Longe da rota turística comum, Alte continua a ser um dos segredos mais bem guardados do Algarve.
Esta aldeia de montanha fica apenas a 40 minutos da beira-mar, mas a sua atmosfera serena é um claro contraste com as animadas cidades turísticas da costa. De longe, Alte parece nada mais do que um conjunto de casas caiadas de branco, aninhadas numa colina, mas ao aproximar-se irá descobrir as suas características extraordinárias.
No passado, as mulheres costumavam ir às fontes para encher os cântaros, lavar a roupa e conversar sobre os acontecimentos locais. Hoje, o fluxo de água alimentado pelas fontes é apreciado como um ponto de natação, refrescante em dias quentes de verão e um ponto de encontro relaxante para os patos existentes nas ribeiras, durante o resto do ano. A margem do rio em torno da corrente, oferece o cenário ideal para banhos de sol e piqueniques, duas áreas que parecem claramente divididas. Um lado da margem do rio é relvada e o outro tem mesas e bancos, onde pode sentar-se e desfrutar de uma refeição.
Passeie pelas ruas estreitas da vila e encontrará muitos cafés e lojas de artesanato vendendo produtos regionais, como queijo, mel, cerâmica e uma bebida típica do Algarve - aguardente de medronho, que é um conhaque de frutas feito com o Medronho.
Enquanto caminha, olhe observe as chaminés decoradas em cima das casas, uma lembrança do passado árabe da região.
No centro da vila, encontra-se a igreja principal de Alte, um impressionante edifício construído no século XIII, que possui um teto coberto por belos trabalhos em azulejo. Outros pontos turísticos da vila incluem o museu regional, a Capela de São Luís e os antigos moinhos de água. Por perto existe uma cascata chamada Queda do Vigário que tem 24 metros de altura. Escondido entre as rochas, a cascata cai num pequeno lago que convida qualquer um a nadar.
Em Alte existe um mercado a cada terceira quinta-feira do mês, onde pode comprar qualquer coisa, desde árvores frutíferas até utensílios de mesa tradicionais.
Existem muitos eventos anuais em Alte, mas os mais populares são o Carnaval, que é celebrado em Fevereiro, a Semana Cultural de Alte de 25 de Abril a 1 de Maio e o Festival de Folclore, no dia 1 de Maio.
Explore esta região, seguindo o nosso Tour de 5 dias em Loulé. Informe-se, também, sobre Loulé, Vilamoura, Quarteira, Almancil, Boliqueime e Salir.