La Palma é a casa de um dos maiores vulcões de Espanha, o Cumbre Vieja. A sua última erupção em 2021 danificou grande parte da paisagem da ilha, mas está a recuperar lentamente.
Conhecida como Isla Bonita (Ilha Bonita), La Palma continua a atrair visitantes graças às suas características naturais impressionantes. Desde florestas exuberantes no norte a crateras rugosas no sul, há imenso que ver nesta ilha. Uma das melhores maneiras de explorar a ilha é seguir um dos percursos de caminhada. Claro que não pode perder uma visita à capital, com os seus edifícios históricos e casas coloridas a revestir as ruas.
O nosso itinerário de quatro dias irá mostrar-lhe as melhores atividades em La Palma. Inclui os nossos miradouros favoritos, atividades de água, e percursos de caminhada.
Vamos começar o nosso itinerário na capital da ilha, Santa Cruz de La Palma. Vagueie pelo centro histórico e admire os edifícios do século XV que apresentam varandas coloridas adornadas com flores. Pelo caminho, irá encontrar imensos cafés e lojas. Não perca a Avenida Marítima e a Praça de Espanha. A praça é a casa de alguns dos edifícios mais icónicos da cidade, incluindo a Igreja del Salvador e a Câmara Municipal.
Dirija-se para o interior para o Pico de La Cruz. Há um fantástico miradouro no topo com vista para a Caldera de Taburiente. Passam por aqui imensos percursos que demoram dias, como a Ruta de la Cresteria, que também atravessa o Pico de La Nieve. Para algo um pouco mais leve, no entanto, pode parar num dos parques de estacionamento no LP-4 e andar 15 minutos até ao topo.
Continue para oeste até chegar à Roque de Los Muchachos, parando para admirar as vistas desde o Miradouro de Los Andenes. A Roque de Los Muchachos é o ponto mais alto da ilha. A 2426 metros acima do nível do mar, é o local perfeito para uma vista panorâmica da ilha. É especialmente bonita na primavera quando a giesta está em flor. Há um centro de visitantes perto daqui dedicado à astrofísica e o observatório mais próximo é um dos melhores lugares para observações astronómicas a nível mundial. Regresse à noite para observar o céu estrelado por conta própria, ou marque uma visita guiada com o observatório para aprender mais sobre os arredores.
Para uma vista ainda melhor, pode seguir o percurso da Roque de Los Muchachos até ao Miradouro del Espigón del Roque. Há uma plataforma de observação com vista para o Parque Nacional Caldera de Taburiente. Se tiver sorte, poderá apanhar um mar de nuvens a formar-se abaixo de si.
La Palma é a casa de uma vida marítima variada. Há mais de 20 tipos de cetáceos a viver nas águas circundantes, incluindo golfinhos e baleias. Poderá ver estas criaturas de perto ao juntar-se a uma visita guiada de barco. O Porto de Tazacorte é um dos imensos pontos de partida para estas experiências, que podem durar até 3 horas. Durante a viagem, poderá ter a oportunidade de visitar alguns dos lugares mais mágicos da ilha, incluindo a cave vulcânica, Cueva Bonita, e a aldeia pitoresca de Poris de Candelaria. Também poderá passar por deltas vulcânicas formadas pela última erupção vulcânica em La Palma em 2021.
De volta à terra, poderá explorar a cidade de Tazacorte. Localizada na costa do Valle de Aridane, Tazacorte é famosa pelas suas plantações de banana que preenchem o vale. Comece com um passeio na avenida marítima, parando na praia de areia negra Praia de Tazacorte. Depois dirija-se ao centro, onde irá encontrar casas tradicionais canárias e ruas repletas de restaurantes de frutos do mar.
Faça o seu caminho para o Miradouro de La Cumbrecita, um dos miradouros que está de frente para a Caldera de Taburiente. É também o começo de imensos percursos, como o Lomo de las Chozas e o percurso que leva até à capela da Virgem del Pico. O espaço para estacionar perto do miradouro é pequeno, pelo que precisa de reservar com antecedência.
Um percurso fácil do Miradouro de La Cumbrecita leva-nos até ao Lomo de Las Chozas. O percurso começa quase plano e depois leva-o através das montanhas de La Palma, acabando no miradouro de Lomo de Las Chozas. Pelo caminho, irá ver a Punta de Los Roques, a Roque de Los Muchachos, e até mesmo o interior de La Caldera. Leva cerca de 1h30 numa direção.
A Cueva de Las Palomas é um tubo vulcânico formado pela solidificação da lava após a erupção do Vulcão San Juan em 1949. O centro de visitantes ao lado apresenta um espaço de exibição das formações geológicas, uma loja de lembranças e um café. Há também um vidro flutuante que tem vista sobre a caverna. Pode visitar o centro sem guia, mas se quiser observar o seu interior, deve reservar uma visita guiada com antecedência.
Depois de explorar a Cueva de Las Palmas, siga para sul para ver as Salinas de Fuencaliente, uma das salinas restantes nas Canárias. A produção de sal começou na década de 1960 com a família Hernández Villalba. As lagoas pouco profundas estão cheias de água do mar que é deixada a evaporar ao sol, deixando o sal exposto. A área produz o sal marinho Teneguía, com o nome do vulcão que formou estes ambientes planos. Pode ler os painéis informativos espalhados pelo lugar para saber mais sobre o processo de produção. Há também um museu marinho e um café no local.
Para o nosso último dia, vamos explorar o norte da ilha. É aqui que encontrará a floresta Los Tilos, uma das últimas florestas laurissilvas no mundo. Há imensos percursos de caminhada que atravessam este espaço, muitos dos quais levam até cascatas. Uma das mais impressionantes é a Cascada de Los Tilos.
Dirija-se para a costa e pare no Charco Azul. Esta bela piscina natural é perfeita para um mergulho refrescante matinal. As suas águas calmas e cristalinas permitem um mergulho relaxante, seguido de um momento acolhedor de banhos de sol nas rochas à volta.
A floresta laurissilva estende-se pelo nordeste de La Palma. Parte da floresta cobre a Floresta Encantada de La Palma. Para explorar esta área, recomendamos seguir o percurso Cubo de La Galga. Há uma rota circular que cobre a melhor parte da floresta e um caminho mais longo que o leva através de outras atrações como a montanha de La Galga e o miradouro de San Bartolomé. Estes podem ir de 2 a 9 km de comprimento.
Termine o seu dia com uma visita à Praia de Nogales. A praia apresenta areia preta vulcânica bem como falésias espetaculares que mostram as exuberantes paisagens verdes da ilha. Há muitos surfistas que vêm para aqui para apanhar as ondas, já que o mar é um pouco agitado. Do parque de estacionamento, há um percurso de 500 metros para a praia. Pode também admirar a paisagem a partir do topo se não quiser andar até aqui.
Desde caminhadas na natureza a visitas guiadas de observação de golfinhos e dias na praia, há imenso que fazer com crianças em La Palma. Pode começar por explorar o Parque Nacional Caldera de Taburiente, lar de ravinas, cascadas e um pinhal. Dirija-se para um dos miradouros como La Cumbrecita e siga o percurso sinalizado por volta dos cumes.
As crianças também irão gostar de explorar Los Tilos, uma floresta laurissilva encantada com túneis místicos e árvores gigantes. O centro de visitantes pode recomendar percursos próprios para crianças. Para aprender mais sobre a história vulcânica da ilha, pode visitar o Centro de Visitantes Volcán San Antonio em Fuencaliente.
Estar rodeado de água também significa imensas oportunidades para dar um mergulho. Pode escolher entre praias serenas e piscinas naturais como La Fajana e o Charco Verde. Este último é um lugar ideal para fazer caiaque. Outras atividades divertidas para famílias incluem um passeio na réplica do navio Barco de la Virgen e visitar o Maroparque, um parque de conservação que alberga uma variedade de animais, incluindo espécies raras como os cangurus albinos.
A cozinha de La Palma anda maioritariamente à
volta de marisco, com peixe fresco e polvo incluído em vários restaurantes
locais. Há também disponível carne, habitualmente emparelhado com batatas num
prato conhecido como papas arrugadas
(batatas enrugadas). Para sobremesa, há muitos doces à base de amêndoas como a rapadura (doce consistente em forma de
pequenos tijolos), os almendrados
(biscoitos de amêndoa) e o bienmesabe
(uma espécie de mousse). Abaixo encontram-se alguns dos melhores locais para
comer em La Palma:
Como a maioria das ilhas das Canárias, La Palma tem um clima subtropical com verões quentes e invernos muito amenos. Como tal, pode-se esperar um bom tempo praticamente durante todo o ano. No entanto, agosto e setembro podem ser especialmente quentes, com temperaturas que chegam a atingir os 30ºC. O mês mais frio é fevereiro, com uma média baixa de 16ºC, o que significa que ainda é suficientemente agradável de visitar.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos