É o 13º dia do nosso Tour no Algarve e o início do nosso Tour de 2 dias em Lagoa. Lagoa é o paraíso costeiro do Algarve. A cidade é conhecida pelas suas grutas marinhas, praias isoladas e aldeias à beira de penhascos.
Era de manhã cedo quando saí do Vila Vita Parc e fui para a Capela de Nossa Senhora da Rocha em Porches. Esta capela solitária fica na beira de um penhasco, abrigada pelas paredes brancas de uma antiga fortaleza. Parei por um momento, e apreciei a vista desobstruída do oceano, sem edifícios ou pessoas à vista, um lugar raro que se pode encontrar no Algarve.
Depois de visitar a capela, fui até o centro de Porches para visitar as famosas oficinas de cerâmica. Comecei na Olaria de Porches, a loja de cerâmica mais popular da vila. Assim que entrei, fiquei impressionado com o número de peças em exibição. Havia pratos, tigelas, jarras de flores e muitos outros itens feitos à mão, cobrindo as prateleiras da loja de cima a baixo. No canto, vi um dos artistas em ação, adicionando os toques finais a uma nova peça.
A Olaria de Porches também tem um pequeno café, chamado Bar Bacchus, onde pode comer alguma coisa. Decidi tomar um café, antes de passar para a próxima loja.
É fácil encontrar a Olaria Pequena com os seus avisos em azul, contrastando com as paredes brancas do edifício. A loja é muito menor do que a Olaria de Porches e vende principalmente painéis de azulejos, pintados à mão e inspirados em temas locais, como limões e azeitonas.
Daqui, fui ao restaurante O Leão de Porches para almoçar. Passei pelos portões e segui o caminho que levava ao pátio ao ar livre do restaurante, onde fiquei a aguardar pelo menu. Enquanto esperava, admirava a chaminé ornamentada que ficava em cima do telhado do restaurante e as placas de cerâmica coloridas que adornavam as paredes. Logo depois, o empregado de mesa chegou e fiz o meu pedido - uma sopa de couve-flor, risoto de mexilhão e uma garrafa de vinho local.
De tarde, dirigi-me à aldeia do Carvoeiro. A minha primeira paragem foi na Praia da Marinha, uma enseada tranquila com águas transparentes e falésias íngremes e alaranjadas. Estacionei o carro e desci as escadas até a praia, ocasionalmente ia parando para admirar as vistas de tirar o fôlego.
Em seguida, fui à Praia de Benagil e participei num passeio de barco pelas grutas. O passeio levou cerca de uma hora e passou por formações rochosas magníficas, praias isoladas e cavernas impressionantes. Entre estas cavernas, encontra-se a Gruta de Benagil, o lugar mais bonito que vi nesta viagem ao Algarve. A gruta tem um grande buraco no teto, permitindo que o sol atravesse e forme um holofote na pequena praia que se situa abaixo dela.
De volta à praia, fui até ao Forte de Nossa Senhora da Encarnação. O forte está situado acima da praia principal do Carvoeiro, e é o local perfeito para observar a cidade e os seus típicos edifícios caiados de branco.
Ao lado do forte, vi um grande calçadão de madeira que se estendia ao longo da costa e fiquei imediatamente curioso para ver onde ia dar. Subi e atravessei as falésias, sentindo a refrescante brisa do mar ao longo do caminho. Acabei no Algar Seco, uma área repleta de espetaculares formações rochosas, grutas e cavernas marinhas. A vista de cima já era impressionante, mas decidi aventurar-me ainda mais e segui a escada até às pedras. Havia buracos por todo o lado, janelas a emoldurar o mar e os túneis levavam-me a impressionantes piscinas naturais. Acabei por encontrar um restaurante escondido entre as rochas, onde me sentei e desfrutei de um bom cocktail.
Antes de ir para o hotel, parei num restaurante local próximo para jantar, chamado A Marisqueira e comi um delicioso prato de peixe grelhado.
Mais uma vez, a equipa da Iberian Escapes tratou do meu alojamento e reservou-me um quarto no Monte Santo Resort, um dos hotéis mais românticos da Europa. Cercado por pequenos lagos e jardins, o hotel é um autêntico oásis, e eu não poderia ter escolhido um lugar melhor para relaxar em Lagoa.
Estamos no Tour de 2 dias em Lagoa - 2º dia e 14º dia do nosso Tour no Algarve. Saí do Monte Santo Resort depois do pequeno almoço, e comecei o dia no Mercado Local de Lagoa, a visitar as bancas de comida que vendiam peixe fresco e outras iguarias regionais.
Depois fui até ao Convento de São José, que hoje é o centro cultural de Lagoa. Visitei a área de exposição e passei pelo jardim, onde vi um grande menir que remonta ao século 5-4 aC. De acordo com a placa ao lado, o menir foi encontrado em Porches e só foi colocado aqui em 1975.
Após a visita ao convento, fui fazer uma prova de vinhos na Quinta dos Vales, uma grande quinta vinícola da cidade de Estômbar. Existem várias obras de arte espalhadas por toda a propriedade e há ainda uma área de animais com ovelhas, porcos e, o que mais me surpreendeu, uma manada de veados. A melhor parte da visita é poder alimentar todos os animais, adquirindo a comida especial da FarmShop!
Fiquei em Estômbar para almoçar e parei no restaurante O Charneco. Escondido atrás da igreja de São Tiago, numa cidade de casas brancas, O Charneco destaca-se imediatamente pelas suas paredes vermelhas e portas negras. No interior, há uma decoração rústica com pisos de madeira e fachadas de azulejos. Assim que me sentei, a comida começou a chegar. Em primeiro lugar, um cesto de pão e azeitonas, depois, o prato principal, um delicioso ensopado de borrego com feijão verde e, finalmente, um Dom Rodrigo, um doce típico algarvio feito com gemas de ovo e açúcar.
Após o almoço, continuei a minha tour até ao Sítio das Fontes, um grande parque natural situado ao longo das margens do Rio Arade e uma das jóias escondidas do Algarve. Estacionei o carro perto da entrada e comecei a explorar a área, seguindo a trilha de caminhada à minha frente. Cada passo que dei, levou-me para mais perto do rio e da sua paisagem impressionante. Na beira do rio, encontrei uma antiga casa de moinho, uma das poucas existentes por aqui. Atrás de mim, havia também um anfiteatro, que aparentemente ainda é usado para eventos.
Ao longo do parque, existem várias piscinas e canais, um local para nadar para aqueles que querem estar cercados pela natureza - e quem não gostaria de nadar num lugar como este? Se não quiser caminhar, pode simplesmente sentar-se na área de piquenique e admirar esse cenário de tirar o fôlego.
A partir daqui, fui direto para Ferragudo, uma antiga vila de pescadores situada em frente a Portimão. Primeiro parei no Forte de São João do Arade. Este bonito forte fica entre duas praias em Ferragudo, a Praia da Angrinha e a Praia Grande, que é o melhor local para observar o forte, pois infelizmente não está aberto ao público.
Depois, fui até ao Farol da Ponta do Altar e cheguei a tempo de ver o pôr do sol. Quando o céu laranja começou a desvanecer-se, as luzes acenderam-se, formando um belo caminho ao longo da costa de Portimão, na outra extremidade.
Decidi voltar para o hotel para jantar e no restaurante. Olhando para o menu do Monte dos Comensais, poderia dizer que o marisco era a estrela do show, então foi exatamente isso que pedi. Comecei com uma sopa de amêijoas, seguida por um prato de polvo assado e, para terminar, um delicioso brownie de chocolate coberto com uma bola de gelado de baunilha.
Sentindo-me satisfeito, fui até ao meu quarto e comecei a planear os locais que ia ver em Portimão nos próximos dias.
Início do Tour no Algarve | Dia Anterior do Tour no Algarve | Tour no Algarve - 15º Dia