Com praias de prestígio e aldeias remotas, Vila do Bispo é a jóia do oeste algarvio. A costa de Vila do Bispo faz parte do Parque Natural da Costa Vicentina, uma das maiores áreas protegidas em Portugal, estendendo-se por 100km desde o Algarve até ao Alentejo. Sagres é a vila mais famosa deste concelho, mas há outros sítios que vale a pena visitar, incluindo a Luz, o Burgau e Salema.
O itinerário que se segue irá mostrar-lhe as melhores coisas para fazer em Vila do Bispo para que não perca nada.
Outrora uma pequena vila piscatória, a Luz tem crescido desde então tornando-se uma vila popular de resorts. Situa-se numa baía abrigada do oceano Atlântico pela Rocha Negra, uma formação rochosa negra formada há cerca de 150 milhões de anos atrás. A praia aqui tem águas calmas e pouco profundas, fazendo dela o sítio ideal para famílias com crianças pequenas. Na ponta mais oeste da praia está uma pequena enseada com uma praia, a Prainha, que é normalmente mais sossegada.
Depois de relaxar pela praia, dê um passeio ao longo do paredão, delineado por bares e restaurantes, e mantenha-se atento para ver as ruínas das termas romanas. De seguida visite os monumentos da vila, como a igreja da Nossa Senhora da Luz, do século dezasseis, e o forte do século dezassete que protegeu a Luz de ataques piratas. Atualmente, o forte tem um restaurante e jardins agradáveis.
A poucos quilómetros a oeste da Luz fica o Burgau, uma pequena aldeia com pouco mais de 400 residentes. À medida que se aproxima da aldeia, será recebido por uma paisagem pitoresca de casas pintadas de branco e ruas estreitas de calçada.
A praia de Burgau é o local mais importante desta aldeia. Esta pequena praia está rodeada por arribas e desaparece quase por completo quando a maré está alta, por isso é melhor verificar a tábua das marés antes de ir. A praia foi premiada com uma bandeira azul e está entre as 10 melhores praias do Algarve. Tome um café num dos cafés virados para o mar e depois siga para o Forte de Almádena, que é um sítio ótimo para admirar a costa da Vila do Bispo.
A próxima paragem é na aldeia de Salema. À semelhança do Burgau, Salema está preenchida por casas pintadas de branco e restaurantes de marisco e peixe, a oferecer uma grande variedade de peixe fresco. Fique por aqui para almoçar num destes estabelecimentos antes de ir para a praia. A praia de Salema permanece um dos segredos mais bem escondidos do Algarve, com a sua areia fofa e águas cristalinas. Existem pegadas de dinossauro gravadas nas rochas da praia. Pode avistá-las numa rocha amarela lisa perto da escadaria de madeira que o leva à aldeia.
Pode observar pegadas de dinossauro numa rocha amarela lisa, perto das escadas de madeira que vão em direção à aldeia, Praia de Salema, Portugal
Depois da praia volte para o carro e vá até à Raposeira para visitar o Menir do Padrão, um dos muitos monólitos em Vila do Bispo. O menir tem cerca de 2 metros de altura e foi construído entre o 4º e o 3º milénios AC.
Continue na estrada em direção a outro monumento megalítico chamado Monte dos Amantes, onde irá descobrir vários menires danificados no chão, alguns deles com símbolos gravados.
Finalmente siga para o centro de Vila do Bispo, onde irá encontrar a igreja da vila. Construída durante o final do século dezasseis, é uma das únicas atrações por aqui. Assim que entra será deslumbrado pelo seu interior. Para qualquer lado que olhe há algo que vale a pena admirar: as paredes laterais cobertas em azulejos azuis e brancos, os tetos pintados à mão e o altar trabalhado no fundo da igreja.
A zona de Vila do Bispo é ideal para uma viagem de carro em família. As crianças vão gostar de explorar as pequenas aldeias na rota e de nadar nas praias locais. Se seguir em direção a Sagres, encontrará várias escolas de surf que têm aulas para crianças.
O Algarve Horse Riding também tem aulas de equitação à volta do parque natural e da praia perto da Raposeira. Em alternativa, pode fazer uma caminhada ou andar de bicicleta nos numerosos trilhos da área.
Os restaurantes em Vila do Bispo oferecem uma variedade de peixe fresco ao longo do ano e durante a época de caça, entre outubro e dezembro, também pode encontrar pratos como javali selvagem, perdiz e lebre. Em baixo estão as nossas sugestões de alguns dos melhores sítios para comer em Vila do Bispo:
Prefere um aluguer de férias ao invés de um hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias em Vila do Bispo.
Logo à saída de Luz irá encontrar o Boavista Golf Resort. Aberto desde 2002, não demorou muito para que este campo de 18 buracos, par 71 se tornasse um dos melhores do oeste algarvio. Este campo já recebeu campeonatos e tem todas as instalações que possa precisar e se não quiser ficar na praia da Luz, pode ficar no próprio resort do golfe. Este resort tem villas e apartamentos incríveis para alugar, um spa e uma piscina exterior. Para reservar um apartamento ou uma villa no Boavista contacte-nos e iremos assegurar-nos que encontra o espaço certo para as suas necessidades.
A melhor altura para vir é durante a época de verão, de junho a setembro, quando o tempo está quente e o mar em perfeitas condições para nadar e fazer desportos aquáticos. Contudo não se esqueça que esta também é a época mais movimentada do ano e os preços do alojamento e das atividades podem ser mais altos. Se preferir evitar multidões, pode vir no início da primavera ou no outono, quando o tempo ainda está agradável e há menos turistas.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos