Visitas a adegas, provas de vinho, queijo delicioso e praias de areia sedosa são algumas das coisas que o esperam nesta viagem a Azeitão e Sesimbra.
Estas duas localidades fazem parte da região de Setúbal, situada a 48 quilómetros a sul de Lisboa. A própria cidade de Setúbal já foi um importante centro de pesca. Hoje em dia, apesar das fábricas de sardinha já terem fechado, esta zona privilegiada que liga o estuário do Sado ao Atlântico é ainda uma das mais procuradas para comer peixe fresco grelhado.
A península de Setúbal é também onde se encontram as montanhas da Serra da Arrábida, um parque natural situado ao longo da costa com praias de prestígio, bem como trilhos e ciclovias pelas colinas.
No limite da Arrábida, encontra-se Azeitão, uma pequena vila famosa pela produção de queijo e vinho. Sesimbra, por outro lado, é uma cidade à beira-mar onde abunda a vida marítima. Pelo que quando estiver de visita, não pode perder a oportunidade de ir observar golfinhos ou se juntar a um passeio de caiaque para explorar as deslumbrantes grutas marinhas.
A maioria das pessoas vem a Azeitão para uma de duas coisas: queijo ou vinho. A primeira coisa que vai notar ao chegar a esta vila é a paisagem, com as vinhas e antigas propriedades anexadas às mesmas.
Tal como Sintra, Azeitão era uma residência de verão para os aristocratas, que construíram bastantes casas requintadas na zona. Com o passar do tempo, algumas delas transformaram-se em propriedades vinícolas, como a José Maria da Fonseca e a Quinta da Bacalhôa. A região é famosa pela produção do vinho Moscatel, uma bebida doce forte, que muitas vezes é acompanhada com uma sobremesa. O queijo cremoso de Azeitão é também uma iguaria premiada, e não se pode sair de lá sem experimentar.
Leia a nossa sugestão para um passeio matinal mais abaixo, onde lhe iremos mostrar todas as coisas a fazer em Azeitão.
Praticamente todas as vilas e cidades de Portugal têm o seu próprio doce. Em Azeitão, gira tudo à volta das Tortas de Azeitão. Estas tortas doces são recheadas com uma deliciosa pasta de doce de ovos e polvilhadas com um pouco de canela. Há muitas pastelarias onde se pode experimentar estes bolos, mas recomendamos a Pastelaria Regional Cego. E se não gostar de doces ao pequeno-almoço, pode sempre voltar depois do almoço para a sobremesa.
Para aprender mais sobre o queijo de Azeitão, siga até ao Museu do Queijo de Azeitão na Quinta Velha Queijeira. Este museu/fábrica foi fundado no século XX e produz um queijo amanteigado, famoso por todo o país. Durante a sua visita, terá a oportunidade de ver o processo de produção do queijo de Azeitão e aprender sobre a história da fábrica. No final, também poderá provar um pouco de queijo. Apesar de poder provar queijo de Azeitão na maioria dos restaurantes locais, sabe sempre melhor fazê-lo diretamente na origem.
Uma das coisas que não pode perder em Azeitão são as adegas. Comece com uma visita à adega José Maria da Fonseca. Fundada no século XIX, é a mais antiga empresa de produção de vinhos de mesa em Portugal.
O percurso inclui uma visita às adegas antigas, como a Adega dos Teares Velhos, que tem os barris de moscatel mais antigos. Inclusive alguns destes barris têm estado a repousar aqui por mais de 100 anos! Depois poderá provar alguns vinhos, incluindo branco, tinto e moscatel. Também têm uma loja de vinhos, caso decida levar uma garrafa para casa.
A partir daqui, vá até ao palácio da Bacalhôa para mais uma visita às vinhas.
A história desta propriedade começa muito antes, uma vez que pertencia à família real portuguesa no século XV. Ao longo dos anos, o palácio teve muitos proprietários que continuaram a adicionar o seu próprio toque ao espaço, mas o estilo Renascentista e os azulejos pintados à mão permanecem os originais.
Pode escolher ver apenas as adegas ou adicionar ainda uma visita ao palácio, para admirar a coleção de arte privada que se encontra lá dentro.
Apenas a poucos minutos da adega fica a oficina Azulejos de Azeitão. Aqui reproduzem-se azulejos com desenhos antigos com referências europeias, islâmicas e chinesas. Se quiser aprender como fazer azulejos, este é o sítio a ir. Pode comprar uma peça já feita para levar para casa ou contactá-los com antecedência para poder ter a experiência de pintar o seu próprio azulejo.
Praias de areia dourada e marisco fresco grelhado atraem visitantes a Sesimbra todos os verões. Para além de nadar e comer bem, há muitas coisas para fazer em Sesimbra. Pode caminhar pelas montanhas da serra da Arrábida ou juntar-se a um passeio de barco ao longo da costa para ver os golfinhos da zona.
A costa de Sesimbra é também considerada um dos melhores locais de mergulho em Portugal, graças ao seu ambiente marinho único. Se vier a Sesimbra de carro, sugerimos seguir a Estrada da Escarpa para ter as melhores vistas para o mar. Nós passámos uma tarde inteira em Sesimbra, mas há atividades suficientes aqui para o manter ocupado por um dia!
A Serra da Arrábida é um dos parques naturais mais deslumbrantes de Portugal. A melhor maneira de o explorar é fazendo uma caminhada ou andando de bicicleta pelas colinas. Há muitos trilhos na Arrábida. Se quiser uma caminhada curta, pode começar no Portinho da Arrábida, uma praia de areia branca no sopé da montanha, e depois continuar ao longo da areia até à Praia do Creiro. A partir daí, pode seguir outro trilho pela floresta em direção à Praia dos Coelhos e desfrutar do ambiente isolado. Para uma vista privilegiada das praias, certifique-se de parar também pelo Miradouro Portinho da Arrábida. (veja o Trilho das Praias da Arrábida neste artigo)
Antes de seguir para o centro de Sesimbra, faça uma paragem rápida junto ao castelo. Situado a 230 metros acima da vila, o castelo oferece uma vista panorâmica para a costa. Não há taxa de entrada, por isso pode levar o seu tempo a andar por ali. No meio do castelo, encontrará uma pequena igreja Barroca. Parece modesta vista de fora, mas entre lá dentro e ficará espantado com os azulejos azuis e brancos que adornam as suas paredes.
A costa de Sesimbra é famosa pelas suas praias maravilhosas. As mais populares da zona são a Praia da Califórnia e a Praia do Ouro, ambas a uma curta distância a pé da vila.
Passe algum tempo na Praia da Califórnia a desfrutar das águas calmas do mar, e depois dirija-se à Praia da Ribeira do Cavalo. Há várias maneiras de chegar a esta praia escondida, mas o mais fácil é apanhar um barco no porto de Sesimbra. Dentro de 10 minutos, encontrar-se-á num local paradisíaco, longe das multidões. Se quiser, também pode fazer um passeio de barco pelas grutas marinhas ou juntar-se a um passeio de caiaque para as ver ainda mais de perto!
Outra praia perto de Sesimbra que vale a pena visitar é a Lagoa de Albufeira. Demora 30 minutos para lá chegar do centro de Sesimbra, mas vale a pena a ida. A praia fica entre o Atlântico e uma grande lagoa, que faz parte de uma Reserva Ecológica. É um bom local para observar aves, mas também para praticar atividades aquáticas, como kitesurf e windsurf. A outros 30 min de carro da Lagoa de Albufeira encontra-se a deslumbrante Costa da Caparica. Trata-se de uma vila moderna muito popular entre portugueses e não tão conhecida por estrangeiros.
No limite de Sesimbra, há uma planície rochosa conhecida como Cabo de Espichel. Ao chegar, é impossível não ficar admirado com a beleza natural que o rodeia, desde as águas cristalinas até às falésias douradas. É sem dúvida o lugar ideal para ver o pôr-do-sol.
Há algumas coisas a ver na zona, como por exemplo, a Igreja de Nossa Senhora do Cabo (uma pequena capela) e o farol. Fazendo um passeio pelas falésias poderá ver ainda dois conjuntos de pegadas de dinossauro: a Pedra da Mua e os Lagosteiros.
Para aproveitar ao máximo a sua viagem a Azeitão e Sesimbra pode ficar num hotel da zona, como o Sana Sesimbra ou o Casa Palmela. O primeiro fica mesmo em frente à praia em Sesimbra, por isso pode ir dar um mergulho a qualquer hora do dia. Para além da ótima localização, o hotel também tem outras instalações, como uma piscina no terraço e um centro de wellness. Já a Casa Palmela fica no meio da Serra da Arrábida. Tem quartos com vista para as montanhas e muitas outras experiências, como passeios de cavalo e bicicleta.
Prefere um aluguer de férias a um hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias no sul de Setúbal e na Península de Setúbal.
Setúbal é um ótimo destino para famílias. A maioria das coisas a ver por aqui estão na natureza, como as praias e o parque natural da Arrábida. Uma maneira divertida de explorar a zona é apanhar o barco que atravessa o rio para a Península de Tróia. Aqui pode desfrutar de praias extensas e fazer um passeio para ver golfinhos. Durante algumas estações do ano, também é possível avistar flamingos no Estuário do Sado, que fica ali perto.
Entre Setúbal e Sesimbra, há uma extensão interminável de praias que vale a pena explorar, incluindo a Praia da Figueirinha e a Praia da Califórnia. Muitas destas têm atividades, como andar de caiaque e snorkeling. O Parque Natural da Arrábida ali à volta também está repleto de trilhos de caminhada, muitos dos quais pode fazer em família.
Pode visitar Setúbal em qualquer altura do ano. A primavera é ideal para fazer caminhadas ao longo do Parque Natural da Arrábida ou do Estuário do Sado. Já o verão é perfeito para nadar nas praias ou praticar desportos aquáticos como stand-up paddle. Os apreciadores de vinho devem visitar por volta do outono, para apanhar a vindima anual. Os visitantes podem participar em atividades organizadas por adegas locais, incluindo provas de vinho e a tradicional pisa da uva. O inverno tende a ser um pouco mais fresco, por isso pode aproveitar esta oportunidade para visitar os museus e monumentos da cidade.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos