Em frente ao Mar Cantábrico, encontra-se Santander, a capital da Cantábria. Esta cidade moderna à beira-mar atrai muitos espanhóis no verão, mas é muitas vezes esquecida pelos turistas. Entre as vastas praias, estão edifícios do século XIX, museus e mercados de comida, onde o peixe e o marisco são o centro das atenções.
El Sardinero é a praia principal da cidade, mas há mais para descobrir nos arredores, juntamente com muito pontos para a prática de Surf.
Pode explorar Santander em um dia e visitar a maioria das suas atrações, incluindo a catedral, o Centro Botín e o Palacio de la Magdalena. O nosso itinerário abaixo inclui estes sítios e outras coisas que não pode perder durante a sua visita, assim como recomendações de restaurantes e hotéis.
Com uma localização privilegiada pela costa, Santander é famosa pelas suas praias. No centro da cidade está a Playa del Sardinero, o local ideal para um passeio matinal. Se o clima permitir, pare aqui para um mergulho ou reserve uma aula de surf na Escuela de Surf, que oferece aulas tanto privadas como de grupo. Ao longo da praia há uma série de bares onde pode ir refrescar-se com uma bebida.
Continue a caminhar para sul e irá encontrar a Playa del Camello, famosa pela sua rocha em formato de camelo.
Há ainda outras praias que vale a pena explorar, incluindo a Playa de los Peligros, a Playa de Mataleñas, a Playa de la Magdalena e mais longe, a Playa El Puntal e a Playa de Somo.
No meio do calçadão à beira-mar estão os Jardines de Piquío, um oásis verde que se estende por 13,000m². Dê uma volta por baixo dos tamarindeiros e aproveite as vistas do mar e da Península Magdalena. Nas proximidades está o Gran Casino com a sua imponente fachada branca que se ilumina à noite.
Dos jardins, vá até à Península Magdalena. Projetando-se para o Golfo da Biscaia, este exuberante cabo elevado está cheio de árvores e prados. Aqui, existe uma data de atrações, incluindo um mini zoo e um farol, mas o destaque é o Palacio de la Magdalena. Estabelecido entre 1908 e 1912, este palácio de estilo inglês foi outrora a residência de verão da realeza espanhola, Rei Alfonso XIII e Rainha Victoria Eugenia. Hoje, os visitantes estão à vontade para explorar o seu espaço. No sul da península estão também duas praias que valem a pena visitar: Playa de los Bikinis e Playa de la Magdalena.
Depois de andar pela península, siga a Avenida Reina Victoria até chegar aos jardins no Paseo de Pereda. Ao longo do caminho, irá encontrar uma série de atrações incluindo o Museo Marítimo del Cantábrico, o Dique de Gamazo e o Palacio de Festivales. Tente encontrar Los Roqueros, uma estátua de bronze de crianças a saltar para a água.
Sente-se no calçadão e disfrute das vistas do mar, antes de continuar para a Plaza Alfonso XIII para admirar os edifícios históricos do Banco de Espanha e do Posto de Correios.
Faça uma pequena pausa para um pintxo no Mercado del Este. Contruído em 1842, este mercado local apresenta uma série de lojas e bares. Localizado entre a Plaza Pombo e a Plaza Porticada, o Mercado del Este recebe o seu nome pelo sítio em que se encontra, a este do principal mercado da cidade, Mercado de la Esperanza (ver abaixo).
A próxima paragem é o Museu da Pré-história e Arqueologia da Cantábria. Visite-o e vai descobrir itens históricos desde o Paleolítico até à Idade do Ferro. As exibições incluem telas multimédia interativas em inglês e espanhol. Tente encontrar os esqueletos de urso e os discos de pedra gigantes. O museu tem também alguns objetos romanos encontrados na cidade vizinha de Castro Urdiales.
Esta elegante praça neoclássica foi erguida em 1950 após um incêndio ter devastado Santander em 1941. O seu nome real é Plaza Velarde, mas a maioria dos locais chamam-na Plaza Porticada. Na entrada da praça está uma estátua de Pedro Velarde, uma importante figura da Guerra Peninsular. Em 2006, enquanto se remodelava a praça, foram descobertos restos da antiga muralha medieval. Pode encontrar mais sobre isto no Centro de Interpretación de la Historia de la Ciudad de Santander.
Centro Botín é um dos mais recentes marcos da cidade. Situado à beira-mar, este chamativo centro cultural abriu as portas em 2017. O arquiteto italiano Renzo Piano, que projetou o Centro Georges Pompidou em Paris, criou este edifício futurista com 280,000 discos de cerâmica. Inclui uma área para a galeria de arte contemporânea, um café e um terraço no topo com uma ótima vista. A exibição permanente tem uma grande variedade de trabalhos dos artistas internacionais Joan Jonas, Carlos Garaicoa, Julie Mehretu, entre outros.
Continue a sua viagem de Santander com uma visita à catedral da cidade. A Catedral de la Asunción é feita de duas igrejas góticas, contruídas uma em cima da outra. A parte debaixo é a Iglesia del Santíssimo Cristo que data do século XIII. Aqui poderá ver duas cabeças de prata com os crânios dos santos padroeiros de Santander. A igreja de cima é original do século XIV, mas foi reconstruída depois do incêndio de 1941. Aqui está o túmulo de Marcelino Menéndez Pelayo, um escritor e historiador local.
Perto da catedral na Plaza del Ayuntamiento está a Câmara Municipal de Santander. Estabelecida em 1907, esta ocupa o local de um antigo convento franciscano. O edifício foi expandido nos anos 60, tendo ganho assim a estrutura que se vê hoje. Até 2008, não havia nenhuma estátua do ditador Francisco Franco na praça. Hoje em dia, a praça é um ponto de encontro popular e recebe muitos dos eventos da cidade.
Atrás da Câmara Municipal está o Mercado de la Esperanza, o movimentado mercado de comida da cidade. Aberto desde 1904, tem cerca de 80 barracas de venda de marisco e peixe, carne, queijo e deliciosos doces de pastelaria. Este é o melhor sítio para aprender mais sobre a cozinha da Cantábria e experimentar doces locais como a aguardente orujo da Liébana. O edifício em si também se destaca pela sua mistura de materiais, que combina pedra, ferro e vidro.
Assim que o sol se comece a pôr, dirija-se até à Calle Río de la Pila e suba no elevador de estilo funicular. A viagem é gratuita e demora cerca de três minutos. No topo, há um pequeno miradouro onde pode desfrutar de uma vista incrível de Santander e da baía mais abaixo.
Acabe a noite na Plaza de Cañadío, o sítio gastronómico da cidade e um ponto de encontro popular entre os locais. A praça e as ruas que a rondam estão cheias de bares e discotecas que permanecem abertos até tarde. Ande por entre os bares de Pintxo e experimente pratos de peixe e marisco locais, junto com um copo de vinho ou cerveja. Comece no Cañadío e depois continue até ao El Sol para umas “patatas bravas” e croquetes no Bodega Fuente Dé. Fãs de ostras devem também fazer uma visita ao La Mar.
Outras atrações incluem o Colegiata de Santillana del Mar, que apresenta a escultura de Santa Juliana e a Caverna de Altamira.
Desfrute de doces e gastronomia típica em Noja, relaxe pela praia em Laredo e depois vá numa caminhada pela Ruta del Monte Buciero (circuito de caminhada com florestas, com vista para o mar e um farol abandonado, que pode ser alcançado através dos degraus à beira do penhasco) em Santoña.
Há diversas maneiras de chegar a Santander. Dependendo de onde apanhar o seu voo, é provável que tenha de fazer escala em Madrid. Se vier do Reino Unido há ferries diretos para Santander. A viagem demora cerca de 24 horas com partidas de Plymouth e Portsmouth.
Santander é o destino perfeito para famílias. As crianças vão adorar brincar no mar numa das melhores praias da cidade. Há também diversos parques com zonas destinadas a crianças, como é o caso do Parque Atlántico de Las Llamas, dos Jardines de Pereda com o seu carrossel ou o parque na Península Magdalena.
Existe também um comboio turístico que o leva a dar uma volta pelo cabo por uma pequena quantia.
A cidade não é muito grande, o que faz com que seja fácil de a explorar a pé. Um bom local para visitar é o Museo Maritimo del Cantabrico, onde as crianças se podem maravilhar com os esqueletos de baleia e com o aquário.
Mais longe há mais atrações incluindo o Tirolinas Go com tirolesas, também conhecidas pelo termo “zip lines” e, o Parque de Cabárceno, uma grande reserva natural com mais de uma centena de espécies de animais.
Estando perto do mar, Santander é o local ideal para experimentar peixe e marisco. Percebes, ameijoas, anchovas e lulas são algumas das coisas que irá encontrar na costa da Cantábria. As refeições tradicionais incluem sorropotún, uma caçarola de atum e pescada em molho verde. Há também pratos de carne como o cocido montañes, um cozido feito com porco, feijões e morcela. Para sobremesa, a quesada pasiega (cheesecake tradicional) é a favorita do local. Abaixo estão mencionados alguns dos melhores sítios para comer em Santander, onde pode provar alguns destes pratos e ainda mais:
A melhor altura para visitar Santander é entre junho e setembro. Durante estes meses, a temperatura média ronda os 25 graus, fazendo com que seja ideal para umas férias de verão. É também uma ótima oportunidade para apanhar um dos feriados anuais da cidade que decorre em julho e agosto, com muita música e entretenimento noturno. Se preferir uma estação mais calma, visite no outono ou no inverno, que é quando os preços dos alojamentos estão mais baixos e quando há menos turistas pela cidade. Se for até às montanhas à volta de Liébana em dezembro é possível que presencie alguma neve.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos