Coisas para fazer em Alcoutim – Itinerário de 1 dia

Quase na fronteira com Espanha fica Alcoutim, uma pequena vila à beira rio na zona este do Algarve. A vila está rodeada por colinas repletas de árvores e pelo rio Guadiana, que separa Portugal de Espanha.

À medida que se vai aproximando irá avistar o aglomerado de casas caiadas de branco espalhadas ao longo do vale. As ruas sossegadas de Alcoutim parecem estar a quilómetros de distância das movimentadas cidades de resorts no sul algarvio. Entre as coisas mais interessantes para ver aqui estão o castelo, a igreja e uma pequena praia fluvial. Se seguir alguns quilómetros para fora da vila encontrará ruínas Romanas e monumentos megalíticos.

O nosso itinerário abaixo mostra-lhe o que há de melhor para fazer em Alcoutim, desde os pontos turísticos principais a sugestões de passeios fora da vila.



Dia 1

Manhã: Castelo de Alcoutim

O Castelo de Alcoutim data do século catorze e foi erguido para proteger a fronteira entre Portugal e Espanha. Dentro do castelo há um pequeno museu arqueológico onde pode aprender mais sobre a história da região e sobre as numerosas batalhas que aqui se travaram no passado. Do topo desta construção pode avistar um castelo semelhante do lado espanhol do rio, elevado sobre a vila de Sanlúcar de Guadiana. Foi em Alcoutim que Dom Fernando I de Portugal e Dom Henrique II de Castela assinaram um tratado de paz, após anos de conflito entre as duas regiões.



Ermida de Nossa Senhora da Conceição

Continue o seu passeio para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O edifício original é do século dezasseis, mas a entrada principal é a única coisas que resta dessa época. A maior parte do que se vê hoje é do século dezoito, incluindo os belíssimos detalhes Barrocos. Estes incluem o altar trabalhado e a escadaria de pedra que vai até ao átrio, de onde pode desfrutar de vistas incríveis para o campo ali à volta.



Tarde: Praia Fluvial do Pego Fundo

Passe a tarde a relaxar na praia fluvial ali perto. Escondida no meio das árvores, a Praia Fluvial do Pego Fundo parece um oásis silencioso comparando com a maioria das praias na costa do Algarve. A água tende a ser ligeiramente mais quente aqui, o que significa que pode vir dar um mergulho praticamente em qualquer altura do ano. Há alguns guarda-sóis de palha espalhados pelo areal, mas também pode trazer o seu. Também irá encontrar um campo de vólei, um bar e uma zona de piqueniques.



Menires de Lavajo

Da praia parta para explorar o complexo megalítico do Lavajo, próximo da aldeia de Afonso Vicente. Este complexo inclui dois menires que datam de 3500/2800 AC e que foram interpretados como marcos territoriais ou locais sagrados. O de maiores dimensões mede 3.14m e está entre os maiores menires de Portugal. Um terceiro está em exposição no Museu Arqueológico de Alcoutim, mas está bastante danificado.



Dia 1 – Mapa do Itinerário da visita a Alcoutim


Outras coisas para fazer perto de Alcoutim:

  • Limite Zero: Quem procura adrenalina vai gostar de dar uma volta no Limite Zero. Esta tirolesa faz a ligação entre as vilas vizinhas de Sanlúcar de Guadiana, em Espanha, e Alcoutim. O ponto de partida é em Espanha, por isso terá de atravessar a fronteira. A maneira mais fácil de lá chegar é apanhar o ferry de Alcoutim, que demora 10 minutos.


  • Villa Romana do Montinho das Laranjeiras: A cerca de 10km a sul de Alcoutim fica uma povoação romana conhecida como Montinho das Laranjeiras. A construção mais recente aqui é do primeiro século AC, mas há vestígios de ocupação durante as épocas de invasão islâmica e dos Visigodos.



Passeios a partir de Alcoutim

  • Sanlúcar de Guadiana (Espanha): Sanlúcar de Guadiana parece a vila irmã de Alcoutim, com as suas casas caiadas de branco e o castelo acima de uma colina. Pode chegar à vila de carro mas é muito mais fácil vir de barco.


  • Castro Marim: A cerca de 30 minutos de carro de Alcoutim fica esta vila encantadora, conhecida pelos seus locais históricos e beleza natural. Visite o castelo e explore o sapal ali perto, onde pode aprender mais sobre a produção de sal e observar várias espécies de pássaros.


  • Vila Real de Santo António: Desça para a costa este até chegar a Vila Real de Santo António. A vila tem uma arquitetura distinta, com bonitas praças delineadas por laranjeiras. Leve o seu tempo a passear pelo centro histórico, visite a Praça Marquês de Pombal e relaxe no areal dourado das praias ali perto, como a praia de Monte Gordo.


  • Mértola: Siga a norte em direção à região do Alentejo, para visitar a vila pitoresca de Mértola. Está repleta de locais históricos, incluindo um castelo medieval, uma basílica paleocristã e ruínas islâmicas. Explore os numerosos museus da vila e desfrute das vistas para o rio das paredes do castelo. Para uma viagem no tempo não perca o festival islâmico, que acontece a cada dois anos por volta de maio. Pode chegar a Mértola de carro ou barco.



Coisas para fazer com crianças em Alcoutim

Alcoutim oferece algumas atividades para fazer em família. Pode explorar o terreno do castelo e apreciar a vista do rio ou subir a bordo de um barco para visitar as vilas ali perto, como Mértola, no Alentejo, ou Sanlúcar de Guadiana, do outro lado da fronteira. No verão pode dar um mergulho na praia fluvial de Pego do Fundo e experimentar fazer atividades como andar de caiaque e stand up paddle.



Onde comer em Alcoutim

A gastronomia em Alcoutim é influenciada pela sua localização, entre as regiões do Alentejo e Algarve. Os restaurantes daqui servem maioritariamente peixe do rio, como lampreia e enguia, mas também há pratos de cordeiro, javali selvagem e porco preto. Para sobremesa não perca a torta de alfarroba, que combina ingredientes regionais como a alfarroba, mel e amêndoa. Em baixo estão as nossas sugestões de alguns dos melhores sítios para comer em Alcoutim:

  • Taberna do Ramos: Situado nos arredores de Alcoutim, este restaurante tradicional costumava ser um daqueles lugares em que os condutores de camiões paravam para comer. Agora, com as ligações rodoviárias melhoradas, tornou-se um dos lugares favoritos entre os turistas que visitam Alcoutim. As especialidades aqui são pratos de caça como coelho frito, javali selvagem assado e perdiz.


  • O Soeiro: Situado perto da beira rio, O Soeiro é um espaço popular para fazer uma refeição casual. Os pratos do dia incluem especialidades locais como o cozido de grão, mas há também uma boa variedade de peixe e carne grelhados.



Onde ficar em Alcoutim

  • Hotel D’Alcoutim (4 estrelas): A cerca de 10 minutos a pé do centro está este hotel moderno, virado para o rio Guadiana. Os hóspedes têm acesso a um jardim, a uma piscina exterior e a uma sala de refeições.


  • Pousada da Juventude de Alcoutim (3 estrelas): Se tiver um orçamento mais pequeno pode reservar uma noite neste hostel local, com uma cozinha partilhada, sala de estar e piscina. Escolha entre quartos privados, dormitórios ou apartamentos.



Melhor altura para visitar Alcoutim

Alcoutim tem um clima mediterrânico, com verões quentes e invernos amenos. Pode visitar a vila durante todo o ano e ter uma experiência diferente. A primavera e o outono têm as temperaturas ideais para fazer uma caminhada ao longo do rio e das colinas. Já o verão tende a ser bastante seco, com temperaturas a chegar aos 30ºC. Esta é a época ideal para nadar no rio ou para participar num dos festivais locais. A temperatura desce durante o inverno, com valores médios entre os 10ºC e os 18ºC. Há menos multidões nesta altura e frequentemente terá as ruas só para si.



Festivais de Alcoutim

  • Festival do Contrabando: No último fim de semana de março Alcoutim presta homenagem aos tempos do contrabando na região, que se fazia ao longo do rio Guadiana. O festival inclui reconstituições do que se passava naqueles tempos, atividades culturais, música e entertenimento.


  • Feira dos Doces d’Avó: Acontece por volta da época da Páscoa e permite aos visitantes provar doçarias locais deliciosas. Inclui workshops festivos, como pintura de ovos e confeção de folares da Páscoa.


  • Festa de Alcoutim: Em setembro, Alcoutim organiza este animado festival, que dura três dias. Muitos viajam até aqui para se juntar às celebrações, que incluem concertos, dança e fogo de artifício.


Regresso ao passeio pelo Algarve