Marbella é conhecida pelos seus hotéis luxuosos, campos de golfe e marina vistosa, mas esta animada cidade da Costa del Sol também tem património histórico e maravilhas naturais. Cercada pelas montanhas da Sierra Blanca, Marbella oferece um cenário notável com dezenas de praias paradisíacas e uma calçada repleta de esculturas de Dalí.
Romanos e mouros já pisaram esta cidade, e ainda é possível ver essas raízes ao passear pelo bairro antigo da cidade. Depois de ver a praia e a zona histórica, pode ir a um museu ou embarcar num cruzeiro até Puerto Banús para um vislumbre do estilo de vida glamoroso.
Continue a ler para descobrir as melhores coisas para fazer em Marbella, incluindo dicas sobre onde comer e onde ficar.
Ao chegar a Marbella, vale a pena passar algum tempo a explorar o tranquilo casco antiguo ou zona histórica. É um lado diferente da cidade, com ruas estreitas empedradas, igrejas históricas e praças rodeadas por flores coloridas.
No centro fica a Plaza de los Naranjos, uma praça pitoresca ladeada por laranjeiras e esplanadas. Também é o lar da câmara municipal e de uma igreja do século XV. A Ermita de Santiago é uma das igrejas mais antigas de Marbella e foi o local de uma mesquita antes da conquista dos monarcas católicos. A igreja tem um design simples e poderia facilmente passar despercebida se não fosse pela sua entrada em moldura amarela e o sino no telhado.
Ainda no centro histórico encontrará a Iglesia de la Encarnación, um dos principais marcos históricos da cidade. Como a Ermita, foi construída sobre uma antiga mesquita. Data do século XVI, mas sofreu várias alterações no século XVIII, resultando numa mistura de elementos renascentistas e barrocos. A torre do sino costumava ser o minarete da mesquita, mas continua a destacar-se à distância. Hoje a torre inclui vários sinos, cada um com um nome diferente, incluindo “Virgem da Encarnação” e “Santíssima Trindade”. No interior pode admirar os altares dourados e os arcos abobadados da igreja.
A poucos passos da igreja fica o Museo del Grabado Español, um museu dedicado à gravura espanhola contemporânea. O museu foi fundado em 1992 e está situado num edifício de estilo mouro. A sua coleção inclui milhares de gravuras, algumas de artistas conceituados como Picasso, Dalí e Miró.
Faça uma pausa do turismo no Parque da Alameda. Estes jardins são o lugar perfeito para fugir do calor, graças às suas fontes e árvores tropicais que oferecem muitas áreas de sombra. Espalhados pelo parque, há belos bancos cobertos com azulejos pintados à mão que mostram cenas da história da cidade.
Do parque vá até à Avenida del Mar. Este passeio panorâmico conecta o centro histórico às praias e à marina de Marbella. Além da vista para o mar, os visitantes podem admirar as esculturas de Salvador Dalí e outros artistas espalhadas pela rua de mármore.
A Avenida del Mar termina na Playa de Venus. Pode relaxar por alguns minutos aqui ou seguir o Paseo Marítimo e descobrir outras praias mais a oeste.
Ao longo do caminho passará pelo Parque de la Constitución, um grande parque fundado na década de 1950. Costumava fazer parte de uma residência privada, mas hoje em dia qualquer um pode passear pelos seus caminhos arborizados. Possui um café, uma escola de música e um anfiteatro que ocasionalmente acolhe concertos ao ar livre no verão.
Passe o resto da manhã na Playa de la Fontanilla. Se continuar a caminhar ao longo do Paseo Marítimo, chegará aqui rapidamente. Com 1000 metros de extensão, esta praia oferece muito espaço para estender a sua toalha. Também é um local ideal para desportos aquáticos, como jet ski. Em redor da praia há alguns bares e restaurantes, muitos dos quais oferecem vista para o mar. Demora cerca de 20 minutos a pé da zona histórica até esta praia, mas vale a pena o passeio.
Continue o seu passeio por Marbella na famosa Golden Mile. No caminho até lá pode passar pela Mesquita do Rei Abdul. Este impressionante templo árabe destaca-se pelos seus telhados pontiagudos e é uma das mesquitas mais modernas de Espanha, fundada em 1981.
Ao aproximar-se da Golden Mile começará a ver propriedades luxuosas com jardins tropicais, restaurantes e lojas sofisticadas. Na extremidade leste desta marginal fica o Museo Ralli, um museu que exibe peças de artistas contemporâneos da América Latina, com foco no surrealismo. Também apresenta alguns artistas europeus como Miró e Dalí. A entrada é gratuita.
Perto da Golden Mile encontram-se as ruínas de uma vila romana, conhecida como Cilniana. Ficam na foz do Rio Verde e datam do século I DC. A maioria das paredes já não existe, mas os mosaicos deslumbrantes que restaram valem a pena a visita. A villa está geralmente aberta entre sexta e domingo à hora de almoço, mas é possível ver alguns dos pisos a partir da vedação.
Termine o dia com um passeio por Puerto Banús. Frequentemente comparada à Riviera Francesa, este é o lado vistoso de Marbella, com as suas boutiques, iates luxuosos e muitos carros desportivos em exibição. Os restaurantes aqui costumam estar cheios, portanto, se se quiser deleitar, é melhor reservar com antecedência.
Enquanto aqui estiver, não deixe de conferir a impressionante escultura de rinoceronte projetada por Salvador Dalí. Pode conduzir até Puerto Banús ou fazer um cruzeiro diretamente da Marina de Marbella. Os barcos demoram cerca de 30 minutos e partem praticamente a cada hora. Se vier no verão, pode visitar o mercado artesanal na Plaza Antonio Banderas.
Estendendo-se por 27 km, a costa de Marbella oferece mais de uma dezena de praias, a maioria das quais inclui pequenos bares conhecidos como chiringuitos. A Playa de Venus e a Playa del Faro são as mais próximas do centro, mas existem muitas outras ao longo da costa. No lado este encontrará algumas das praias mais famosas, incluindo a Playa del Cable (também conhecida como Bounty Beach), Nikki e Cabopino, onde se deparará com a Torre de Ladrones em estilo mouro.
A oeste, em direção a Puerto Banús, vale a pena visitar a Playa de la Fontanilla e a Playa San Pedro de Alcántara. Esta última tem 1 quilómetro de comprimento, por isso mesmo quando está movimentada, há sempre espaço para relaxar.
Se estiver a viajar até Marbella com crianças, provavelmente gostará de passar o tempo na praia. Além de natação, a maioria das praias também oferece uma variedade de atividades aquáticas, como jet ski ou windsurf.
Perto da Playa del Cable fica o Funny Beach Marbella, uma atração ideal para famílias com uma pista de karting e uma piscina.
Para algo um pouco mais aventureiro, siga 10 minutos para este de Marbella até ao Aventura Amazónia. Aqui encontrará pistas de obstáculos com cordas altas acima das árvores e tirolesa para crianças e adultos. Ou siga para oeste em direção a San Pedro Alcántara e visite o Costa Jump, um grande parque interior com trampolins.
Um pouco mais longe, mas ainda de fácil acesso a partir de Marbella, fica Fuengirola. A cidade tem uma grande área comercial com um cinema que exibe filmes ingleses, um parque aquático e um zoológico.
Outros locais que vale a pena visitar nas proximidades incluem o Parque de Diversões Tivoli World em Benalmadena, o safari Selwo em Estepona e o Eco Reserva Ojen.
As crianças mais velhas podem aproveitar outras atividades na área, incluindo mergulho, safaris de jipe, canoagem e caminhadas.
Como a maioria das cidades da costa da Andaluzia, a gastronomia de Marbella gira em torno do marisco. Se há um prato único desta região são os espetos. Estes são geralmente sardinhas no espeto grelhadas na praia durante uma moraga, um churrasco noturno. Outros pratos que vale a pena experimentar incluem anchovas fritas e paella de marisco. De bares de tapas descontraídos a restaurantes luxuosos com estrela Michelin, abaixo estão os melhores lugares para comer em Marbella:
Situada na Costa del Sol, Marbella goza de um clima quente praticamente durante todo o ano. Se quiser passar algum tempo na praia, a melhor época para visitar Marbella é entre junho e setembro. A temperatura média nesta época é de 29ºC e o mar está quente o suficiente para um mergulho. É também a época da feira anual, uma das festas mais populares da cidade. Outra alternativa é vir na primavera, quando a temperatura é um pouco mais baixa e há menos multidões por perto.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos