Coisas para fazer na ilha do Corvo, Açores: Itinerário de 1 dia

Na zona oeste do arquipélago dos Açores, está a sua ilha mais pequena: o Corvo. Apenas acima de 17km quadrados, este pequeno ponto de ilha é casa para cerca de 400 pessoas que vivem um estilo de vida isolado e remoto. As tradições permanecem bem preservadas e, o dialeto local faz lembrar o português medieval.


Quer esteja interessado na cultura ou na natureza, vai encontrar aqui algo para si. O Corvo é uma ilha famosa pela observação de aves, parte de uma Reserva da Biosfera registada pela UNESCO. Pode também experienciar caminhadas, vistas espetaculares, mergulho, para além de museus e igrejas.

O nosso itinerário de um dia vai ajudá-lo a aproveitar o melhor da sua viagem até à ilha. Este inclui os destaques, recomendações de hotéis e hotéis sugeridos.



Itinerário

Manhã: Caldeirão do Corvo

A ocupar a maior parte da zona norte da ilha, o Caldeirão do Corvo é uma das mais impressionantes crateras nos Açores. Com pastagens verdes brilhantes que revestem os seus lados e com lagoas no centro, aqui as vistas são de cortar a respiração num dia claro.

Deste miradouro, pode seguir o trilho PR2 COR à volta do interior da cratera para ver mais de perto. O percurso circular tem cerca de 5km e leva duas horas e meia a completar.



Tarde: Vila do Corvo

Caminhe ao longo do Trilho da Cara do Índio desde o Caldeirão por 4km e vai chegar à Vila do Corvo. É a única zona povoada da ilha e o centro da vida para locais e turistas. Tire um momento para explorar esta pequena região, ao passear pelas suas ruas estreitas e ver as casas antigas.

Para aprender mais sobre os residentes e tradições da ilha, visite o Ecomuseu na zona este da vila. Para mais informações sobre a natureza e a Reserva da Biosfera, dirija-se ao Centro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo. Aqui pode mergulhar no mundo da observação de aves e ter a oportunidade de conhecer todas as diferentes espécies de aves migratórias que visitam o Corvo. O centro também tem o último moinho da cidade, que operou até à década de 1960.


Continue ao longo da estrada em direção à costa e vai notar na Igreja de Nossa Senhora dos Milagres. Vale a pena entrar para ver as janelas em vitral colorido e as esculturas com centenas de anos. Assim que acabar a visita aqui, vá até à costa sul para ver os Moinhos de Vento, uma série de moinhos em pedra com vista para o oceano, um farol e o aeroporto.



A nossa paragem final é a Praia da Areia. É a única praia com areia na ilha e é o local perfeito para relaxar ao final do dia. A praia está rodeada de paisagens dramáticas e rochas vulcânicas. Ocasionalmente, pode ver aqui embarcação de guerra portuguesa, por isso mantenha-se atento se estiver a planear nadar.



Mapa da Viagem à Ilha do Corvo


Melhores coisas para fazer com crianças no Corvo

Como é uma ilha pequena, o Corvo é o local ideal para explorar em família. Pode facilmente caminhar pela ilha ou se estiver mais cansado, pode também chamar um táxi. Há normalmente carros à espera perto do porto e os locais estão sempre prontos para ajudar. A colaboração é a chave para uma comunidade assim tão pequena. O nosso itinerário acima, cobre os destaques da ilha, que pode facilmente visitar com crianças também.



Onde comer no Corvo

Não há muitos restaurantes no Corvo. Tanto pode trazer algo consigo para um piquenique ou experimentar um dos seguintes locais:

  • Caldeirão: Localizado perto da pista de descolagem do aeroporto, este local tanto é café como restaurante. Eles têm um buffet, mas também pode pedir à carta. Do lado de fora, pode desfrutar das fantásticas vistas do mar.


  • BBC Caffé & Lounge: Este pequeno café na Vila do Corvo serve pratos como hambúrgueres, bifes e francesinhas. Fica bastante movimentado no verão.



Onde ficar no Corvo

A maior parte das pessoas vêm apenas para o Corvo como uma visita de um dia desde as Flores, por isso, não há muitas opções de acomodação na ilha. Contudo, se estiver à procura de uma verdadeira experiência rural açoriana, pode escolher uma das seguintes opções:

  • Joe & Vera's Vintage: Localizado no coração da vila, ao lado da igreja, esta guest house está idealmente situada para explorar o Corvo. Esta oferece quartos duplos e twin com casas de banho privadas, acesso a uma kitchenette e, uma minibiblioteca. Há também um terraço para desfrutar das belíssimas vistas e o pequeno-almoço está incluído.


  • Hotel Comodoro: Apenas a poucos minutos a pé do aeroporto, esta guest house tem quartos equipados com TV e minibar. Alguns quartos têm acesso a terraços com vistas para a montanha e para o oceano. Há também uma cozinha partilhada e uma zona de refeições, bem como, um lounge e uma área coberta. O pequeno-almoço está incluído.



Melhor altura para visitar o Corvo

A maneira mais fácil de aceder ao Corvo é desde a ilha Flores, por isso, é melhor visitar as duas ao mesmo tempo. A melhor altura para isto é durante os meses de verão, desde julho até agosto. Nesta altura do ano, a temperatura é agradável e não demasiado quente e, há pouca chuva.



Festivais do Corvo

Festas da Nossa Senhora dos Milagres: Uma das melhores maneiras de experienciar este festival a meio de agosto é, passar a noite na Vila do Corvo. Por volta do 15 de agosto todos os anos, a Festa da Nossa Senhora dos Milagres toma conta da vila. Há músicos, comida, bebida, cerimónias religiosas e um leilão de comida para ajuda a financiar a festa. As celebrações terminam com um espetáculo de fogos de artificio.


Regresse aos Passeios Turísticos em Açores