Nas profundezas do oceano Atlântico, perto da costa norte africana, encontram-se as Ilhas Canárias. Este arquipélago espanhol é o lar de oito ilhas, todas com paisagens distintas. As praias de areia preta e branca chamam mais à atenção, mas há também percursos entre as montanhas, vulcões e ambientes desérticos. Junte-se a nós enquanto exploramos estas ilhotas vulcânicas uma a uma. Vamos levá-lo às profundezas das florestas místicas, a observar baleias ao largo da costa, bem como estrelas desde o topo de uma cratera. Pode fazer como nós e visitar todas as ilhas ou então escolher aquelas com as suas paisagens e atividades favoritas.
Nota: Os links neste artigo irão encaminhá-lo para um itinerário personalizado de cada ilha, que inclui dicas sobre o que visitar, restauração e alojamento.
Sugerimos ficar pelo menos uma semana nas Ilhas Canárias. As ilhas maiores como Tenerife e Gran Canaria merecem um pouco mais de tempo, mas se a sua estadia for mais curta, pode ficar alguns dias em La Palma ou La Gomera. Este itinerário cobre cerca de um mês, mas é claro que fica ao seu critério e consoante a sua disponibilidade.
Tenerife e Gran Canaria são as melhores ilhas onde ficar. A maioria das companhias aéreas tem conexões para uma delas ou ambas. A partir daqui, pode facilmente seguir de avião ou de barco para as outras ilhas.
A maioria das conexões aéreas para as Ilhas Canárias aterram em Tenerife. A ilha tem dois aeroportos, um no norte (TFN) e outro no lado sul (TFS). O primeiro oferece conexões para as ilhas menores, enquanto o lado sul cobre principalmente voos internacionais. Fuerteventura, Gran Canaria, Lanzarote e La Palma também oferecem conexões para o Reino Unido e outros países europeus. Alternativamente, pode ir para Cádiz ou Huelva na Espanha continental e apanhar um ferry para Gran Canaria ou Las Palmas. A viagem de ritmo lento pode durar entre 30 a 40 horas, por isso tenha isso em mente ao planear as suas férias.
Pode viajar entre as ilhas de avião ou de barco. Nas Ilhas Canárias, há companhias que proporcionam voos interilhas, entre as quais Binter Canarias e Iberia. Outra opção popular é seguir de ferry. Esta tende a ser a opção mais fácil, pois os portos estão localizados bem perto de cidades. As companhias de ferry que operam no arquipélago incluem a Naviera Armas, Líneas Romera, Fred. Olsen Express, Transmideterránea e Biosfera Express. Gran Canaria e Tenerife oferecem conexões para todas as ilhas. La Graciosa é a única ilha que não tem conexões aéreas. A maneira mais fácil de chegar é ao apanhar um ferry desde Lanzarote.
Tenerife é a maior das Ilhas Canárias. Quer esteja a explorar os percursos pedestres ou a apanhar banhos de sol na praia, a verdade é que há muito para o manter ocupado. Passamos uma semana aqui a explorar a ilha de norte a sul. A nossa jornada começou com uma caminhada até ao El Teide, o pico mais alto de Espanha e o mais icónico de Tenerife. Em seguida, fomos direto para a costa para explorar as estâncias balneares populares como a Costa Adeje e a Praia Las Américas. Terminamos ao visitar os monumentos ao redor de San Cristóbal de Laguna e Santa Cruz de Tenerife, a capital da ilha. A capital realmente ganha vida durante as festividades de carnaval, quando desfiles animados chegam às ruas.
A leste de Tenerife está a popular ilha de Gran Canaria. O cenário aqui muda drasticamente de um canto para o outro. Um dia pode estar a caminhar no meio de montanhas exuberantes e no outro por uma reserva de dunas de areia. Espalhadas pela costa estão dezenas de praias e piscinas naturais rodeadas de falésias ou passeios movimentados. Outros lugares como o Cenóbio de Valerón, Roque Nublo e Barranco de Las Vacas revelam as raízes geológicas da ilha. Enquanto isso, a movimentada capital de Las Palmas está repleta de monumentos históricos e museus.
Lanzarote está intrinsecamente ligado aos projetos arquitetónicos de César Manrique. O arquiteto local concebeu muitos dos pontos turísticos icónicos da ilha, incluindo o Jardim de Catos e os Jameos del Agua, um túnel vulcânico com cavernas e uma lagoa subterrânea. Outra vista fantástica é o Parque Nacional de Timanfaya, lar de vários percursos pedestres. Começamos a nossa viagem ao visitar os pontos turísticos históricos em torno de Arrecife e Teguise antes de seguir para as montanhas e as praias. Também aproveitamos para provar o vinho da ilha numa bodega local.
Enquanto estiver em Lanzarote, pode organizar uma viagem de um dia para La Graciosa. O ferry parte de Órzola e demora cerca de meia hora para chegar a Caleta del Sebo, a capital da ilha. Depois de visitar a cidade, pode caminhar até a Montanha Amarilla ou andar ao longo da costa, parando para nadar numa das praias.
A nossa jornada continua em Fuerteventura. Aqui, encontrará algumas das melhores praias das Canárias, desde a Península de Jandía no sul até El Cotillo no norte. Há também o Parque Natural de Corralejo com as suas dunas protegidas e enseadas isoladas como a Praia del Moro. Do Porto de Corralejo, pode apanhar um ferry para a ilhota vizinha, a Ilha de Lobos.
Depois de cobrir as ilhas do lado leste, fizemos o nosso caminho para La Palma, também conhecida como La Isla Bonita (A Ilha Bonita). Passeamos pela capital, Santa Cruz de La Palma, capturando edifícios históricos como a Igreja del Salvador e a Câmara Municipal. Toda a ilha é considerada uma reserva da biosfera da UNESCO graças à sua paisagem natural notável, que inclui vulcões, ravinas, cavernas marinhas e túneis de lava. Observe as estrelas desde Roque de Los Muchachos, o pico mais alto da ilha, e fique atento aos golfinhos e baleias ao largo da costa.
La Gomera é conhecida pela sua paisagem selvagem. Há apenas algumas praias aqui, a maioria com areia vulcânica preta. A cidade principal, San Sebastián de La Gomera, é onde Cristóvão Colombo se abasteceu antes da sua viagem para as Américas. Estas ligações históricas explicam o porquê de La Gomera ser frequentemente chamada de La Isla Columbiana (A Ilha Columbiana). Aventure-se no interior e chegará ao Parque Nacional Garajonay, uma antiga floresta laurissilva. Pode caminhar pelos jardins seguindo o percurso circular Cañada de Jorge.
A nossa última paragem é El Hierro, uma das ilhas mais pequenas do arquipélago. Longe das estâncias agitadas de Tenerife e Gran Canaria, El Hierro oferece uma atmosfera mais tranquila. Tire algum tempo para explorar as piscinas naturais da ilha e caminhar pela floresta, parando para admirar as vistas de um dos miradouros locais como o Miradouro de La Peña.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos