Tour em Castro Marim - Barragems, praias de areia fina e Salinas naturais

Descubra Castro Marim no nosso tour no Algarve

Este é o nosso Tour em Castro Marim. Estamos agora no 23º dia do nosso Tour no Algarve e hoje viajamos para o sul, de volta ao litoral. Castro Marim é uma cidade encantadora no Sul do Algarve, conhecida pelas suas barragens de água, praias de areias finas e salinas naturais.

Saí de Alcoutim e dirigi-me para uma pequena aldeia em Castro Marim chamada Odeleite para ver o famoso “Rio do Dragão Azul”. Assim que cheguei ao centro da aldeia, segui a estrada em direção ao rio e parei num pequeno miradouro. Aqui, tinha a mais magnífica vista da Barragem de Odeleite, do rio e das montanhas que se erguiam ao fundo. É só quando se sobrevoa a Vila de Odeleite, que se consegue apreciar a beleza total do rio e perceber que se parece com a forma de um dragão, daí o nome de "Rio do Dragão Azul".

A caminho de Castro Marim, passei por outra aldeia chamada Beliche e tirei algumas fotos da Barragem de Beliche.

A primeira coisa que vi quando cheguei a Castro Marim foi a colina com o castelo. No fundo da estrada, vi a primeira das muitas placas de sinalização que indicavam “Castelo” e segui-as uma a uma até chegar ao Castelo de Castro Marim. Assim que entrei, fui recebido com um panorama deslumbrante da cidade, onde pude ver as casas caiadas de branco, aglomeradas em torno do castelo, as salinas naturais e o Rio Guadiana dividindo a fronteira entre Portugal e Espanha.

Semelhante ao Castelo de Alcoutim, havia também um Museu Arqueológico cujo enterior apresentava uma série de artefactos da Idade do Bronze ao Período Romano, e uma pequena igreja que remonta ao século XIV.

De seguida, visitei a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. A igreja fica em frente ao castelo e destaca-se graças à sua linda cúpula branca.

Numa outra colina, encontrei o Forte de São Sebastião, que oferecia uma bela vista sobre o castelo e a igreja.

Para almoçar, fui ao O Infante, um restaurante tradicional perto da costa de Castro Marim. Pedi a Mariscada à Infante, que era basicamente uma mistura de frutos do mar, incluindo camarão, ostras, lagosta, caranguejo e muitos outros deliciosos ingredientes!

Já tinha ouvido falar das salinas de Castro Marim, mas não fazia ideia de que também havia um spa de sal entre elas. Passei pelo spa da Água Mãe enquanto me dirigia para a Salina da Barquinha e decidi experimentar. À primeira vista, a água acastanhada não era muito convidativa, mas superei esse pormenor e esfreguei o corpo com a lama rica em minerais, tal como os meus colegas de spa fizeram. Descansei na almofada que o spa forneceu, fechei os olhos e deixei-me flutuar, enquanto ouvia, ao fundo, o som dos pássaros.

O fundador da Água Mãe chama-lhe “experiência de sal”, seja lá o que isto queira dizer – mas funcionou! A minha pele ficou mais macia assim que saí da água. Depois de lavar o corpo que estava coberto de lama, juntei-me a uma visita guiada às salinas, onde aprendi mais sobre o processo de colher sal à mão, e até tentei fazê-lo no final da visita. Foi uma experiência tão interessante, que comprei um saco para levar para casa comigo.

Deixei as salinas por volta das cinco da tarde e segui em direção à Praia Verde, uma das melhores praias de Castro Marim. Não havia penhascos ao redor, apenas pinheiros e um cenário deslumbrante de dunas de areia. Como tal, era o lugar perfeito para relaxar depois de uma longa viagem.

A Iberian Escapes reservou-me duas noites no Praia Verde Boutique Hotel, que ficava a poucos passos da praia. O hotel situava-se bem no meio da floresta de pinheiros e o quarto tinha uma vista fantástica sobre o oceano. Fiquei por lá o resto da noite e jantei no restaurante do hotel, À Terra.

No menu, havia pizzas, bruschettas e vários assados preparados com ingredientes locais. Primeiro veio o couvert, que incluía pão torrado, manteiga, patê e azeitonas. Em seguida, a pizza Margherita cozida no forno a lenha e para terminar, a sobremesa da casa - Vaso à Terra, um crumble feito com framboesas, gelado de framboesa, chocolate e alfarroba.

Amanhã vou passar o dia em Vila Real de Santo António, mas vou ficar a dormir no Hotel da Praia Verde, uma vez que é muito perto da cidade.

Mapa do percurso do tour em Castro Marim





 Início do Tour no Algarve | Dia Anterior do Tour no Algarve | Tour no Algarve - 24º Dia