O que fazer em Faro, Itinerário de 3 dias

Muitos viajantes são atraídos para o Algarve pelas suas praias deslumbrantes, noites quentes de verão, campos de golfe de topo e natureza impressionante, que promete deixar quem visita admirado. A popularidade da região continua a crescer mundialmente mas ainda existe um lado do Algarve que permanece por explorar: Faro, a entrada principal para o Algarve.

O aeroporto de Faro é por vezes a sua primeira paragem no caminho para o Algarve, e para alguns, a única faceta de Faro que irão ver. Esta cidade desvalorizada é na verdade a capital do Algarve, mas recebe muito menos atenção que as cidades vizinhas com resorts, a oeste. No entanto, está repleta de atrações belíssimas desde ruínas romanas a igrejas do estilo barroco e o palácio do estilo rococó. Toda a costa de Faro também faz parte da reserva natural da Ria Formosa, de ilhas de areal dourado e lagoas maravilhosas.

O nosso itinerário de 3 dias irá mostrar-lhe as melhores coisas a fazer em Faro, incluindo onde comer e ficar, para que possa aproveitar ao máximo a sua viagem.



Dia 1

Manhã: Mercado Municipal de Faro

Comece o dia com uma visita ao Mercado Municipal de Faro. Este mercado tradicional vende de tudo, desde marisco e peixe fresco a frutas e vegetais. Também alberga bastantes cafés e restaurantes onde pode provar a cozinha local.



Igreja do Carmo

Continue para a igreja do Carmo, uma igreja do estilo barroco do século dezoito. Cá fora, a primeira coisa que se destaca são os caixilhos amarelos das janelas, que contrastam com a fachada branca do edifício. No topo das torres, é comum ver ninhos de cegonhas. Faça questão de entrar para admirar as madeiras trabalhadas com detalhes dourados, os vitrais e as paredes de azulejo.



Capela dos Ossos

O bilhete para entrar na igreja também inclui o acesso à Capela dos Ossos, que é logo atrás do edifício principal da igreja. “Pára aqui a considerar que a este estado hás-de chegar” – é a frase que irá ler antes de entrar no espaço, completamente preenchido de ossos e crânios. Lá dentro, estão os restos mortais de mais de 1000 monges desenterrados de um cemitério local sobrelotado, durante o século dezanove.



Marina de Faro

A seguir à capela, siga caminho para a marina de Faro, onde muitos locais atracam os seus barcos. Daqui, pode apanhar um ferry até à praia de Faro ou até uma das ilhas nas proximidades – a ilha da Culatra, a ilha da Barreta (também conhecida como ilha Deserta) e a ilha do Farol. Também pode guardar este passeio para outro dia do itinerário.



Cidade Velha de Faro

Vá andando até à parte velha da cidade e pare para admirar o Arco da Vila. Em cima deste arco do estilo neoclássico está a figura do santo padroeiro da cidade, São Tomás Aquinas. Este local marca a entrada para o bairro medieval de Faro, conhecido como Vila Adentro. O interior deste bairro é um labirinto de ruas estreitas com laranjeiras e casas pintadas de branco.



Paço Episcopal

No largo da Sé irá avistar o Paço Episcopal. Construído entre os séculos quinze e dezassete, é ainda o local de residência do bispo do Algarve. Os visitantes podem explorar o seu interior, decorado com fachadas de azulejos deslumbrantes.



Catedral de Faro

Vá até à Catedral de Faro, um edifício explêndido que foi outrora uma mesquita. Depois dos ataques das tropas inglesas e da onda de terramotos devastadores, a catedral sofreu uma série de renovações que alteraram significativamente as suas características originais, resultando numa mistura única das arquiteturas renascentista e barroca. Certifique-se de subir a torre da igreja e, se seguir a escadaria estreita até ao topo, irá ser recompensado com vistas fantásticas da cidade de Faro e do Parque Natural da Ria Formosa. Este é um dos melhores locais em Faro para observar a cidade e o sítio perfeito para ver o pôr do sol.



Tarde: Museu Municipal de Faro

A próxima paragem é o Museu Municipal de Faro. A sua coleção de artefactos contém uma variedade de itens desde a era pré-histórica até ao período neoclássico. Em destaque estão os grandes mosaicos romanos e o jardim do claustro, vigiado por gárgulas. Se tiver sorte, poderá apanhar um concerto de fado.



Arco do Repouso

A rodear a cidade velha estão vestígios das paredes medievais de Faro. O Arco do Repouso é uma das poucas portas que restam, juntamente com o Arco da Porta Nova e o Arco da Vila.



Jardim da Alameda João de Deus

Termine o dia no Jardim da Alameda João de Deus, o maior jardim da cidade. Seguindo o corredor de palmeiras, irá terminar perto de uma casa em ruínas com bonitos detalhes islâmicos. Há também outro edifício do estilo neo-árabe, que serviu outrora como matadouro e é atualmente a biblioteca municipal da cidade. Além disso, os pavões à solta pelo jardim acrescentam ao charme do espaço.



Dia 1 – Mapa do Itinerário da visita a Faro


Dia 2

Manhã: Museu Regional do Algarve

Vale a pena visitar este museu - no interior irá encontrar uma série de fotografias que mostram a forma como o Algarve evoluiu ao longo dos séculos, desde objetos tradicionais utilizados para a pesca a trajes típicos.



Parque Natural da Ria Formosa

Perto de Faro está o Parque Natural da Ria Formosa, um conjunto de canais, ilhas, sapais e bancos de areia que se estende por mais de 60km. O cordão de ilhas-barreira separa a ria do mar e os canais de água doce servem de habitat a muitas espécies marinhas e de aves. Faro faz a ligação migratória entre a Europa e África, o que significa que se pode ver um grande número de espécies de pássaros e outras aves. O parque natural tem-se tornado um local de reprodução para muitas espécies, incluindo flamingos. Poderá também ser sortudo o suficiente para avistar pilritos-das-praias, andorinhas-do-mar-anãs, calhandrinhas-comuns, cegonhas, mergulhões, tordas-mergulheiras, colhereiros, águias-pesqueiras, pernilongos, perna-vermelha-comuns e uma grande variedade de tarambolas.



Tarde: Ilha Deserta

A partir do Cais da Porta Nova apanhe um ferry ou um outro transporte até à Ilha da Barreta, também conhecida por Ilha Deserta. Em poucos minutos irá chegar à costa da ilha, a milhas de distância das praias apinhadas do Algarve. De facto, esta é uma das praias menos frequentadas do sul. Pertence ao Parque Natural da Ria Formosa, juntamente com quatro outras ilhas que constituem a ria, que é considerada uma das Sete Maravilhas da Natureza do país. Não são muitos os estrangeiros que chegam até aqui, e até para alguns locais este refúgio paradisíaco permanece território desconhecido. Aqueles que se aventurarem para este local serão recompensados com praias de areia branca, vida selvagem incrível e águas cristalinas, tudo por uma viagem a custo de 10 euros – agora, isto é que é um bilhete barato para o paraíso!

Se ficar com fome, há apenas um sítio a ir – o Estaminé, que é o único restaurante na Ilha Deserta. As suas especialidades incluem pratos de marisco e peixe, tal como robalo, ameijôas e dourada.



Passadiço de Santa Maria

Fazer um passeio a pé ao longo do passadiço até ao cabo de Santa Maria irá mostrar-lhe uma paisagem biodiversificada incrível. Irá poder ver as ilhas-barreira, que protegem a Ria Formosa do poderoso Oceano Atlântico e existe um bioma no pântano de água salgada, onde pode observar plantas e algas amantes de sal. As dunas de areia são uma maravilha a admirar e quando descer do passadiço estará já na praia, onde pode relaxar ou dar um mergulho no oceano. Se quiser saber mais sobre a natureza que rodeia o passadiço, contrate um guia local para o acompanhar.

Outras ilhas que valem a pena visitar perto de Faro incluem a Ilha da Culatra e a Ilha do Farol. Para além do ferry, podem também marcar visitas guiadas de barco a estes lugares.



Dia 2 – Mapa do itinerário de visita a Faro


Dia 3

Manhã: Igreja Matriz de Estói

IEstá na altura de fazer uma viagem a Estói. Esta pequena aldeia está apenas a 20 minutos de Faro e merece muito a sua visita. Pode chegar lá facilmente de autocarro, que o deixa na igreja de Estói. A Igreja Matriz de Estói está situada mesmo no centro da aldeia e foi construída no século quinze. À semelhança da Igreja de Faro, também foi afetada pelo terramoto de 1755 e posteriormente restaurada à sua glória original.



Tarde: Palácio de Estói

É difícil não se deparar com o Palácio de Estói, de fachadas predominantemente rosa e jardins luxuosos. Este palácio do século dezanove é atualmente um hotel, com pouco mais de 60 quartos, um spa e duas grandes piscinas, para além de muitas outras instalações expectáveis de encontrar nos hóteis mais requintados. O interior do palácio é digno de museu, com magníficos tetos pintados, candeeiros belíssimos e figuras mitológicas nas paredes. No exterior, estátuas de deusas e painéis de azulejo escondem-se por entre as árvores e plantas. Os visitantes podem explorar o jardim principal e o salão principal do hotel.



Villa Romana de Milreu

Continue o seu passeio em direção à Villa Romana de Milreu. Este local romano bem preservado foi construído durante o primeiro século AC e serviu de vila de luxo nos séculos seguintes, incluindo no seu interior um complexo termal e um templo de grandes dimensões. A maior parte dos seus mosaicos estão praticamente intactos e têm uma grande ênfase em motivos de mar.



Dia 3 – Mapa do Itinerário da visita a Faro


Outras coisas para fazer em Faro

  • Parque Ribeirinho de Faro: Este parque de 16 héctares está situado ao longo da Ria Formosa. É um local ideal para fazer um piquenique ou dar um passeio à tarde. Pode aproveitar para usar a faixa de bicicletas, o parque infantil e os postos de observação de pássaros.


  • Teatros de Faro: Enquanto estiver por Faro, pode ver um espetáculo num dos teatros locais. No centro da cidade está o Teatro Lethes, um dos teatros mais antigos de Portugal. Apresenta uma mistura de peças, concertos e espetáculos de dança. Outra opção é o Teatro das Figuras, no Parque Ribeirinho de Faro.


  • Percurso Judaico de Faro: Descubra a herança judia de Faro seguindo este percurso. Para visitas guiadas contacte a Faro Jewish Tour ou a Look-Al.


  • Ilha de Faro: esta ilha é acessível de carro e aqui irá encontrar a Praia de Faro. A Praia de Faro é conhecida como uma das melhores praias na área. Estende-se por 5 quilómetros e frequentada com regularidade em comparação ao resto das praias nesta lista. No entanto, ainda é possível ficar isolado se quiser. A praia está convenientemente perto do aeroporto e o transporte de autocarro é barato. Há bares, restaurantes e hóteis na vizinhança à espera de serem explorados.


  • Prova de vinhos na Quinta da Tôr: Se lhe apetecer fazer uma prova de vinhos vale a pena viajar para norte até à Quinta da Tôr. Os visitantes podem aprender mais sobre os vinhos do Algarve e desfrutar de uma prova, rodeados por vinhas.


  • Prova de azeites na Quinta da Monterosa: A maior parte do sul de Portugal está repleto de oliveiras. A 30 minutos de carro de Faro está a Quinta da Monterosa. Marque uma visita para aprender mais sobre a produção de azeite e provar uma gama dos seus azeites orgânicos.



Viagens de 1 dia a partir de Faro

  • Igreja de São Lourenço: Apenas a 15km a oeste de Faro está a Igreja de São Lourenço. Esta igreja do século dezoito em Almancil é uma das jóias da arquitetura algarvia. O edifício destaca-se pelos trabalhos em azulejo azul e branco e por um altar esculpido.


  • Olhão: A cerca de 20 minutos de carro de Faro está Olhão, um dos maiores portos de pesca da região. Faz fronteira com a Ria Formosa e oferece fácil acesso às ilhas-barreira da Culatra e da Armona. Outros locais populares incluem o mercado do peixe e a igreja da Nossa Senhora do Rosário.


  • Loulé: Dirija-se uns quantos kilómetros a noroeste e irá encontrar Loulé. A atração principal aqui é o mercado movimentado, de características arquiteturais neo-árabes. Fundado em 1908, ainda é o local de eleição para comprar produtos frescos e artesanato. Os visitantes também podem explorar o castelo mouro e as galerias de arte contemporânea da cidade.


  • São Brás de Alportel: Esta pequena vila é o local de uma das maiores fábricas de cortiça de Portugal. Vale a pena visitar a fábrica para aprender mais sobre esta indústria tradicional. No centro da vila está o Museu do Traje, que tem expostos trajes regionais do século dezanove ao vinte.


  • Tavira: Virada para o rio Gilão, Tavira é uma das cidades mais bonitas do Algarve. Tem igrejas de todas as eras, uma ponte romana e um castelo no topo de uma colina, com vista para a cidade e para o rio. Os visitantes também têm acesso às praias isoladas da Ilha de Tavira.


  • Cacela Velha: Cacela Velha é uma pequena vila aproximadamente a 50km a este de Faro. É famosa pela sua praia e pelas casas caiadas de branco com vista para o Parque Natural da Ria Formosa. Enquanto estiver por lá, certifique-se de visitar o forte da vila e de provar marisco delicioso num dos restaurantes locais.



Melhores coisas a fazer com crianças em Faro

Faro oferece imensas coisas para as crianças. Um comboio turístico leva-o ao longo de umas das atrações mais interessantes da cidade, poupando-lhe algum tempo e energia. Na zona central da cidade está o Centro de Ciência Viva do Algarve, um espaço com animais vivos e exposições interativas que cobrem tópicos como a astronomia, terramotos e marés.


Pais com crianças mais pequenas podem tirar partido dos parques infantis à volta do Jardim Alameda João de Deus ou à volta do Parque Ribeirinho. Este último é também um ótimo lugar para um piquenique.

Na periferia da cidade está o Fórum Algarve, um dos centros comerciais principais da região. Tem uma grande zona de restauração e um cinema que exibe com frequência filmes para crianças. Nas proximidades, o Mar Shopping tem também um cinema e um parque infantil.

Se estiver de visita durante o verão, vale a pena fazer uma viagem de barco às ilhas de Faro, onde pode participar em atividades como andar de caiaque ou canoa e fazer stand up paddle. Em alternativa, pode ir até um pouco mais longe e gozar de atrações como o parque aquático Aquashow (Almancil) ou a Mina de Sal-Gema de Loulé.



Onde comer em Faro

Muitos dos ingredientes de Faro vêm do Parque Natural da Ria Formosa. Estes incluem frutos do mar, como ostras e ameijôas. Como seria de esperar, a maioria dos pratos têm por base o peixe e o marisco, desde a caldeirada ao arroz de lingueirão. Além disso há a cataplana, que é o nome do prato mas é também o nome da panela em que é cozinhada. Entre as receitas mais famosas que usam este utensílio temos as Ameijôas na Cataplana ou a Cataplana de Tamboril. Agora que já foram dadas a conhecer algumas destas delícias regionais, vamos listar uns dos melhores sítios para comer em Faro:

  • Afecto: Desfrute de uma refeição caseira neste restaurante acolhedor no coração de Faro. Os pratos principais incluem pratos saborosos de marisco e peixe, como a cataplana de polvo ou o arroz negro com lula crocante. Há também opções de carne e vegetarianas disponíveis.


  • São Domingos: Este restaurante tradicional serve uma variedade de iguarias regionais. A casa especializa-se em arroz de marisco e cataplana de peixe e marisco (pode ser partilhada entre 2 pessoas).


  • A Venda: Este lugar peculiar destaca-se pela decoração ao estilo vintage. Oferece pratos tipo tapas, incluindo várias opções vegetarianas e veganas. Ocasionalmente há menus temáticos.


  • Chefe Branco: Este restaurante animado é famoso pelas suas espetadas e pelo peixe grelhado. Pode ficar bastante movimentado nas horas de pico, por isso venha cedo e esteja preparado para esperar na fila.


  • O Recife: Os locais vêm aqui para apenas uma coisa: o frango de churrasco. Pode pedir meio frango ou um inteiro para partilhar. Os acompanhamentos incluem salada, batata frita e arroz.


  • Checkin: Detentor de uma estrela Michelin, o chefe Leonel Pereira é também responsável por este restaurante informal em Faro. O menu é inspirado na carreira do chefe e nas suas raízes algarvias. A ideia é pedir alguns pratos para partilhar. É de notar que está aberto apenas para o jantar.


  • Alameda: Este restaurante topo de gama serve dois menus de degustação, incluindo uma opção vegetariana. O chefe Rui Sequeira concebeu uma série de pratos que utilizam apenas ingredientes sazonais e oriundos do Algarve, a sua terra natal. Também é possível pedir à la carte.


  • Bel’mare Gastrobar: Se se encontrar nas proximidades da Praia de Faro, pode fazer uma paragem pelo Bel’mare. O restaurante serve uma panóplia de coisas, incluindo hambúrgueres, marisco e pratos aptos a vegetarianos. O terraço é o sítio perfeito para ver o pôr do sol.



Onde ficar em Faro

Os melhores hóteis em Faro

  • 3HB Faro (5 estrelas): Foi o primeiro hotel de cinco estrelas em Faro e oferece uma série de quartos modernos, alguns com jacuzzi privado. Do terraço, os hóspedes podem desfrutar de vistas panorâmicas enquanto nadam na piscina infinita. Outras instalações incluem um ginásio, um spa, piscina interior e uma pizaria.


  • Pousada Palácio de Estói (5 estrelas): Situado em Estói, a cerca de 10km de Faro, está este hotel único no interior de um palácio do século dezanove. Muitas das características originais permanecem intactas, incluindo a cozinha e o átrio do estilo rococó, onde ainda servem o chá das cinco. Tem também um bar, duas piscinas, uma sauna e belíssimos jardins de estilo francês.


  • Hotel Faro & Beach Club (4 estrelas): Se estiver à procura de uma vista superior para a Ria Formosa, reserve um quarto neste espaço. É um hotel de 4 estrelas que tem decoração moderna, quartos espaçosos e um buffet de pequeno almoço todas as manhãs. Vai adorar a localização, convenientemente no centro da cidade de Faro e perto da marina.


  • Hotel Eva Senses (4 estrelas): Virado para a marina, este hotel está perto da estação de comboios e de muitas das atrações principais da cidade. A maioria dos quartos tem varandas com vista para a cidade ou para o mar. Os hóspedes têm acesso ao restaurante, spa, ginásio e à piscina exterior no terraço.


  • Luxury Guest House_Opus One (2 estrelas): Este alojamento acolhedor oferece uma mistura de suites e quartos duplos. O pequeno almoço pode ser acrescentado à estadia, enquanto que outras refeições são servidas mediante pedido. Outras comodidades incluem uma piscina, um bar e uma sala de jogos.



Os melhores resorts de praia perto de Faro

  • Conrad Algarve: Situado na Quinta do Lago, este resort de praia de luxo está apenas a 25 minutos de carro de Faro. Tem várias piscinas, um spa e múltiplos restaurantes, incluindo uma opção com estrela Michelin.


  • Ria Park Hotel & Spa: Este hotel de cinco estrelas está a 10 minutos de carro da praia de Vale do Lobo. Inclui uma piscina exterior enorme e quartos com vista para o mar.


  • Pine Cliffs Resort: Um pouco mais distante, a 40km a oeste de Faro está o Pine Cliffs, um resort à beira da praia. Tem acesso direto à praia, múltiplas piscinas, um campo de golfe e imensas opções de restauração.


Prefere um aluguer ao invés de um hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias em Faro



Melhores campos de golfe perto de Faro

  • Vale do Lobo: Perto de Almancil, Vale do Lobo oferece dois campos - o Royal Course e o Ocean Course - ambos com vista para a costa.


  • Quinta do Lago: Inserido no Parque Natural da Ria Formosa, este campo está a cerca de 30 minutos de carro de Faro. Existem três alternativas: o Campo Norte, o Campo Sul e o Laranjal, todos com grande reputação entre jogadores internacionais. O resort também foi o lugar escolhido para a primeira academia de golfe Paul McGinley na Europa.


  • Campo de golfe San Lorenzo: Também próximo da Quinta do Lago está este campo de 18 buracos. Os jogadores podem desfrutar das vistas à sua volta para a Ria Formosa e para o Oceano Atlântico enquanto tentam fazer um swing.


  • Dom Pedro Golf: Situado em Vilamoura, este campo de golfe fica num terreno de relevo ondulado rodeado de pinheiros. Existem várias pistas, incluindo a Old Course, a Victoria Course e a Millenium Course, algumas com o design de grandes jogadores de golf a nível mundial como Arnold Palmer.



A melhor altura para visitar Faro

A melhor altura para visitar Faro é por volta de Maio. O tempo está relativamente ameno e o alojamento é normalmente mais barato do que no pico do verão. As temperaturas em Faro podem chegar aos 35ºC no verão, sendo Julho o mês mais quente. No inverno, as temperaturas descem para os 17ºC em média e é bastante comum haverem chuvadas. Se quiser aproveitar as praias, é aconselhado visitar por volta da primavera ou verão. Esta última estação é também a altura dos eventos mais populares da cidade, incluindo desfiles e festivais de música.



Festivais de Faro

  • Santos Populares: Todos os anos em Junho Faro celebra os santos populares: Santo António (dia 12 a 13), São João (dia 23 a 24) e São Pedro (dia 28 a 29). As festividades incluem celebrações religiosas, música ao vivo e rulotes de comida. O ponto alto desta festa é o desfile que acontece por volta do dia 24, com grupos de todo o Algarve a juntar-se na Praça da Pontinha.


  • Concentração Motard de Faro: Acontece todos os anos desde 1982 e é um dos maiores encontros de motards do mundo. Na terceira semana de julho milhares de motociclistas tomam conta de Faro para participar neste evento de três a quatro dias a acontecer no Vale das Almas, perto do aeroporto de Faro. Os participantes podem desfrutar de uma série de atividades, incluindo concursos de talentos e atuações. No último dia há um desfile à volta da cidade.


  • Folkfaro: Desfrute de uma mistura de músicas folclóricas e dança neste festival anual, que acontece durante a segunda metade de Agosto. O evento dura à volta de nove dias e recebe artistas de todo o mundo. Há descontos especiais para crianças e séniores.


  • Festival F: Faro dá lugar a este festival de música por três dias no início de setembro, de forma a sinalizar o fim do verão. Os concertos são no centro histórico da cidade e incluem maioritariamente artistas portugueses.


  • Feira de Santa Iria: Esta feira é uma das mais antigas do Algarve. É durante a terceira semana de Outubro, no Largo de São Francisco. Os visitantes podem desfrutar de uma variedade de diversões, rulotes de comida e artesanato.


Regresso ao passeio pelo Algarve