Encontrará a cidade histórica de Viana do Castelo entre o rio Lima e o Oceano Atlântico. Durante a Época dos Descobrimentos, Viana era um ponto de partida para os exploradores portugueses e mais tarde tornou-se um porto para o comércio do bacalhau. Esta ligação ao mar ainda é visível hoje na gastronomia tradicional e museus da cidade, como o Museu do Traje e o navio Gil Eannes.
A zona velha da cidade está repleta de edifícios históricos, mas o verdadeiro fator de interesse para os visitantes é a vista dramática que se pode ter do Monte Santa Luzia. No topo desta colina encontram-se um imponente santuário neo-bizantino e as ruínas de uma aldeia da Idade do Ferro, a que pode aceder através de um funicular.
Há também várias praias perto da cidade, onde pode ir dar um mergulho ou praticar desportos aquáticos como surf e bodyboard.
Se está a questionar-se sobre o que fazer em Viana do Castelo, abaixo encontra-se um guia com os pontos principais da cidade. No final, incluímos uma secção com os melhores restaurantes e hotéis, para que possa aproveitar ao máximo sua estadia.
Ao chegar ao centro da cidade, um edifício amarelo impressionante sobressai de imediato. Trata-se do Museu do Traje, um museu dedicado aos trajes tradicionais de Viana do Castelo. No seu interior encontrará uma variedade de roupas usadas pelos locais ao longo dos séculos para a agricultura, pesca ou eventos especiais, como peregrinações. No andar de baixo há uma exposição de jóias de ouro, que também são típicas desta região.
Em frente ao museu está a pitoresca Praça da República, a praça central de Viana do Castelo. É aqui que encontrará muitos dos locais principais da cidade, como o Chafariz, uma fonte Renascentista construída em 1554, a antiga câmara municipal e a Igreja da Misericórdia, do século XVI. Há também alguns cafés, por isso pode parar por aqui para beber qualquer coisa.
Do lado de fora, a Igreja da Misericórdia destaca-se pela sua fachada Renascentista e arcada Veneziana. João Lopes, que trabalhou na fonte da praça, foi quem também desenhou esta magnífica igreja no século XVI. Foi renovada mais tarde e o resultado foi o seu atual interior Barroco, com azulejos pintados à mão a cobrir as paredes, peças do altar douradas e belos frescos a adornar o teto.
A poucos passos da praça tem a Catedral de Viana do Castelo, também conhecida como Catedral de Santa Maria Maior. Esta igreja impressionante remonta ao século XV, mas passou por várias mudanças ao longo dos séculos, resultando numa mistura de estilos arquitetónicos. As torres de estilo Românico dão-lhe a aparência de uma fortaleza no exterior e a porta Gótica atrai os visitantes com as suas belas esculturas em pedra. Entre e encontrará uma série de capelas Renascentistas escondidas debaixo dos tetos abobadados.
Depois de visitar a catedral, desça a pé até à marina de Viana do Castelo. A partir daqui pode-se ver a Ponte Eiffel, uma ponte com vários níveis desenhada por Gustave Eiffel, em 1878. A ponte atravessa o rio Lima, fazendo a ligação às praias da costa sul da cidade, como a Praia do Cabedelo. Se quiser passar algum tempo na praia, confira a secção das Praias de Viana do Castelo mais abaixo.
Da marina, siga o paredão ao longo do rio, passando por um parque, até ver um grande navio branco junto à água. É conhecido como Gil Eannes e trata-se de um antigo navio hospital que apoiava embarcações que partiam para pescar nas terras recém-descobertas. A sua última viagem foi em 1973, a partir daí foi deixado ao abandono em Lisboa até que uma campanha pública o resgatou e trouxe de volta a Viana. Hoje, totalmente restaurado, o navio Gil Eannes está aberto ao público como um museu, permitindo-lhe subir a bordo e explorar as suas cabines. No interior da embarcação encontrará uma variedade de equipamentos médicos, incluindo máquinas de raio-X e uma sala de operações.
Se continuar a descer até às docas, chegará em breve ao Forte de Santiago da Barra, também conhecido como Castelo de Viana. Trata-se de uma fortaleza do século XVI que protegeu a cidade de ataques piratas no passado. Vale a pena passear pelas suas muralhas para admirar as vistas para o mar e para o Monte de Santa Luzia.
O local mais icónico de Viana do Castelo é possivelmente o Santuário de Santa Luzia, uma deslumbrante igreja neo bizantina que fica no cimo do Monte de Santa Luzia. Há três maneiras de aqui chegar: pode conduzir, apanhar o funicular ou subir os 659 degraus, se estiver a sentir-se com coragem.
O santuário foi concluído em 1959 e apresenta um estilo semelhante ao do Sacré-Coeur em Paris, combinando elementos neogóticos e bizantinos. Lá fora, é impossível não ficar a admirar a magnífica paisagem que inclui as montanhas, o rio e o oceano. Para uma vista ainda mais vasta, pode ainda subir até a cúpula da igreja. Um elevador leva-o até a meio caminho, mas a secção final inclui uma escada estreita em espiral. O interior é bastante moderno, no entanto o altar destaca-se com as suas pinturas afrescos e esculturas em mármore.
Logo atrás do santuário, irá encontrar outro lugar importante: a Citânia de Santa Luzia. À semelhança de Guimarães, estas ruínas pertenciam a uma aldeia Celtibérica. Esta povoação histórica fortificada remonta ao século IV a.C. e pode atravessá-la seguindo um passadiço. A sua localização privilegiada acima de uma montanha tornou possível aos moradores vigiarem o estuário de Lima, mais abaixo, e hoje os visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas daqui enquanto contemplam o que ficou da aldeia. Para obter informações detalhadas sobre este lugar, certifique-se de levar um folheto do centro de interpretação ou de reservar uma visita guiada com antecedência.
Viana do Castelo tem uma série de praias incríveis, que se estendem para norte e para sul da costa da cidade.
Se quiser ficar perto do centro da cidade, a Praia do Norte e a Praia do Cabedelo são as suas melhores opções. A Praia do Norte é uma pequena praia urbana, que tal como o nome indica, fica a norte de Viana. Apesar do areal não ser muito extenso, a enorme piscina de água salgada compensa. Ao longo da praia, encontrará dois cafés onde pode ir beber qualquer coisa.
Do outro lado do rio, a sul da cidade, tem a Praia do Cabedelo. Para aqui chegar, terá de conduzir ou apanhar um ferry. O ferry parte perto do centro cultural e demora cerca de cinco minutos para chegar à outra margem. Daí demora-se mais alguns minutos a pé para chegar à praia. Oferece condições perfeitas para praticar desportos aquáticos, como surf e windsurf.
A poucos quilómetros do Cabedelo tem as praias do Rodanho e da Amorosa. A Praia do Rodanho oferece um areal vasto rodeado por dunas e vegetação. No verão, esta praia acolhe muitos nudistas, que apreciam o seu ambiente tranquilo. A Praia da Amorosa também está protegida por dunas e é um local favorito para fazer surf e bodyboard. Quando a maré está baixa, podem observar-se muitas espécies, como lapas, mexilhões ou estrelas-do-mar.
Há mais três praias perto de Viana do Castelo que também vale a pena visitar: a Praia do Carreço, a Praia da Arda e a Praia de Afife. A Praia do Carreço está abrigada do vento, fazendo dela uma escolha popular entre as famílias. Ao caminhar até à praia, poderá ver o corvo-marinho-de-crista, uma ave marinha de cor escura que habita nesta região. Se vier para aqui, certifique-se de visitar os moinhos de vento tradicionais de Montedor, situados nas proximidades. Já a Praia da Arda atrai uma multidão mais jovem, e é famosa entre surfistas e bodyboarders. Há uma escola de surf aqui, caso queira fazer uma aula.
Finalmente, há a Praia de Afife, uma praia grande com areias douradas, a que pode aceder por um passadiço de madeira. Geralmente o mar aqui é forte, então também atrai muitos surfistas. As famílias podem desfrutar da ponta sul da praia, uma vez que aqui o rio encontra-se com o mar, formando uma pequena lagoa.
Viana do Castelo oferece uma panóplia de atividades para os mais novos. Por exemplo, as famílias e fãs de chocolate poderão desfrutar de uma visita ao Hotel Fábrica de Chocolate. Trata-se de um hotel boutique instalado numa antiga fábrica de chocolate, com um pequeno museu que tem exposições interativas divertidas sobre as origens e a história deste ingrediente tão doce.
As crianças também vão adorar subir a bordo do navio Gil Eannes ou apanhar o funicular até ao Monte de Santa Luzia. No verão, podem dar um passeio até à praia para nadar ou desfrutar de um passeio de barco pelo Rio Lima.
Existem muitos restaurantes em Viana do Castelo onde pode desfrutar de uma boa refeição. Abaixo estão algumas das nossas sugestões:
Se estiver à procura de um hotel em Viana do Castelo sugerimos os seguintes: a Pousada de Viana do Castelo, o Hotel Fábrica do Chocolate ou o Hotel Feel Viana.
A Pousada de Viana do Castelo fica no alto do Monte Santa Luzia, oferecendo vistas incríveis para a cidade e para o oceano. Quer esteja a descansar no seu quarto ou a tomar o pequeno-almoço no terraço, tem sempre um vislumbre do imponente Santuário de Santa Luzia na colina oposta. Este hotel de 4 estrelas também inclui uma piscina exterior, um restaurante e um spa.
Os amantes de chocolate vão sentir-se em casa no Hotel Fábrica do Chocolate. Alojado numa antiga fábrica de chocolate, este boutique hotel funciona também como museu. Existem 18 quartos e cada um deles tem um tema diferente, de "Hansel e Gretel" a "Charlie e a Fábrica de Chocolate". Os hóspedes podem escolher entre uma série de experiências, incluindo tratamentos de chocoterapia, uma degustação de chocolate ou uma visita ao museu interativo, para aprender mais sobre as origens deste ingrediente delicioso.
Se quiser estar perto da praia, o Hotel Feel Viana é o lugar ideal para si. Este hotel de quatro estrelas fica no interior de um edifício de madeira moderno, enquadrando-se perfeitamente com a sua envolvente natural de praias e pinheiros. Os hóspedes podem escolher entre os 46 quartos ou ficar num dos nove bungalows acolhedores. Existem vários restaurantes e bares no local, bem como duas piscinas, um ginásio, clubes infantis e um spa com sauna e banho turco. Dentro do espaço do hotel também há um centro desportivo onde se pode inscrever para uma série de experiências, incluindo kitesurf, surf, stand up paddle ou mountain biking.
A melhor altura para visitar Viana do Castelo é entre os meses de junho e agosto. Apesar de ser a época com mais movimento, é também a altura ideal para aproveitar ao máximo as praias da cidade e presenciar festas tradicionais como as Festas da Senhora d’Agonia. A primavera e o outono também são boas alternativas. O clima ainda está relativamente quente e pode aproveitar as principais atrações da cidade com menos multidões.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos