O que fazer em Andorra la Vella: Itinerário de 1 Dia

Andorra é um país pequeno, situado nos Pirinéus, e é um dos microestados da Europa, também conhecido como Principado. Com uma população de apenas 80.000 habitantes, é perfeitamente possível atravessar todo o Principado em menos de uma hora, mas isso não significa que não haja muito para explorar.

Andorra la Vella é a capital de Andorra, situada entre a Espanha, a sul, e a França, a norte. A cidade está rodeada por imponentes picos cobertos de neve e foi originalmente fundada em 1278. Desde caminhadas pelos trilhos de montanha no verão até às pistas de esqui no inverno, há inúmeros cantos e recantos para explorar nesta cidade montanhosa.

O nosso itinerário de um dia engloba as melhores coisas para ver e fazer em Andorra-a-Velha, incluindo tudo, desde locais históricos a museus modernos e todas as paragens únicas e peculiares pelo meio. Aqui está o seu guia definitivo para explorar Andorra la Vella.



Dia 1

Manhã: Barri Antic - Centro Histórico

O centro histórico de Andorra-a-Velha remonta à fundação da cidade no século XIII. Conhecido como o Barri Antic, é o lugar perfeito para começar a sua viagem, voltando às raízes de Andorra-a-Velha.



Església de Sant Esteve

A sua visita a Andorra-a-Velha inicia-se no ponto central do bairro Barri Antic. Uma das igrejas mais importantes de Andorra-a-Velha, a Església de Sant Esteve, é conhecida em inglês como a Igreja de Sant Esteve. Construída no século XII, a arquitetura romanesca da igreja, incluindo a aspa e a rosácea, são belos elementos exteriores, enquanto o retábulo barroco é de entrar e ver. Os visitantes descobrirão também obras de arte bíblicas como a Pintura das Almas, criada no século XVIII. A igreja foi modernizada nos anos 40, remodelando a sua torre sineira estoica, em pedra, e outros elementos que necessitavam desesperadamente de reparação.



Plaça del Poble

Embora o seu nome possa lembrar uma praça de pedra, a Plaça del Poble está situada no topo de um edifício governamental, mesmo ao virar da esquina da sua primeira paragem do dia. Os visitantes encontrarão vistas para as montanhas circundantes e para a torre de pedra românica da Igreja de Sant Esteve.



Plaça dels Set Poetes

Ao contornar a Rotonda de Govern, uma rotunda importante, chega-se à Plaça dels Set Poetes. Esta estátua homenageia os poetas, como o próprio nome indica, com sete figuras de fibra de vidro que constituem as sete províncias de Andorra em diferentes posições, incluindo a posição “não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”. Esta instalação artística é ainda mais vibrante à noite, quando as estátuas se iluminam com cores diferentes.



Bici Lab Andorra

Continuando pela Carrer Prat de la Creu, chegará ao Bici Lab Andorra, também conhecido como Museu da Bicicleta de Andorra, uma coleção enorme de bicicletas e parafernália ciclística. Dispõem de uma coleção permanente em exposição e de exposições interactivas, incluindo passeios de bicicleta em realidade virtual. Este museu também explora a história das bicicletas e a afinidade de muitos andorranos com o ciclismo.



La Casa de la Vall

Continue a percorrer as ruelas sinuosas do Barri Antic e os seus edifícios de pedra por excelência, até chegar a La Casa de la Vall. Construído em 1580, este edifício foi outrora a casa do vigário de Andorra-a-Velha, Antoni Busquet, antes de se tornar a sede do Consell General em 1701. Os visitantes podem explorar os dois andares do edifício, incluindo a cozinha tradicional, a capela e o salão nobre. Atualmente, os funcionários públicos utilizam-na como local de reunião.



El Ball del Contrapas

Termine o seu passeio matinal a poucos passos do início no El Ball del Contrapàs. Uma escultura em pedra criada pelo artista Sergio Mas Balaguer, esta bela obra de arte comemora uma dança tradicional catalã, conhecida como contrapàs, e é envolta em flores nos meses mais quentes.



Dia 1, manhã - Andorra la vella Mapa do circuito


Tarde: Les Escaldes

Para a segunda parte do seu dia em Andorra-a-Velha, dirija-se a Les Escaldes. Uma espécie de cidade irmã de Andorra-a-Velha, estas duas áreas urbanas são tecnicamente cidades separadas, mas misturam-se.



La Noblesse du Temps

Comece a explorar em Les Escaldes em La Noblesse du Temps, uma estátua criada por Salvador Dalí. Também conhecida como a Nobreza do Tempo, a estátua apresenta um relógio em fusão, um tema comum em muitas das obras de Dalí. A estátua não foi originalmente projectada para ser exposta em Andorra, tendo sido doada ao Principado pelo seu proprietário.



Pont de Paris

Continue a seguir o rio La Valira para leste para atravessar a Pont de Paris. Esta ponte moderna atravessa o rio e foi inaugurada em 2006. Admire o seu design moderno com ângulos rectos elegantes, esferas metálicas e um sinal proeminente de Andorra-a-Velha ao atravessar para o outro lado.



Calidea & La Dama de Gel

Seguem-se mais duas esculturas, centradas numa das rotundas da cidade. A escultura Calidea, um cavalo de metal, foi criada pelo artista Angel Calavente, enquanto La Dama de Gel é um silfo de metal de Philip Lavall. As esculturas são também fontes, que se misturam umas com as outras, lançando água para trás e para a frente.



Centre d’Art d’Escaldes-Engordany (CAEE)

O Centre d'Art d'Escaldes-Engordany é um verdadeiro museu que exibe esculturas do artista Josep Viladomat, bem como miniaturas românicas. Embora o CAEE albergue belas peças, o próprio edifício é uma obra de arte que realça a arquitetura de granito andorrana.



Igreja de Sant Pere Martir

Outro imponente local de culto em Andorra, a Igreja de Sant Pere Martir fica a poucos passos do CAEE. Embora pareça antiga, a catedral foi construída em 1956, em granito de Andorra, em estilo neo-românico. Gravuras de beatitude adornam a fachada oriental da igreja. Também pode admirar mais esculturas do famoso artista Josep Viladomat. A Imaculada Conceição encontra-se no exterior da igreja, enquanto a Misericórdia se encontra no interior.



Museu Carmen Thyssen Andorra

Ao fundo da Avenida Carlemany encontra-se o Museu Carmen Thyssen Andorra. Uma vasta coleção de pinturas realizadas entre os séculos XIII e XX, de artistas famosos e desconhecidos, estas obras foram doadas à cidade pela Baronesa Thyssen-Bornemisza. Os visitantes encontrarão também exposições temporárias, juntamente com a coleção permanente.


Pont des Engordany

Preste homenagem ao bairro de Les Escaldes visitando um último local histórico na Pont des Engordany. Datada da época medieval, esta ponte de pedra passa sobre o rio Valira d'Orient e é conhecida por ser ligeiramente irregular, uma vez que um lado da ponte é mais alto do que o outro.



Dia 1, tarde - Andorra la vella Mapa do circuito


Outras Coisas para Ver e Fazer em Andorra

  • Tobotronc: Marque na sua lista de desejos o tobogã alpino mais longo do mundo em Tobotronc! Uma das atracções do Parque Naturland, o Tobotronc desce a encosta da montanha ao longo de mais de 5 quilómetros.


  • Termas de Caldea: Situadas em Escaldes-Engordany, perto da capital de Andorra-a-Velha, as Termas de Caldea são um ótimo refúgio do frio no inverno. Sendo o maior spa termal do sul da Europa, os visitantes encontrarão várias lagoas, incluindo piscinas interiores e exteriores, hidromassagem, hammam, saunas nórdicas, banhos indo-romanos, um banho de limão, solário jacuzzi e muito mais.


  • Llac d’Engolasters: A apenas 17 minutos do centro de Andorra-a-Velha, a visita ao Llac d'Engolasters, também conhecido como Lago Engolaster, é uma óptima desculpa para sair para a natureza. Um pequeno trilho para caminhadas percorre o exterior do lago e demora cerca de 2 horas a concluir. Os visitantes podem nadar aqui nos meses de verão e admirar os picos cobertos de neve na primavera e no outono. O roteiro inclui algumas paragens ao longo do caminho, incluindo o Museu do Automóvel e o Museu da Eletricidade.


  • Caminhadas: Uma vez que Andorra está situada nas montanhas, existem centenas de trilhos para caminhadas que percorrem os seus picos e vales Muitos destes trilhos são difíceis, sendo o percurso em redor do Lago Engolaster um dos mais fáceis. Para aqueles que não se importam de suar, Coma Pedrosa é uma das caminhadas mais bem cotadas do país e começa perto da cidade de La Massana.


  • Via Ferrata: Continue as suas explorações de montanha experimentando as emocionantes via ferratas de Andorra. Estas vias de escalada expostas são aparafusadas na encosta da montanha, mas é necessário algum conhecimento de escalada em rocha para aceder a elas. Algumas das melhores vias ferratas de Andorra encontram-se em Canillo e Erts.


  • Visitar um refúgio de montanha: Muitos dos percursos pedestres de Andorra conduzem a refúgios de montanha. Abertas nos meses de verão, estas cabanas oferecem aos caminhantes cansados comida, bebida e um local para passar a noite. A Cabana Borda de Sorteny, situada no Parque Natural do Vale de Sorteny, pode ser alcançada através de uma caminhada rápida e fácil de 30 minutos a partir do parque de estacionamento principal do Vale de Sorteny. Este refúgio serve pratos deliciosos da montanha no seu terraço exterior ou um lugar para se aquecer no interior e não precisa de passar a noite para o experimentar! Apenas um dos 20 refúgios de montanha espalhados por todo o país, cada um deles oferece o seu próprio toque único numa noite alpina.


  • Igrejas: Andorra tem dezenas de catedrais e capelas pitorescas para explorar, espalhadas por todo o país. Muitos delas contêm importantes obras de arte bíblica, incluindo retábulos barrocos e pinturas murais de artistas como o Mestre de La Cortinada. Construída no século XII, a Igreja de Sant Joan de Caselles exibe uma arquitetura românica, enquanto a Igreja de Sant Martí de la Cortinada e a pequena Igreja de Sant Serni de Llorts exibem caraterísticas barrocas.


  • Vale de Madriu-Perafita-Claror: Património da UNESCO, o vale de Madriu-Perafita-Claror estende-se por milhares de hectares em Andorra e oferece um vislumbre da vida nos Pirenéus. Também proporciona paisagens impressionantes, incluindo picos de montanhas cobertas de pinheiros, glaciares, riachos e lagos alpinos. Uma visita aqui também significa que é provável que se cruze com os habitantes locais - principalmente com rebanhos de ovelhas! Parte da bacia do rio Madriu, o vale de Madriu-Perafita-Claror situa-se no sudeste de Andorra.



Excursões de um dia a partir de Andorra la Vella

  • Soldeu, Andorra: Soldeu, a cidade de esqui mais glamorosa de Andorra, alberga numerosos hotéis de 5 estrelas e o único restaurante com estrela Michelin do país, o Ibaya. Há também muitas ofertas de lazer, independentemente da estação do ano. Os trilhos para caminhadas e bicicletas partem diretamente do centro da cidade e o aprés-ski aquece com animados bares de cocktails e discotecas. Situado entre várias estâncias de esqui diferentes, há uma pista para todos e para todos os níveis, quer esteja a fazer as pistas de coelho ou queira algo que teste verdadeiramente a sua coragem.


  • Basílica Santuário de Meritxell, Andorra: A Basílica Santuário Meritxell, o local religioso mais importante de todo o país de Andorra, é uma paragem obrigatória para os amantes da arte. A sua construção moderna e única foi criada em 1972 e tornou-se uma basílica menor em 2014. O santuário está rodeado de montanhas na paróquia de Canillo, o que contribui para o seu carácter espiritual.


  • Santa Coloma, Andorra: Santa Coloma is a tiny parish in Andorra that secrets away an ancient chapel. A Igreja de Santa Coloma foi inicialmente construída entre os séculos VIII e IX e esconde frescos intrincados que foram pintados por artistas nómadas. Embora os originais estejam atualmente protegidos, os frescos originais são representados através de projecções intrincadas e coloridas. Não deixe de admirar o campanário circular de pedra lombarda de 4 andares da igreja.


  • La Seu d’ Urgell, Espanha Uma pequena cidade no norte de Espanha, La Seu d'Urgell fica apenas a 25 minutos de Andorra la Vella. Os visitantes encontrarão a imponente catedral católica romana no seu centro, ruas pitorescas empedradas para explorar e deliciosos restaurantes e esplanadas para desfrutar de uma bebida.


  • Montserrat, Espanha: Situado a 2 horas e 20 minutos a sul de Andorra-a-Velha, Montserrat é um mosteiro de monges beneditinos situado no sopé dos Pirenéus. Rodeado por rochedos gigantescos, este é um importante local de peregrinação para os católicos, pois diz-se que a Virgem Maria apareceu na Gruta Santa. A palavra Montserrat traduz-se diretamente por montanha serrilhada, o que descreve melhor este precipício rochoso. Também é possível chegar a Montserrat através de um comboio de uma hora a partir de Barcelona.


  • Barcelona, Espanha: Capital da Catalunha, Barcelona é uma cidade vibrante que vale bem a pena a viagem de 2 horas e 40 minutos. Descubra as extravagantes obras-primas da arquitetura de Gaudí, testemunhe os tons de arco-íris da Sagrada Família e vá à procura de tapas saborosas e cava espumante em abundância.


  • Toulouse, França: Conhecida como a “Cidade Rosa” de França, Toulouse fica a cerca de 3 horas de carro de Andorra la Vella. Caminhe pelas calmas ruas de pedra, em busca das imponentes catedrais da cidade e dos lânguidos espaços verdes que ladeiam o rio Garonne. É claro que vai querer experimentar os clássicos da culinária, como o cassoulet, a saucisse de Toulouse e as violettes. Da mesma forma, a cidade-fortaleza medieval de Carcassonne fica apenas a alguns minutos de Toulouse e é uma excelente viagem de um dia para os amantes de história!



As melhores vinhas de Andorra

  • Borda Sabaté 1944: Reconhecida pelos seus vinhos de altitude, a Borda Sabaté foi criada pelo patriarca da família, Joan Canturri, que viu que Andorra poderia ser uma região vinícola maravilhosa. Sendo uma das poucas vinhas biológicas certificadas em todo o país, a Borda Sabaté orgulha-se da sua sustentabilidade e da elaboração de excelentes vinhos, como o Torb e o Escol, um varietal tinto e um branco. Cortado na encosta da montanha, os visitantes podem beber e saborear com vistas alpinas de cortar a respiração.


  • Casa Auvinya: As vinhas da Casa Auvinya são cultivadas nas encostas íngremes do sul de Andorra, produzindo requintadas garrafas de Pinot Noir, Syrah e Albarino. Os hóspedes podem deslocar-se à adega, localizada no alto dos Pirenéus, a mais de 1200 metros de altitude, para ver o intrincado processo de vinificação, incluindo os seus tanques de fermentação e a adega. Esta pequena adega é um caso de família, produzindo apenas 3.000 garrafas por ano.


  • Casa Beal: Outra adega localizada na freguesia de Sant Julià de Lòria, em Andorra, o vinho de assinatura da Casa Beal, o Cim de Cel, é um vinho branco com notas de lichia e tons florais. As colheitas remontam a 2006 e podem ser adquiridas na adega durante uma visita. A propriedade também produz trufas negras, que crescem em condições ideais nas montanhas.


  • Casus Belli: Situado no Vale Ordino de Andorra, Património Mundial da UNESCO, as 20.000 videiras de Casus Belli estendem-se por 3 hectares. Esta é a única adega desta região de Andorra e produz Pinot Noir, Chardonnay e vinhos espumantes.



O que fazer com as crianças em Andorra

  • Parque de aventuras Naturland: Situado no sul de Andorra, o parque de aventuras Naturland oferece às crianças uma infinidade de actividades divertidas para preencher o dia. As crianças podem experimentar o tubbing na montanha, o circuito dos esquilos com um trampolim gigante, as mini tirolesas, os buggies a pedais, os trenós nórdicos, os passeios de pónei, o zoo, o circuito de cordas N'Boscat e a zona de escalada Airtrekkids, entre inúmeras outras experiências.


  • Spa termal de Caldea: Apesar de grande parte do spa ser orientado para os adultos, existem várias secções deste extenso complexo de spa que são designadas como áreas para crianças. Rebentar canhões de água na lagoa termal, brincar na praia macia, frequentar a Pequena Sauna ou fazer tratamentos de beleza divertidos e centrados nas crianças, como manicuras e tratamentos faciais de iogurte.


  • Parque de Montanha Pal Arinsal: À semelhança do Naturland, o Pal Arinsal Mountain Park pode oferecer trilhos de BTT e pistas de esqui intermináveis para os adultos, mas também há muito para fazer para os mais pequenos! Os miúdos que andam de bicicleta são bem-vindos no Kids Bike Park e podem participar em actividades de esqui no mini Wood Park. Há também actividades divertidas como o circuito de mini-pedal, o parque de cordas, o tirolesa, o circuito de e-kart, o comboio elétrico, o tiro com arco e o Pekepark, um parque de diversões para crianças dos 4 aos 11 anos.


  • O Mon(t) Magic Family Park está localizado na área de Canillo, em Andorra, na Estância de Esqui de Grandvalira. No parque, há atracções disponíveis durante todo o ano, como a corrida de gorros VR, o Màgic Gliss e a tirolesa Tirolina Mon(T) Magic. Algumas destas tradicionais formas de entretenimento incluem Acrojumps, trampolins e mini-golfe. A casa da bruxa interactiva, os tobogãs, os túneis e as personagens 3D dos divertimentos temáticos baseiam-se nos mitos de Andorra e no animal encantado Tamarro. No entanto, a sua principal atração é a Tirolina Mon(t) Magic Grandvalira Canillo: tem um comprimento de 550 m e uma altura de 40 m, o que a torna a tirolesa mais longa dos Pirenéus. It is suitable for all ages, with a weight limit of 140 kg. As crianças com 35 kg podem viajar, mas devem ser acompanhadas por um adulto.


  • Jardins de Juberri: Jardins de Juberri, jardins imaculadamente cuidados que se agarram à encosta da montanha. Encontrará esculturas contemporâneas de animais como ursos e elefantes, fontes e vistas amplas sobre as montanhas. As crianças vão gostar de passear pelas fileiras de sebes perfeitamente cuidadas e ver as esculturas extravagantes. Vários dinossauros também vivem nesta encosta.


  • Museu do Automóvel: Com mais de 100 meios de transporte de todo o mundo, o Museu do Automóvel de Andorra é o local ideal para as crianças que se interessam por carros, motas e bicicletas. O museu tem como objetivo expor os carros por ordem cronológica, começando pelas máquinas a vapor do século XIX.


  • Museu da Miniatura de Ordino: Um museu inteiro de obras de arte em miniatura, o Museo de la Miniatura de Ordino é um deleite tanto para os jovens como para os mais velhos. Situada na pequena aldeia de Ordino, cada peça foi criada pelo artista ucraniano Nicolai Siadristy. As exposições mostram tudo, desde bonecas russas de ninho pintadas de forma complexa até obras-primas em microminiatura, como uma garrafa esculpida num grão de arroz. As crianças vão adorar olhar através dos microscópios e óculos de espião para ver estas esculturas de bichinhos.


  • Trenó puxado por cães: Oferecido nas estâncias de esqui de Andorra durante os meses de inverno, o trenó puxado por cães é uma atividade divertida e emocionante que toda a família irá adorar. Glide through alpine landscapes and over snowy trails, behind a team of highly trained dogs and your expert guide. Este é oferecido pelo Grandvalira Resort em Soldeu, Andorra.



Campos de golfe perto de Andorra la Vella

  • Aravell Golf & Country Club: Tecnicamente situado em Espanha, junto à fronteira de Andorra e a 30 minutos da capital, o Aravell Golf & Country Club oferece um campo de 18 buracos, um club house e um restaurante. Encontrará também uma academia de golfe se precisar de ajuda para praticar o seu swing.


  • Grandvalira Golf Soldeu: Integrado no Grandvalira Resort em Soldeu, Andorra, o Grandvalira Golf Soldeu é um deslumbrante campo de golfe de verão concebido por Jeremy Pern. Este é também o campo de golfe mais alto da Europa, com 2250 metros. Aberto de finais de junho a setembro, terá 9 buracos para jogar neste campo par 33 situado a apenas 30 minutos de Andorra-a-Velha.


  • Vall d’Ordino Golf Club: Apenas a 20 minutos de carro de Andorra-a-Velha, o Vall d'Ordino Golf Club é outro campo de golfe de 9 buracos, par 3. Sendo um campo de golfe pitch and putt, este é também um ótimo campo para jogar com crianças. É também o único campo iluminado de Andorra e dispõe de actividades adicionais como piscina, esplanada, restaurante e putting green.



Estações de esqui em Andorra

  • Grandvalira: A maior estância de esqui de Andorra, e de toda a Europa do Sul, Grandvalira é o creme de la creme quando se trata de atingir as encostas dos Pirinéus. Dividido em sete sectores distintos, incluindo Grand Roig e Soldeu, existem várias pistas pretas espalhadas pelo parque, bem como áreas de esqui para principiantes e pistas azuis e vermelhas. Esquiar e Grandvalira é também um negócio de família com várias áreas dedicadas às crianças, incluindo pistas de coelhinhos, uma floresta infantil e o Circo Babadoom. A estância dispõe também de um infantário para as crianças que ainda não estão preparadas para as pistas de esqui. Nos meses de verão, Grandvalira torna-se um paraíso para a prática de BTT e caminhadas. Grandvalira fica apenas a 22 minutos do centro de Andorra la Vella.


  • Pal Arinsal: Considerada a estância de esqui mais familiar de toda a Andorra, Pal Arinsal situa-se no lado ocidental do país. Com mais de 63 km de pistas para experimentar, poderia facilmente passar um fim de semana aqui sem ver tudo. Existem vários restaurantes que servem uma deliciosa cozinha andorrana e que são o local perfeito para o aprés ski. Como a maioria das estâncias de esqui, Pal Arinsal também tem muitos trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta de montanha nos meses de verão.


  • Ordino Arcalis: Situada no extremo noroeste de Andorra, Ordino Arcalis é uma pequena estância de esqui, propriedade de Grandvalira. Passe o inverno a esquiar ao longo de 93 quilómetros de pistas e o verão a andar de teleférico até às nuvens. Quatro restaurantes diferentes estão localizados em todo o resort, incluindo o refúgio Sorteny.



Onde comer em Andorra la Vella

  • Celler d’en Toni: Primeiro restaurante de Andorra a ser inscrito no Guia Michelin, o Celler den Toni é uma presença incontornável no panorama gastronómico de Andorra-a-Velha há mais de meio século. Utilizando produtos sazonais de produtores locais, o Celler d'en Toni segue o modelo de uma adega tradicional, com uma impressionante adega de vinhos com milhares de garrafas. Encontrará pratos como bolinhos de bacalhau, carpaccio de camarão e ombro de cabra assado lentamente.


  • Kökosnøt: Outro restaurante do Guia Michelin, o Kökosnøt está localizado no centro de Andorra la Vella, perto do Parc Central. Este estabelecimento de restauração requintada inspira-se nos ingredientes e pratos locais, apresentando-os de uma forma elevada. A sua adega de vinhos é extensa e faz a combinação perfeita com cada prato requintado.


  • La Casa Restaurant & Gastrobar: Oferecendo aos hóspedes lugares no interior do seu edifício tradicional e assentos ao ar livre no belo pátio, o La Casa Restaurant & Gastrobar está localizado no coração do Barri Antic. Especializados em pequenos pratos, têm também uma extensa lista de vinhos e um ambiente maravilhoso, quer esteja sentado no interior ou no exterior.


  • K’Tam: Para uma versão andorrana de tapas modernas, dirija-se ao K'Tam, perto da Pont de Paris. Os clientes encontrarão um quadro tradicional de giz como menu, afixado na parte de trás do restaurante com os pratos frescos do dia e as combinações de vinhos.


  • Alta Taberna Aires Gourmet: O Alba Taberna Aires Gourmet é um restaurante sem frescura e tradicional no centro da cidade, um ótimo lugar para jantar pratos clássicos de Andorra num ambiente descontraído.



Onde ficar em Andorra la Vella

  • Hotel MIM Andorra (5-estrelas): O Hotel MIM Andorra está localizado entre Les Escaldes e Andorra la Vella, o que o torna o local perfeito para se basear na cidade. Encontrará suites de luxo espaçosas com comodidades como varandas privadas, camas king-size e chuveiros de hidromassagem. O Hotel MIM também possui uma certificação LEED de prata pela utilização de materiais de construção sustentáveis. O restaurante HINCHA, no local, serve pratos em forno de lenha confeccionados com ingredientes locais, enquanto o Wellness Cabin providencia massagens e tratamentos de beleza.


  • Grand Plaza Hotel & Wellness (5-estrelas): Na orla de Andorra la Vella, perto de Les Escaldes, o Grand Plaza Hotel & Wellness oferece aos hóspedes uma estadia no colo do luxo. Localizado numa das principais ruas comerciais da cidade, a Avenida Meritxell, os hóspedes estão no coração de tudo. Esta propriedade tem 90 quartos à escolha, incluindo Quartos Duplos até Suites Penthouse. Os hóspedes encontrarão comodidades como pequeno-almoço na cama, chinelos e roupões de banho macios e máquinas de café nos seus quartos, enquanto o restaurante e o spa no local proporcionam mais luxo com tratamentos como hidroterapia, um banho turco e sauna, e camas de pedras quentes.


  • Andorra Park Hotel (5-estrelas): Situado perto do Barri Antic, o Andorra Park Hotel é uma propriedade extensa e o primeiro hotel de 5 estrelas de Andorra. Os quartos têm capacidade para até quatro pessoas e são elegantemente concebidos com muito espaço para se espreguiçar. O seu centro desportivo de última geração, o jacuzzi, a sauna, a piscina interior aquecida, os banhos turcos e os luxuosos tratamentos de spa são ainda mais atraentes. Se estiver em Andorra para uma viagem de esqui, também oferecem transferes gratuitos para as pistas. Os hóspedes também poderão desfrutar de mais de 15 000 metros quadrados de jardins para explorar e de duas opções de restauração.


  • Hotel NH Andorra la Vella (4-estrelas): Localizado mesmo ao longo do Rio La Valira, o Hotel NH Andorra la Vella proporciona aos hóspedes um ambiente moderno e elegante de 4 estrelas para descansar as suas cabeças à noite. Os quartos estão minimamente decorados com vistas para a cidade e para as montanhas. Um grande buffet de pequeno-almoço gourmet é servido todas as manhãs. Sente-se junto à lareira no salão comum ou desfrute de uma paisagem extensa a partir do terraço.


  • Hotel de l’Isard (3-estrelas): Situado num edifício que manteve a sua tradicional fachada de pedra, o Hotel de l'Isard é uma das mais belas opções de alojamento em Andorra-a-Velha. Embora o exterior se possa misturar com a arquitetura do Barri Antic que o rodeia, o interior está completamente modernizado, mas não lhe falta carácter. Os quartos são acolhedores com vistas deslumbrantes, alguns com elegantes tectos inclinados e vigas de madeira. O restaurante do hotel, L'Isard, serve especialidades frescas de Andorra, pelo que os hóspedes não precisam de sair do hotel para encontrar uma deliciosa cozinha local.



Melhor altura para visitar Andorra la Vella

A melhor altura para visitar Andorra-a-Velha dependerá das actividades que pretende realizar e do tempo que espera encontrar. Aninhada no alto dos Pirenéus, a capital de Andorra tem quatro estações distintas, com verões amenos.

Se pretende participar nas estâncias de esqui de Andorra e gosta de paisagens com neve, o inverno será a sua melhor aposta. Por outro lado, o verão é a melhor altura para visitar Andorra-a-Velha, com temperaturas moderadas, muito sol e festivais divertidos.



Festivais em Andorra

  • Revetlla de Sant Joan: Conhecida em inglês como Saint John's Eve, a Revetlla de Sant Joan é celebrada em todas as regiões de língua catalã. Dia da festa de São João Batista, este feriado tem um significado religioso mas é celebrado por todos. Realizado todos os anos em junho, no solstício de verão, este festival ardente começa com fogueiras e com o acender das fallas, essencialmente tochas de madeira, por toda a cidade e pelo campo.


  • Andorra la Vella Festa Major: A Festa Major é uma das maiores festas do ano em Andorra-a-Velha. Realizada todos os anos no primeiro fim de semana de agosto, a cidade ganha vida com uma série de desfiles, música, dança e espectáculos culturais.


  • Dia de Nossa Senhora de Meritxell: A Festa de Nossa Senhora de Meritxell, que celebra a padroeira de Andorra, realiza-se todos os anos a 8 de setembro. Os que celebram a festa dirigem-se ao Santuário da Virgem de Meritxell, assistem à missa e festejam com música, dança e procissão de tochas.


Voltar à página inicial