Gran Canaria é uma das ilhas mais populares das Canárias, a seguir a Tenerife. Cerca de metade da população do arquipélago vive aqui. A ilha parece um mini continente com a paisagem a mudar tremendamente, desde montanhas exuberantes a cenários desertos.
A maioria das pessoas dirige-se a Gran Canaria pela praia, existindo mais de 50 por onde escolher. Mas para além da costa imaculada, também se irá deparar com aldeias de montanhas, cavernas antigas e monumentos históricos, especialmente em redor da agitada capital de Las Palmas.
Siga o nosso itinerário de cinco dias e descubra as melhores atividades em Gran Canaria, incluindo locais de natação populares e percursos para caminhadas.
Comecemos a nossa viagem no lado norte da ilha em Firgas. Esta cidade no topo da colina situa-se a 465 metros acima do nível do mar. Demore o seu tempo a vaguear pelas ruas estreitas. Não perca o Paseo de Canarias, onde pode admirar os 22 brasões que representam os municípios da ilha e a Igreja de São Roque do século XIX.
A alguns quilómetros a oeste encontra-se a jazida arqueológica de Cenóbio de Valerón. Poderá aqui explorar até 350 grutas, silos e cavidades utilizadas para armazenar cereais em tempos pré-hispânicos. Há um caminho através desta jazida com placas informativas que explicam a história deste lugar e as raízes vulcânicas da região.
Agaete está entre as aldeias mais bonitas do norte da Gran Canaria. Está situada entre Valle Agaete, conhecida pelas suas plantações de café. As casas em redor das plantações mantiveram a sua aparência tradicional até aos dias de hoje. Vale a pena dar um passeio pelo passadiço marítimo de frente para a praia e visitar o Huerto de Las Flores, um encantador jardim botânico cheio de plantas de todo o mundo. A aldeia é também um ótimo local para almoçar e provar alguma cozinha canária.
Depois de uma pausa relaxante em Agaete está na hora de voltar a fazer-se à estrada. A Praia Guayedra está localizada no interior do Parque Natural de Tamadaba. Para chegar a esta praia selvagem, terá de seguir um percurso que demora cerca de uma hora em cada sentido. No caminho para lá, poderá admirar as falésias de Roque Faneque, a pilha marítima Dedo de Dios e o Porto de Las Nieves. Guayedra foi recentemente apresentada na série The Witcher na Netflix, que chamou a atenção para este local outrora secreto.
Termine o seu dia com um mergulho nas piscinas naturais de Agaete, em Porto de Las Nieves. Estas piscinas são perfeitamente seguras para nadar uma vez que estão abrigadas das ondas violentas. Depois, dê uma volta pelo passeio e tome uma bebida num dos bares locais. Virada ligeiramente para oeste, a cidade é o local perfeito para apanhar o pôr-do-sol.
Para o nosso segundo dia, vamos explorar o sudoeste da ilha. A primeira paragem no nosso itinerário é o Miradouro do Balcón. Localizado entre a costa e o Parque Natural de Tamadaba, este miradouro oferece vistas deslumbrantes do oceano e da fila de falésias conhecida como “a cauda do dragão”. Começar o dia aqui irá abrir-lhe os olhos para a incrível paisagem que se avizinha.
Gran Canaria é famosa pelas suas praias selvagens e a Praia Güi Güi está entre as melhores. Para chegar a esta praia remota, terá de ir de barco ou caminhar. O percurso é um pouco desafiante, mas a cada passo que se dá vale a pena ver aquele caminho arenoso imaculado rodeado pelas enormes falésias. A praia fica dentro da Reserva da Biosfera da Gran Canaria da UNESCO.
Continue a sua viagem até à Fonte dos Azulejos. Estas formações rochosas ganharam a alcunha de “fonte de azulejos” devido aos padrões coloridos criados pela oxidação ao longo dos anos. Não chove muito em Gran Canaria, mas quando chove, as quedas de água emergem das montanhas e é possível avistá-las a partir da estrada.
A aldeia piscatória de Porto de Mogán é um dos lugares mais ensolarados da ilha. É difícil não se apaixonar por esta cidade costeira repleta de casas caiadas de branco, jardins tropicais e pontes de canais que se assemelham a Veneza. Comece com um mergulho na Praia de Mogán. Depois perca-se no labirinto de ruas estreitas que conduzem a encantadoras praças ou ao miradouro com vista para o mar.
Termine o dia em Maspalomas, o ponto mais meridional da ilha. A principal atração aqui são as Dunas de Maspalomas, uma reserva natural desértica com lagoas, palmeiras e 397 hectares de areia. Comece por visitar o Centro de Interpretação Las Dunas, localizado no Hotel Riu Palace Maspalomas, onde pode aprender tudo sobre a área e depois apreciar a paisagem do miradouro mais próximo. Depois disso, siga o percurso que atravessa as dunas e leva à Praia de Maspalomas. Não se desvie do caminho, pois esta é uma área protegida com várias espécies nativas, como o lagarto gigante de Gran Canaria. Assim que chegar à praia, pode continuar ao longo da costa até ao Farol de Maspalomas à direita ou até à Praia del Inglés à esquerda.
No coração da ilha, encontrará Fataga, um dos maiores desfiladeiros de Gran Canaria, que se estende desde as montanhas até ao mar. O seu tamanho é tão impressionante que foi chamado o Grand Canyon de Gran Canaria. É possível percorrer de carro uma grande parte do desfiladeiro parando no meio da Fataga para admirar as vistas de perto. Alternativamente, pode dirigir-se para o Miradouro de Fataga ou mais longe para Las Yeguas para uma vista mais expansiva.
Roque Nublo, também conhecida como Rocha Nublo, é outra característica geológica marcante na ilha. Esta rocha vulcânica ergue-se a 80m de altura, mesmo no centro do município de Tejeda. Foi criada durante uma erupção vulcânica e é agora um dos locais mais visitados da ilha. Para chegar a este monumento natural, terá de conduzir até Degollada de La Goleta e seguir o percurso sinalizado de 1,5 km que conduz até à Roque Nublo.
O Pico de Las Nieves é o ponto mais alto de Gran Canaria a 1942 metros de altura. O seu nome, pico de neve, foi dado no século XVII, quando os ilhéus construíram piscinas para apanhar a neve à volta do cume. Para obter as melhores vistas panorâmicas, conduza até ao Pozo del Pico de Las Nieves. Se se sentir aventureiro, pode caminhar mais até à Janela de Gañifa, um local popular entre os fotógrafos.
Do Pico de Las Nieves dirija-se para o Miradouro de Degollada Becerra. Daqui, pode admirar o desfiladeiro que separa Montañas de La Almagria e Las Mejoranas. Pode também observar a Roque Nublo ao longe, bem como a Roque Bentayga.
No extremo leste da cratera vulcânica de Tejeda, encontra-se a cidade de Tejeda. Situada a 1050m acima do nível do mar, é um dos pontos turísticos mais espetaculares da ilha. Esta vila no topo da colina é perfeita para um passeio à tarde. Passe pela Dulceria Nublo para provar os bolos regionais da ilha antes de se dirigir para o miradouro para observar as vistas circundantes da Caldera de Tirajana e do Parque Rural Nublo.
Esta pequena aldeia situa-se mesmo no meio das montanhas do norte da ilha. Vale a pena dar um passeio pela Praça del Teror, uma praça forrada de casas coloridas, algumas das quais datam do século XVI. Estas destacam-se com as suas elaboradas varandas de madeira. Outro destaque é a encantadora Basílica de Nuestra Señora del Pino, dedicada à santa padroeira da ilha. Se tiver por perto numa manhã de domingo, talvez consiga visitar o mercado da cidade, onde poderá provar especialidades locais como o chouriço de Teror.
Estamos a deixar as montanhas para trás e a aproximar-nos da capital da ilha. Mas primeiro, estamos a visitar a cidade de Arucas. Tire algum tempo para explorar o centro histórico, onde encontrará a Igreja de São João Batista, uma igreja gótica com impressionante trabalho em pedra. Pelo caminho, encontrará muitas lojas que vendem o infame Ron Arehucas, um tipo de rum feito em Arucas.
A cidade é também famosa pela sua vegetação. Tanto que lhe foi dado o nome de “cidade das flores”. Admire-as nos Jardins de La Marquesa e no Parque Municipal de Las Flores, ambos com centenas de espécies de plantas diferentes.
Passe a tarde a explorar Las Palmas, a capital de Gran Canaria. Esta movimentada cidade está repleta de monumentos históricos e de muitos restaurantes onde se pode provar a cozinha canária. Comece o seu passeio no centro histórico, também conhecido como Vegueta.
Esta área do século XV é a casa da Catedral de Santa Ana e da Praça de Santa Ana. Outros pontos turísticos dignos de destaque incluem o Museu Canário, a Casa de Colombo e o Mercado Vegueta.
Depois de os visitar, pode desfrutar de um passeio pelo Jardim Botânico de Viera e Clavijo.
A apenas alguns minutos da cidade encontra-se Las Canteras, uma praia dourada que se estende por 3 km. Dê uma volta pelo passeio e tome uma bebida num dos bares locais antes do pôr-do-sol.
Continue para norte e acabará no velho bairro dos pescadores chamado La Isleta. É um ótimo local para escapar às multidões e apreciar as vistas da costa.
A menos de meia hora de Las Palmas encontrará a Caldera de Bandama, uma cratera formada há cinco mil milhões de anos. É possível chegar lá de carro, mas deve ter cuidado com as estradas estreitas e as curvas bruscas. Em alternativa, pode reservar uma visita guiada. Quando lá chegar, pode desfrutar das vistas panorâmicas do topo ou seguir o percurso à volta da borda do vulcão Bandama, que leva cerca de duas a três horas a completar.
Conduza até à costa para ver El Bufadero de La Garita. A área é rodeada por falésias de basalto, tubos de lava e uma piscina natural que muitas vezes liberta água como um géiser. No entanto, ao contrário de outras piscinas naturais, a natação não é permitida devido à rápida mudança das marés.
A seguir, dirija-se até ao Barranco de Las Vacas. É no meio deste barranco que se encontra o Tobas de Colores, um conjunto de altas formações rochosas que se assemelham a uma paisagem desértica. É uma das atrações mais visitadas da ilha, pelo que poderá ter de esperar alguns minutos para a poder ver com clareza. A área é também um Destino Turístico Starlight. Para uma sessão de observação de estrelas, dirija-se ao Observatório Astronómico Temisas, que se encontra próximo do Barranco.
Estamos a terminar a nossa viagem no pitoresco Agüimes. A cidade é famosa pelas suas casas de cor pastel e esculturas de metal que enfeitam o centro histórico.
As famílias que visitam Gran Canaria encontrarão muitas atividades para crianças. Podem passar o dia a relaxar na praia, reservar um passeio de observação de golfinhos ou caminhar por um dos numerosos percursos da ilha. Para além da natureza, existem algumas atrações que são adequadas para crianças. Em Las Palmas encontra-se o Pueblo Canario, onde se pode ver uma réplica de uma aldeia canária tradicional e aprender mais sobre as tradições da ilha. Mais perto da costa encontra-se o Poema del Mar, um grande aquário com tanques separados para espécies de águas rasas, de águas profundas e de água doce. Em alternativa, pode ir mais longe para os arredores, onde encontrará o parque de trampolins Urban Planet. Maspalomas tem também muitos pontos turísticos familiares, incluindo Sioux City, um parque temático inspirado no Oeste selvagem americano, bem como um jardim zoológico e um parque aquático.
Todas as ilhas Canárias oferecem uma cozinha semelhante, com cada ilha a adicionar a sua própria afinação a um prato. Em Gran Canaria, é comum encomendar papas con mojo (batatas com molho vermelho ou verde) e gofio escaldado (puré de cereais, servido aqui com caldo de marisco). Uma coisa que é específica daqui, no entanto, é o queijo Flor de Guía, que tem um coalho vegetal feito das flores secas do cardo canário. Abaixo estão alguns dos melhores locais para comer em Gran Canaria, onde se pode provar algumas destas iguarias:
O tempo em Gran Canaria é agradável durante todo o ano. Dito isto, existem diferentes microclimas em toda a ilha. No sul, o clima é quente e ensolarado praticamente todo o ano, com temperaturas que variam entre os 15º e os 35º. No entanto, nas montanhas, pode cair para 5º ou menos, especialmente em torno de Tejeda ou Roque Nublo.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos