Córdova começou como um povoado romano e, no século X, era a cidade mais importante da Europa. Quando os muçulmanos invadiram a Península Ibérica nessa altura, deram o nome à região de Al-Andalus e fizeram de Córdova a sua capital.
A cidade tornou-se o centro de intercâmbio cultural entre muçulmanos e cristãos, dando origem a muitos desenvolvimentos científicos e artísticos.
As memórias do rico passado de Córdova ainda são visíveis hoje, desde os seus coloridos pátios romanos cheios de flores até à sua monumental mesquita e palácio mouro. Somando-se a esses marcos, encontra-se La Judería, o antigo bairro judeu da cidade.
Se está à procura do que fazer em Córdova, este roteiro de dois dias ajudá-lo-á a aproveitar ao máximo a sua visita. Nele encontram-se as melhores atrações da cidade, além de dicas de onde comer e onde ficar.
A primeira paragem no nosso roteiro é a Mesquita-Catedral, também conhecida como Grande Mesquita. É este monumento que a maioria das pessoas imagina quando pensa em Córdova. Assim como a cidade, a Mesquita também passou por várias mudanças. Começou como uma mesquita no século VIII, mas após a conquista cristã no século XIII, foi convertida numa catedral. Como resultado, o edifício apresenta uma mistura de elementos cristãos e islâmicos. Hoje este monumento mundial da UNESCO é um dos monumentos espanhóis mais visitados.
Entre pela Puerta del Perdón e siga o caminho em direção ao Patio de los Naranjos, um pátio rodeado por laranjeiras aromáticas. Este é o lugar onde os muçulmanos costumavam realizar as suas abluções.
Do pátio caminhe em direção à Puerta de las Palmas, a entrada principal da Mesquita. Lá dentro encontrará o salão de orações com os famosos arcos às riscas vermelhas e brancas.
Depois de admirar o interior, volte para trás e siga até à torre do sino para uma vista panorâmica da cidade. A entrada na torre tem um custo extra de 2€.
Dica: Se não se importa de acordar cedo, é possível aceder à Mesquita gratuitamente de segunda a sábado, das 8h30 às 9h30, exceto em celebrações extraordinárias.
Da mesquita, desça até à Calleja de las Flores. Esta rua estreita deve o seu nome aos vasos de flores coloridas que adornam os edifícios. O cenário pitoresco tornou-a numa das ruas mais fotografadas de Córdova. Ao centro da rua pode fotografar a torre da catedral que surge no meio das casas caiadas de branco.
La Judería é o antigo bairro judeu de Córdova. Vale a pena passar algum tempo aqui a explorar o labirinto de ruas empedradas e monumentos escondidos. Fique de olho na Casa Andalusí, um museu com arquitetura em estilo mourisco, e na estátua de Maimónides, um prestigioso estudioso judeu. Outros destaques incluem a sinagoga do século XIV, a capela de San Bartolomé com a sua impressionante arquitetura em estilo mudéjar e a Casa de Sefarad, um pequeno museu que mostra a história dos judeus espanhóis.
A Puerta del Puente já foi um dos principais portões da cidade. A estrutura que vê hoje remonta ao século XVI, mas já havia um portão aqui durante os tempos mouros e romanos. Pode passar por baixo dela a caminho da ponte romana.
Embora remonte ao século 1 AC, o Puente Romano sofreu uma remodelação no século X, após a ocupação moura da cidade. A ponte ergue-se sobre o rio Guadalquivir e inclui 17 arcos de pedra. É o local perfeito para ver toda a cidade e as montanhas que se erguem ao fundo. No final da ponte encontrará a Torre de la Calahorra. Esta torre fortificada alberga um museu que explora as facetas religiosas e culturais que ajudaram a moldar a identidade andaluza.
À tarde siga para o Alcázar de los Reyes Cristianos. Este antigo palácio real foi construído sobre as ruínas de um antigo forte mouro. Parte da sua estrutura original permaneceu, mas a maior parte foi adicionada mais tarde, quando os Monarcas Cristãos tomaram Córdova. Como a maioria dos edifícios andaluzes, o Alcázar apresenta uma série de salões e jardins de estilo árabe com árvores e fontes decorativas. Estes pátios são especialmente coloridos durante a primavera, quando as flores desabrocham. Dentro do palácio há uma coleção de antiguidades, incluindo mosaicos romanos descobertos neste local. Os visitantes também podem subir até às torres que oferecem uma vista esplêndida da cidade.
Além de marcos históricos, Córdova é famosa pelos seus pátios pitorescos. Depois de visitar o Alcázar, faça um tour pelos Pátios San Basilio. Estes pátios são propriedade privada, mas pode comprar um bilhete para os visitar. O trilho inclui uma série de casas com impressionantes arranjos florais organizados pelos moradores ao longo dos anos. Córdova fica muito quente no verão e, na época dos romanos, pátios como estes eram projetados para ajudar os moradores a refrescar-se.
Continue a caminhar até chegar ao Portão Almodóvar. Na época moura, esta estrutura defensiva era conhecida como "Bab al-Chawz" ou Puerta del Nogal, mas a sua estrutura atual remonta ao século XIV. Juntamente com a Puerta del Puente, o Portão de Almodóvar é uma das poucas portas de entrada restantes para a cidade e marca a entrada para o bairro judeu. Ao lado do portão ficam os Jardines de la Victoria, um grande jardim público cercado de palmeiras.
Os mercados de comida são um dos melhores lugares para experimentar a gastronomia local. Em Córdova pode visitar o Mercado Victoria. O mercado ocupa um edifício do século XIX mesmo no meio dos jardins Victoria. Aberto entre as 10h e a meia-noite, pode fazer uma refeição aqui a qualquer hora. Existem cerca de 30 barracas no interior, que servem desde o clássico salmorejo de Córdova até sushi e empanadas. Enquanto decide o que comer, tome um copo de Montilla-Moriles, um vinho semelhante ao xerez que é produzido exclusivamente em Córdova.
Por fim, dê um passeio pela Plaza de las Tendillas, o bairro comercial da cidade. Aqui encontrará uma série de cafés e restaurantes com esplanadas. A praça fica ainda mais especial à noite, quando as fontes se iluminam. No passeio até lá pode comprar um souvenir em lojas como a Olive & Co, que vende produtos de beleza feitos com azeite local, ou o Faustino Prieto, para deliciosas carnes curadas.
Comece o seu segundo dia em Córdova com uma visita à Medina Azahara. Situado nos arredores da cidade, este já foi o centro do Califado Islâmico. Abd al-Rahman III ordenou a construção da medina em 936 e deu-lhe o nome da sua esposa favorita, Zahara. Na época, o complexo estendia-se por mais de 1500 metros. Em 1010, foi saqueado e destruído pelos almorávidas. Os vestígios que hoje vê só foram descobertos no início do século XX e, embora sejam apenas uma fração do que costumavam ser, eles ainda dão uma sensação da antiga glória da medina. Se não estiver com vontade de conduzir até aqui, pode reservar uma visita guiada que inclui um autocarro desde o centro da cidade.
Quando estiver de volta à cidade, dirija-se ao Palácio de Viana. Durante séculos, este palácio do século XV foi residência da realeza espanhola. Hoje em dia os visitantes vêm aqui para ver os pátios de estilo andaluz. São 12 pátios por onde pode passear, decorados com fontes, mosaicos e canteiros de flores coloridas. Além de visitar os jardins, pode explorar o próprio palácio, que alberga uma coleção de antiguidades.
Dos pátios caminhe até ao Templo Romano na Calle Capitulares. Aqui encontrará as ruínas de um templo romano que remonta ao século 1 DC. Só foram descobertas na década de 1950, quando a cidade expandiu a câmara municipal. Apenas dez colunas permanecem da estrutura original do templo, o que contrasta com os edifícios modernos que existem à volta.
Lentamente vá até à Plaza de la Corredera para uma bebida à tarde. Fundada em 1600, é uma das praças mais famosas da cidade. A praça apresenta um estilo clássico castelhano, com uma forma retangular e arcadas circundantes. Tem sido usada para vários fins ao longo dos anos, incluindo execuções, touradas e mercados de comida. Hoje em dia é ponto de encontro de moradores locais e turistas, que se reúnem nas esplanadas.
Depois de um cansativo dia de passeios turísticos, nada melhor do que um relaxante banho no Hammam Al Andalus de Córdova. O espaço procura recriar as termas mouras que existiam na cidade durante a época do Califado. A certa altura havia centenas delas, mas com o tempo a maioria foi demolida. O Hammam Al Andalus foi construído em 2001, mas faz lembrar os antigos complexos balneares, com azulejos geométricos e arcos em ferradura. Além de aceder aos banhos, também pode agendar massagens e rituais.
Se estiver a visitar Córdova com crianças, o melhor é ir com calma durante o passeio pela cidade. Lugares como a Mesquita e o Alcázar podem levar algumas horas a explorar, portanto lembre-se disso e programe intervalos ao longo do dia.
Além das atrações mencionadas no nosso roteiro, existem outros locais adequados para famílias que vale a pena conferir em Córdova. No Jardim Zoológico Municipal, as crianças podem ver uma variedade de animais, incluindo avestruzes, zebras e leões. Perto fica La Ciudad de los Niños, um grande parque infantil ao ar livre com escorregas, minigolfe e tirolesa. Há também um café e mesas de piquenique, se decidir fazer um lanche aqui.
No verão pode ir ao Aquasierra, um divertido parque aquático que fica a 30 minutos de carro da cidade. Outra ideia é explorar o Parque Nacional de Andújar com a Iberian Lynx Land, empresa que organiza passeios de observação da fauna. Algumas espécies encontradas no parque incluem o Lince Ibérico e a Águia Dourada.
Encontrará a maioria dos bares de tapas no centro histórico de Córdova. Ao visitar a cidade, não tenha medo de entrar nalguns dos lugares tradicionais e abraçar a sua atmosfera animada.
Um prato que costuma estar no menu é o salmorejo. Esta sopa é uma versão mais espessa do gaspacho feita com sumo de tomate fresco, azeite, alho e pedaços de pão. Às vezes vem também com coberturas como presunto ou ovo cozido.
Outras iguarias locais que vale a pena experimentar incluem pratos de rabo de boi, flamenquín (carne de porco ou presunto empanado) e o pastel cordobés, uma massa folhada recheada com geleia de abóbora. Abaixo estão alguns dos melhores lugares para comer em Córdova:
Aqui estão alguns dos melhores hotéis em Córdova onde pode passar a noite:
A primavera é a melhor altura para visitar Córdova. As temperaturas variam entre 20-25ºC e os dias são bastante ensolarados. Visitar nesta época também permite ver os pátios da cidade em pleno desabrochar, especialmente se apanhar a Fiesta de los Patios em maio. Muitos outros eventos acontecem na primavera, como a Semana Santa e a Batalla de las Flores. Ao agendar a sua viagem, certifique-se de verificar as datas do festival.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos