Cádis é uma charmosa cidade portuária localizada na costa oeste da Andaluzia. Encontra-se entre as cidades mais antigas da Europa, ocupada há pelo menos 3000 anos. Os fenícios chamaram-lhe de Gadir e, mais tarde, os mouros renomearam-no como Qadis.
No século XVI, a cidade tinha se tornado o quartel-general da marinha espanhola, que a usava como base para comércio e explorações. Foi daqui que Cristóvão Colombo partiu na sua jornada para o Novo Mundo.
Marcos históricos combinados com marisco delicioso e praias paradisíacas é o que atrai atualmente os visitantes a Cádis. A cidade fica especialmente animada durante as celebrações do Carnaval, com apresentações enérgicas de flamenco.
Descubra o que há de melhor para fazer em Cádis no nosso roteiro abaixo. Este inclui as principais atrações, além de dicas sobre onde comer e onde ficar.
Comece o seu passeio por Cádis com uma visita ao Castillo de Santa Catalina. Debruçado sobre o mar, este forte destaca-se pelas suas paredes em forma de estrela. Foi construído em 1596 para proteger a cidade contra invasores após a guerra anglo-holandesa. Atualmente funciona mais como um miradouro, de onde se pode captar a praia de La Caleta. No interior do castelo existe também uma área de exposições dedicada aos artistas andaluzes.
Siga ao longo da orla até chegar à praia de La Caleta. Os fãs de James Bond talvez reconheçam esta faixa costeira do filme “Die Another Day”, quando Halle Berry sai da água. La Caleta é a praia mais pequena de Cádis, podendo ser bastante movimentada no verão. Passe algumas horas a relaxar aqui ou, se quiser mais espaço, pode caminhar mais longe até às praias de Santa María del Mar ou La Victoria.
De La Caleta, continue pelo Paseo Fernando Quiñones, um trilho panorâmico que leva ao castelo de São Sebastião. Este forte isolado data de 1706, mas a construção original é da era islâmica. Durante algum tempo serviu como prisão, mas agora é um Património Mundial da UNESCO. Reserve algum tempo para apreciar a vista da orla antes de regressar ao centro da cidade.
Depois de visitar o castelo, dirija-se ao Barrio del Pópulo. É neste bairro histórico que se encontra a Catedral de Cádis. O edifício destaca-se de longe com a sua cúpula dourada icónica erguendo-se acima do horizonte da cidade. A construção começou em 1722, mas levou mais de um século para ser concluída, resultando numa mistura de estilos arquitetónicos, incluindo elementos barrocos e neoclássicos. Depois de ver a catedral, não deixe de conferir a Torre de Poniente, uma torre sineira que oferece uma vista esplêndida da cidade. Há também um pequeno museu no local com obras de arte religiosas.
A poucos passos da catedral fica um antigo teatro romano. Fundado por volta do século 1 AC, tem capacidade para 20 000 pessoas, sendo um dos maiores de Espanha. Foi descoberto em 1980, mas algumas partes permanecem escondidas sob a cidade. Os visitantes podem sentar-se perto do anfiteatro e ver modelos dele na área de exposição.
As Puertas de Tierra marcam a divisão entre o centro histórico e a parte nova de Cádis. Esta estrutura do século XVIII foi inicialmente projetada pelo arquiteto Torcuato Cayón como uma fortaleza defensiva. Hoje em dia os carros passam pelos seus arcos a caminho da praia de Santa María del Mar.
A Plaza de San Juan de Dios é uma praça animada em Cádis, repleta de palmeiras e fontes. A sua proximidade com o porto tornou-a especialmente relevante durante o comércio mundial do século XVI. Atualmente os visitantes podem relaxar num dos cafés ao ar livre da praça e maravilhar-se com edifícios como a câmara municipal ou a igreja de San Juan de Dios.
A maioria das cidades espanholas tem um mercado central de comida e Cádis não é exceção. Fundado em 1838, o Mercado de Abastos é um dos mais antigos mercados cobertos do país. Aqui pode experimentar especialidades locais misturadas com pratos internacionais. Depois de passar a manhã a passear pela cidade, terá provavelmente fome, por isso sugerimos parar aqui para comer alguma coisa. Gadisushi é uma das barracas mais populares. É um restaurante de sushi que faz nigiri e sashimi com peixe fresco do próprio mercado. Lembre-se de que não há peixe à segunda-feira. Também pode aproveitar a oportunidade para experimentar um pouco de vinho xerez num dos bares de tapas.
Existem 129 torres espalhadas por Cádis. No século XVIII, esses mirantes eram essenciais para monitorizar as chegadas de comércio ao porto. Desde então, tornaram-se um símbolo da cidade. Entre estas torres, destaca-se a Torre de Tavira como a mais alta com 45 metros. Do terraço pode admirar a vista dos castelos e da Catedral de Cádis. Dentro da torre há também uma câmara escura que projeta uma vista panorâmica da cidade.
Da torre, caminhe em direção à Plaza de España. No centro desta praça fica o Monumento a las Cortes, um monumento construído para comemorar o 100º aniversário da constituição liberal de Espanha, assinado aqui em 1812. Todas as estátuas que compõem o monumento têm diferentes símbolos, como paz e guerra, e textos retirados da constituição decoram as paredes.
Os amantes de arte apreciarão uma visita à Galeria Benot, uma pequena galeria de arte perto da Plaza de España. O espaço acolhe exposições de artistas contemporâneos andaluzes em constante mudança. Se tem algum tempo livre na cidade, dê uma olhadela lá dentro. Caso contrário, pode ir diretamente ao Museu de Cádis.
Se quiser saber mais sobre a história da cidade, deve ir ao Museu de Cádis. Dentro deste museu encontrará objetos dos tempos fenícios e romanos, bem como pinturas e estátuas recentes espalhadas por três andares. No piso térreo encontra-se a coleção arqueológica com objetos de um local de necrópole fenícia. O destaque da coleção é um sarcófago de mármore que data do século V AC. Existem também vários artefactos gregos, árabes e romanos para admirar. A secção de belas artes ocupa o primeiro andar com pinturas de Zurbarán, Rubens e Murillo. Por fim, no piso superior encontra-se uma sala dedicada aos tradicionais fantoches utilizados nas festas folclóricas da cidade.
Depois do museu, dê um passeio pelo parque Alameda de Apodaca. Siga a estrada em direção ao mar, e em breve chegará lá. É difícil não se apaixonar por este oásis verde rodeado de palmeiras e bancos de azulejos coloridos. O terraço com vista para a água é o local ideal para assistir ao pôr do sol em Cádis.
Perto da Alameda Apodaca fica outro parque da cidade que vale a pena visitar: o Parque Genovés. É famoso pelos seus jardins bem cuidados, caminhos de areia e uma caverna com uma cascata e uma ponte pedonal. Em redor desta fonte de água encontram-se algumas esculturas de dinossauros que as crianças vão adorar. O parque está repleto de plantas de todo o mundo, incluindo carvalhos, pinheiros das Canárias e choupos. Há também um miradouro no local com vista para o mar. Assim que terminar de explorar a área, pode tomar uma bebida no café do parque.
Fundado no século XIX, o Gran Teatro Falla acolhe alguns dos eventos mais emblemáticos da cidade. Deve o seu nome ao compositor andaluz Manuel de Falla, natural de Cádis. Se estiver a visitar durante fevereiro ou março, poderá assistir às competições de Carnaval aqui. No resto do ano acontecem outros eventos, incluindo peças de teatro e concertos, por isso vale a pena conferir a programação antes de ir. Mesmo que não possa comparecer a um evento, vale a pena parar para admirar a impressionante fachada em estilo mourisco do edifício.
Depois de ver o teatro, vá para La Viña. O antigo bairro de pescadores da cidade alberga agora uma série de bares e restaurantes onde pode saborear marisco fresco. É movimentado durante todo o dia, mas ganha vida à noite com alguns lugares que recebem espetáculos de flamenco. Perca-se pelas suas ruas estreitas e depois faça uma refeição na Casa Manteca, um dos mais antigos bares de tapas da cidade.
A região de Cádis oferece muitas atrações para toda a família. Brincar na praia e subir a Torre de Tavira serão provavelmente os destaques do nosso roteiro pela cidade, mas existem muitos outros locais e atividades para os mais pequenos.
Pode explorar a secção do sarcófago no Museu de Cádis ou levá-los ao museu de fantoches perto de Puertas de Tierra, que apresenta fantoches de todo o mundo.
Da Baía de Cádis pode embarcar num passeio de catamarã pela região ou conduzir até à cidade de Tarifa e participar de um passeio de observação de golfinhos e baleias aí. Mais abaixo na costa fica o Bahía Park, um divertido parque aquático localizado em Algeciras, perto de Gibraltar.
Outra ideia é viajar até ao Parque Nacional de Doñana, uma grande reserva natural onde se pode avistar linces e outros animais selvagens.
Parte da Costa de la Luz, as praias de Cádis estão entre as melhores de Espanha. Quando chega o verão, os andaluzes fogem para esta faixa costeira para se refrescar.
Perto do centro histórico fica a Playa de La Caleta, ensanduichada entre o Castillo de Santa Catalina e o Castillo de San Sebastián. Os dois castelos ajudam a proteger a praia das fortes ondas, tornando-a ideal para famílias. É popular entre os residentes e pescadores locais que aqui repousam os seus barcos.
Na parte nova da cidade encontrará a Playa Santa María del Mar, uma pequena praia com vista para a catedral da cidade. Logo ao lado fica a Playa La Victoria. Esta última tem uma série de bares de praia que ficam bastante animados no verão, principalmente durante a happy hour.
Mais ao sul há mais três praias: Playa de la Cortadura, Playa El Chato e Playa De Torregorda. Estas são um pouco maiores, dando-lhe muito espaço para se esticar na areia.
Se estiver a considerar Cádis como uma província, pode incluir outras praias no seu roteiro, como a Playa de los Caños de Meca, Zahara de los Atunes, a Playa Bolonia e Valdevaqueros.
Com o mar tão próximo da cidade, não é surpresa que a gastronomia de Cádis contenha tantas iguarias de marisco. Alguns pratos locais que vale a pena experimentar incluem o pescaito frito (peixe frito), as tortillitas de camarones (pastéis de camarão) e o cazón en adobo (cação coberto com pão ralado e cominho). Todos eles têm um sabor ainda melhor quando combinados com um copo de xerez frio.
Quer esteja à procura de uma sessão de tapas ou de um jantar completo, aqui estão alguns dos melhores cafés e restaurantes em Cádis:
Se estiver a planear passar a noite na cidade, aqui estão alguns dos melhores hotéis de Cádis:
A melhor altura para visitar Cádis é por volta de maio ou setembro. Durante esses meses, o clima é bastante ameno e há menos multidões na praia, em comparação com o pico da época de verão. Se decidir vir em julho ou agosto, prepare-se para temperaturas altas. Outra alternativa é visitar entre fevereiro e março para apanhar as celebrações do Carnaval local. Esta época pode ser um pouco cara em termos de acomodação, mas vale a pena pela experiência. Se não tem problemas com um pouco de chuva, também pode programar a sua viagem para outubro ou novembro.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos