Coisas para fazer em Vigo, Espanha

Vigo é uma cidade costeira no norte de Espanha muitas vezes esquecida. Para além do seu centro cultural, no qual pode caminhar, esta cidade beneficia da sua proximidade com a praia, como é o caso da Playa del Vao e da Playa de Samil. Vigo é também a principal porta de entrada para as paradisíacas Ilhas Cíes, as ilhas remotas que só consegue aceder através de barco.

A cidade histórica, também conhecida como Casco Vello, é o coração da cidade, cheio de bares e restaurantes animados que servem deliciosos pratos galegos.

Esta cidade espanhola fica a aproximadamente 90km a sul de Santiago de Compostela e apenas a 35km de Portugal, permitindo que consiga aproveitar viagens de um dia em ambas as regiões. Descubra as melhores coisas para fazer em Vigo com o nosso itinerário de dois dias, incluindo dicas de onde comer e a melhor altura para visitar.



Dia 1

Manhã: Monte del Castro

Comece a sua viagem de Vigo em Monte del Castro. Estando nesta colina, pode ver algumas das melhores vistas da cidade. Está dividida em diferentes encostas: no topo, vai encontrar um parque comunitário e um castelo antigo, conhecido como Castelo do Castro; no final abaixo, está o sítio arqueológico de Yacimiento el Castro, que remonta aos séculos I e III a.C. O miradouro está localizado na encosta mais alta, perto do castelo. Num dia claro consegue ver as Ilhas Cíes desde aqui.



MARCO (Museo de Arte Contemporánea de Vigo)

Do el Castro, dirija-se até ao MARCO, o museu de arte contemporânea de Vigo. Fundado em 2002, este museu é relativamente recente, especialmente quando comparado a outros pela Europa. Encontra-se no local da antiga prisão da cidade e exibe uma variedade de exposições temporárias de artistas experientes ou em ascensão. O objetivo primário deste é celebrar a arte moderna, trabalhando como um dos centros culturais de Vigo.



Sede Afundación Vigo

O Centro Social Afundación Vigo é o maior centro de exposições da cidade. Situa-se dentro da Casa Bárcena, um centro impressionante restaurado com um charmoso jardim interior. Uma visita guiada dá-lhe acesso à coleção de arte da fundação. Se estiver a visitar com crianças, pode sempre levá-las ao Naturnova, um centro educativo, onde elas podem aprender mais sobre o ambiente e o sistema solar.



Tarde: Cidade Histórica

A cidade histórica de Vigo é cheia de tesouros por descobrir. Comece o seu passeio na Praza Puerta del Sol, onde vai encontrar a escultura O Sereo, marcando o quilometro zero de Vigo. Depois, perca-se nas ruas estreitas pitorescas e nas praças.


Passe pela Praza da Princesa e desça até ao mar até chegar ao bairro O Berbés. Esta zona era uma antiga aldeia de pesca e mantém-se fiel à sua tradição, sendo atualmente a casa do porto naval e piscatório.


Outras atrações que deve visitar são as ruas de artesanato e restaurantes. Na Rúa dos Cesteiros, vai encontrar uma rua cheia de pequenas lojas de artesanato que vendem uma variedade de artesanatos, enquanto a Rúa das Ostras é o sítio perfeito para experimentar ostras, uma das especialidades locais.



Colexiata de Santa María de Vigo

Continue a sua viagem pela cidade histórica na Co-catedral de Santa María, também conhecida como Co-catedral de Vigo. Localizada perto do Mercado da Pedra e da Praza da Constitución, este edifício facilmente salta à vista dos restantes. A Co-catedral foi reconstruída numa antiga igreja e cemitério e hoje encontra-se nos melhores edifícios neoclássicos da Galícia. Tem também elementos barrocos como as duas torres do lado de fora dos corredores. A maioria das pessoas vem aqui para a ver a estátua do Cristo da Vitória (Cristo de la Victoria), o símbolo religioso mais importante de Vigo – tanto que há uma procissão em sua honra todos os anos no primeiro domingo de agosto.



Distrito de Ensanche

Apenas a poucos minutos da catedral está o distrito de Ensanche. Esta é a zona para ir se quiser conhecer o lado mais moderno da cidade. Vai encontrar todos os tipos de atividades de lazer aqui incluindo museus, exibições, música, galerias de arte e diversas lojas. Dê um passeio pela zona e desça até ao Estuário de Vigo, em direção até ao Real Clube Náutico de Vigo. Se continuar a caminhar ao longo da Marina, vai encontrar o centro comercial A Laxe num dos lados e quebra-mar (e o seu farol) do outro. Daqui, pode presenciar um dos melhores pores do sol de Vigo.



Rúa da Pescadería

Se quiser experimentar o melhor marisco de Vigo, tem de parar na Rúa da Pescadería, localizada perto do porto. Esta rua está cheia de restaurantes de peixe e marisco e, particularmente, as melhores ostreras (ostras). Normalmente, aqui, pode pedir ostras entre as 10:30 e as 15:30. Certifique-se também de pedir um copo de vinho Albariño, fazendo assim uma combinação tradicional de Vigo.



Mapa da viagem de Vigo


Dia 2

Manhã: Ermida da Nossa Señora da Guía

Na periferia de Vigo, vai encontrar a Ermida da Nossa Señora da Guía. O estilo barroco de Santiago de Compostela inspirou a construção deste santuário, dedicado a Nossa Señora da Guía. O arquiteto Manuel Gómez Román realizou este projeto em 1952, mas é um local religioso desde, pelo menos, o século XVI.



Puerto de Vigo

Vigo tem um porto lotado, recebendo navios e cruzeiros de toda a parte do mundo.


É também daqui que consegue ir até às Ilhas Cíes, três das ilhas mais bem preservadas do mundo. Para chegar até aqui, pode reservar uma viagem de barco ou alugar um iate em Vigo. O arquipélago Cíes tem três ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Martiño. As duas primeiras estão ligadas por uma longa extensão de areia que pertence à Playa de Rodas. Pode nadar nas suas águas cristalinas e observar a vida selvagem que faz com que as Ilhas Cíes façam parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. Dentro das espécies pode encontrar aqui os pequenos golfinhos conhecidos como arroaces. Se estiver a planear dormir nas ilhas, tem de trazer uma tenda, uma vez que só é permitido acampar nesta zona.



Museo do Mar de Galicia

A ligação de Galícia e Vigo ao mar é tão profunda e necessária para a cultura da região, que é fácil de perceber o porquê de haver todo um museu dedicado a contar essa história. O Museo do Mar de Galicia ocupa a antiga fábrica de conservas de Alcabre-Molino de Viento. O edifício foi renovado por Aldo Rossi e César Portela e mistura elementos tradicionais e modernos. Este inclui cinco baías restauradas, um cais, um aquário e um farol. Por dentro, vai encontrar todos os tipos de exposições, principalmente relacionadas com o mar e a pesca, com o foco na preservação marinha. O museu tem também um corredor com exposições temporárias, onde vai descobrir a recreação das Rías (portos galegos) e a representação de uma aldeia local da idade do ferro, conhecida como Castro de Punta do Muiño do Vento.


Tarde: Praias de Vigo

Aproveite a tarde numa das praias de Vigo. Perto do Museo do Mar e a cerca de 7km de distância do centro da cidade está a Playa de Samil. Esta praia estende-se por quase 1km e está rodeada de várias comodidades, como cafés, restaurantes, parques de skate, parques infantis, campos de basquete e três piscinas de água salgada. Mais para o sul está a Playa del Vao, que tem muito menos gente. Ambas as praias têm areia branca e fina banhada em águas cristalinas, fazendo com que sejam o sítio ideal para relaxar.



Museo Quiñones de León

Termine o dia no Museo Quiñones de León. Situado numa incrível casa do século XVII, este museu está imerso em lagoas, jardins e fontes. Localizado no Parque Castrelos, mostra exposições relacionadas com os restos arqueológicos encontrados na cidade (desde o Paleolítico até à Idade Média), assim como arte galega. O rés do chão inclui também pinturas europeias do século XVII até ao século XVIII. Depois de visitar o edifício, vale a pena caminhar nos jardins ao seu redor, projetados em 1890 por Jacinto de Matos, um jardineiro paisagista português. Aqui pode encontrar o Jardim Sensorial, uma visita a um jardim único criado para pessoas invisuais, onde os visitantes são guiados através do seu tato e olfato.



Mapa da viagem de Vigo


Viagens de um dia desde Vigo

  • Pontevedra: Situada ao lado do Rio Lérez, Pontevedra é cheia de animados bares de tapas, cafés e lojas. Localizada a cerca de meia hora de distância de Vigo, era a maior cidade da Galícia no século XVI e um porto importante na região. Foi aqui que o navio almirante de Colombo, Santa María, foi construído e graças a isso, muitos locais acreditam que ele era, de facto, espanhol e não genovês. Dispense algum tempo para explorar a parte histórica da cidade e depois visite o vilarejo pitoresco de Combarro, localizado nas redondezas.

  • Baiona: Localizada a 35km a sul de Vigo, Baiona é uma charmosa vila resort que merece ser visitada. É a casa de praias imaculadas e de uma fortaleza que remonta ao século XII.

  • Santiago de Compostela: Santiago é a paragem final para os milhares de peregrinos que fazem o Camino de Santiago todos os anos. É também a capital da região da Galícia, fazendo com que seja uma cidade emocionante para visitar. Enquanto aqui estiver, não se esqueça de visitar a catedral e os mosteiros locais. A cidade fica a cerca de uma hora de distância de carro de Vigo.

  • A Guarda: A Guarda é outra vila piscatória, onde o Río Miño flui para o Atlântico. Compensa visitar o porto e experimentar marisco fresco num dos restaurantes locais. Outros destaques incluem um hotel localizado num antigo convento e o Casco Antiguo com os seus charmosos edifícios em pedra. A maioria dos visitantes para em A Guarda para ver o Monte de Santa Trega, uma colina fora da vila, ocupada por ruínas antigas.



Melhores coisas para fazer com crianças em Vigo

Vigo é um ótimo destino para famílias. As crianças vão adorar explorar o Castelo do Castro e o parque ao seu redor, assim como as ruas à volta da cidade histórica. Se estiver a visitar durante o verão, pode relaxar numa das praias da cidade ou fazer uma viagem de barco até uma das ilhas paradisíacas das Ilhas Cíes. Pode nadar ou até mesmo praticar um pouco de snorkeling (mergulho em águas rasas). Outras atrações perfeitas para famílias incluem o Naturnova, um centro educativo onde as crianças podem aprender mais sobre o sistema solar e o ambiente, o Museo do Mar e a vila romana de Toralla.



Onde comer em Vigo

Não se vá embora de Vigo sem experimentar as suas deliciosas ostras e marisco. Para isto, deve dirigir-se até à Calle de las Ostras, onde os restaurantes são especializados nestes pratos. Polvilhe-os com limão, peça um copo de vinho Albariño, e estará pronto para desfrutar. Outro prato que vale a pena experimentar são as Mariscadas, nas quais juntam o melhor marisco da região num prato, incluindo lagosta e caranguejo. As tapas locais também se baseiam em peixe como chipirones (lulas bebés fritas) ou xoubas (pequenas sardinhas). Abaixo estão alguns dos melhores sítios para comer em Vigo, conde pode experimentar estes pratos:

  • Maruja Limón: Este restaurante com uma estrela Michelin está localizado perto da marina de Vigo. É dirigido pelos chefs Inés Abril e Rafa Centeio. Juntos, eles atendem a uma variedade de deliciosos menus sazonais. Os pratos têm um toque contemporâneo nas receitas locais tradicionais.

  • O Portón: Espere grandes quantidades de marisco assim que se sentar no restaurante O Portón. Localizado na Rúa de Pescadería, este restaurante serve pratos impressionantes cheios do mais delicioso marisco da cidade, como mexilhões, caranguejos e ostras.

  • The Othilio Bar: Este restaurante intimista serve comida tradicional galega com um toque diferente. O restaurante atualiza frequentemente o menu no seu quadro de giz com as especialidades do dia. Alguns dos destaques incluem brema com vegetais e molho ou costela sem ossos com guacamole.

  • Asador Soriano: Asador Soriano fica a 15 minutos de distância de carro do centro da cidade, mas compensa a visita. Este restaurante de estilo fazenda oferece um interior rústico com paredes de pedra, vigas expostas e um forno a lenha. A especialidade aqui é o lechazo (cordeiro assado).


Onde ficar em Vigo

  • Gran Hotel Nagari Boutique & Spa (5 estrelas): Com um spa luxuoso com vista para o Rio de Vigo, este hotel vai atraí-lo imediatamente. Os quartos têm janelas altas e pormenores em seda. Alguns ainda vêm com uma varanda privada sobre a Plaza de la Alameda. Outras comodidades incluem um restaurante e um terraço no topo com uma piscina e um bar.


  • Pazo Los Escudos Hotel & Spa Resort (5 estrelas): Perto do Museo do Mar, este hotel destaca-se pelo seu exterior que parece um castelo e com o seu luxuoso interior. Este é o único hotel de cinco estrelas em Vigo com piscina privada. Situado numa casa de campo galega, este tem candelabros a iluminar os quartos e as casas de banho em mármore. Todos os quartos incluem uma banheira de hidromassagem, e alguns oferecem vistas incríveis sobre o Rio de Vigo. Tem também um spa com uma piscina interior, sauna, banho turco e ginásio.


  • Hotel NH Collection Vigo (4 estrelas): Este hotel moderno beneficia da sua ótima localização, uma vez que está à distância de uma caminhada da marina e da cidade histórica. O hotel ocupa um edifício por volta do ano 1900, que foi restaurado e decorado de forma moderna – com tetos curvados e jacúzis em algumas casas de banho. Tem também um restaurante no local que serve deliciosos pratos galegos.


Melhor altura para visitar Vigo

A melhor altura para visitar Vigo é quando a probabilidade de chover é pouca ou nula, o que significa que será entre julho e setembro. As temperaturas são agradáveis durante esta altura com temperaturas máximas por volta dos 21ºC. É também uma ótima altura para apanhar algumas das principais festividades da cidade, incluindo as Fiestas del Carmen ou a Semana Grande.



Festivais de Vigo

  • La Reconquista: Este festival acontece todos os anos no dia 28 de março. La Reconquista honra os que tentaram enfrentar as Forças Napoleónicas Francesas – Vigo foi a primeira cidade a expulsar o exército de Napoleão fora da Europa. Os locais usam trajes da altura e juntam-se na rua da cidade histórica, reencenando esta batalha de 1809. Durante este festival de três dias, vai também encontrar barracas de comida que vendem deliciosos doces locais como empanadas (massa de farinha frita recheada com carne, peixe ou marisco), caranguejos, mexilhões, licores e vinhos.

  • Fiesta de los Mayos: Para celebrar a chegada da primavera, Vigo acolhe as Fiestas de los Mayos, um festival antigo que remonta ao período Neolítico. Maios são arranjos florias postos ao longo das cruzes cristãs, carregados ou expostos no chão. As celebrações são um lembrete do tempo que os agricultores costumavam pedir aos deuses boas colheitas e terra fértil. É celebrado com música e poesia ao longo das ruas.

  • Fiestas del Carmen: A Nossa Senhora do Carmo é o santo padroeiro dos marinheiros de Vigo. No dia 16 de julho, a cidade honra-a com uma festa com procissões tanto na terra como no mar. As pessoas decoram os barcos com flores e bandeiras para dar início a esta única e especial celebração.

  • Fiestas de Bouzas: Na segunda quinzena de julho, Vigo dá as boas-vindas às Fiestas de Bouzas, um festival de cinco dias conhecido pelos seus espetaculares fogos de artificio. A celebração honra o Cristo de los Afligidos. E, como todas as celebrações, não estaria completa sem barracas de comida e bares de rua. As danças tradicionais também acontecem em todos os cantos à medida que as pessoas esperam pelos fogos de artificio.

  • Festival de Vigo (Semana Grande): Este é o maior festival tradicional em Vigo, celebrado na primeira semana de agosto, com concertos por toda a parte. O destaque do evento é a procissão do Cristo da Vitória quando milhares de pessoas acompanham a figura até à Co-catedral de Santa María.

Voltar ao itinerário do norte de Espanha