O que fazer em Chartres: Itinerário de 1 Dia
Chartres é uma cidade encantadora situada apenas a 90 km a sudoeste de Paris, na região do Centro-Val de Loire. Os destaques incluem a catedral gótica, que é Património Mundial da UNESCO, e a bela cidade velha medieval, repleta de casas em enxaimel e ruas de paralelepípedos. A cidade tem muitos edifícios religiosos, a maioria com vitrais deslumbrantes e há um centro que pode visitar para aprender como são criados. Existem museus interessantes que mostram a arte e introduzem-no nas práticas agrícolas, uma parte importante da vida local. Dê um passeio junto ao rio Eure ou alugue um caiaque ou um barco a pedal e desfrute do ar livre. A gastronomia da cidade é excitante, com uma grande variedade de restaurantes para todos os paladares, e há muitos festivais ao longo do ano.
Preparámos para si um itinerário de um dia que inclui os pontos altos do centro da cidade. Se dispuser de mais tempo, propomos-lhe ideias de outros locais a visitar, tanto nos arredores da cidade como em excursões de um dia.
Dia 1
Manhã: Museu de Belas Artes
O Museu de Belas Artes situa-se no Palácio Episcopal de Chartres, onde Henrique IV foi coroado em 1594. No entanto, não resta muito do edifício original, uma vez que foi fortemente renovado nos séculos XVII e XVIII. As colecções são diversas, desde obras criadas na época medieval até à arte contemporânea. A maior parte das pinturas são de artistas franceses como Soutine, Chardin e Rigaud. Repare em dois cravos, um do século XVII e outro do século XVIII. Existe uma interessante secção dedicada às obras de Henri Navarre, escultor, gravador de medalhas, vidreiro e ourives.
Centro Internacional do Vitrail
Uma caminhada de dois minutos leva-o ao centro de vitrais, onde aprenderá como foram criados os belos vitrais da catedral e das igrejas de Chartres. Também exibe uma grande coleção de vitrais que remontam ao Renascimento. Alguns seguem um tema religioso, outros são mais diversificados. A parte mais interessante da visita é ver os especialistas a criar vitrais no atelier.
São Fulberto
Um outro passeio de dois minutos leva-o até à estátua de São Fulberto. Foi bispo em Chartres de 1006 a 1028 e ajudou a desenvolver a catedral e a escola da catedral. A estátua foi criada em 1997 pelo artista Bernard Damiano. É feita de bronze e representa um homem idoso barbudo a fazer genuflexão. Na base da estátua encontra-se um plinto que oferece uma homenagem ao santo.
Catedral de Chartres
A Catedral de Chartres é um edifício espantoso, mesmo ao lado da estátua de São Fulbert. Tem duas torres, uma românica e outra gótica, e foi objeto de reconstruções ao longo dos anos. As suas fundações datam do século IV e a catedral românica foi construída no século XI. Finalmente, parte dela foi reconstruída em estilo gótico no século XIII. Foi então que foram criados os frescos e os magníficos vitrais. Os vitrais foram a força motriz para que a catedral fosse reconhecida como Património Mundial da UNESCO. No entanto, a nave, que é uma das maiores de França com 250 metros de comprimento, foi construída no século XI e ainda hoje se mantém de pé.
A catedral pode ser visitada numa visita guiada durante o dia ou à noite, no verão, no âmbito do Festival das Luzes, o Chartres et Luimieres.
Suba à Torre Norte numa visita guiada para desfrutar de vistas fantásticas. Tem 112 metros de altura, mas vale a pena a subida. Ao subir, verá 200 figuras esculpidas no coro que contam a história da vida de Cristo.
Por esta altura, já estará pronto para almoçar e há muitos restaurantes na zona para escolher.
Dia 1, manhã - Mapa da visita de Chartres
Tarde: Galerie Magi
A poucos minutos a pé da catedral, chega-se à Galerie Magi. Magi é um arquiteto e pintor que cria quadros originais e invulgares nas suas duas galerias, uma das quais aqui em Chartres. As cores são vivas e foram utilizadas diferentes técnicas, principalmente tinta e aguarelas. Pinta uma variedade de temas, incluindo a vida, a felicidade, o amor, a cidade e a natureza.
Museu de Arte Prieuré Saint-Vincent
Este museu de arte fica apenas a um minuto a pé da Galerie Magi. Está instalado no que foi outrora um priorado. Artistas de renome apresentam as suas obras numa série de exposições. Normalmente, há cinco exposições por ano, cada uma com a duração de dois a três meses. Um bónus é que a entrada é gratuita.
Igreja de Saint-Aignan
Uma caminhada de três minutos leva-o a esta igreja católica, uma das mais antigas da cidade. Foi originalmente construída no século XII, mas foi danificada durante a Segunda Guerra de Religião e partes foram reconstruídas durante o século XVI. Como resultado, é uma mistura de estilos gótico e renascentista. Entre no interior para ver os belos vitrais, 20 dos quais sobreviveram à guerra e são medievais, enquanto os outros foram criados no século XVI. Existem também belos frescos que datam de meados do século XIX. Durante a Revolução, foi transformada num armazém e numa prisão antes de voltar a ser uma igreja no século XIX, quando foram pintados murais românicos na nave.
Igreja de São Pedro
Esta igreja fica a quatro minutos de distância e foi outrora uma abadia beneditina. A abadia foi construída no século VII, a torre quadrada no século IX, na era carolíngia, e a nave e o coro no século XIII, em estilo gótico. Entre no interior para ver os belos vitrais que remontam ao século XIV e estão registados como Monumento Histórico.
Dia 1, Tarde - Mapa da visita de Chartres
Outras coisas para fazer em Chartres
- Maison Picassiette: A Maison Picassiette deve ser vista para se acreditar. Está completamente coberta de mosaicos de diferentes cores, apresentando paisagens rurais e exóticas, rosetas e frescos. O seu proprietário, Raymond Isidore, que viveu entre 1900 e 1964, foi o responsável por esta obra. Não só cobriu a sua casa de mosaicos, como também todo o seu interior, incluindo os móveis. Demorou 30 anos a concluir e acrescentou ainda uma capela, uma casa de verão e um pátio, para além de colocar esculturas nos jardins.
- Conservador da Agricultura: Chartres situa-se na zona denominada "O celeiro de França", porque tem muitas explorações cerealíferas, pelo que não é surpreendente que exista um museu dedicado à agricultura. O museu da agricultura é único e não há nada parecido no resto da França. Aqui encontrará uma coleção de equipamentos e máquinas agrícolas, com algumas exposições interactivas. Abrangem o período desde o século XIX até à atualidade.
- Eglise Saint-Orien: Esta igreja fica a alguns quilómetros a sul de Chartres, numa aldeia chamada Meslay-le-Grenet. Pode parecer uma igreja rural vulgar vista do exterior, mas no interior encontra-se uma obra de arte invulgar do século XV que mostra a morte a arrebatar pessoas como o Papa, um rei, uma criança e um eremita. Chama-se A Dança Macabra, reflectindo o período negro da história de França. Foi coberta no início do século XVIII, mas fissuras no reboco no final do século XIX revelaram a pintura, que foi então restaurada. É assombroso e recorda-nos que não somos imortais.
- Teatro de Chartres: O teatro tem uma excelente reputação, nomeadamente pela sua excelente acústica. Aqui são apresentados todos os tipos de espectáculos, incluindo ópera e ballet. Consulte a Internet para saber o que está a acontecer durante a sua visita.
- Eglise Saint Jean-Baptiste: A Eglise Saint Jean-Baptiste é uma igreja católica romana, construída após a segunda guerra mundial. Tem um design moderno, mas ainda tem belos vitrais que vale a pena admirar.
- Margem do Eure: As margens do rio Eure são um local encantador para passear, especialmente perto da parte baixa da cidade velha. O seu estilo é medieval, com edifícios em enxaimel junto ao rio, moinhos de água e pontes em forma de corcunda. Se continuar a caminhar ao longo da Rue de la Massacre, chegará a uma igreja colegiada dedicada a Santo André, construída no século XII. Atualmente, é um centro de exposições. Passeie pelo jardim medieval, plantado com plantas aromáticas e medicinais que eram cultivadas na Idade Média.
- Maison Du Saumon: A Maison du Saumon traduz-se por Casa do Salmão e é um edifício invulgar que vale a pena visitar. Situa-se na Place de la Poissonniere ou Praça dos Pescadores, daí o seu nome. Ergue-se em quatro andares com uma estrutura de madeira e janelas de sótão. Observe os entalhes nas mísulas, que incluem peixes e videiras. Foi construída durante os séculos XV e XVI e alberga atualmente o Posto de Turismo.
- Frescos de Bel Air: Quatro edifícios no bairro de Bel Air foram completamente cobertos com frescos que retratam coisas como oficinas medievais, campos a serem colhidos e o labirinto da Catedral de Chartres. A Câmara Municipal queria dar mais brilho à zona e encomendou a um grupo de artistas locais de renome a pintura dos frescos. O sucesso foi tal que foi pintado um outro conjunto de frescos no centro da cidade para homenagear François Severin Marceau-Desgraviers, um general durante as guerras revolucionárias.
Excursões de um dia a partir de Chartres
- Castelo de Rambouillet: O Château de Rambouillet fica a 43 km a nordeste de Chartres. No século XIV, foi convertido de uma pequena casa senhorial num castelo fortificado. Foi utilizado pela realeza e depois, após a Revolução, pelos presidentes. Atualmente, já não é utilizado pelos presidentes, pelo que o público pode ver mais do castelo numa visita autónoma ou guiada. A visita inclui o apartamento do imperador, a sala de jantar do Presidente, o apartamento da Assembleia e a sala de mármore. O castelo está rodeado por um parque de 150 hectares que pode ser explorado a pé, de bicicleta ou de carrinho elétrico. Também é possível fazer um passeio de barco no lago.
- Parque Natural Regional do Alto Vale de Chevreuse: Este parque ao ar livre situa-se a 60 km a nordeste de Chartres e oferece longos passeios, ciclismo, BTT, equitação e natação em lagos. Também alberga locais históricos, como os castelos de Breteuil, Saint-Jean De Beauregard e Rambouillet, bem como as abadias de Vaux-De-Cerny e Port Royal des Champs.
- Château de Maintenon: Este castelo fica a 20 km a norte de Chartres. Começou por ser uma fortaleza medieval, mas foi renovado no século XVI e tornou-se num impressionante castelo renascentista. Foi restaurado após a Segunda Guerra Mundial e é um dos castelos mais bem preservados de França. Pode visitar o castelo sozinho ou com um guia e ver onde Luís XIV dormia quando visitava a sua esposa secreta, Madame de Maintenon, bem como o seu oratório. O rei desenvolveu os jardins e, desde 2014, estes são iluminados no verão e têm um aspeto espetacular.
- Parque Nacional de Perche: O Parque Nacional de Perche (Parc naturel régional du Perche) fica a 77 km a oeste de Chartres e oferece trilhos emocionantes através de florestas repletas de carvalhos e faias, pelo campo e por colinas suaves. Também alberga dois campos de golfe, o Golf de Belleme e o Golf du Perche, bem como cidades interessantes. Belleme é uma cidade medieval com fantásticas lojas de antiguidades e La Perriere é uma aldeia que alberga interessantes mercados de pulgas e a famosa sala de chá La Maison d'Horbe. Tente encontrar algumas das 432 espécies de plantas, 75 espécies de pássaros e 1.100 espécies de cogumelos em todo o parque.
- Museu Marcel Proust: Marcel Proust foi um escritor famoso e esta casa, a 30 km a sul de Chartres em Illiers-Combray, foi onde passou muitos Verões durante a sua infância com a sua tia-avó. As suas memórias da casa inspiraram-no a escrever a obra-prima, "Em Busca do Tempo Perdido". Atualmente, a casa tornou-se um museu dedicado à sua vida. É possível ver as divisões mencionadas no livro, incluindo a sala de estar oriental, o seu quarto e a cozinha da tia Leonie. O mobiliário e muitos dos pertences de Proust foram preservados e restaurados e uma parte do museu é dedicada à época da Belle Epoque, que fez parte da vida adulta de Proust.
- Aldeia de Verigny: A 17 km a noroeste de Chartres encontra-se a pequena e pitoresca aldeia de Verigny, repleta de casas do século XV e uma pequena igreja, Saint-Remy. Dê um passeio nos bosques e aviste veados, esquilos vermelhos, lebres, coelhos, patos-reais, pica-paus e faisões. Poderá ter a sorte de ver veados e gatos selvagens da floresta.
- Orleães: Orleães é uma cidade situada 78 km a sul de Chartres e é famosa pelas suas associações com Joana d'Arc. Em 1429, ela salvou Orleães de um cerco inglês e há estátuas por toda a cidade em sua homenagem e um festival em maio que celebra a sua vida. A cidade tem uma catedral com belos vitrais, uma cidade antiga com casas medievais em enxaimel, um museu de artes e mansões renascentistas.
O que fazer com as crianças em Chartres
- O comboio "Le Petit Chart": As crianças vão adorar o pequeno comboio que não é um comboio verdadeiro, mas um veículo rodoviário que parece um comboio. É um comboio para ser apreciado por toda a família. Poderá ver os pontos altos da cidade e aprender sobre eles através de comentários interessantes. Durante o festival de verão Chartres et Lumières, o comboio circula à noite para que possa apreciar as iluminações. Reserve com antecedência o passeio das iluminações.
- La Taniere: La Taniere é um refúgio zoológico a 8 km a leste de Chartres que alberga animais resgatados que foram maltratados, mantidos ilegalmente ou utilizados em laboratórios. As crianças vão adorar ver estes animais, que incluem primatas, camelos, ursos, grandes felinos, leões marinhos e muito mais, cada um com o seu próprio nome. Há também uma mini quinta com coelhos, galinhas, gansos, porcos, cabras, póneis, burros e alpacas e as crianças têm a oportunidade de os acariciar.
- Musée De L'Ecole De Chartres Et D'Eure-Et-Loire: As crianças ficarão intrigadas quando visitarem este museu, pois verão uma sala de aula do início do século XX, completamente diferente daquilo a que estão habituadas. verão ábacos, instrumentos de escrita e jogos da época. Podem experimentar escrever com uma caneta que tem de ser mergulhada em tinta roxa. Durante as férias escolares, há ateliers para crianças entre os 8 e os 12 anos.
- Parc Des Bords De L'Eure: Este parque fica perto do centro da cidade e oferece muitas actividades para manter as crianças ocupadas durante algumas horas. Há aluguer de barcos a pedal no rio, um parque infantil, um campo de mini-golfe e um parque de animais com galinhas e cabras. Desfrute de uma bebida ou de um snack no café ao ar livre, onde pode fazer uma pausa.
- Parque André Gagen: Este parque tem dois hectares e possui um belo jardim de rosas com 65 variedades diferentes de rosas. Há um parque infantil para as crianças e, durante as férias escolares, há uma corrida de orientação.
- Parque Aquático de L'Odysee: O Parque Aquático de L'Odysee é simultaneamente um centro aquático e uma pista de gelo. É um dos maiores parques aquáticos de França e as crianças podem desfrutar da piscina de ondas e das piscinas exteriores. São organizadas actividades para elas durante as férias escolares.
- Escape Yourself Chartres: O Escape Yourself Chartres tem uma escolha de cinco salas de fuga diferentes. É-lhe dada uma hora para resolver as pistas e puzzles para escapar da sala.
- Castelo de Breteuil: Este castelo fica a 58 km a norte de Chartres. É um sítio que agradará às crianças, pois tem bonecas vestidas com trajes da época e personagens de contos de fadas de Charles Perrault por todo o edifício. Também são organizados espectáculos de marionetas baseados em contos de fadas. É uma visita obrigatória para as crianças mais pequenas.
Clubes de golfe perto de Chartres
- Golf du Château de Maintenon: Este clube de golfe, 20 km a norte de Chartres, situa-se nos terrenos do castelo. Tem um campo de 18 buracos com 5.552 metros de comprimento e par 70. O campo é variado e cheio de desafios, pelo que terá um jogo emocionante. Existe um restaurante aberto a todos.
- Golf De Chartres-Fontenay: Este campo de golfe fica a 12 km a sudoeste de Chartres e oferece um percurso de nove buracos com 2.400 metros, par 35. Existem áreas de treino, um putting green com declives, duas áreas de aproximação com um bunker e um campo de pitch and putt. O restaurante está aberto aos visitantes.
Hipódromo de Chartres
- Hipódromo de Chartres: O Hippodrome De Chartres organiza 14 corridas por ano e oferece um restaurante com 150 lugares, vista para a pista e entretenimento gratuito. A corrida do final de novembro tem um mercado de Natal festivo.
Onde comer em Chartres
Chartres oferece uma grande variedade de opções de restauração, incluindo bistrôs acolhedores e estabelecimentos elegantes. Aqui estão alguns que pensamos que o vão entusiasmar.
- Les Feuillantines: Se quiser uma comida deliciosa, mas a um preço razoável, este restaurante vai agradar-lhe em cheio. O serviço é acolhedor, a decoração elegante e a comida tradicional. Há lugares ao ar livre para as noites mais quentes de verão. Para começar, experimente o foie gras ou a bouillabaisse de mexilhões. Os pratos principais incluem filete de carne de vaca com puré de batata e pequenos legumes fondant.
- Café Bleu: O Cafe Bleu está numa posição encantadora nos degraus da catedral. Tem um terraço exterior de onde se tem uma bela vista da catedral. Oferece cozinha tradicional francesa, mas pode adaptar pratos para atender a diferentes necessidades, tais como sem glúten e vegetarianos. Os produtos locais e sazonais são utilizados tanto quanto possível. O restaurante está aberto todos os dias com serviço contínuo.
- Restaurante italiano Terra: Se quiser variar da cozinha francesa, este restaurante oferece comida deliciosa e um ótimo serviço, com lugares ao ar livre para os dias mais quentes. É um bom sítio para vegetarianos e até veganos. As entradas incluem yomato, mozzarella e manjericão e lentilhas verdes com avelã e vinagre balsâmico. Os pratos principais incluem risotto com abóbora, chanterelles, salsicha e gorgonzola, e um prato vegan do dia. As sobremesas incluem tiramisu e panna cotta.
- Le Moulin De Ponceau: Este restaurante está situado num edifício do século XVI e serve cozinha tradicional francesa confeccionada com produtos locais frescos. É de gerência familiar, e é-lhe oferecida uma receção calorosa. As entradas incluem alho francês em conserva, pato marinado com pimenta e crumble de aveia e nozes. Para o prato principal, experimente o lombo de porco em conserva, o palito de polenta e o molho de espinafres e café.
- Le Tripot: Este restaurante fica perto da catedral e serve comida confeccionada com produtos frescos da época. Para uma entrada, porque não experimentar o foie gras de pato, feijão verde, óleo de abóbora e bolachas. Os pratos principais incluem lombo de atum Albacore com linguine, leite de coco e pimentos. As sobremesas são deliciosas. Experimente o mille feuille de morango e Grand Marnier com um coulis de frutos vermelhos ou profiteroles simples mas deliciosos.
Onde ficar em Chartres
- Mercure Chartres Cathedrale: Este hotel de 4 estrelas fica a 350 metros do centro da cidade e tem vista para a catedral e para o mercado. Todos os quartos têm ar condicionado, uma televisão, acesso Wi-Fi gratuito, comodidades para preparar chá e café e serviço de quartos. É servido um buffet de pequeno-almoço continental com opções sem glúten. As comodidades do hotel incluem um ginásio e um bar.
- Jehan De Beauce - Teritoria: Este hotel contemporâneo é de 4 estrelas e está situado no centro da cidade, a 500 metros da catedral. Os quartos são elegantes e estão decorados com cores neutras. São insonorizados para garantir uma boa noite de sono, têm uma televisão e acesso Wi-Fi gratuito, e são ensuite, com uma cabina de duche ao nível do chão. O pequeno-almoço pode ser servido no seu quarto e é continental. As comodidades incluem uma sauna, um centro de fitness, um bar e um restaurante, o Le Lehan, que serve pratos franceses confeccionados com produtos locais.
- Hotel & Spa Le Grand Monarque, BW Premier Collection: Este hotel de 4 estrelas fica a 400 metros do centro de Chartres. Os quartos são elegantes e estão equipados com mobiliário antigo, uma televisão, comodidades para preparar chá e café, uma casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal gratuitos e acesso Wi-Fi gratuito. É servido um pequeno-almoço continental, com opções vegan, vegetarianas e sem glúten. Existe um restaurante gourmet no hotel, o Le Georges, e uma brasserie, o Le Cour. As comodidades também incluem um spa com uma sauna e um banho turco.
- O Original Boutique Hotel Les Poèmes De Chartres: Este hotel está situado no centro da cidade, a 200 metros da catedral. É de 3 estrelas e os quartos incluem aquecimento, uma televisão, uma secretária e uma casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal gratuitos e um secador de cabelo. O serviço de quartos está disponível. É servido um pequeno-almoço continental que pode ser apreciado no salão ou no seu quarto. As comodidades incluem um spa e centro de bem-estar e um bar.
- B & B HOTEL Chartres Centre Cathedral: Este hotel de 3 estrelas fica a 10 minutos a pé da catedral. Os quartos têm ar condicionado, uma televisão, acesso Wi-Fi gratuito e uma casa de banho privativa com um secador de cabelo. É servido um buffet de pequeno-almoço que inclui saladas, iogurtes, ovos, fruta e produtos de pastelaria. Existe um bar com serviço 24 horas para bebidas não alcoólicas e pizzas e serviço até à meia-noite para bebidas alcoólicas.
- B & B Hotel Chartres Oceane: Este hotel de 2 estrelas oferece uma excelente relação qualidade/preço. Os quartos têm ar condicionado, acesso Wi-Fi gratuito, uma televisão e uma casa de banho privativa. É servido um buffet de pequeno-almoço continental com opções sem glúten. Dispõe de estacionamento gratuito e fica a 3,8 km da catedral.
Melhor altura para visitar Chartres
Os melhores meses para o tempo quente vão de maio a outubro, com uma boa possibilidade de tempo quente em julho e agosto. No entanto, pode chover muito em maio e junho. Os meses mais frios são entre dezembro e fevereiro e algumas das atracções podem estar fechadas nessa altura.
Festas em Chartres
Os habitantes de Chartres gostam de festejar e há muitas festas ao longo do ano. Estas são algumas das melhores.
- Fim de semana Henrique VI: O fim de semana Henrique VI realiza-se no último fim de semana de fevereiro, celebrando a sua coroação na Catedral de Chartres. Foi o único rei a ser coroado em Chartres. Os restaurantes de toda a cidade servem a refeição preferida de Henrique VI, "Poule au Pot" e, de manhã, é servida gratuitamente uma canja de galinha no mercado de sábado na Place Billiard.
- Fête De La Musique: Este festival de música realiza-se em meados de junho e é um festival que se realiza em todo o país. A música de rua é apresentada gratuitamente, tanto por amadores como por profissionais.
- Fête De L'Eau: Esta festa celebra em junho o rio Eure. Há actividades ao longo do rio para crianças e adultos, das 20h00 às 00h00.
- ChartrEstivals: ChartrEstivals decorre durante os meses de julho e agosto. Há muitos concertos e animações em diferentes locais da cidade.
- 14 de julho, Dia da Bastilha: Este evento é, naturalmente, celebrado em toda a França e é um feriado nacional. As celebrações em Chartres começam com um baile na noite anterior. No dia, há concertos musicais gratuitos e, à noite, um espetacular fogo de artifício.
- Chartres Et Lumiere: Todas as noites, de abril a outubro, projectores iluminam 24 edifícios com um espetáculo de luz e música. A catedral destaca-se como um dos melhores e o mais longo, uma vez que o espetáculo dura um quarto de hora e ilustra a construção da catedral. As margens do rio Eure também fazem parte do espetáculo com as pontes iluminadas, o que torna este local mágico para passear. O mini-comboio faz duas viagens todas as noites para admirar as luzes. O espetáculo é totalmente gratuito.
- Festas de Natal: Chartres faz de tudo para celebrar o Natal com concertos, iluminações, espectáculos, uma pista de gelo e um mercado de Natal. Desde o final de novembro até ao Natal, Chartes et Lumières participam nas festividades.