Águas cristalinas e praias douradas atraem visitantes a San Sebastián, também conhecida como Donostia. Emoldurada por colinas exuberantes, esta cidade costeira basca já foi um refúgio de verão para a realeza espanhola.
Além da sua paisagem natural, San Sebastián é um ponto culinário mundialmente conhecido, onde bares de pintxo e restaurantes com estrelas Michelin coexistem lado a lado. Reservar com antecedência é essencial se quiser conseguir uma mesa num destes restaurantes sofisticados. A cidade também oferece muitos eventos culturais e passeios pitorescos repletos de edifícios da Belle Époque.
Este roteiro de dois dias irá mostrar-lhe o que há de melhor para fazer em San Sebastián. Inclui as principais atrações, bem como recomendações de onde comer e onde ficar, para que não perca nada.
Situada entre a marina e o rio Urumea, a zona histórica é o melhor lugar para começar o seu tour por San Sebastián. Também conhecida como Parte Vieja, é onde encontrará a maioria das atrações icónicas da cidade, incluindo o Museu de San Telmo, a Iglesia de San Vicente e a Basílica de Santa María del Coro. Entre os edifícios históricos existem também vários bares pintxo e pequenas lojas que valem a pena visitar.
A nossa primeira paragem na zona histórica é a Iglesia de San Vicente, uma das igrejas mais antigas de San Sebastián. O edifício data do século XII, mas foi reconstruído posteriormente, assumindo o atual aspeto gótico do século XVI. Tem uma forma retangular com impressionantes torres sineiras que podem ser vistas de longe. No interior, os visitantes podem maravilhar-se com os tetos abobadados, os vitrais e o deslumbrante retábulo de ouro da autoria do escultor Ambrosio de Bengoechea.
A poucos passos da igreja fica o Mercado de la Bretxa. Fundado em 1870, este mercado centenário alberga uma variedade de barracas de comida, incluindo talhos e peixarias. Chefs locais vêm até aqui para comprar ingredientes frescos, por isso é possível que encontre um a abastecer-se para o seu restaurante com estrela Michelin. De qualquer forma, qualquer pessoa é bem-vinda a visitar o mercado e provar a comida. Alguns petiscos que valem a pena experimentar incluem o jamón e o Idiazabal, um delicioso queijo de ovelha. Além da secção de alimentos, o mercado tem mais um andar repleto de estabelecimentos comerciais, adicionados recentemente.
Mesmo se não for assistir a um espetáculo, vale a pena passar pelo Teatro Victoria Eugenia. Fundado em 1912 e reformado posteriormente, este teatro local continua a atrair visitantes com a sua fachada Belle Époque. Uma escada de pedra leva ao corredor principal, onde encontrará um teto com frescos deslumbrantes. O teatro acolhe vários eventos ao longo do ano, incluindo o festival de cinema de San Sebastián e a Quinzena Musical, um dos festivais de música clássica mais antigos de Espanha. Certifique-se de verificar a programação antes de ir.
Se não fez um lanche no Mercado de la Bretxa, aqui fica outra paragem para comer. Estas duas ruas, Calle Fermin Calbeton e Calle Mayor, constituem o coração da cena culinária de San Sebastián. Aqui há uma variedade de bares que oferecem pintxos (tapas de estilo basco) e sidra local.
A Plaza de la Constitución fica entre as praças mais imponentes do País Basco. Fundada em 1813, foi inicialmente utilizada como praça de touros, com as varandas a servir de assento para os espectadores. Olhe para cima e conseguirá ver os números usados para alugar o espaço. Hoje em dia a praça é um ponto de encontro encantador, repleto de lojas e bares animados. A dominar o panorama encontra-se a antiga câmara municipal, que alberga atualmente uma biblioteca pública. Os touros já lá não estão, mas ainda há muitos eventos que acontecem aqui incluindo a Feira de Santo Tomás. Sente-se para tomar um copo de vinho antes de continuar a caminhada até à basílica.
A Basílica de Santa María del Coro é talvez o edifício mais impressionante de San Sebastián. Combina uma mistura de estilos, incluindo gótico, neoclássico e plateresco. Concluída em 1774, a igreja apresenta uma fachada elaborada com uma escultura de São Sebastião. No interior existe um retábulo construído em homenagem a Nossa Senhora do Coro, a padroeira da cidade. Visite no dia 14 de agosto e poderá assistir ao concerto anual do coro Orfeón Donostiarra.
Situado logo abaixo da montanha Urgull, o Museu de San Telmo é o museu mais antigo do País Basco, aberto desde 1902. Aqui os visitantes podem aprender mais sobre a história da região, com exposições que vão desde a pré-história até aos dias modernos. Estas são realizadas entre um convento restaurado do século XVI e uma ala moderna recente. A coleção inclui desde artefactos históricos a peças de arte contemporânea. Exposições temporárias também acontecem ao longo do ano. A maioria das legendas está em espanhol ou basco, mas existem guias de áudio gratuitos com outros idiomas disponíveis.
Do museu, é uma caminhada de 20 minutos até ao Monte Urgull. Acima dele encontrará o Castillo de la Mota, com as suas paredes baixas de pedra e uma impressionante estátua de Cristo esculpida por Federico Coullaut. Fundada no século XII, hoje abriga a Casa de la Historia, um pequeno museu que mostra a história de San Sebastián e as suas manifestações culturais. Os objetos em exibição incluem uniformes militares, fotografias e modelos de cidades em pequena escala. Há outro percurso para o castelo a partir do aquário, mas seja qual for o caminho que escolher, será recompensado com vistas deslumbrantes da cidade. Se quiser aproveitar este cenário um pouco mais, tome uma bebida no bar Urgulleko Polboriña.
Depois de explorar as montanhas, volte ao centro da cidade. Passeie em direção aos Jardins Alderdi Eder, parando para admirar o Ayuntamiento, também conhecido como a câmara municipal. O edifício foi concluído em 1887 e continua a ser uma das joias arquitetónicas de San Sebastián. Durante algum tempo, foi o lar de um casino, onde artistas e políticos locais se misturavam durante a Belle Époque. Mais tarde, tornou-se palco de batalha quando nacionalistas e republicanos entraram em confronto durante a Guerra Civil. Se olhar com atenção, ainda poderá ver buracos de bala na fachada. Somente em 1947 é que se tornou a sede da câmara municipal, onde permanece até hoje. Se seguir a marginal daqui, acabará eventualmente na praia.
Faça um pequeno desvio e siga até à Puente de Maria Cristina. Várias pontes cruzam o rio Urumea, mas esta destaca-se pelo seu desenho Belle Époque. Erguida em 1904, possui duas estátuas douradas em cada extremidade sobre um pedestal branco. O arquiteto Julio Martínez-Zapata e o engenheiro José Eugenio Ribera estiveram por detrás deste projeto concluído em apenas nove meses. A ponte liga o centro da cidade à estação ferroviária de San Sebastián e ao terminal de autocarros.
Perto da ponte na parte nova da cidade fica a Catedral del Buen Pastor. Fundada em 1897, combina ardósia e pedra extraída do vizinho Monte Igueldo. O arquiteto Manuel Echave projetou a igreja em estilo neogótico inspirado nas igrejas francesas e alemãs medievais. A sua torre sineira de 75 metros tornou-se um ponto turístico icónico em San Sebastián, visto de todos os ângulos. A catedral também alberga um dos maiores órgãos da Europa, com mais de 10 000 apitos. Outros elementos que merecem ser admirados são as gárgulas, os vitrais e a escultura “A Cruz da Paz” na fachada. Ao lado da catedral encontra-se o Koldo Mitxelena Kulturunea, um centro cultural que acolhe exposições de arte e outros eventos durante todo o ano.
Antes de terminar o dia, dê um passeio até à Playa de la Concha para apreciar o pôr do sol. Considerada uma das melhores praias de Espanha, é o local ideal para relaxar após um passeio pela cidade. A realeza espanhola costumava escapar para San Sebastián e a rainha regente Maria Cristina chegou a declarar a cidade a capital de verão da Europa. Atrás da praia há uma bela marginal que leva até ao promontório Pico del Loro.
San Sebastián está repleto de restaurantes com estrela Michelin, por isso por que não terminar o dia com uma refeição num destes excelentes restaurantes? Os mais próximos do centro são o Kokotxa e o Amelia, mas há muitos outros mais longe. Existem lugares com uma, duas e até mesmo com três estrelas Michelin.
Seja qual for a sua escolha, certifique-se de reservar com a maior antecedência possível. Aqui está a lista completa dos restaurantes com estrelas Michelin em San Sebastián.
Vá com calma no seu segundo dia em San Sebastián, explorando algumas das maravilhas naturais da cidade. A primeira paragem é o Parque de Cristina Enea, também conhecido como Kristinaenea. O duque de Mandas projetou este parque ribeirinho para a sua esposa Cristina, daí o nome. Desde então tornou-se o local perfeito para escapar da agitação da cidade. Estendendo-se por 95 000 metros quadrados, é o lar de patos e pavões e caminhos cénicos voltados para o rio Urumea. Os exuberantes trilhos incluem desde figueiras a sequoias vermelhas e árvores de ginkgo. No meio do parque fica a Fundação Cristina Enea Fundazioa com a sua impressionante fachada vermelha.
Do parque, siga para norte e irá dar à Playa de la Zurriola ou “Zurri” como os locais lhe chamam. Esta praia de 800 metros é famosa pelo seu panorama de surf, atraindo surfistas de todo o mundo. Se quiser experimentar, pode participar de uma das aulas de surf diárias oferecidas pela Pukas Surf Eskola. Existem também outras áreas desportivas de voleibol e futebol. No lado este da praia fica o Muro de Sagües, um dos melhores locais para assistir ao pôr do sol em San Sebastián.
Continue o seu passeio ao longo da orla em direção ao Paseo de la Concha. Esta encantadora marginal começa na Avenida de la Libertad e vai até ao túnel de El Antiguo. Desfrute de uma caminhada relaxante aqui ou alugue uma bicicleta e siga a pista enquanto admira a vista da baía e da Ilha de Santa Clara ao longe. Também pode aproveitar para visitar as nascentes termais La Perla localizadas na praia.
O Palácio Miramar é um palácio deslumbrante do século XIX com uma localização privilegiada acima das praias de San Sebastián. Quando a família real se encontrava na cidade, este era o seu refúgio de verão. Tem o estilo de uma casa de campo inglesa, com paredes de tijolos vermelhos impressionantes e tetos de terracota cercados por um campo com relva. O palácio está fechado ao público, mas mesmo assim vale a pena admirá-lo por fora. Os visitantes também podem passear pelos jardins e apreciar a vista para o mar.
A Playa de Ondarreta é outra praia que vale a pena visitar em San Sebastián. Está localizada logo abaixo do Palácio Miramar e em frente à Ilha de Santa Clara. A família real costumava nadar aqui e ainda hoje continua a ser um local favorito entre os residentes e visitantes mais abastados. Pitorescos guarda-sóis azuis e brancos alinham-se na praia, mas também pode trazer o seu. Onde quer que esteja, é possível apreciar a vista do Monte Igueldo que abriga a praia.
Perto da praia de Ondarreta, encontrará o Peine del Viento. Traduzido como o Pente do Vento, esta gigantesca obra escultórica foi instalada em 1977 e desde então tornou-se um símbolo da cidade. O projeto foi uma colaboração entre o arquiteto Luis Peña Ganchegui e o conceituado escultor basco Eduardo Chillida. Se o mar estiver agitado, ouvirá sons impressionantes quando as ondas baterem nos canos de ferro em forma de âncora presos às rochas.
A última paragem do dia é o Monte Igueldo. Com mais de 100 metros de altura, a melhor maneira de chegar a esta montanha é apanhar um funicular. O carro vermelho brilhante leva os visitantes colina acima desde 1912. Uma vez no topo, os visitantes podem apreciar a vista da costa da cidade. Para vistas ainda melhores, pode subir à torre El Torréon por uma pequena taxa. As crianças também vão adorar o Parque de Atracciones, um pequeno parque temático com uma variedade de atrações, como carrinhos de choque e carrosséis.
Há muitas coisas para fazer com crianças em San Sebastián. Pode passar o dia a relaxar na praia ou desfrutar de uma das muitas atividades aquáticas disponíveis como surf, canoagem e remo. Se visitar no verão, por que não apanhar o barco para a Ilha de Santa Clara?
Durante todo o ano, a marginal à beira-mar da cidade oferece a oportunidade perfeita para um passeio em família ou um passeio de bicicleta. San Sebastián também alberga uma série de museus para crianças, como o Museu da Ciência Eureka ou a Fábrica do Mar de Albaola. Os parques da cidade são ideais para uma pausa turística e a maioria deles tem parques infantis.
Também deve aderir aos traços culinários de San Sebastián. Leve toda a família a alguns pintxos ou experimente os deliciosos doces locais na Pastelería Oiartzun. Acima das montanhas da cidade, encontrará muitas outras atrações como o Castillo de la Mota, o parque temático de Monte Igueldo (bem como o passeio de funicular) e o aquário de Monte Ulia. Mais adiante fica Ekogunea, onde as crianças podem aprender mais sobre práticas ecológicas.
Quando se trata do norte de Espanha, não há melhor lugar para comer do que San Sebastián. Esta cidade tem o maior número de restaurantes com estrelas Michelin do que qualquer outra cidade espanhola. A par destes restaurantes sofisticados, também encontrará humildes bares de pintxo, onde pode saborear uma variedade de pintxos (tapas bascas).
Com uma localização privilegiada à beira-mar, o peixe fresco e o marisco aparecem frequentemente no menu com pratos como ostras e pregado na brasa. Para acompanhar a refeição pode experimentar txakoli, um vinho branco espumante típico desta região. A maioria dos bares de pintxo podem ser encontrados na zona histórica, à volta da Calle 31 de Agosto. Não fique apenas num lugar, em vez disso, peça uma ou duas tapas e vá para o próximo bar para provar criações diferentes. Abaixo estão alguns dos melhores restaurantes de San Sebastián:
Se quiser aproveitar o clima quente, a melhor altura para visitar San Sebastián é de maio a julho. Esta é uma ótima altura para visitar a praia e desfrutar de algumas das atividades da cidade ao ar livre. Para um ambiente tranquilo, considere vir na primavera ou no outono. As temperaturas são um pouco mais baixas, mas haverá menos multidões. A maioria dos festivais da cidade acontece entre agosto e setembro, por isso também pode programar a sua viagem em torno destes eventos.
Semana Grande: A Semana Grande é um dos maiores eventos de San Sebastián. Todos os anos, por volta de 15 de agosto, a cidade ganha vida com festas de rua que duram uma semana inteira. O evento é uma celebração da cultura e do património basco. Tudo começa com o disparo do canhão no parque Alderdi Eder e continua com espetáculos, competições desportivas e fogo de artifício. As crianças vão adorar o desfile dos gigantes e a corrida de piratas.
Euskal Jaiak: No início de setembro, a cidade acolhe o Euskal Jaiak. Traduzido como “Festas Bascas”, esta é mais uma oportunidade para festejar em San Sebastián e celebrar a identidade basca. Em comparação com a Semana Santa, este evento envereda por um rumo mais tradicional, com os habitantes locais vestidos com roupas autênticas, a cantar e dançar. O festival dura uma semana e inclui vários eventos como a regata na Baía de La Concha e o Dia da Sidra, onde pode provar mais de 50 marcas de sidra.
Festival Internacional de Cinema de San Sebastián: também em setembro acontece o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, realizado desde 1953. Todos os anos, estrelas locais e internacionais visitam esta cidade basca para assistir a estreias de filmes de diretores emergentes e consagrados. Ex-convidados do festival incluem Pedro Almodóvar e Francis Ford Coppola.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos