O que fazer em Guadalajara - itinerário de 1 dia

De frente para o Rio Henares, Guadalajara é uma cidade habitada desde a época romana. Durante o século XII, o rei Afonso VII de Leão e Castela concedeu à cidade um foral, o que estimulou o interesse por este centro urbano em crescimento. Mais tarde, tornou-se a sede dos Duques do Infantado, cujo palácio ainda hoje existe.

Para além do Palácio do Infantado, o centro histórico que se estende em torno da Calle Mayor merece também uma visita. Guadalajara é o local perfeito para uma rápida escapadela de Madrid, já que fica apenas a uma hora de distância da capital. O itinerário abaixo resume as principais atrações de Guadalajara para que possa aproveitar ao máximo o seu dia.



Dia 1

Pela manhã: Palácio do Infantado

Comece o seu dia com uma visita ao Palácio do Infantado, uma das atrações mais icónicas da cidade. Este é o antigo palácio da família Mendoza, que detinha o título de Duques do Infantado. A família desempenhou um papel importante no desenvolvimento da cidade.

Admire a fachada com as suas pedras pontiagudas antes de entrar no pátio conhecido como Pátio dos Leões. Observe os motivos esculpidos de leão e grifo que adornam as colunas. Depois dirija-se ao museu da cidade ou pare junto à Las Salas del Duque (As Salas do Duque), onde pode admirar os frescos do século XVI do artista italiano Romulo Cincinato.



Palácio de Antonio de Mendoza

A poucos passos encontra-se o Palácio de Antonio de Mendoza, que remonta ao século XVI. O edifício é principalmente de estilo renascentista italiano, contudo, elementos neoclássicos foram acrescentados no século XIX. Ao longo dos anos, este edifício desempenhou várias funções: palácio nobre, convento, museu… Atualmente, funciona como uma escola.



Palacio de la Cotilla

No coração do centro histórico da cidade encontra-se o Palácio de la Cotilla, um palácio renascentista construído no século XVII pelos Marqueses de Villamejor, sendo um exemplo perfeito do gosto nobre da época. A principal atração aqui é o salão chinês onde pode admirar papel de arroz chinês do século XIX que retrata a vida feudal da China imperial. Termine a sua visita com um passeio aos jardins na parte de trás do edifício.



Concatedral de Santa Maria

Quase em frente ao palácio encontra-se a Concatedral de Santa Maria, que data do século XIV, construído no local de uma antiga mesquita. Apesar de ter tido algumas renovações durante o século XVII, o estilo mudéjar é ainda predominante. Esta concatedral é caracterizada por portas com arcos em ferradura, uma torre de tijolos e vários túmulos esculpidos.



Capela de Dom Luis de Lucena

Ao sair da concatedral, irá avistar esta impressionante capela construída no século XVI. A fachada destaca-se pela sua estrutura de tijolo, mas vale a pena entrar para ver os frescos maneiristas a decorar a abóbada. Reserve uma visita guiada à capela (com duração habitual de 20 minutos) para saber mais sobre o edifício e a sua ligação à cidade.



Torreón del Alamín

Partilhando o nome do bairro de El Alamín, esta torre é um dos marcos históricos de Guadalajara. A ponte adjacente foi erguida no final do século XIII pela Infanta Isabel, Senhora de Guadalajara, e pela sua irmã D. Beatriz de Castela para permitir o acesso ao convento de São Bernardo. Hoje a torre alberga uma exposição dedicada à história de Guadalajara medieval. A coleção inclui um modelo da cidade antiga onde se pode ver o antigo layout defensivo e as ruas estreitas.



Pela Manhã - Mapa Turístico de Guadalajara


Pela Tarde: Plaza Mayor

A Plaza Mayor é o coração do centro histórico de Guadalajara. Esta icónica praça é o lar de vários restaurantes, bares e lojas. A Câmara Municipal também se encontra aqui localizada. A sua localização central torna-a também um ponto de encontro ideal.



Igreja de San Nicolás

Continue ao longo da Calle Mayor até chegar à Plaza de Jardinillo, uma encantadora praça com uma estátua de Neptuno do século XVI. Entre os edifícios notáveis destacam-se o Banco de Espanha, o Palácio dos Condes da Corunha e a Igreja de San Nicolás. Erguida em 1647, a igreja apresenta uma imponente fachada barroca, enquanto o interior é decorado em um estilo jesuíta clássico. Vale a pena vislumbrar o altar-mor e a estátua do comendador Rodrigo de Campuzano.



Igreja de San Ginés

A bela igreja de San Ginés na Plaza Santo Domingo é outra atração imperdível em Guadalajara. O destaque aqui é a fachada de estilo colonial com duas torres laterais. No interior, há pinturas, estátuas e capelas com designs antigos.



Parque Concordia

JA poucos minutos da igreja encontra-se o Parque Concordia. Dê um passeio por baixo das árvores ou relaxe nos bancos. O parque dispõe baloiços e escorregas, ideal para famílias.



Panteão da Duquesa de Sevillano

Este panteão foi construído em honra do pai e familiares de María Diega Desmaissières, também conhecida como Duquesa de Sevillano. Rodeado de árvores exuberantes, é um exemplo notável da arquitetura do século XIX, influenciada pela arte italiana. No seu interior, encontra-se uma mistura de pinturas, esculturas e túmulos.



Igreja de Santa María Micaela

A nossa última paragem é a igreja de Santa María Micaela. Projetada por Velázquez Bosco, esta igreja do século XIX tem uma única nave com três níveis. Segue o estilo mudéjar, mas alguns elementos, como o arco do coro, datam do renascimento.



Pela Tarde - Mapa Turístico de Guadalajara


Outras atividades a fazer em Guadalajara

  • Alcalá de Henares: Alcalá de Henares é conhecida como o berço de Miguel de Cervantes, o brilhante autor de “Dom Quixote”. A casa onde ele nasceu é agora um museu dedicado ao seu trabalho. Fique atento ao número 48 na Calle Mayor, onde poderá avistar uma escultura em tamanho real de Dom Quixote e Sancho Pança sentado num banco. Outras atrações na cidade incluem a Universidade, a Torre de Santa María e o Corral de Comedias, um antigo teatro do século XVII.


  • Parque Natural de Alto Tajo: Encontrará esta reserva natural entre Guadalajara e Cuenca. Aqui está a rede mais extensa de ravinas e desfiladeiros em Castela-La Mancha. O cenário é ideal para caminhadas, mas também há oportunidades para praticar caiaque, rapel ou BTT.



As melhores atividades a fazer com crianças em Guadalajara

Há algumas atividades a fazer em Guadalajara com crianças. A cidade é relativamente pequena, pelo que pode facilmente explorá-la a pé. Para além das principais atrações, as famílias podem visitar o Jardim Zoológico de Guadalajara gratuitamente. Em alternativa, podem fazer caminhadas ou andar de caiaque ao longo do Parque Natural de Alto Tajo.



Onde comer em Guadalajara

Como a maior parte de Castela-La Mancha, Guadalajara é conhecida pelos seus pratos de carne. O cordeiro e o cabrito assados são algumas das principais especialidades. Outros ingredientes favoritos incluem truta, lagosta e carne de porco. Abaixo encontram-se alguns dos melhores locais para comer em Guadalajara:

  • Casa Palomo: Este restaurante familiar está localizado ao lado da concatedral da cidade. A decoração é rústica, com paredes de tijolo e chão de cerâmica. Rabo de boi, leitão, borrego e cogumelos são algumas das escolhas disponíveis no menu.


  • Bureo: Bureo centra-se num conceito de nouvelle cuisine. Oferece uma variedade de pratos, incluindo frutos do mar e opções de carne. Certifique-se de deixar espaço para o cheesecake, uma das especialidades da casa.


  • Dávalos: Este espaçoso restaurante está convenientemente localizado no centro da cidade. O menu apresenta especialidades locais como rabo de boi e peixe fresco. Para sobremesa, experimente os bizcochos borrachos, uma espécie de bolo esponja típica desta região.


Onde ficar em Guadalajara

  • Hotel AC Guadalajara (4 estrelas): A apenas alguns passos do Palácio do Infantado, este hotel contemporâneo oferece fácil acesso às principais atrações da cidade. Dispõe de 103 quartos com um design mínimo. As instalações incluem um centro de fitness e um lounge com cocktails e tapas para partilhar.


  • Hotel Pax Guadalajara (4 estrelas): Situado na periferia da cidade, este hotel oferece 105 quartos. Os clientes podem aceder aos jardins e ao estacionamento, que inclui zonas de carregamento para carros elétricos.



Melhor altura para visitar Guadalajara

A melhor altura para visitar Guadalajara é por volta de maio. O clima é agradável o suficiente para se fazer turismo, com temperaturas que variam entre 20ºC e 26ºC. Em julho, fica muito mais quente, podendo atingir os 32ºC. Janeiro, por sua vez, é o mês mais frio do ano, com uma temperatura média de 10ºC.



Festivais de Guadalajara

  • Festival de Teatro Medieval em Hita: O principal festival de Guadalajara é o Festival de Teatro Medieval. Apresentações teatrais medievais, marchas e danças têm lugar na cidade de Hita. Tudo começa no início de julho com as “Botargas” (uma fantasia multicolorida usada em representações teatrais ou festividades semelhantes) e “Danzantes de la Somosierra” (Dançarinas da Somosierra), um espetáculo que inclui flautas e “dulzainas” (um instrumento semelhante a um clarinete). Outras atividades incluem um almoço medieval e a corrida dos touros.


Voltar para Espanha Tours