Parte da região de Castela-León é a cidade homónima de León. A atração mais proeminente aqui é a catedral gótica, mas há muitos mais edifícios históricos para descobrir, incluindo a Basílica de San Isidoro ou a impressionante Casa Botines desenhada por Gaudí.
À noite, a cidade ganha vida com os moradores a afluir aos bares de tapas em torno do histórico bairro de Barrio Húmedo. León também faz parte do Caminho de Santiago, acolhendo centenas de peregrinos todos os anos. Mesmo na periferia, há um rico património cultural para explorar com lugares como Ponferrada e Astorga, a um alcance bastante fácil.
O nosso itinerário inclui as melhores atividades para fazer em León, incluindo restaurantes e recomendações de hotel, bem como ideias de viagem de um dia.
Comece a sua visita a León, na parte antiga da cidade. Também conhecido como Barrio Húmedo, é onde encontrará a maioria das principais atrações da cidade. A primeira paragem é Plaza Mayor. Esta pitoresca praça já foi conhecida como Plaza Pan (Praça do Pão) uma vez que havia inúmeras padarias aqui. Hoje em dia, os seus arcos de colunata abrigam muitos cafés e lojas. Ao redor da praça há uma série de edifícios do século XVII, incluindo a câmara municipal na extremidade oeste. Se vier às quartas ou sábados, poderá apanhar o mercado local de produtos. Continue a explorar a cidade velha, seguindo ruas estreitas como a Calle Ancha, que o leva até à Catedral.
Ainda dentro da cidade velha, pode encontrar o Museo Sierra-Pambley. Este pequeno museu ocupa uma casa do século XIX que pertencia à Sierra-Pambley, uma filantropa espanhola que fundou uma das primeiras escolas da região. Inaugurado em 2006, permite que os visitantes vejam como a elite burguesa leonina costumava viver. A casa ainda apresenta seus móveis originais, incluindo tapetes luxuosos e papéis de parede padronizado. Se tiver tempo, também pode visitar a Fundación Vela Zanetti, uma pequena galeria de arte dedicada ao pintor José Vela Zanetti.
A próxima paragem é a Catedral, o marco mais importante de León. Construída em estilo gótico francês, as suas torres são visíveis em praticamente todos os cantos da cidade. Vale a pena entrar para se maravilhar com as vitrais coloridas que decoram as paredes. A maior parte do edifício remonta ao século XIII, mas algumas partes foram adicionadas mais tarde. Pode visitar o museu religioso adjacente ou dar um passeio até a Avenida los Cubos para ver uma parte das muralhas da cidade antiga.
Ainda mais antiga que a catedral, é a Basílica de San Isidoro. Este edifício impressionante de arquitetura românica foi fundado em 1063 por Fernando I e Doña Sancha. Inclui um Panteão Real, um Museu Oriental e Bíblico e uma biblioteca colegial. Os visitantes podem desfrutar dos afrescos coloridos no seu interior ou jantar abaixo dos antigos claustros, uma vez que parte colegial foi convertido num hotel de luxo.
Desça até ao Palácio de los Guzmanes e admire a sua fachada renascentista desenhada pelo arquiteto Rodrigo Gil de Hontañón. Fundado no século XVI, o palácio foi originalmente construído para ser o lar da família Guzman. Hoje é a sede do governo de León. Normalmente, há visitas guiadas ao pátio entre as 11h30 e as 16h40.
Barcelona não é a única cidade onde Antoni Gaudí deixou a sua marca. O arquiteto espanhol também projetou vários edifícios no Norte de Espanha. Entre estes, situam-se as Casas Botines em León. Criado entre 1891 e 1892, este edifício modernista foi encomendado por Simón Fernández e Mariano Andrés González, representantes do Banco Hispano-Colonial de Barcelona. No interior há um museu, com exposições dedicadas a Gaudí e pinturas de outros artistas famosos como Salvador Dalí e Goya.
Para saber mais sobre a história da cidade, visite o Museu de León, um dos museus mais antigos da região. Dividida em quatro pisos, a coleção estende-se desde a Idade Média até ao século XIX. Como destaque, encontram-se os artefactos descobertos em Las Médulas, um antigo local de mineração romana localizado perto de León. Certifique-se de subir ao telhado para uma vista panorâmica da cidade e da catedral.
A poucos passos do museu encontra a Iglesia de San Marcelo. O edifício original remonta ao século IX, mas foi destruído e reconstruído em 1096, tornando-se uma das igrejas mais antigas de León. No entanto, a igreja foi modificada ao longo dos anos e a maior parte do seu aspeto atual é na verdade do século XVII. Os destaques incluem o retábulo dourado com a imagem de São Marcelo.
Para o jantar, regresse à cidade antiga. O nome Bairro Húmedo significa "distrito húmido", uma vez que esta zona tem a maior concentração de bares em León. Escolha um lugar, peça uma rodada de tapas e siga o líder local, circulando de bar em bar para provar pratos diferentes.
Se vai passar mais um dia em León, há mais algumas atrações que pode cobrir. Comece a manhã com um passeio pela Iglesia de Nuestra Señora del Mercado. Esta igreja românica tem vista para a Plaza del Grano, uma encantadora praça de calçada no centro da cidade. O horário de funcionamento varia, no entanto, vale a pena passar para admirar o deslumbrante exterior da igreja.
De seguida, faça o seu caminho para o Convento de San Marcos. Fundado por volta de 1541, este imponente edifício destaca-se pelo seu exterior plaquetário composto por colunas delgadas e medalhão intrincados. Possui uma igreja, um museu arqueológico e um convento que agora abriga um hotel de cinco estrelas. Encomendado por Fernando, o Rei Católico, é um dos mais belos exemplos da arquitetura renascentista do país. Os visitantes podem aceder à casa do capítulo e ao claustro, no entanto, para apreciar a glória do convento na sua totalidade, vale a pena pernoitar.
Do convento, atravesse a Ponte de San Marcos e acabará no Parque de Quevedo. Situado ao longo do rio Bernesga, é um dos maiores parques de León, com mais de 40.000m2. Dê um passeio pelos passadiços arborizados e fique atento aos pavões.
Na outra margem encontra o Museu de Arte Contemporâneo. Está entre os mais importantes museus de arte contemporânea da região de Castilla y León. No seu interior, encontrará mais de 1.500 peças de arte de artistas espanhóis e especificamente leoneses, ao lado de nomes internacionais. Inaugurado desde 2005, a coleção do museu abrange os séculos XX e XXI. O edifício em si também é impressionante, com o seu exterior de vidro de tons arco-íris desenhado por Luis Mansilla e Emilio Tuñón. Estes são inspirados pelas cores dos vitrais da catedral.
León é o lar de muitas atrações familiares. Se estiver de visita durante a época de verão, pode ir para Islaleón, um parque aquático com uma grande piscina e slides divertidos. Outra opção é visitar Villafranca del Bierzo, uma pequena aldeia perto de León famosa pela sua praia fluvial.
Mais perto do centro da cidade, há muitos parques onde as crianças podem correr, incluindo o Parque Del Cid ou o Parque De Quevedo.
Se estiver com tempo e disponibilidade, pode explorar outras atrações nas proximidades, como a encantadora floresta de El Faedo ou as misteriosas Grutas de Llamazares e Valporquero.
A região de Castilla y León é conhecida pelas suas carnes grelhadas e assadas. As especialidades incluem cecina (carne defumada) e o botillo, um prato de porco recheado de carne de El Bierzo. Este distrito que também é conhecida pela produção de vinho. Entre os doces locais está a Mantecadas de Astorga, uma espécie de muffin que tem um sabor semelhante a um bolo de quilo. Se está à procura de lugares para comer em León, abaixo está uma lista dos melhores restaurantes da cidade:
A melhor altura para visitar León é entre Junho e Setembro. O tempo será agradável o suficiente para desfrutar de temperaturas médias que rondam os 27º em agosto. O verão é também a oportunidade perfeita para ver as festividades locais como as Fiestas de San Juan y San Pedro. Outra alternativa é visitar por volta da Páscoa para as celebrações da Semana Santa.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos