Situada no meio das colinas do Parque Nacional da Costa Vicentina, Aljezur é uma das zonas mais pacíficas do Algarve. O marco mais importante aqui é o castelo, que domina o centro da parte velha da vila e tem vistas deslumbrantes para o campo e para o oceano. Mas também há igrejas charmosas, museus e muitas praias para explorar.
O nosso itinerário mostrar-lhe-á as melhores coisas para fazer em Aljezur, para que possa aproveitar ao máximo a sua estadia.
A Carrapateira é uma pequena aldeia na costa oeste, popular entre surfistas e bodyboarders. Daqui pode aceder à praia da Bordeira, uma das maiores praias do Algarve, particularmente quando a maré está baixa. Por vezes um riacho próximo desagua no mar, formando uma pequena lagoa, ideal para as crianças.
Continue ao longo da costa até chegar à Fortaleza da Arrifana. Não sobra muito desta fortaleza do século dezassete, que foi outrora um posto de defesa contra invasores e uma zona protegida para a pesca do atum. Nos dias de hoje, serve mais como um ponto de observação onde pode contemplar o oceano e as falésias escarpadas que delimitam a costa.
Perto do forte fica a Praia da Arrifana. Esta praia estende-se por cerca de 800 metros e tem a forma de uma ferradura, pelo que fica abrigada de grande parte dos ventos que atingem a costa oeste. Na ponta sul da praia está uma rocha impressionante conhecida como Pedra da Agulha, projetada na vertical para fora da água. Já a zona norte da praia é popular entre mergulhadores, graças às suas águas cristalinas. Há também uma escola de surf na praia, onde pode alugar fatos de licra e pranchas ou reservar uma aula.
Além da Arrifana, as praias mais populares de Aljezur são a Praia do Monte Clérigo e a Praia da Amoreira, um pouco mais acima. A zona toda faz parte do Parque Nacional da Costa Vicentina e há bastantes trilhos na natureza e percursos de bicicleta para seguir à volta das colinas, que lhe permitem ver raposas e texugos no seu habitat natural. Para mais detalhes sobre os percursos consulte a Rota Vicentina.
Conduza até ao centro de Aljezur, seguindo a estrada estreita em direção ao castelo, cuja visita é gratuita. Foi construído durante o século dez e ocupado pelos Mouros até à Reconquista Cristã, no século treze. Daqui pode ver toda a vila de Aljezur, o rio e a ponte que separa a parte velha da parte nova da vila.
Enquanto estiver por Aljezur pode visitar alguns dos museus da vila. Vá ao Museu Municipal, na parte velha da vila, para ver alguns artefactos antigos descobertos na zona e depois faça uma paragem pela Casa Museu Pintor José Cercas. Esta foi outrora a casa do pintor José Cercas e lá dentro pode ver ótimos exemplos do seu trabalho artístico.
Ainda na parte velha pode visitar a Igreja da Misericórdia, uma igreja do século dezasseis que foi reconstruída depois do terramoto de 1755. Anexado à igreja está um pequeno museu de arte sacra, que tem uma ótima coleção deste tipo de arte.
Atravesse o rio para a parte nova da vila e siga para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva, também conhecida como Igreja Nova. Esta zona foi criada para realocar a população depois da parte velha ter sido afetada por um surto de malária no século dezoito. À volta da igreja há várias lojas e cafés onde se pode sentar e desfrutar da atmosfera sossegada da vila.
À tarde vá em direção a Odeceixe, uma vila recatada na fronteira entre o Algarve e o Alentejo. Conduza pelo vale abaixo até chegar à baía da Praia de Odeceixe. Esta praia parece quase uma ilha, com o rio a correr do lado direito e o mar do lado esquerdo. Normalmente veem-se poucas pessoas na rua e podem se avistar alguns surfistas na água. Sente-se no café Dorita, um pequeno estabelecimento com vista para a praia e deixe-se ficar por um bocado a admirar as ondas enquanto toma o seu café. Depois siga para o centro de Odeceixe e visite algumas lojas de artesanato e o velho moinho, que tem vistas panorâmicas fantásticas da vila.
Aljezur ofecere várias atividades para famílias. As crianças irão divertir-se a descobrir o castelo da vila e a explorar as ruas que o rodeiam. No verão pode ir até à praia para dar um mergulho. As praias de Odeceixe, da Arrifana e do Monte Clérigo são algumas das opções populares ali perto. Para um pouco de ação pode marcar uma aula de surf ou bodyboard.
Outra alternativa é explorar a Rota Vicentina, uma rede de trilhos que se estende ao longo das regiões do Algarve e Alentejo. Existem vários percursos traçados que o levam pelo meio da natureza ao longo da costa. Alguns destes também podem ser feitos de bicicleta.
A cozinha de Aljezur é baseada maioritariamente no peixe e marisco, mas a vila é também o maior produtor de batata doce de Portugal, por isso é comum ver este ingrediente em sopas, guisados e até pastelarias. Em baixo seguem as nossas sugestões de uns dos melhores sítios para comer em Aljezur:
A melhor altura para vir a Aljezur é por volta da primavera e no início do outono. O clima é ameno e as flores estão a desabrochar, fazendo desta a altura ideal para fazer caminhadas e andar de bicicleta pelos trilhos ali à volta. O verão é a época mais quente, com temperaturas a exceder os 30ºC com frequência. No entanto, há várias praias onde se pode refugiar do calor e dar um mergulho refrescante.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos