Coisas para fazer na Nazaré

A Nazaré é uma vila costeira encantadora repleta de praias, marisqueiras e miradouros com vistas soberbas para o mar.

Antes de se tornar um destino turístico, a vila dependia maioritariamente da pesca e ainda hoje se podem ver mulheres da zona a vender peixe seco ao longo da costa e barcos a repousar na areia.

O verão traz as multidões de banhistas, mas durante a maior parte do ano a Nazaré é um paraíso para surfistas. As suas enormes ondas continuam a fazer manchetes, com surfistas a apanhar ondas de quase 30 metros na Praia do Norte.

Para além das suas praias, a Nazaré também contém alguns monumentos históricos e um mercado animado. Quer venha pelo surf ou apenas para uma passeio relaxante fora de Lisboa, eis o que não pode perder na Nazaré.



O que fazer na Nazaré


Desfrute das praias da Nazaré

Ao visitar a Nazaré, tem de passar pela praia. Existem duas praias principais na Nazaré: a Praia da Nazaré e a Praia do Norte.

A Praia da Nazaré é um areal extenso no centro da vila, delineado por lojas e marisqueiras. As suas areias douradas atraem muitos locais e turistas, que vêm aqui para nadar ou para praticar desportos náuticos, como surf ou bodyboard. À medida que for caminhando pela praia, irá dar de caras com barcos de pesca tradicionais e senhoras a vender peixe seco, exposto em prateleiras.


Tal como o nome indica, mais a norte tem a Praia do Norte, que é um ponto de encontro para surfistas. Ao contrário da Praia da Nazaré, esta não é uma praia supervisionada e há poucos negócios por perto, por isso dá a sensação de ser um pouco mais isolada. A praia é famosa pelas suas ondas gigantes, que atraem surfistas corajosos de todos os cantos do mundo. Foi aqui que Sebastian Steudtner surfou uma das maiores ondas do mundo. O tamanho das ondas é o resultado de uma ravina subaquática na Nazaré em combinação com ventos e correntes fortes. As ondas são menores no verão, mas o vento dificulta a conseguir-se relaxar por aqui. Para isso é melhor ir para a Praia da Nazaré.



Explore o Mercado Municipal

A poucos passos da Praia da Nazaré encontra-se o animado Mercado Municipal. Aqui irá encontrar bancas com produtos frescos, desde frutas e legumes a queijo e marisco de qualidade. Ao entrar, os vendedores locais vão tentá-lo com a sua disposição colorida de produtos. Algumas mulheres até se vestem com o traje das "sete saias", que é típico da Nazaré. Mesmo que não compre nada, vale a pena visitar o mercado para experienciar as cores e os aromas. Só abre de manhã, por isso certifique-se de lá ir antes da hora do almoço.



Faça uma aula de surf

A Nazaré é a terra do surf, por isso não há melhor lugar para aprender este desporto aquático do que aqui. A não ser que seja um surfista experiente, não vai apanhar as ondas massivas da Praia do Norte, mas isso não significa que não deva surfar aqui. Existem outras praias com ondas menores, que proporcionam muitas oportunidades para surfar como principiante. A Escola de Surf da Nazaré oferece aulas privadas e de grupo, que variam entre os 30 e os 70€ por pessoa. Pode até comprar pacotes com 5 ou 10 aulas ou um mini passeio de surf com almoço incluído.



Suba ao Funicular da Nazaré

Bem acima da praia da Nazaré irá encontrar o Sítio, um bairro situado num promontório com vistas incríveis para o mar. Pode subir até aqui, mas a melhor maneira de lá chegar é apanhando o Funicular da Nazaré. Este transporte foi originalmente projetado por Raul Mesnier du Ponsard, um dos alunos de Gustave Eiffel, e está em funcionamento desde 1889. No início, usava uma máquina a vapor, mas agora é tudo elétrico. Pode apanhá-lo na Rua do Elevador e o bilhete custa cerca de 2,50€ para cada lado.



Visite a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré

Assim que estiver no Sítio deverá visitar a igreja de Nossa Senhora da Nazaré. A igreja foi fundada no século XIV e expandida no século XVII para acolher mais peregrinos. Ainda hoje, este é o local onde decorrem muitos eventos religiosos, como a Procissão em honra da Nossa Senhora da Nazaré, no dia 8 de setembro. Ao lado da igreja está uma pequena capela, conhecida como a Ermida da Memória. Não se esqueça de lá entrar para admirar as suas deslumbrantes paredes de azulejos.



Desfrute da vista do Miradouro do Suberco

À beira da falésia, a 110 metros acima do nível do mar, temos o Miradouro do Suberco. Este miradouro oferece vistas espetaculares para a praia e para o mar abaixo. Recomendamos vir aqui ao final do dia, para assistir a um dos mais belos pores-do-sol da costa da Nazaré.



Assista às ondas no Forte de São Miguel Arcanjo

O forte de São Miguel Arcanjo encontra-se sobre uma falésia rochosa e é o melhor local para admirar as ondas gigantes na Praia do Norte. O edifício remonta ao século XVI, tendo sido inicialmente pensado pelo rei Sebastião para proteger a Nazaré de invasores estrangeiros. O exército francês tomou posse do edifício por uns tempos, mas os locais conseguiram expulsá-los. No século XX, perdeu o seu propósito militar e foi acrescentado um farol para apoiar as atividades de pesca.


À medida que a Nazaré se foi tornando um destino de surf popular, o forte transformou-se num miradouro para os amantes do surf e visitantes curiosos. No interior, há um centro interpretativo que explica o fenómeno das ondas da Nazaré, bem como a Muralha do Surfista, que se trata de uma pequena exposição com pranchas de surfistas nacionais e internacionais.



Admire o Mosteiro de Santa Maria de Cós

Se estiver de carro, recomendamos visitar o Mosteiro de Santa Maria de Cós. Este monumento remonta a 1670 e situa-se a 16km de distância da Nazaré, na aldeia de Cós. O exterior está um pouco degradado, mas o interior ainda se encontra bem preservado, incluindo um altar dourado, paredes de azulejo e tetos pintados deslumbrantes.



Passeio à Nazaré




Passeios a partir da Nazaré

Se ficar pela Nazaré por alguns dias, sugerimos tirar algum tempo para explorar outras vilas ali perto. Recomendamos visitar Alcobaça, Fátima, Batalha e São Martinho do Porto.

Situada ao longo dos rios Alcoa e Baça, Alcobaça é uma vila humilde conhecida pelo seu mosteiro do século XII. É aqui que encontrará os túmulos do rei Pedro I e de Inês de Castro, um casal português com uma história de amor trágica. A vila também é famosa pelo seu pão de ló, um pão doce tradicional que pode provar nos cafés locais. Ali perto pode visitar a Quinta dos Capuchos, uma vinha que oferece visitas e provas.


Fátima é um dos locais religiosos mais importantes de Portugal. Todos os anos milhares de peregrinos vêm até aqui para visitar o seu Santuário, onde três pastorinhos assistiram à aparição da Virgem Maria em 1917. Hoje em dia, é um local de peregrinação famoso mundialmente, contando com uma variedade de monumentos religiosos, entre eles uma basílica, uma capela e uma igreja moderna. O evento mais importante em Fátima são as procissões dos dias 12 e 13 de maio.


A Batalha é uma pequena vila localizada no distrito de Leiria. O local principal aqui é um mosteiro Gótico imponente, construído no século XIV para celebrar a vitória dos portugueses na Batalha de Aljubarrota. É um dos mais belos locais do património mundial em Portugal, misturando arquitetura Gótica com elementos Manuelinos, como os motivos náuticos esculpidos em pedra.


Finalmente, temos São Martinho do Porto, uma aldeia sossegada à beira mar com nada mais que algumas praias. Tem uma baía abrigada, por isso as águas são muito mais calmas que na Nazaré. Para além de nadar, também pode desfrutar de atividades como vela e canoagem.



Coisas para fazer com crianças na Nazaré

A Nazaré tem imensos para ver em família. No verão, pode aproveitar as praias e desfrutar de uma refeição de marisco. Os mais velhos podem experimentar fazer uma aula de surf numa das escolas locais. Também pode observar os surfistas ao longe na Praia do Norte, famosa pelas suas ondas enormes.

Uma maneira divertida de explorar a vila é apanhando o funicular, que liga o centro da vila ao bairro do Sítio. Trata-se de um passeio panorâmico curto, que oferece vistas desafogadas para a costa. Assim que chegar ao topo, pode admirar a vila no Miradouro do Suberco. As crianças também irão gostar de andar no Baloiço da Ladeira, um baloiço que se encontra ali perto com vista para o mar. A vila é pequena o suficiente para se explorar a pé, mas se não lhe apetecer andar há um pequeno comboio turístico que o leva aos locais principais da Nazaré durante o verão.



Onde comer na Nazaré

Os melhores restaurantes da Nazaré são o Sitiado, o Rosa dos Ventos e o Pangeia.

Como o nome sugere, encontrará o Sitiado no bairro do Sítio, a poucos passos da igreja. Decorado com peças vintage e cadeiras coloridas, este restaurante acolhedor especializa-se em petiscos tradicionais portugueses, desde bolos de bacalhau a salada de polvo. Pode acompanhar a sua refeição com um copo de vinho ou com uma cerveja artesanal local.


O Rosa dos Ventos encontra-se perto da Praia da Nazaré e trata-se de um pequeno restaurante que serve deliciosos pratos de peixe grelhado e marisco. Vindo a pé da praia, levará cerca de cinco minutos para chegar aqui.


Um pouco mais longe temos o restaurante Pangeia. Este é um pouco mais requintado e tem um terraço com vista para a Nazaré e para o oceano. Mesmo no inverno, pode sentar-se à janela e desfrutar da sua refeição com vista para o mar. O menu apresenta uma variedade de pratos de marisco, mas o polvo é a especialidade.



Onde ficar na Nazaré

Existem muitas opções de alojamento na Nazaré, que vão desde hotéis de luxo a apartamentos privados. Recomendamos reservar um apartamento com o Feel Nazaré-Boutique Apartments ou um quarto no Villamar Style Maison .

O Feel Nazaré é uma boa opção para uma estadia mais longa na Nazaré. O edifício está situado mesmo no centro da vila, para que possa andar até à praia em menos de cinco minutos. Cada apartamento tem uma pequena kitchenette com um fogão e um frigorífico, permitindo-lhe preparar refeições sempre que quiser.


Também perto da praia tem o Villamar, um hotel moderno que oferece vários tipos de quartos, que podem acomodar até quatro hóspedes. Durante a sua estadia, poderá desfrutar da piscina exterior e do bar, que está aberto até à meia-noite. Há também serviços complementares, como pequeno almoço e estacionamento no local.



Melhor altura para visitar a Nazaré

A melhor altura para visitar a Nazaré é por volta da primavera ou do verão. A primavera é normalmente mais tranquila, com temperaturas a rondar os 20ºC. Nos dias de verão as temperaturas podem chegar aos 30ºC, fazendo desta a altura perfeita para nadar e praticar desportos aquáticos. Se for um principiante no surf esta é a melhor altura para aprender, uma vez que o oceano está normalmente mais calmo. Contudo, se estiver à procura de apanhar as ondas grandes deverá vir entre outubro e março. Esta época está reservada aos surfistas mais experientes, no entanto pode vê-los em ação do Forte São Miguel Arcanjo.



Festivais da Nazaré

  • Carnaval: Por volta de fevereiro a vila inteira junta-se para celebrar o Carnaval. Pode contar com um desfile colorido, festas de rua e múltiplos disfarces inspirados no tema do ano.


  • Festas do Sítio: Todos os anos no início de Setembro, a Nazaré celebra a sua santa padroeira, a Nossa Senhora da Nazaré. O festival inclui uma peregrinação religiosa pela vila, mas também uma variedade de concertos e uma feira com bancas de comida.


  • Competições de surf: Entre outubro e março muitos surfistas são atraídos à Nazaré para participar em competições como a TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge.


Voltar à página inicial