O que fazer em Albacete, Espanha - itinerário de 1 dia

Albacete, no coração de Castela-La Mancha, é a maior cidade da comunidade. É habitada desde tempos pré-históricos, mas as primeiras referências escritas remontam ao século VIII quando Albacete era ainda uma aldeia árabe chamada Al-Basit. Mais tarde, foi conquistada pelos cristãos no século XIII.

Entre as atrações mais famosas encontra-se a Catedral de San Juan Bautista de Albacete, uma igreja gótica que levou 400 anos para ser finalizada. O terreno plano torna fácil a exploração a pé. O nosso itinerário de um dia inclui as principais atrações em Albacete, incluindo dicas de alojamento e restaurantes.



Dia 1

Pela manhã: Museu de Albacete

Comecemos a nossa visita ao Museu de Albacete. Aqui poderá explorar o património histórico da cidade. O museu está localizado no Parque Abelardo Sánchez, apresentando três secções. Na secção de Arqueologia, os visitantes podem observar vários objetos recolhidos em sítios paleolíticos da zona. A secção de Belas Artes é dedicada à arte contemporânea, enquanto que a secção de Etnologia apresenta as antigas ferramentas que os habitantes de Castela utilizavam na sua vida quotidiana.



Parque Abelardo Sánchez

Após visitar o museu, dê um passeio pelo parque circundante e desfrute dos numerosos espaços verdes de Albacete. Muitos habitantes locais visitam o parque para escapar ao calor do verão.



Calle Tejares

Ao sair do parque, siga para nordeste em direção a Calle Tejares (Rua Tejares). Aqui encontrará muitas casas tradicionais com pátios pitorescos. Alguns dos edifícios mais impressionantes estão apenas a um passo desta popular rua, como a Pousada do Rosário com a sua fachada em forma de diamante, a Casona Perona em estilo rococó e o Antigo Mosteiro da Encarnação do século XVI.



Pela tarde: Passagem de Lodares

A área à volta da Calle Ancha (Rua Ancha) é um paraíso de compras. As suas ruas estão repletas de lojas que vão desde marcas locais e internacionais a pequenas boutiques e lojas artesanais. Não perca a Passagem de Lodares, construída no século XX, com lojas divididas por colunas renascentistas. Poderá notar uma vasta oferta de talheres, tais como facas, uma vez que a região é famosa pela produção destes artigos.



Casa de Hortelano / Museu de Cutelaria

Após um curto passeio pelas ruas do centro histórico de Albacete, dirija-se à Casa de Hortelano. Este edifício modernista do século XX alberga o Museu da Cutelaria. Mostra a história da cutelaria na região e o seu desenvolvimento desde a produção artesanal até aos dias de hoje. No final do passeio, pode comprar um souvenir na loja de lembranças.



Catedral de San Juan Bautista de Albacete

Diretamente em frente à Casa de Hortelano encontra-se a Catedral de San Juan Bautista de Albacete, um monumento emblemático de Albacete. A sua construção começou em 1515, no entanto, levou 400 anos para ser finalizada, apresentando, então, vários estilos de arquitetura. Apesar da base da sua construção ser gótica, tanto o seu interior como o exterior apresentam detalhes barrocos e renascentistas.



Praça de Altozano

A Praça de Altozano é o local ideal para uma bebida no final do dia ou para um passeio relaxante pelos jardins próximos. Esta encantadora praça é o coração do centro da cidade. Pode visitar edifícios icónicos como o Museu Municipal, o Gran Hotel, o Palácio da Justiça, a Cinemateca e o Banco de Espanha. No centro da praça, rodeados pelos Jardins de Altozano, encontra-se um monumento que comemora a ligação da cidade com a indústria de cutelaria.



Mapa Turístico de Albacete


Outras atividades perto de Albacete:

  • Alcalá del Júcar: Considerada uma das mais belas aldeias de Espanha, Alcalá del Júcar está cercada por rochas e o rio Júcar. As suas características pitorescas incluem casas em cavernas esculpidas nas montanhas. As ruas estreitas levam-no diretamente ao castelo mouro, que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes. Outros pontos turísticos incluem a Ponte Romana e a igreja do século XVI de San Andrés. Fica a uma hora de distância de Albacete.


  • Alcaraz: Encontrará esta cidade entre as serras de Segura e Alcaraz, a cerca de 80 quilómetros de Albacete. Vale a pena dar um passeio no centro, onde está localizada a monumental Plaza Mayor (Praça Central). No topo da colina estão as ruínas de um castelo do século XIII.


  • Lagunas de Ruidera: Este parque natural é o maior pântano de Castela-La Mancha. Estende-se por 25 quilómetros e tem mais de uma dúzia de lagunas. Este parque tem uma área protegida desde 1933. Os destaques incluem a Gruta de Montesinos, o Castelo Peñarroya e o Castelo Rochafrida. Pode também reservar visitas guiadas e explorar a área a pé ou de canoa.



As melhores atividades a fazer com crianças em Albacete

Os parques locais são uma das melhores atividades a explorar com crianças em Albacete. Seja um pequeno jardim ao redor do Museu de Albacete ou um grande espaço como o Parque de la Pulgosa, geralmente há um parque infantil onde as famílias se encontram. Há apenas alguns pontos turísticos no centro, o que lhe permite explorar a cidade a um ritmo lento. Alternativamente, também pode combinar a sua visita com uma visita para as aldeias próximas ou explorar trilhas naturais em torno das Lagunas de Ruidera.



Onde comer em Albacete

Albacete é conhecida pelos seus pratos de carne. As iguarias locais incluem o Cochinillo de Segovia (leitão assado) e a Caldereta Manchega (guisado de borrego). Algumas receitas nacionais têm toque noves, como o Gazpacho Manchego, que muitas vezes vem com carne de coelho. Para sobremesa, recomendamos os bolos Miguelitos, um bolo de creme crocante. Estes são especialmente populares durante as festividades locais. Abaixo encontram-se alguns dos melhores locais para comer em Albacete:

  • El Callejón de los Gatos: Este restaurante tradicional é ideal para provar a culinária de Manchego. O edifício é decorado com fotos e cartazes de touradas. É um restaurante famoso pelo rabo de boi, mas também pode pedir outros pratos, como cordeiro, atum e bacalhau.


  • Mesón el Sol: Inaugurado em 1997, é um dos restaurantes mais populares de Albacete. É conhecido pelos seus pratos de arroz, que podem ser servidos com frutos do mar, carne de porco ou legumes.


  • Asador Concepción: Este restaurante familiar está localizado ao lado da catedral da cidade. As especialidades incluem tataki de atum, bife de lombo e tarte de maçã para sobremesa.



Onde ficar em Albacete

  • Sercotel Los Llanos (4 estrelas): Este modesto hotel fica perto do Parque Abelardo Sánchez. O hotel está idealmente localizado para explorar as principais atrações da cidade. Contém 79 quartos, incluindo instalações alternativas para pessoas com mobilidade reduzida. As instalações incluem um restaurante, bar e estacionamento privado.


  • Gran Hotel Albacete (4 estrelas): Este hotel de 100 anos destaca-se pela sua magnífica fachada renascentista. Está localizado no coração da cidade, na Praça de Altozano. Oferece quartos duplos e suites. O pequeno-almoço pode ser incluído na sua estadia.



Melhor altura para visitar Albacete

Se vem para Albacete, a melhor época para visitar é entre abril a junho ou setembro a outubro. Nesta altura, a temperatura é quente e agradável, não sendo comum chover. Julho e agosto são os meses mais quentes, o que os tornam inadequados para passeios turísticos. Se quiser desfrutar dos festivais em Albacete, setembro é a altura ideal.



Festivais de Albacete

  • Festival Internacional de Circo: Anualmente em fevereiro, a cidade acolhe um festival internacional dedicado à arte circense. As apresentações são geralmente realizadas no Teatro Circo.


  • Feira de Albacete: Este festival tradicional celebra a Virgen de Los Llanos, a santa padroeira da cidade. Realiza-se entre 7 a 17 de setembro. Durante este período, a cidade ganha vida com os seus imensos jogos, danças, fogos de artifício e touradas.


Voltar para Espanha Tours