A cidade de Oviedo situa-se entre Cordilheira Cantábrica e a baía da Biscaia. Esta cidade medieval é a capital das Astúrias, uma das regiões mais populares do norte de Espanha. Com uma paisagem única, rodeada por monumentos góticos e algumas das montanhas mais altas, Oviedo é uma visita obrigatória.
O rei Afonso II fundou esta cidade como capital das Astúrias no século IX. As ruas pedonais estreitas permanecem até hoje, criando um ambiente mágico e a arquitetura reflete o antigo património de Oviedo.
Além dos seus marcos culturais, a cidade é conhecida pela sua refrescante cidra. Vale a pena explorar a cidade velha e visitar o Campo São Francisco, um dos maiores espaços verdes de Oviedo. Passeie por esta cidade vibrante e prepare-se para algumas deliciosas iguarias locais e as famosas tapas. Planeie a sua visita com antecedência com a nossa lista de coisas a fazer em Oviedo.
O Campo São Francisco é um oásis verde em Oviedo. O parque, construído sobre uma antiga parcela de legumes, pertencia ao Convento de São Francisco e foi convertido num espaço público no século XVIII. Hoje, os visitantes são bem-vindos a passear pelos seus caminhos românticos.
Há um grande lago, bem como fontes e ruínas antigas, incluindo um arco do século XIII da Igreja de San Isidro, que sobreviveu a uma demolição na década de 1920.
É também aqui que pode conhecer muitas estátuas famosas como a de Mafalda, a estrela da conhecida
sátira de banda desenhada argentina.
Do parque, faça o seu caminho até ao Mercado El Fontán. A impressionante fachada do século XIX destaca-se com a sua estrutura de ferro esverdeado e janelas de vidro deslumbrantes. Uma vez que entras, é difícil não reparar nas bancas de comida colorida. Não se surpreenda com o beluto dos vendedores, é tudo parte da experiência. O mercado é o melhor local para comprar especialidades asturianas, como cidra e queijo. Mas também pode encontrar carne, frutas, legumes, ervas e especiarias. Há também um famoso mercado de pulgas todas as quintas, sábados e domingos de manhã.
O nosso passeio prossegue com uma visita ao Museu de Belas Artes de Oviedo. Está dividido em dois edifícios que estão entre os melhores palácios da cidade. O museu foi inaugurado em 1980 e alberga uma das melhores coleções de arte de Espanha. Pode encontrar qualquer coisa de Dalí, Ribera, Miró, Picasso, El Greco e Goya.
A Catedral de Oviedo é o ponto de partida do Caminho Primitivo, um dos caminhos mais antigos do Caminho de Santiago. Foi construído entre os séculos XIV e XVI, que foi quando a torre central foi adicionada. O resultado é uma mistura de dois estilos arquitetônicos muito diferentes, o gótico e o barroco. Certifique-se de visitar a capela protegida pela UNESCO, que abriga um pedaço de pano que se diz ter sido colocado em torno da cabeça de Jesus após a sua morte. Outros destaques incluem duas cruzes incrustadas de joias.
Pode saber mais sobre a história da cidade no Museu Arqueológico. Alojado num mosteiro do século XVI, o edifício destaca-se pela sua impressionante fachada de pedra. A coleção inclui esqueletos, artefactos pré-históricos (romanos e góticos) e até dentes de rinoceronte. Alguns dos artefactos em exposição vêm com vídeos informativos — mas lembre-se que a maioria das explicações são apenas em espanhol. Pode pedir folhetos ingleses na entrada.
Também conhecida como Santullano, esta igreja pré-românica foi construída durante o reinado de Afonso II (7991-842 d.C.). O interior é muito espaçoso e tem uma decoração mínima com frescos geométricos e florais.
Depois de visitar a igreja, dê um passeio de volta ao centro da cidade, passando por La Foncalada. Esta fonte histórica foi construída pelo rei Afonso III no século IX. Localizada fora das muralhas da cidade de Oviedo, a fonte é tão importante que é considerada Património Mundial da UNESCO. Fique de olho na escultura da Cruz da Vitória na frente.
Não pode sair de Oviedo sem provar a sua deliciosa cidra (sidra). É na Calle Gascona, também conhecida como "Cider Boulevard" que encontrará mais de dez cidreiras onde pode experimentar esta bebida local. Os empregados de mesa despejarão a cidra no seu copo de (muito) acima. Este método permite que a bebida oxigene, dando-lhe um sabor mais doce. Se quiser emparelhar a sua sidra com deliciosas tapas, dirija-se à Tierra Astur Gascona, onde pode experimentar presuntos e queijos locais.
Termine o dia com uma visita ao Teatro Campo amor. Este belo teatro do século XIX acolhe muitos eventos culturais das Astúrias, incluindo a cerimónia de entrega de prémios do Príncipe das Astúrias. Localizado entre a Catedral e o Campo De São Francisco, é o local perfeito para pegar uma ópera ou peças clássicas.
Os preços dos bilhetes dependem do lugar que escolher, mas geralmente variam entre 16€ e 25€. Certifique-se de verificar os horários antes de ir.
Há muitas coisas para fazer como uma família em Oviedo. As crianças vão adorar brincar no Campo de São Francisco e sentar-se ao lado da estátua de Mafalda. Um pouco mais longe há o Parque de Inverno que oferece um parque infantil. Pode passar o dia em digressão pela cidade velha e levá-los ao mercado local animado para um sabor da cozinha local.
Nos arredores de Oviedo, existem outras atrações divertidas, incluindo o Jardim Zoológico el Bosque ou o Senda Verde, um trilho de ciclismo e caminhadas que começa no Parque de Inverno e continua ao longo do rio através de caminhos arborizados.
Além das tapas, a cozinha de Oviedo apresenta deliciosos queijos e carnes grelhadas. Claro que não pode sair da cidade sem beber uma cidra adequada. Na Calle Gascona, também conhecida como "The Cider Boulevard", encontrará mais de uma dezena de sidrerías (casas de sidra) para escolher. Alguns dos pratos asturianos mais populares incluem fabada (guisado de feijão), cachopo (carne frita com queijo e presunto), bollos preñaos (pão de chouriço pequeno) e queijo Cabrales. Para sobremesa, encomende os frixuelos (crepes doces). Abaixo estão alguns dos melhores lugares para comer em Oviedo onde pode provar alguns destes pratos e muito mais:
A melhor altura para visitar Oviedo é quando há pouca ou nenhuma chuva. O momento perfeito seria entre maio e setembro, quando o tempo estiver quente o suficiente para vaguear pela cidade. Oviedo não é tão quente como outras cidades em Espanha, e a temperatura média mais alta em agosto é de cerca de 22ºC. Se visitar durante as Fiestas de San Mateo em setembro, poderá desfrutar de um ambiente animado com concertos e espetáculos de teatro.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos