El Hierro pode ser uma das ilhas mais pequenas das Canárias, mas está repleta de atrações notáveis. Nos seus 280 quilómetros quadrados, encontrará piscinas naturais moldadas pela erosão do mar, trilhas dentro de pinhais e miradouros infinitos que pode admirar.
É o local ideal para escapar às multidões que se aglomeram nas ilhas mais populares de Tenerife e La Palma. O nosso itinerário de três dias apresenta as melhores atividades para fazer em El Hierro, incluindo restaurantes e alojamento durante a sua estadia.
Vamos passar o nosso primeiro dia na ilha a explorar o lado oriente. A primeira paragem é Tamaduste, uma cidade costeira situada no sopé de um penhasco. A principal atração aqui é a piscina natural, um dos pontos mais pitorescos da ilha. Depois de dar um mergulho nas águas cristalinas, dirija-se ao Miradouro de Tamaduste para desfrutar das vistas panorâmicas sobre a paisagem vulcânica. É um lugar maravilhoso para ver o nascer do sol, se se conseguir chegar cedo o suficiente. A cidade fica bastante perto do aeroporto local, tornando-se um ótimo ponto de partida para o seu passeio pela ilha.
Siga para oeste em direção à aldeia Pozo de las Calcosas. Para lá chegar, deve percorrer uma trilha íngreme. Mas mesmo de cima é possível admirar as casas tradicionais de El Hierro, também conhecidas como Pajeros. Originalmente construídas para pescadores, estas estruturas destacam-se com as suas paredes de pedra vulcânica e telhados de colmo. Ainda são propriedades de habitantes locais que se dirigem para cá no verão para pastar o seu gado. Abaixo encontram-se duas piscinas naturais, se quiserem desfrutar de um outro mergulho. Fique de olho na estátua do Deus do Mar, Neptuno, emergindo no meio das falésias.
El Hierro está repleto de miradouros incríveis, mas este é, de longe, um dos melhores. Daqui, pode capturar o vale El Golfo, os Roques de Salmor e os vinheiros circundantes. É um lugar popular para o pôr-do-sol, uma vez que está virado diretamente para oeste. O restaurante no topo da falésia foi concebido pelo arquiteto nascido em Lanzarote, César Manrique. Concentra-se na alta gastronomia canária.
Depois de apreciar as vistas, siga para o Ecomuseu de Guiné. Dentro deste museu ao ar livre, há duas atrações. As Casas de Guiné incluem uma caverna vulcânica e 20 casas tradicionais que cobrem a vida na ilha ao longo dos séculos. Entretanto, Lagartio é um santuário para o lagarto gigante de El Hierro, que está em risco de extinção. Estas criaturas icónicas podem reproduzir-se aqui antes de serem libertadas na natureza. Visitas guiadas estão disponíveis em espanhol, inglês e alemão.
Continue ao longo da costa até chegar ao Charco Azul. Parte do vale El Golfo, o Charco Azul está entre as mais famosas piscinas naturais das Ilhas Canárias. As suas deslumbrantes águas turquesas contrastam com a rocha vulcânica moldada pelos fluxos da lava e pelas ondas atlânticas. Uma escadaria leva até a orla com esteiras de madeira no meio para banhos de sol.
Vá lentamente para o interior, parando em La Frontera. É por aqui que encontrará a Ermida de Nuestra Señora de Candelaría. Esta igreja remota remonta até o século XIX, mas há aqui uma capela desde o século XVII. Entre para admirar as colunas de pedra e o altar dourado ornamentado, depois suba até à torre do sino para capturar os campos infinitos de plantações de bananas abaixo.
A nossa última paragem é o Miradouro de Jinama, um miradouro com 1230 metros de altura com vista para o vale El Golfo. Verifique a previsão com antecedência para evitar estar rodeado de nevoeiro. Se tiver sorte de conseguir um dia limpo, será recompensado com um pôr de sol deslumbrante. O miradouro dá-lhe acesso ao Caminho de Jinama, uma trilha de 8 km que passa por várias atrações históricas, incluindo a Igreja de La Candelaría, a Ermita de La Caridade e a Igreja de San Andrés. O caminho é bastante íngreme, pelo que é necessário um equipamento de caminhadas adequado para o enfrentar. É melhor percorrê-lo ao início do dia, pois demora cerca de três horas para ser concluído.
Acorde cedo para explorar a trilha de La Llanía. É uma caminhada fácil de duas horas que mostra o cenário contrastante da ilha. A rota circular de 7 km começa em El Brezal e continua profundamente numa floresta repleta de fetos, antes de chegar a Hoya de Fireba, uma grande cratera vulcânica. Para obter as melhores vistas, suba ao topo do Miradouro de La Llanía.
Dirija-se para oeste em direção ao Santuário de Nuestra Señora de los Reyes, que é dedicado à santa padroeira da ilha. Foi erigido em 1577 para abrigar a estátua da Virgem de Los Reyes. A cada quatro anos, esta estátua junta-se a uma procissão à volta da ilha, conhecida como Bajada de la Virgen de Los Reyes. Também aparece durante a Festa dos Pastores, realizada em abril de cada ano. Para este evento, os habitantes locais levam a virgem à Cueva del Caracol, onde foi guardada antes da construção do eremitério.
A partir do santuário, siga a estrada em direção a El Sabinar. Esta floresta encantada é famosa pelos seus antigos zimbros. A exposição ao vento ao longo dos anos tem torcido os troncos, tornando este um cenário invulgar. Tanto que se tornou um dos pontos mais fotografados da ilha.
Passe o resto da tarde a explorar a costa ocidental, parando para visitar a Praia del Verodal. A areia vermelha ocre é uma mudança de cenário das piscinas rochosas de El Hierro. O mar é um pouco agitado aqui, mas ainda vale a pena vir para uma foto desta praia remota emoldurada pelas enormes falésias.
Termine o seu dia no Farol de Orchilla, um dos pontos mais meridionais de El Hierro. A paisagem vulcânica que rodeia o farol é o fundo perfeito para uma foto ao pôr-do-sol. A falta de poluição luminosa também torna a área ideal para observação de estrelas.
Para o nosso último dia em El Hierro, vamos cobrir a costa sul. O ponto de partida é o Monumento Natural Las Playas, um trecho de 9 km apoiado por impressionantes falésias. Daqui, é possível avistar o infame Roque de la Bonanza, uma rocha de 200 metros que se projeta para fora do mar.
Dirija-se ao Miradouro Las Playas, passando pela aldeia de Valverde e Las Casas. Assim que chegar ao topo, estacione o carro e desfrute das vistas deslumbrantes da praia e do pinhal abaixo de si.
A partir do miradouro, siga para o porto de pesca La Restinga. Pela manhã, é frequente ver os pescadores que chegam com as suas capturas frescas. Este lado da ilha também é um local favorito para o mergulho. O Centro de Mergulho La Restinga pode organizar experiências de mergulho num dos 50 locais diferentes de mergulho da ilha. Durante a viagem, poderá explorar túneis e caves e avistar várias espécies, desde mantas a tubarões-anjo até arraias a águias marinhas.
Depois de se encher de peixe fresco em La Restinga, siga para noroeste para a bela Praia de Tacorón. As águas claras são ideias para um mergulho submarino. Também se pode encontrar uma bela zona de piquenique e piscinas naturais nas proximidades.
A alguns passos da praia está o Miradouro de Tacorón. Este miradouro é o local perfeito para apanhar o seu último pôr-do-sol e despedir-se da ilha.
El Hierro oferece muitas opções para umas férias em família. Pode dar um mergulho nas piscinas naturais, que geralmente incluem áreas sombreadas e um restaurante onde se pode parar para um lanche. Há também algumas praias arenosas, mas muitas vezes têm menos comodidades. As crianças mais novas podem desfrutar dos parques infantis em La Restinga ou na área de recreação Hoya del Morcillo. Outras atrações notáveis incluem El Julán, onde se pode aprender sobre o antigo povo da ilha, e o Centro de Interpretação Vulcanológico (Centro de Interpretação do Geoparque), que oferece uma experiência interativa sobre vulcões.
El Hierro oferece uma cozinha simples centrada em ingredientes de origem local, como peixe fresco e marisco. Outras especialidades incluem papas arrugadas (batatas enrugadas cobertas com molho mojo picón), gofio escaldado (puré de cereais) e o caldo de queso (sopa de queijo). Também se pode provar queijo na quesadilla de El Hierro, uma massa doce feita com queijo, limão, canela, açúcar e anis. Todos estes podem ser combinados com um copo de vinho local. Abaixo encontram-se alguns dos melhores locais para comer em El Hierro:
El Hierro oferece um clima agradável durante
todo o ano, o que significa que não há um mau momento para visitar. O mês mais
frio é janeiro, com uma temperatura média de 21ºC, e o mais quente é agosto, a
29ºC. Uma corrente fria atinge a ilha no verão, tornando-a mais fria do que a
maioria dos países do sul da Europa. Há pouca chuva no inverno, pelo que ainda
se pode aproveitar ao máximo as trilhas da ilha.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos