Situado nas margens do rio Tejo, Toledo é uma das cidades mais pitorescas de Espanha. É muitas vezes chamada de “cidade das três culturas”, pois já se reuniram aqui comunidades cristãs, muçulmanas e judaicas. Atualmente, esta diversidade cultural e religiosa reflete-se nos seus monumentos como igrejas, mesquitas e sinagogas. Para além destas, irá encontrar museus com pinturas do El Greco e relíquias antigas provenientes da era romana.
A maioria dos visitantes de Toledo fazem uma viagem de um dia, mas vale a pena pernoitar para desfrutar do seu esplendor. O nosso itinerário de dois dias cobre as melhores atividades a fazer em Toledo, incluindo lugares para comer e festivais icónicos.
A Puerta de Bisagra foi outrora a entrada da antiga cidade de Toledo. Derivada da palavra árabe "Bab Shagra", que significa "a porta que leva ao campo", esta magnífica estrutura foi construída durante a época mourisca. Além disso, pode-se observar o brasão de armas da cidade.
Continuando em direção ao centro histórico de Toledo, o último vestígio do domínio muçulmano aqui, chegamos a esta imponente mesquita. Estabelecida por volta da Idade Média, ainda apresenta traços de arcos e abóbadas mouriscos. Se prestar atenção à fachada, poderá ver inscrições árabes. Após a reconquista cristã, o edifício foi convertido numa igreja, decorado com frescos religiosos.
Esta animada praça foi outrora um “souk” (mercado em árabe) onde os mouros negociavam gado. Mais tarde, tornou-se um mercado geral, aqui estabelecido a cada terça até 1960, quando se mudou para o Paseo Merchán. A praça era também o local das touradas e das queimadas públicas da Inquisição. Hoje, as pessoas vêm aqui para conviver nos cafés circundantes ou participar numa das variadas festividades que têm lugar na praça todos os anos.
Continue a sua visita por Toledo ao visitar a Igreja de San Ildefonso, uma das obras-primas barrocas da cidade, lar do santo padroeiro da cidade. A construção começou em 1629 e levou cerca de um século para ser completada. Alguns chamam-lhe de igreja jesuíta, uma vez que foi fundada pela ordem religiosa. Admire o interior branco cintilante, o retábulo ricamente decorado e as obras de arte e estátuas que o rodeiam. Não se esqueça de subir à torre para poder avistar a cidade.
A Catedral de Toledo é um dos edifícios góticos mais impressionantes de Espanha. Também conhecida como Santa Igreja Catedral Primada de Toledo, foi concluída no fim do século XV, com uma construção que demorou 200 anos. Hoje em dia é um dos marcos mais importantes da cidade e uma das mais impressionantes catedrais do país. No seu interior, pode admirar as típicas janelas rosáceas e os arcobotantes. Enquanto isso, a sacristia alberga obras de artistas famosos como Velázquez, Goya e El Greco. Por uma taxa extra, pode visitar a torre sineira e desfrutar da vista panorâmica de Toledo.
No ponto mais alto da cidade encontra-se o imponente Alcácer de Toledo. O lugar tem estado ocupado desde a época romana quando um palácio lá esteve. No século X, os mouros ergueram uma fortaleza, que mais tarde foi assumida pela realeza espanhola. Atualmente, funciona como um museu militar, exibindo uma coleção de brasões, uniformes e medalhas.
Estabelecida durante o Império Romano, a ponte de Alcântara é outro destaque de Toledo. A ponte tem sido danificada e reparada imensas vezes ao longo dos anos. Apresenta dois arcos de tijolo com um arco triunfante barroco e uma torre de castelo em cada extremidade. A partir daqui, pode ter magníficas vistas do rio e do alcácer colina acima.
Para uma visão ainda mais ampla, atravesse o rio e dirija-se até o Mirador del Valle. Os habitantes costumam reunir-se aqui para apanhar sol. A partir daqui, pode ver o rio, o Alcácer, a Catedral e o labirinto de ruas circundantes.
Comece o seu segundo dia com uma visita ao Convento de Santo Domingo El Antiguo. O monastério do século XI apresenta uma das primeiras obras do pintor El Greco em Toledo: A Assunção da Virgem (1679). Ao lado desta obra icónica há a cripta do próprio pintor, ligeiramente escondida atrás de uma grade de ferro.
Localizada no local de uma antiga mesquita, esta igreja continua a apresentar elementos originais como a torre mudéjar e arcos festonados. Dentro há uma mistura de estilos com elementos mouros, góticos e barrocos. A maioria das pessoas vem aqui para observar a icónica obra-prima de El Grego chamada “O Enterro do Conde de Orgaz”.
Uma visita ao Museu do Greco é imperdível se quiser aprender sobre o influente artista renascentista. Além de apresentar as principais obras de El Greco, o museu também apresenta obras de outros artistas, incluindo esculturas, pinturas e mobiliário. Uma anedota: No início do século XX, um aristocrata comprou este edifício porque pensou que era uma antiga casa de El Greco, esforçando-se para retomar o seu estilo original. No entanto, El Greco nunca viveu aqui.
No coração do bairro judeu, encontra-se esta sinagoga do século XIV, uma das únicas que restam em Toledo. Após a expulsão dos judeus em 1492, o edifício foi utilizado como igreja e como quartel militar. Atualmente, é a casa do Museu Sefardi. Este museu concede um conhecimento da cultura sefardita em Espanha com exibições dedicadas à história da cultura judaica, incluindo descobertas arqueológicas, trajes e outros artefactos. Também pode admira os traços clássicos mudéjares, incluindo a caligrafía árabe e hebraica, azulejos geométricos e paredes de estuque com ornamentos impressionantes.
Outra sinagoga a visitar é a Sinagoga de Santa María La Blanca. Apresenta cinco naves separadas por colunas de arcos em ferradura com maravilhosas e uma capital deslumbrante. As mulheres costumavam ir para os quartos de cima rezar, enquanto que os homens ocupavam os quartos do andar de baixo. Esta é uma das mais antigas sinagogas na Europa, datando até ao século XII. Quando a comunidade judaica foi expulsa, o edifício foi transformado numa igreja, depois num mosteiro e por fim num armazém para uma empresa que fazia estoques (espadas de tourada).
A alguns passos de distância está o Monastério de San Juan de los Reyes. Este mosteiro fransciscano era originalmente para ser um mausoléu real e servir de memorial para a vitória da Batalha de Toro. Foi provocativamente inserida no coração do bairro judeu pelos monarcas católicos Isabel e Fernando do século XV. A arquitetura é um exemplo perfeito do estilo isabelino que se espalhou pela Espanha naquele período. Entre lá dentro e passe pelas várias capelas, assegurando-se que olha para cima para admirar o teto de estilo mudéjar. Outro destaque é o claustro que mistura perfeitamente características góticas e mudéjar tardias.
Termine a sua visita a Toledo com um passeio de final de dia na Ponte de San Martín. Erguida no século XIII, a ponte passou por inúmeras renovações, sendo a última datada no século XVII durante o reinado de Carlos II. De acordo com uma lenda local, no dia anterior à inauguração da ponte, o arquiteto que a projetou apercebeu-se que calculara mal algumas medidas e pensou que a ponte estava em risco de colapsar. Para proteger o seu marido, a esposa do arquiteto queimou a ponte durante a noite a meio de uma tempestade, para fazer parecer que tinha sido atingida por um raio. Uma estátua dela está agora erguida no meio da ponte.
Se estiver a viajar para Toledo com crianças, certifique-se que escolhe uma estação que não seja demasiado quente, já que pode facilitar a exploração da cidade a pé. Algumas atrações icónicas que valem a pena visitar incluem a Catedral e a Torre de San Ildefonso. Alternativamente, pode explorar preciosidades ocultas como a Cueva de Hércules, uma caverna subterrânea que remonta à era romana. As crianças mais velhas poderão deslizar pela tirolesa perto da ponte de San Martín, organizada pela Fly Toledo. Alguns museus também organizam workshops para os mais jovens.
A diversidade cultural de Toledo também influenciou a sua culinária. As especialidades incluem pratos de caça como carne de veado ou perdiz, além de porco assado e cordeiro, normalmente servido em guisados. Na secção dos doces, há o famoso maçapão de Toledo, que consiste em amêndoas, açúcar e gema de ovo. Abaixo encontram-se alguns dos melhores locais para comer em Toledo:
Toledo tem um clima de mudança com invernos muito frios e verões quentes e secos. De facto, a temperatura diária pode chegar aos 40ºC no verão e 0ºC no inverno. Como tal, a melhor altura para visitar Toledo é por volta da primavera, no princípio do verão ou no outono. Evite julho ou agosto, já que o calor torna insuportável caminhadas.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos