

À semelhança da observação de baleias, há muitos locais maravilhosos para fazer Scuba Diving espalhados por toda a região, o que faz dela uma atividade que pode ser facilmente inserida em qualquer plano de viagem.

Cada ilha oferece uma experiência diferente. Perto de Angra do Heroísmo, na Terceira, existe um cemitério de âncoras subaquático que vale a pena explorar. E ao largo do Pico e São Miguel, a atividade vulcânica do passado levou a alguns locais fascinantes debaixo de ondas. De facto, os desfiladeiros vulcânicos ao largo de São Miguel tornaram-se a casa de muitos polvos e peixes gatilho.



Visite Angra do Heroísmo na Ilha Terceira

O centro histórico de Angra do Heroísmo é uma maravilha arquitetónica e um Património Mundial da UNESCO.

Durante a Era dos Descobertos Portuguesa, esta cidade foi uma paragem essencial nas viagens transatlânticas entre a Europa, África e as Américas.


Esta cidade tem dois fortes marítimos dos séculos XVI e XVII e ainda várias igrejas barrocas, conventos e catedrais. Na Rua da Sé verá maravilhosas calçadas portuguesas e casas com não só janelas, mas também portas de cores vivas.


Faça uma visita ao museu e conheça a história rica da região. Ou, se se sentir disposto a fazer caminhadas, siga o trilho para fora da cidade e para o cume do Monte Brasil. O Monte Brasil é uma cratera vulcânica adormecida que é agora uma reserva natural.


É aqui que se encontra o Castelo de São João Batista, um dos maiores e mais significativos fortes de Portugal, que remonta ao século XVI.


A caminhada demora cerca de uma hora e oferece algumas vistas absolutamente inimagináveis da cidade.

Faça questão de parar para visitar a Catedral de Angra do Heroísmo. Esta é a maior igreja dos Açores e foi construída no local de uma igreja gótica primitiva dos finais do século XV. Não deixe de entrar e ver o altar frontal prateado do Santíssimo Sacramento.



Subir o vulcão no Pico

Com uma elevação de 2.351 metros (7.713 ft), a Montanha do Pico na ilha do Pico é o ponto mais alto de Portugal inteiro.

Enquanto a montanha é alta e o pico está frequentemente enterrado nas nuvens, não é excessivamente difícil de escalar. Certamente, precisa de estar em forma e ter resistência física, mas não requer equipamento nem treino especial.


A Montanha do Pico é na realidade um vulcão, mas está adormecido - não há necessidade de se preocupar com uma erupção, a última foi em 1718.

Tudo o que tem de fazer é entrar no centro de visitantes e preparar-se para a caminhada. O trilho da caminhada é marcado por postes de madeira a cada 50 metros que mostram a elevação. Num dia sem nuvens, poderá ver até às ilhas da Graciosa, Faial, Terceira, e São Jorge.



Mergulhar em Piscinas Térmicas

A Ilha de São Miguel é abençoada com uma riqueza de águas e piscinas termais. Estas piscinas termais são criadas pelo calor gerado pelos três complexos vulcânicos ativos da ilha - Furnas, Fogo, Sete Cidades.

Para a melhor experiência, tente visitar uma das piscinas num dia frio ou sombrio. Nada melhor do que entrar nas águas quentes térmicas quando a temperatura do ar está mais para o lado fresco.

Situada na cidade de Furnas está a Poça da Dona Beija. É feita de 5 piscinas termais e é uma experiência verdadeiramente única e maravilhosa. Entre a arquitetura de pedra e a envolvente florestal, um mergulho na água é certo acalmar a sua alma.


Na encosta norte da Serra do Fogo encontra-se a Caldeira Velha. Este parque natural é mais como um paraíso tropical. Com uma cascata, duas piscinas termais e uma linda rocha manchada de ferro, ficará contente por ter decidido fazer uma visita.

Se quiser fazer uma experiência de spa parte da sua viagem aos Açores, visite as Termas das Caldeiras. Perto da cidade de Ribeira Grande, este spa tem 3 piscinas, uma delas ao ar livre. Para aceder às piscinas interiores, precisará de reservar um tratamento termal. Para aceder à piscina exterior, basta pagar uma pequena taxa. A piscina exterior é muito pequena, mas é pouco provável que fique tão cheia como os outros locais da lista, por isso, se estiver à procura de relaxar longe das multidões, este pode ser o local perfeito.



Visite os Vinhas e Adegas

Portugal é bem conhecido pelo seu vinho e os Açores fazem parte desta tradição.

As ilhas do Pico, Graciosa e Terceira são onde toda a "ação" tem lugar.

O Pico é património mundial da humanidade da UNESCO e é constituído por muros de pedra que protegem as uvas brancas Verdelho e as videiras. Os vinhos da região do Pico são dourados e viscosos, com sabores doces, salgados e azedos. E devido ao solo vulcânico, existe também um certo fumado distinto, característico destes vinhos.

Há algumas visitas guiadas de vinho que o/a levarão às regiões históricas e lhe darão oportunidades amplas para provar os produtos. Um lugar que vale a pena visitar é a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico. Esta cooperativa vitivinícola tem dedicado décadas a restaurar as paredes de basalto e a preservar a história vitivinícola da região. Com tours e workshops, esta é uma experiência divertida e educativa.


A ilha de Graciosa é conhecida pelo seu brandy e vinhos brancos suaves. Se fizer uma visita a esta ilha, não deixe de parar na vitivinícola da Terra do Conde. Aqui pode visitar as adegas para uma degustação e também terá uma vista da vinificação no seu processo tradicional. E como se isso não fosse suficientemente sedutor, numa prova, os vinhos são emparelhados com pastelarias locais para uma experiência verdadeiramente deliciosa.

Como a maioria das ilhas produtoras de vinho dos Açores, a Terceira é famosa pelos vinhos brancos, principalmente os da uva verdelho.

A vitivinícola principal da Terceira é a Casa Agrícola Brum. Inaugurada por Francisco Maria Blum na década de 1890, ainda é gerido pelos seus descendentes. Este local tem um museu do vinho que está aberto ao público durante o ano todo, exceto na terceira semana de Setembro. O museu está fechado nessa semana para a colheita das uvas. Não há nenhuma taxa de entrada para o museu, pelo que vale a pena visitá-lo para uma visita de degustação.



Visite uma plantação de chá

Portugal é o único país produtor de chá na Europa e as suas plantações podem ser encontradas na ilha de São Miguel.

A Fábrica de Chá Gorreana é a plantação de chá mais antiga da Europa e produz chás pretos, chás verdes, e chás pekoe laranja desde 1883. O chá também é produzido no vizinho Porto Formoso.

É possível fazer uma visita a pé pelos campos de chá. Esta é uma tarde diferente e relaxante, que proporciona uma visão interessante e inesperada da economia tradicional dos Açores.



Onde Ficar

Tal como em outras regiões de Portugal, não faltam lugares incríveis para ficar. Aqui estão algumas das nossas melhores escolhas:



Parque Terra Nostra

A Terra Nostra está localizada em São Miguel, no Vale das Furnas. Com quartos espaçosos e rodeado de uma vegetação incrível, este hotel parece ser um verdadeiro refúgio paradisíaco. Com comodidades modernas, um restaurante de classe mundial E AINDA acesso a piscinas de maré, não é difícil perceber porque é que este hotel é considerado um dos melhores dos Açores.



Furnas Boutique Hotel & Spa

Se está à procura de uma fuga relaxante e de um lugar para verdadeiramente se despreocupar, Furnas Boutique Hotel & Spa é o ideal. Com acesso 24 horas às piscinas termais, ginásio e serviço de pequeno-almoço continental, vai satisfazer todos os seus desejos! E apenas a uma curta distância a pé, encontram-se as fissuras, respiradouros e piscinas de vapor da Caldeira das Furnas. Após alguns minutos aqui, terá uma sensação real do poder bruto do Planeta Terra.



Azoris Royal Garden

Localizado em Ponta Delgada, o Azoris Royal Garden oferece conforto e tranquilidade. Com um spa no local, um restaurante famoso, centro de fitness e uma localização perto do centro histórico da cidade, terá todo o prazer em chamar a este belo hotel a “sua casa longe de casa”.



Onde comer

Quando estiver em Furnas, é necessário provar a comida cozinhada na caldeira, ou géiseres. O Codizo é um cozido tradicional de carne e legumes que é cozinhado em panelas que são colocadas no subsolo todas as manhãs e trazidas de volta à superfície por volta do meio-dia. Se estiver próximo das Caldeiras das Furnas à hora do almoço, não se esqueça de passar por lá e ver as panelas a serem trazidas de volta para cima. Muitos dos restaurantes locais servem codizo, mas pode ser necessário encomendar com 24 horas de antecedência, por isso, se estiver interessado, ligue sempre e pergunte, para evitar deceções.

Há também a opção de comer milho fresco cozinhado na caldeira. Enquanto o milho na espiga pode não soar particularmente excitante, quando foi a última vez que teve a oportunidade de dizer que comeu milho cozido na caldeira?



Associação Agrícola de São Miguel

Se tem apetite por bife, os Açores são um lugar perfeito para si. Com 9 variedades de bife e a capacidade de escolher o corte que deseja para cada uma, pode jantar à sua maneira! Não deixe de experimentar o Bife à Associação, que é o prato de assinatura, é delicioso.



Mané Cigano

Em Ponta Delgada, Mané Cigano é um bistrô tradicional português. Nem se preocupe em olhar para o menu, as sardinhas fritas são o prato pelo qual as pessoas aparecem! São fritas até dourar e servidas com inhame, batatas, pimenta da terra, cebola picada, e limão galego. Frescas, brilhantes, deliciosas.



Restaurante Fornos de Lava

Na ilha de São Jorge encontra-se o Restaurante Fornos de Lava. Venha aqui provar as amêijoas. Esta é a única ilha dos Açores onde se pode comer amêijoas. Não sendo nativo da região, existe uma lenda local que conta que um canadiano deixou algumas amêijoas na lagoa de Faja de Santo Cristo e as condições criadas para as amêijoas deixou-as felizes e, então, a população procriou-se e prosperou. Mas não deixe de marcar a sua visita para os meses de meados de Agosto a meados de Maio, uma vez que a colheita de amêijoas é proibida noutras alturas do ano.

Formados a partir de atividade vulcânica histórica, os Açores são o segredo mais bem guardado da Europa. Enquanto o turismo prospera, ainda conseguiu manter o seu encanto único e os seus deslumbrantes habitats naturais. Se quiser visitar os Açores por si próprio, contacte-nos hoje para reservar a sua Multiday Azores Tour!