A Corunha é uma cidade cultural que ocupa uma parte significativa da costa galego no norte da Espanha. Além da animada cena de comida e pontos turísticos culturais, esta cidade é a escapadela perfeita para alguns dias sob o sol - graças às suas belas praias.
A cidade abriga o farol de trabalho mais antigo do mundo, a Torre de Hércules, que remonta à era romana. As atividades imperdíveis incluem passear no Paseo Marítimo, um passadiço de 13km e ciclovia que começa no porto e corre ao lado das praias.
Claro que não pode perder os deliciosos frutos do mar e a cerveja local, Estrella Galicia. Siga o nosso itinerário de dois dias abaixo para descobrir as melhores coisas para fazer em Corunha, incluindo onde comer e onde ficar.
A Corunha é conhecida como a Ciudad de Cristal graças a avenidas como esta. Ao passear pela Avenida de la Marina, é impossível não notar as suas impressionantes galerias de vidro construídas no século XIX. Desenhadas por Juan de Ciórraga, as galerias já foram o lar de pescadores locais. Como um edifício ver-through, permitiu-lhes estar sempre de frente para a marina. Pode encontrar outra destas galérias (varandas de vidro fechado) na Avenida Montoto.
Da Avenida da Marina, dirija-se à Igrexa de Santiago, a igreja mais antiga da cidade de Corunha. Construído no século XII, durante o período românico, foi mais tarde remodelado com elementos góticos, e hoje pode admirar as figuras grotescas da fachada.
A poucos passos da igreja está o Xardín de San Carlos. Localizado na cidade velha de Corunha, este jardim e as suas muralhas faziam parte de um castelo defensivo construído para proteger a cidade por volta do século XIV. O General Britânico Sir John Moore foi enterrado aqui, depois de ter sido morto na batalha de Elviña, em 1809.
Já que já está na cidade velha, considere ir para Castillo de San Antón. Este castelo do século XVI situa-se numa pequena ilha, ligada ao continente através de uma ponte. Hoje em dia, alberga o Museu Arqueológico e Histórico, onde se pode aprender um pouco mais sobre a história da cidade de Corunha.
A próxima paragem é o Museo Militar. Este Museu Militar exibe uma variedade de peças relacionadas com o passado da cidade. Os elementos expostos variam entre os séculos XVII e XX e incluem uma coleção de armas, uniformes, munições, bandeiras, entre muito mais. O museu também acolhe um número justo de exposições temporárias, concertos e filmes militares.
A poucos minutos do Museu Militar, encontrará a Igrexa de Santo Domingo. O convento original de Santo Domingo foi localizado fora dos muros da cidade, mas foi destruído pelos britânicos em 1589. Foi apenas no século XVII que a igreja se mudou para a sua localização atual. Hoje, o edifício destaca-se pelo seu imponente design barroco. O interior, em comparação, é bastante modesto, com exceção do altar dourado e do órgão.
Passe o resto da tarde explorando a cidade velha da cidade. Também conhecida como Casco Antíguo, esta área está rodeada por importantes monumentos, restaurantes e cafés. É o lugar perfeito para parar para uma bebida ou para comer a deliciosa tarta de Santiago, um bolo de amêndoa tradicional. Não se esqueça de passar pela praça María Pita e dirigir-se à sua Casa Museo se quiser aprender um pouco mais sobre esta famosa heroína local.
Da cidade velha, siga a estrada em direção à praia. O trecho de areia de 1,4km da cidade inclui duas praias. A mais próxima do centro é Playa del Orzán e mais a oeste está a Playa de Riazor. Este último é também um destino popular para os surfistas.
Termine o dia com um passeio pelo Parque Santa Margarita. Dentro deste grande parque urbano encontra-se a Casa de las Ciencias, um museu de ciênciainterativa. Ocupando um antigo palácio, oferece várias salas de exposição dedicadas à ciência, tecnologia e ao mundo natural. A cúpula do edifício é o lar de um planetário, onde pode aprender mais sobre os planetas e constelações.
Com vista para o oceano na costa nordeste da cidade está o Campo da Rata. Os visitantes dirigem-se aqui para ver as vistas, mas também para ver a coleção de menires colocadas aqui em 2003. Conhecido como "Menhires por la Paz" ou Menhirs for Peace, é um marco recente desenhado pelo escultor galego Manolo Paz. Cada um dos menires tem um pequeno buraco no meio, criando uma janela para o mar. A par destes, há outro monumento criado por Isaac Díaz Pardo que se assemelha a megalitos pré-históricos. É uma homenagem a todas as pessoas que sofreram durante a era da repressão de Franco. As manchas de tinta vermelha espalhadas pelas colunas de granito representam o sangue dos executados.
A cerca de 15 minutos do Campo da Rata encontrará a Torre de Hércules, o farol de trabalho mais antigo do mundo. Construído pelos romanos por volta dos séculos I ou II, este importante marco tornou-se, desde então, um símbolo da cidade. Designado como Patrimônio Mundial da UNESCO, o farol oferece vistas espetaculares sobre a cidade, mas prepare-se para subir mais de 200 degraus para chegar ao topo.
Playa de las Lapas é a praia mais próxima da Torre de Hércules. É um lugar adorável para nadar e apanhar sol. A praia é rodeada por um amplo espaço verde e forrada por um passeio maravilhosamente iluminado.
Continue a caminhar ao longo do Paseo Marítimo até chegar ao Domus. Também conhecido como Casa del Hombre, este edifício alberga o Museu da Humanidade. É o primeiro museu interativo focado nos seres humanos e em toda a sua complexidade. Projetado por Arata Isozaki, um arquiteto japonês, aqui encontrará exposições relacionadas com o estudo de sentidos, o cérebro, o coração, demografia e a evolução da linguagem.
À tarde, dirija-se ao Museu de Bellas Artes. Este museu de belas-artes apresenta uma variedade de pinturas de artistas famosos como Picasso, Rubens, Sorolla e Tintoretto. Outros destaques incluem uma coleção de gravuras de Goya e uma exposição de cerâmica galega de Sargadelos do século XIX.
O Igrexa de San Xurxo situa-se entre o mercado da cidade e a Praça de María Pita. Tem uma fachada barroca com duas torres gémeas e uma estátua de São Jorge acima da porta principal. A igreja é famosa por ser o local do primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Espanha, que ocorreu aqui em 1901 entre Elisa e Marcela.
Perto da Igreja de San Xurxo está a peculiar Plaza del Humor. Como o nome sugere, este quadrado é famoso pelas suas caricaturas engraçadas. Aqui pode encontrar estátuas e desenhos de personalidades famosas, da Pantera Cor-de-Rosa a Cervantes.
A próxima paragem é a Casa Museo Picasso. Foi aqui que Pablo Picasso viveu dos 9 aos 13 anos, entre 1891 e 1895. O apartamento mostra cópias de alguns dos quadros que Picasso fez enquanto vivia lá. Precisa tocar a campainha para entrar.
Mirador Monte de San Pedro é um dos pontos de vista mais especiais da cidade. Deve chegar lá ao pôr-do-sol e saltar para o Ascensor Panorámico, um enorme elevador de vidro que vai levá-lo ao topo. Uma vez lá, pode jantar no Restaurante Mirador San Pedro. O local inclui um restaurante de refeições finas, um café, uma adega e uma sala de charutos.
A cidade de Corunha oferece muitas atividades familiares. As crianças vão gostar de explorar os terrenos do Castillo de San Antón e tirar fotografias na Plaza del Humor. Durante o verão, as famílias também podem fazer uma viagem até uma das praias da cidade. Outras atrações que vale a pena visitar incluem o Aquário Finisterrae e o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia. Este museu apresenta uma variedade de instrumentos científicos e veículos de transporte como a frente de um avião Boeing 747.
A Corunha é o lar
de uma série de bares de tapas. Escolha o seu favorito e certifique-se de
encomendar algumas das especialidades: empanadas (tortas de pastelaria
recheadas com diferentes recheios salgados), pulpo a Gallego (polvo cozido
galego) e queijos locais. Para emparelhar com a sua refeição, peça um copo de
Ribeiro ou Albariño, dois famosos vinhos locais. Abaixo estão alguns dos
melhores lugares para comer em A Corunha onde pode provar estas iguarias:
Se quiser aproveitar ao máximo sua visita a Corunha, deve considerar visitar durante meses mais quentes. Isto permitir-lhe-á desfrutar de todos os pontos turísticos culturais, bem como das praias. A cidade de Corunha tem épocas de baixas chuvas e oferece temperaturas quentes agradáveis durante todo o ano, por isso é difícil dar errado. A melhor altura para visitar a cidade é durante os meses de julho, agosto e setembro, com temperaturas a rondar os 23,9ºC e raramente a descer abaixo dos 16,8ºC. No inverno, pode ficar um pouco frio e chuvoso, por isso tenha isso em mente ao planear a sua visita.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos