Coisas para fazer nos Açores: Itinerário de 31 dias

Durante um tempo, os Açores foram um dos tesouros escondidos de Portugal, mas estas nove ilhas vulcânicas entre o Atlântico estão a atrair muitos visitantes até hoje. É difícil não se apaixonar pela sua paisagem verde luxuosa, colinas dramáticas e, vistas incríveis do oceano.

Estamos a preparar para explorar todas as nove ilhas de avião, carro, barco e a pé. No caminho, vamos descobrir a história destas ilhas fantásticas, admirar a antiga arquitetura portuguesa e, emergir-nos na natureza que nos rodeia, juntando-nos a uma tour de observação de baleias pela costa ou relaxar em uma das muitas piscinas termais.

Pode seguir o nosso itinerário do início ao fim ou, pode escolher apenas algumas das suas ilhas favoritas para visitar.

Nota: Os links neste artigo vão levá-lo a um itinerário personalizado para cada ilha, o que inclui dicas sobre o que ver, onde comer e onde ficar.



Quantos dias nos Açores

É capaz de conseguir ver todos os destaques na maioria das lhas dos Açores em 2/3 dias. A única exceção é São Miguel, a maior ilha, onde recomendamos que fique, pelo menos, 5/7 dias. A Terceira também merece uma visita prolongada. A nossa viagem estica-se por um mês, mas pode facilmente encurtá-la e escolher as ilhas que quer explorar.



Onde ficar nos Açores

São Miguel e Terceira são as melhores ilhas para ficar nos Açores. É onde a maioria das companhias aéreas voam, o que faz com que seja mais fácil para descansar.



Ligações aéreas para os Açores

A maioria das conexões dos voos internacionais para os Açores vão levá-lo para o aeroporto de Ponta Delgada em São Miguel. A Terceira também tem voos para o Reino Unido, Estados Unidos da América e Canadá. As outras ilhas costumam ter rotas diretas para Portugal continental.



Viajar entre ilhas

Se estiver a planear explorar muitas ilhas na mesma viagem, pode viajar de avião ou barco. A SATA tem voos inter-ilhas e também um Passe Aéreo que lhe permite visitar todas as ilhas. Como alternativa, pode optar pelas linhas de ferry do Atlântico, que costumam ficar mais em conta. Tenha em mente que há mais rotas disponíveis no verão.



Itinerário nos Açores


Dia 1-5: São Miguel

A maior ilha dos Açores, São Miguel, é dotada de incríveis lagos, trilhos naturais, cascatas e, piscinas termais. Aqui podemos encontrar a capital dos Açores e a sua maior cidade, Ponta Delgada.

Visitámos o centro histórico e vagueámos pelas ruas para absorvermos a típica arquitetura em pedra preta e branca. fora da cidade, não pudemos deixar de provar o chá e o licor de ananás, com ingredientes cultivados em São Miguel e, certificámo-nos de fazer uma caminhada e experimentar o famoso cozido cozinhado debaixo do solo.



Dia 6-8: Santa Maria

De seguida, dirigimo-nos a Santa Maria. Localizada no sudeste de São Miguel, foi uma das primeiras ilhas a emergir nos Açores, e ainda é possível ver traços do seu passado vulcânico.

Conhecida como a ilha sol, certificámo-nos de tirar partido e aproveitar as praias de areia branca durante a nossa estadia aqui. Aqui perto visitámos o Barreiro da Faneca, famoso pelo seu cenário que faz lembrar o deserto e pelo seu solo vermelho. Também explorámos a Vila do Porto e outras pequenas vilas ao longo da linha costeira, com os seus edifícios brancos e igrejas charmosas.



Dia 9-13: Terceira

Após alguns dias ao sol, vamos passar para a Terceira, uma bonita e acessível ilha na zona central dos Açores. Andámos pela capital, Angra do Heroísmo e, admirámos a câmara municipal, a catedral e muitas outras capelas coloridas que se encontram em volta deste local património mundial da UNESCO.

Quando visitámos a cidade, conduzimos até mais longe para absorver as vistas das montanhas de Santa Bárbara, nadar nas piscinas naturais rodeadas por rochas vulcânicas e aventurar nos tubos de lava como Algar do Carvão.



Dia 14-16: Graciosa

O próximo destino na nossa agenda foi a ilha da Graciosa. Muitas vezes deixada de lado, esta pequena ilha vale bem a pena a visita.

A sua paisagem pitoresca inclui casas brancas, grutas vulcânicas dramáticas e moinhos vermelhos vivos. Passámos aqui três dias e explorámos os seus trilhos e relaxámos nas suas calmas piscinas naturais junto ao oceano.



Dia 17-20: São Jorge

Depois de uns dias relaxantes pela Graciosa, estava na hora de irmos até São Jorge, uma ilha com algumas das paisagens mais dramáticas nos Açores. Explorámos as muitas fajãs da ilha (porções de terra plana criadas por lava e deslizamentos de terra) e aproveitámo-nos dos trilhos para caminhadas e das piscinas vulcânicas nas redondezas.

Claro, não pode deixar São Jorge sem provar o queijo famoso: Queijo São Jorge, considerado um dos melhores nos Açores.



Dia 21-24: Pico

Pudemos ver o Pico desde São Jorge, e a ilha, com os seus 2351m de altura, Montanha Pico, encorajou-nos a dar uma volta de ferry.

A Ilha do Pico não desilude. Passeámos pelas vinhas vulcânicas listadas pela UNESCO antes de experimentarmos o vinho local, vermos baleias e admirarmos as maravilhas naturais da ilha, incluindo grutas e tubos de lava.



Dia 25-27: Faial

A nossa jornada continua na ilha do Faial, casa para incríveis campos de hortênsias azuis e faias exuberantes.

Separada do Pico por um canal estreito, o Faial oferece belíssimas vistas das outras ilhas e de paisagens marítimas. Parámos pela Marina da Horta para ver os iates e fomos até ao famoso Peter Café Sport para beber um gin. A caminho, vimos muitas vilas e igrejas e relaxámos em algumas praias e piscinas naturais.



Dia 28-30: Flores

Dirigimo-nos mais a oeste até Flores, uma Reserva da Biosfera da UNESCO. Esta pequena ilha é um paraíso natural cheio de uma flora rica, lagos e cascatas.

Enquanto aqui estivemos, visitámos a Fábrica da Baleia do Boqueirão para aprender mais sobre a indústria da baleia e a sua história aqui na ilha.



Dia 31: Corvo

A nossa última paragem é o Corvo, a mais pequena das ilhas nos Açores. Fomos de ferry desde as Flores, ansiosos por ver o estilo de vida remoto e isolado das pessoas do Corvo.

Uma das características mais eminentes da ilha é o Caldeirão do Corvo. Daqui, fomos em direção até ao EcoMuseu, para aprender mais sobre as espécies de pássaros migratórias que passam pela ilha. Também fizemos uma visita à igreja e tirámos fotografias dos moinhos, terminando a nossa viagem pela praia.


De volta a Viagens a Portugal