Como capital de La Rioja, Logroño é o ponto de partida perfeito para explorar esta gloriosa região vitivinícola. Muitos visitantes param aqui a caminho de Santiago de Compostela, no entanto, recomendamos que desfrute do dia em Logroño para descobrir suas pitorescas praças e igrejas históricas. Além destes monumentos, a cidade também é famosa pela sua gastronomia, com tópicos bares pintxo à espera para recebê-lo.
O nosso itinerário inclui as melhores coisas para fazer em Logroño, incluindo dicas sobre onde comer e onde ficar.
A maioria das pessoas vem a La Rioja para provar o seu vinho, porque não começar o seu passeio pelo Logroño com uma degustação de vinhos? No campo, ao redor da cidade, encontrará muitas adegas que acolhem passeios de adega. Marqués de Murrieta, Bodegas Campo Viejo, Bodegas Ontañón e Bodegas Olarra merecem a sua visita.
Se quiser ficar um pouco mais perto do centro da cidade, há também pode encontrar o Bodegas Franco Espanholas.
Depois de visitar uma ou duas adegas, é hora de explorar os marcos da cidade. Várias pontes atravessam o rio Ebro em Logroño, mas as mais icónicas são a Ponte de Pedra também conhecida como a Puente de Piedra e a Ponte de Ferro. Se caminhar por cada um destes, encontrará o centro da cidade.
No coração da cidade velha encontra-se a Iglesia de Santa Maria de Palácio. Obtém o seu nome a partir da sua localização, no local de um antigo palácio doado por Afonso VII de Castela. Fundada no século XI, a igreja foi mais tarde estendida no século XVI.
Apresenta três naves com capelas abadeis e um retábulo de Arnão de Bruxelas, mas é a torre de estilo gótico no exterior, destaca-se pela sua forma piramidal. Perto da igreja encontra-se um edifício cor-de-rosa que alberga o Centro da Cultura del Rioja, um centro cultural que promove o património vitivinícola da Rioja.
A próxima paragem é a Iglesia de San Bartolomé. Esta é uma das igrejas mais antigas do Logroño, que remonta ao século XII. Ao passar, não pode deixar de notar a sua fachada impressionante com intrincadas esculturas em pedra. Outra característica notável é a sua torre do sino. Uma vez que parte do muro da cidade velha, agora serve como um ponto de vigia. Os visitantes podem subir ao topo e desfrutar das vistas panorâmicas do Logroño.
A Catedral do Logroño pode ser mais recente do que as outras igrejas da cidade, mas é tão deslumbrante como as restantes. A construção da Catedral de Santa Maria de la Redonda começou no século XV, mas só foi concluída no século XVIII. As suas torres, conhecidas como "as gémeas" e o opulento retábulo no seu interior são um belo exemplo da arquitetura barroca na região de Rioja. Cuidado com a pintura de Cristo na Cruz atrás do altar, que é atribuída a Miguel Ângelo.
A última igreja nesta excursão a Logroño é a Iglesia de Santiago el Real. Criada em 1513, foi um ponto de encontro para a Câmara Municipal e muitos documentos importantes foram guardados no seu interior. A fachada exterior é uma adição posterior do século XVII e segue o desenho de um arco triunfal. Apresenta duas esculturas do apóstolo Santiago, uma onde está vestida de peregrina, e a outra como guerreira.
A poucos passos da Igreja de Santiago el Real, encontrará o El Cubo del Revellín. Datadas do século XVI, estas muralhas de pedra faziam parte de uma fortaleza que protegia a cidade contra o exército franco-navarrese.
De El Cubo, continue caminhando em direção ao Museu de la Rioja. Alojado num palácio do século XVIII, este museu exibe itens históricos descobertos por toda a região de Rioja. A coleção está dividida em várias secções, desde os tempos pré-históricos à era romana e aos dias modernos. Os destaques incluem esculturas em pedra celciberiana, juntamente com pinturas estatuárias romanas e do século XIX.
Depois de visitar o museu, desfrute de um passeio pelo Parque del Espolón. O nome verdadeiro deste parque do século XIX é Paseo del Príncipe de Vergara, mas tem a alcunha de Espolón devido à sua semelhança com uma caminhada com o mesmo nome em Burgos. No meio, há uma estátua do General Espartero num cavalo.
Para terminar o seu dia em Logroño, não deixe de parar para algumas tapas em torno da Calle Laurel. A maioria das cidades espanholas tem um menu com várias tapas, mas muitos bares em Logroño muitas vezes se especializam em um único produto. Também pode encontrar alguns lugares aqui oferecendo os típicos pintxos bascos. Alguns dos melhores bares de tapas de Logroño são Bar Soriano, Bar El Cid e Bodeguilla Los Rotos. Mas não fique apenas num lugar, vá ao bar e experimente alguns pratos diferentes.
Logroño é uma cidade pequena, facilitando a exploração a pé. As crianças vão gostar de vaguear pela cidade velha e subir a torre da Igreja de San Bartolomé. Outra atração familiar é a Casa de las Ciencias,um museu dedicado à ciência com muitas exposições interativas e workshops semanais divertidos. Além disso, há outras atividades que pode fazer, incluindo andar de bicicleta ao longo da Vía Verde del Oja ou interagir com animais no Jardim Zoológico rioja Natura Park.
A degustação de vinhos é apenas para adultos, mas há outras atividades que pode desfrutar com os seus filhos durante a visita à região de Rioja, incluindo colheita de uvas e piso. Pode reservar este tipo de experiência com Riojatrek.
La Rioja é uma região de vinho, mas também faz excelente comida. Em Logroño, praticamente todos os bares têm a sua própria especialidade. Pode ser um pequeno prato de cogumelos regados com manteiga de alho ou bolos de caranguejo-aranha. A cidade também está muito perto do país basco, por isso pode encontrar pintxos bascos na ementa também.
Abaixo estão alguns dos melhores lugares para comer em Logroño:
A melhor altura do ano para visitar Logroño é entre Junho e Setembro. Estes são os melhores meses para desfrutar de temperaturas amenas e evitar chuvas. Agosto tem a temperatura média mais alta a rondar os 28ºC. Em Setembro as temperaturas começam a arrefecer, mas esta é a melhor altura para vir se quiser ver o Festival de Vindimas do Rioja. Se visitar no inverno, também pode combinar sua visita com uma viagem às montanhas cantábricas.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos