Vigo é uma cidade costeira no norte de Espanha muitas vezes esquecida. Para além do seu centro cultural, no qual pode caminhar, esta cidade beneficia da sua proximidade com a praia, como é o caso da Playa del Vao e da Playa de Samil. Vigo é também a principal porta de entrada para as paradisíacas Ilhas Cíes, as ilhas remotas que só consegue aceder através de barco.
A cidade histórica, também conhecida como Casco Vello, é o coração da cidade, cheio de bares e restaurantes animados que servem deliciosos pratos galegos.
Esta cidade espanhola fica a aproximadamente 90km a sul de Santiago de Compostela e apenas a 35km de Portugal, permitindo que consiga aproveitar viagens de um dia em ambas as regiões. Descubra as melhores coisas para fazer em Vigo com o nosso itinerário de dois dias, incluindo dicas de onde comer e a melhor altura para visitar.
Comece a sua viagem de Vigo em Monte del Castro. Estando nesta colina, pode ver algumas das melhores vistas da cidade. Está dividida em diferentes encostas: no topo, vai encontrar um parque comunitário e um castelo antigo, conhecido como Castelo do Castro; no final abaixo, está o sítio arqueológico de Yacimiento el Castro, que remonta aos séculos I e III a.C. O miradouro está localizado na encosta mais alta, perto do castelo. Num dia claro consegue ver as Ilhas Cíes desde aqui.
Do el Castro, dirija-se até ao MARCO, o museu de arte contemporânea de Vigo. Fundado em 2002, este museu é relativamente recente, especialmente quando comparado a outros pela Europa. Encontra-se no local da antiga prisão da cidade e exibe uma variedade de exposições temporárias de artistas experientes ou em ascensão. O objetivo primário deste é celebrar a arte moderna, trabalhando como um dos centros culturais de Vigo.
O Centro Social Afundación Vigo é o maior centro de exposições da cidade. Situa-se dentro da Casa Bárcena, um centro impressionante restaurado com um charmoso jardim interior. Uma visita guiada dá-lhe acesso à coleção de arte da fundação. Se estiver a visitar com crianças, pode sempre levá-las ao Naturnova, um centro educativo, onde elas podem aprender mais sobre o ambiente e o sistema solar.
A cidade histórica de Vigo é cheia de tesouros por descobrir. Comece o seu passeio na Praza Puerta del Sol, onde vai encontrar a escultura O Sereo, marcando o quilometro zero de Vigo. Depois, perca-se nas ruas estreitas pitorescas e nas praças.
Passe pela Praza da Princesa e desça até ao mar até chegar ao bairro O Berbés. Esta zona era uma antiga aldeia de pesca e mantém-se fiel à sua tradição, sendo atualmente a casa do porto naval e piscatório.
Outras atrações que deve visitar são as ruas de artesanato e restaurantes. Na Rúa dos Cesteiros, vai encontrar uma rua cheia de pequenas lojas de artesanato que vendem uma variedade de artesanatos, enquanto a Rúa das Ostras é o sítio perfeito para experimentar ostras, uma das especialidades locais.
Continue a sua viagem pela cidade histórica na Co-catedral de Santa María, também conhecida como Co-catedral de Vigo. Localizada perto do Mercado da Pedra e da Praza da Constitución, este edifício facilmente salta à vista dos restantes. A Co-catedral foi reconstruída numa antiga igreja e cemitério e hoje encontra-se nos melhores edifícios neoclássicos da Galícia. Tem também elementos barrocos como as duas torres do lado de fora dos corredores. A maioria das pessoas vem aqui para a ver a estátua do Cristo da Vitória (Cristo de la Victoria), o símbolo religioso mais importante de Vigo – tanto que há uma procissão em sua honra todos os anos no primeiro domingo de agosto.
Apenas a poucos minutos da catedral está o distrito de Ensanche. Esta é a zona para ir se quiser conhecer o lado mais moderno da cidade. Vai encontrar todos os tipos de atividades de lazer aqui incluindo museus, exibições, música, galerias de arte e diversas lojas. Dê um passeio pela zona e desça até ao Estuário de Vigo, em direção até ao Real Clube Náutico de Vigo. Se continuar a caminhar ao longo da Marina, vai encontrar o centro comercial A Laxe num dos lados e quebra-mar (e o seu farol) do outro. Daqui, pode presenciar um dos melhores pores do sol de Vigo.
Se quiser experimentar o melhor marisco de Vigo, tem de parar na Rúa da Pescadería, localizada perto do porto. Esta rua está cheia de restaurantes de peixe e marisco e, particularmente, as melhores ostreras (ostras). Normalmente, aqui, pode pedir ostras entre as 10:30 e as 15:30. Certifique-se também de pedir um copo de vinho Albariño, fazendo assim uma combinação tradicional de Vigo.
Na periferia de Vigo, vai encontrar a Ermida da Nossa Señora da Guía. O estilo barroco de Santiago de Compostela inspirou a construção deste santuário, dedicado a Nossa Señora da Guía. O arquiteto Manuel Gómez Román realizou este projeto em 1952, mas é um local religioso desde, pelo menos, o século XVI.
Vigo tem um porto lotado, recebendo navios e cruzeiros de toda a parte do mundo.
É também daqui que consegue ir até às Ilhas Cíes, três das ilhas mais bem preservadas do mundo. Para chegar até aqui, pode reservar uma viagem de barco ou alugar um iate em Vigo. O arquipélago Cíes tem três ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Martiño. As duas primeiras estão ligadas por uma longa extensão de areia que pertence à Playa de Rodas. Pode nadar nas suas águas cristalinas e observar a vida selvagem que faz com que as Ilhas Cíes façam parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas. Dentro das espécies pode encontrar aqui os pequenos golfinhos conhecidos como arroaces. Se estiver a planear dormir nas ilhas, tem de trazer uma tenda, uma vez que só é permitido acampar nesta zona.
A ligação de Galícia e Vigo ao mar é tão profunda e necessária para a cultura da região, que é fácil de perceber o porquê de haver todo um museu dedicado a contar essa história. O Museo do Mar de Galicia ocupa a antiga fábrica de conservas de Alcabre-Molino de Viento. O edifício foi renovado por Aldo Rossi e César Portela e mistura elementos tradicionais e modernos. Este inclui cinco baías restauradas, um cais, um aquário e um farol. Por dentro, vai encontrar todos os tipos de exposições, principalmente relacionadas com o mar e a pesca, com o foco na preservação marinha. O museu tem também um corredor com exposições temporárias, onde vai descobrir a recreação das Rías (portos galegos) e a representação de uma aldeia local da idade do ferro, conhecida como Castro de Punta do Muiño do Vento.
Aproveite a tarde numa das praias de Vigo. Perto do Museo do Mar e a cerca de 7km de distância do centro da cidade está a Playa de Samil. Esta praia estende-se por quase 1km e está rodeada de várias comodidades, como cafés, restaurantes, parques de skate, parques infantis, campos de basquete e três piscinas de água salgada. Mais para o sul está a Playa del Vao, que tem muito menos gente. Ambas as praias têm areia branca e fina banhada em águas cristalinas, fazendo com que sejam o sítio ideal para relaxar.
Termine o dia no Museo Quiñones de León. Situado numa incrível casa do século XVII, este museu está imerso em lagoas, jardins e fontes. Localizado no Parque Castrelos, mostra exposições relacionadas com os restos arqueológicos encontrados na cidade (desde o Paleolítico até à Idade Média), assim como arte galega. O rés do chão inclui também pinturas europeias do século XVII até ao século XVIII. Depois de visitar o edifício, vale a pena caminhar nos jardins ao seu redor, projetados em 1890 por Jacinto de Matos, um jardineiro paisagista português. Aqui pode encontrar o Jardim Sensorial, uma visita a um jardim único criado para pessoas invisuais, onde os visitantes são guiados através do seu tato e olfato.
Vigo é um ótimo destino para famílias. As crianças vão adorar explorar o Castelo do Castro e o parque ao seu redor, assim como as ruas à volta da cidade histórica. Se estiver a visitar durante o verão, pode relaxar numa das praias da cidade ou fazer uma viagem de barco até uma das ilhas paradisíacas das Ilhas Cíes. Pode nadar ou até mesmo praticar um pouco de snorkeling (mergulho em águas rasas). Outras atrações perfeitas para famílias incluem o Naturnova, um centro educativo onde as crianças podem aprender mais sobre o sistema solar e o ambiente, o Museo do Mar e a vila romana de Toralla.
Não se vá embora de Vigo sem experimentar as suas deliciosas ostras e marisco. Para isto, deve dirigir-se até à Calle de las Ostras, onde os restaurantes são especializados nestes pratos. Polvilhe-os com limão, peça um copo de vinho Albariño, e estará pronto para desfrutar. Outro prato que vale a pena experimentar são as Mariscadas, nas quais juntam o melhor marisco da região num prato, incluindo lagosta e caranguejo. As tapas locais também se baseiam em peixe como chipirones (lulas bebés fritas) ou xoubas (pequenas sardinhas). Abaixo estão alguns dos melhores sítios para comer em Vigo, conde pode experimentar estes pratos:
A melhor altura para visitar Vigo é quando a probabilidade de chover é pouca ou nula, o que significa que será entre julho e setembro. As temperaturas são agradáveis durante esta altura com temperaturas máximas por volta dos 21ºC. É também uma ótima altura para apanhar algumas das principais festividades da cidade, incluindo as Fiestas del Carmen ou a Semana Grande.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos