Albacete, no coração de Castela-La Mancha, é a maior cidade da comunidade. É habitada desde tempos pré-históricos, mas as primeiras referências escritas remontam ao século VIII quando Albacete era ainda uma aldeia árabe chamada Al-Basit. Mais tarde, foi conquistada pelos cristãos no século XIII.
Entre as atrações mais famosas encontra-se a Catedral de San Juan Bautista de Albacete, uma igreja gótica que levou 400 anos para ser finalizada. O terreno plano torna fácil a exploração a pé. O nosso itinerário de um dia inclui as principais atrações em Albacete, incluindo dicas de alojamento e restaurantes.
Comecemos a nossa visita ao Museu de Albacete. Aqui poderá explorar o património histórico da cidade. O museu está localizado no Parque Abelardo Sánchez, apresentando três secções. Na secção de Arqueologia, os visitantes podem observar vários objetos recolhidos em sítios paleolíticos da zona. A secção de Belas Artes é dedicada à arte contemporânea, enquanto que a secção de Etnologia apresenta as antigas ferramentas que os habitantes de Castela utilizavam na sua vida quotidiana.
Após visitar o museu, dê um passeio pelo parque circundante e desfrute dos numerosos espaços verdes de Albacete. Muitos habitantes locais visitam o parque para escapar ao calor do verão.
Ao sair do parque, siga para nordeste em direção a Calle Tejares (Rua Tejares). Aqui encontrará muitas casas tradicionais com pátios pitorescos. Alguns dos edifícios mais impressionantes estão apenas a um passo desta popular rua, como a Pousada do Rosário com a sua fachada em forma de diamante, a Casona Perona em estilo rococó e o Antigo Mosteiro da Encarnação do século XVI.
A área à volta da Calle Ancha (Rua Ancha) é um paraíso de compras. As suas ruas estão repletas de lojas que vão desde marcas locais e internacionais a pequenas boutiques e lojas artesanais. Não perca a Passagem de Lodares, construída no século XX, com lojas divididas por colunas renascentistas. Poderá notar uma vasta oferta de talheres, tais como facas, uma vez que a região é famosa pela produção destes artigos.
Após um curto passeio pelas ruas do centro histórico de Albacete, dirija-se à Casa de Hortelano. Este edifício modernista do século XX alberga o Museu da Cutelaria. Mostra a história da cutelaria na região e o seu desenvolvimento desde a produção artesanal até aos dias de hoje. No final do passeio, pode comprar um souvenir na loja de lembranças.
Diretamente em frente à Casa de Hortelano encontra-se a Catedral de San Juan Bautista de Albacete, um monumento emblemático de Albacete. A sua construção começou em 1515, no entanto, levou 400 anos para ser finalizada, apresentando, então, vários estilos de arquitetura. Apesar da base da sua construção ser gótica, tanto o seu interior como o exterior apresentam detalhes barrocos e renascentistas.
A Praça de Altozano é o local ideal para uma bebida no final do dia ou para um passeio relaxante pelos jardins próximos. Esta encantadora praça é o coração do centro da cidade. Pode visitar edifícios icónicos como o Museu Municipal, o Gran Hotel, o Palácio da Justiça, a Cinemateca e o Banco de Espanha. No centro da praça, rodeados pelos Jardins de Altozano, encontra-se um monumento que comemora a ligação da cidade com a indústria de cutelaria.
Os parques locais são uma das melhores atividades a explorar com crianças em Albacete. Seja um pequeno jardim ao redor do Museu de Albacete ou um grande espaço como o Parque de la Pulgosa, geralmente há um parque infantil onde as famílias se encontram. Há apenas alguns pontos turísticos no centro, o que lhe permite explorar a cidade a um ritmo lento. Alternativamente, também pode combinar a sua visita com uma visita para as aldeias próximas ou explorar trilhas naturais em torno das Lagunas de Ruidera.
Albacete é conhecida pelos seus pratos de carne. As iguarias locais incluem o Cochinillo de Segovia (leitão assado) e a Caldereta Manchega (guisado de borrego). Algumas receitas nacionais têm toque noves, como o Gazpacho Manchego, que muitas vezes vem com carne de coelho. Para sobremesa, recomendamos os bolos Miguelitos, um bolo de creme crocante. Estes são especialmente populares durante as festividades locais. Abaixo encontram-se alguns dos melhores locais para comer em Albacete:
Se vem para Albacete, a melhor época para visitar é entre abril a junho ou setembro a outubro. Nesta altura, a temperatura é quente e agradável, não sendo comum chover. Julho e agosto são os meses mais quentes, o que os tornam inadequados para passeios turísticos. Se quiser desfrutar dos festivais em Albacete, setembro é a altura ideal.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos