O que fazer em São Tomé e Príncipe: roteiro de 3 dias

São Tomé e Príncipe é um arquipélago densamente florestado situado no Golfo da Guiné e o segundo país mais pequeno de África. As ilhas, também conhecidas como o Éden de África, flutuam a oeste da Guiné Equatorial e do Gabão e eram completamente desabitadas até os marinheiros portugueses a pisarem no século XV. Aqui, frutos tropicais pendem vigorosamente das árvores, vestígios de vulcões erguem muralhas e o passado colonial de plantações de cacau, café e açúcar desmorona-se na selva.

São Tomé é a maior das duas ilhas, enquanto Príncipe é a sua irmã mais pequena. Esta fica a 108 milhas a norte e é toda ela uma Reserva da Biosfera da UNESCO. Se estas descrições de paisagens remotas esculpidas pela Natureza estão a fazê-lo recordar imagens de Robinson Crusoé e da família suíça Robinson, não o culpamos - São Tomé e Príncipe é um verdadeiro paraíso subtropical. As paisagens são o que faz este destino brilhar, desde os pináculos rochosos imponentes até ao mar em tons de azul cerúleo e praias de areia branca.

Este itinerário de três dias pelas duas ilhas inclui as melhores coisas para ver e fazer em São Tomé e Príncipe. Se paisagens de selva densa, cascatas e palmeiras são aquilo que procura, este é o guia definitivo para explorar este paraíso tropical africano com todo o luxo que merece.



Dia 1: Cidade de São Tomé

Manhã: Porto de São Tomé

Comece a sua primeira manhã em São Tomé e Príncipe na capital que tem o mesmo nome, a cidade de São Tomé. Para a sua introdução inicial à cidade dirija-se até ao porto, uma pequena península do lado direito da baía de Ana Chaves.



Museu de São Sebastião

O Museu de São Sebastião é um ótimo lugar para começar a sua viagem a São Tomé e Príncipe. Este museu fica no interior do Forte de São Sebastião, um edifício amarelo do século XVI, e exibe artefactos e peças de arte oriundas da ocupação portuguesa na era colonial. Aqui encontrará exposições peculiares, como os restos mortais dos Reis do Cacau e peças de mobiliário tradicionais. Já o forte, com o seu farol e muros, foi construído mais precisamente em 1566 por colonos portugueses, a fim de afastar os piratas.



Centro Cultural CACAU

O Pólo Cultural CACAU é um ponto de encontro central e um espaço cultural importante da cidade de São Tomé. O nome CACAU é sigla para Casa das Artes, Criação, Ambiente e Utopias, e uma homenagem à indústria do chocolate do país. Este centro cultural torna-se especialmente vibrante durante os eventos da comunidade e conta com espaços para exposições, um palco e um restaurante e café.



Dia 1, Manhã - Itinerário em São Tomé e Príncipe


Tarde: Praça da Independência

A Praça da Independência é uma pequena praça situada no centro da cidade, repleta de árvores e com uma estátua ao centro. Este parque à beira-mar celebra a conquista da independência de Portugal por São Tomé a 12 de julho de 1975, e hoje é o local perfeito para continuar a explorar a baixa da cidade de São Tomé.



Palácio Presidencial

Continue para leste, passando pela Livraria São Tomé até chegar ao Palácio Presidencial. Esta mansão cor-de-rosa gigantesca ladeada por enormes palmeiras é o local de residência oficial do presidente de São Tomé e Príncipe. Foi originalmente construída para o governador de São Tomé e Príncipe, algures no final de 1800, embora antes tenha havido no local alguma espécie de edifício governamental durante centenas de anos. Embora não se possa visitar o interior do Palácio Presidencial, é possível admirá-lo do lado exterior dos portões.



Catedral de São Tomé

A Catedral de São Tomé, também conhecida como Catedral de Nossa Senhora da Graça, é um belo exemplo arquitetura colonial portuguesa construído no século XV pelo cavaleiro português Álvaro Caminha. A fachada é simples, no entanto o interior esconde um belíssimo mural de azulejos portugueses atrás do altar.



Dia 1, Tarde – Itinerário em São Tomé e Príncipe


Dia 2: Parque Natural Obo

Parta num carro alugado ou acompanhado por um guia local para explorar o resto da ilha de São Tomé, num percurso que inclui a impressionante elevação de origem vulcânica que dá fama ao país, o Pico Cão Grande.



Cascata de São Nicolau

A Cascata de São Nicolau fica no coração da ilha, a apenas 30 minutos da cidade de São Tomé. De carro o acesso é fácil e é possível avistá-la da berma da estrada. Esta torrente de água cai em cascata por entre a selva a partir do seu precipício rochoso e é apenas uma das inúmeras cascatas espalhadas pela ilha.



Jardim Botânico de Bom Sucesso

O Jardim Botânico do Bom Sucesso foi criado para ajudar a conservar a flora diversificada de São Tomé e Príncipe. Fica perto da entrada do Parque Natural Obo e é a casa de centenas de espécies de plantas, como orquídeas e plantas medicinais. Este jardim botânico oferece aos seus visitantes uma visão interna da imensa biodiversidade de São Tomé sem ter de entrar na selva.



Roça Água-Izé

Originalmente, São Tomé tinha centenas de plantações de cacau, sendo a Roça Água-Izé uma das maiores! Faça uma paragem no agora minúsculo produtor de chocolate na cidade de Água-Izé, para provar as suas iguarias doces e ver um dos edifícios mais fotografados da ilha - um hospital abandonado com uma grande escadaria no topo de uma colina.



Roça São João

A Roça São João é mais uma plantação de cacau transformada num pólo de ecoturismo. Sugerimos passar por este monumento do chocolate para ver uma casa de fazenda totalmente restaurada. O restaurante do local serve pratos típicos de São Tomé. Os visitantes podem juntar-se à diversão em aulas de culinária ou participar noutras actividades como a observação de aves.



Pico Cão Grande

O Pico Cão Grande é um vestígio do passado vulcânico de São Tomé, que enfeita o horizonte da ilha como um pináculo de outro mundo. Na realidade, trata-se de um tampão vulcânico remanescente de um vulcão de grandes dimensões que existia na ilha. Há várias maneiras de admirar este precipício rochoso, mas a melhor é a partir do miradouro do Pico Cão Grande, perto da Praia Grande, no extremo sul da ilha. Para além de turistas, este pilar de pedra com o formato de um obelisco oblongo também atraiu a atenção da comunidade da escalada.



Praia Piscina

A Praia Piscina é uma extensão de areia deslumbrante no extremo sul de São Tomé, considerada a melhor praia de toda a ilha - imagine palmeiras perfeitas a balançar ao sabor da brisa, água cristalina para nadar e cocos frescos arrancados das árvores. No entanto, a estrada para aqui chegar é traiçoeira, mesmo durante a estação seca, por isso tenha isso em conta se estiver a planear conduzir. Uma boa alternativa seria parar na Praia das Sete Ondas ou na Praia Micondo no regresso à cidade de São Tomé.

Se o tempo permitir, também pode fazer uma viagem ao Ilhéu das Rolas, onde pode ficar em cima do equador. Apanhe o ferry público até à vila de Ponte Baleia, onde fará um trilho fácil e rápido por 30 minutos para chegar ao Marco do Equador.



Dia 2 - Mapa do itinerário em São Tomé e Príncipe


Dia 3: Ilha do Príncipe

Manhã: Santo António

Santo António é uma pequena cidade nomeada em honra do santo situada numa enseada isolada que, embora não tenha grandes dimensões, é a maior cidade da Ilha do Príncipe.



Igreja de Santo António

Comece o seu passeio matinal na Igreja de Santo António, uma igreja católica simples no centro da cidade que demonstra claramente a influência portuguesa no Príncipe, tanto a nível cultural como religioso.



Igreja do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora Rosário, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é mais uma pequena catedral em Santo António e mais uma relíquia do colonialismo português. A sua fachada é uma bela combinação de azul e branco e é aqui que se realizam as celebrações anuais do Auto de Floripes, uma encenação teatral de rua de uma batalha entre mouros e cristãos.



Dia 3, Manhã - Mapa do itinerário na Ilha do Príncipe


Tarde: Explorar a ilha

  • Cascata O Que Pipi: Situada perto da costa oriental do Príncipe, a Cascata O Que Pipi é uma das mais belas cascatas de toda a ilha. Terá de fazer uma caminhada de 30 minutos para chegar até aqui, mas vale imenso a pena pelas vistas belíssimas.


  • Pico Papagaio: Tal como São Tomé com o seu famoso pináculo de pedra, o Príncipe não é alheio a terrenos montanhosos e a vestígios de antigos vulcões. Este penhasco rochoso foi apelidado de Pico Papagaio, uma vez que se assemelha à cabeça de um pássaro. Embora tecnicamente o possa avistar a partir de Santo António, recomendamos ir ver o Pico mais de perto conduzindo até ao início do trilho. Pode contratar um guia local para o guiar na caminhada ou simplesmente admirá-lo a partir do seu carro.

A seguir, volte para norte em direção à Roça Sundy e à famosa Praia Banana.


  • Roça Sundy: Atualmente uma plantação de café abandonada, a Roça Sundy foi outrora o local onde se deu um eclipse que provou a teoria da relatividade de Einstein. O astrofísico britânico Sir Arthur Stanley Eddington fez uma viagem especial a São Tomé e Príncipe para testemunhar o eclipse, na esperança de poder provar a teoria. A Roça fica perto de um resort com o mesmo nome.


  • Praia Banana: A Praia Banana, cuja forma é a de uma banana perfeita, tornou-se mundialmente famosa depois de ter sido apresentada num anúncio da Bacardi. Tecnicamente faz parte do resort Roça Belo Monte e por isso, também pode tomar uma bebida no bar ali perto ou alugar caiaques e pranchas de paddle para andar pela água. Veja por si próprio se a praia faz jus à fama, com as suas águas azul-turquesa e muitas palmeiras, que fazem dela o local perfeito para terminar a sua estadia em São Tomé e Príncipe.



Dia 3, Tarde - Mapa do itinerário na Ilha do Príncipe


Outras coisas para ver e fazer em São Tomé e Príncipe

  • Nadar nas praias belíssimas: Sendo São Tomé e Príncipe uma ilha paradisíaca impressionante, existem dezenas de praias belas onde pode relaxar ou explorar. Algumas das melhores incluem a Praia Banana e a Praia Boi no Príncipe, enquanto que em São Tomé tem a Praia Piscina e a Praia dos Tamarindos. Tenha cuidado se estiver a pensar em nadar nestas praias, porque as correntes são comuns e as ondas podem ser enormes.


  • Fazer snorkeling: Se gosta de fazer snorkeling, São Tomé e Príncipe vai ser um prazer para si! Ambas as ilhas têm praias ótimas para a prática de snorkeling - poderá observar a incrível vida marinha que se encontra logo abaixo da superfície das ondas, que inclui desde tartarugas marinhas a recifes de coral vibrantes. As melhores praias para fazer snorkeling em São Tomé são a Praia de Morro Peixe e a Praia dos Tamarindos. Já no Príncipe, a Praia Banana também é uma ótima opção.


  • Observação de baleias: A época alta da observação de baleias em São Tomé e Príncipe é de julho a outubro. Embora se possa ver uma grande variedade de baleias, as mais comuns são as baleias cachalote e jubarte, que migram para estas águas tropicais para parir e acasalar. As excursões de observação de baleias podem ser organizadas com o seu hotel e são particularmente espetaculares ao longo da costa do Príncipe.


  • Ir à busca das cascatas: Ignore o conselho do TLC enquanto estiver em São Tomé e Príncipe, porque este é um destino maravilhoso para os amantes das cascatas! É possível ver algumas das melhores cascatas de ambas as ilhas a partir das estradas principais ou seguindo trilhos curtos a pé. Algumas das mais belas que deve procurar são a Cascata de São Nicolau, em São Tomé, e a Cascata O Que Pipi, no Príncipe.


  • Visitar a fábrica de chocolate Claudio Corallo: São Tomé e Príncipe é conhecido pela sua produção de cacau, como já deve ter adivinhado! Faça uma visita a uma verdadeira fábrica de chocolate no centro da cidade de São Tomé, a Claudio Corallo. A dedicação à criação de chocolate artesanal topo de gama é palpável nesta fábrica. Pode inscrever-se numa visita guiada que inclui a degustação de diferentes variedades de chocolate e produtos de chocolate, aprendendo mais sobre o processo de cultivo do cacau ao longo da experiência. Também encontrará muitas recordações doces para levar para casa!


  • Observação de aves: São Tomé e Príncipe é conhecido por ser um lugar incrível para fazer observação de aves. Estas ilhas isoladas tropicais são o habitat de espécies raras de aves, como o Pássaro Solar Gigante e o Guarda-Rios do Príncipe, de cores arco-íris. Nunca tendo estado ligadas ao continente, existem dezenas de espécies de aves que são endémicas apenas destas ilhas. Vários operadores turísticos organizam excursões dedicadas à observação de aves em São Tomé e Príncipe, mas também é possível contratar guias locais através de estâncias e hotéis.


  • Passeios de barco: Andar de barco por São Tomé e Príncipe é um dos melhores meios de transporte. Fazer um cruzeiro nestas ilhas significa que terá acesso a praias e ilhas excepcionalmente remotas, que de outra forma não conseguiria alcançar. Isto também dá aos visitantes a oportunidade de ver baleias e golfinhos, que frequentam o oceano à volta das ilhas. Resorts, como o Roça Sundy, oferecem passeios de barco a lugares mágicos como a Baía das Agulhas, bem como a várias praias diferentes.


  • Praia Jalé: A Praia Jalé é uma belíssima extensão de areia dourada escondida no extremo sul de São Tomé. Com águas azul-turquesa, palmeiras a balançar e tartarugas marinhas a nidificar, esta praia é tão extraordinária como parece. Encontrará vários locais para ficar ao longo da praia, bem como um restaurante.



Excursões de um dia a partir de São Tomé e Príncipe

  • Ilhéu das Rolas: O Ilhéu das Rolas é uma pequena ilha ao largo da costa sul de São Tomé, famosa por se situar mesmo no Equador. Pode aceder à ilha de ferry ou num barco privado para visitar o Marco do Equador e as praias deslumbrantes, que incluem a Praia Bateria e a Praia Pesqueira. Encontrará também um belo jardim botânico que demonstra as práticas agrícolas e a flora única da ilha. Embora as instalações sejam limitadas, existem vários restaurantes e lojas de recordações na ilha. A travessia da Ponta Baleia demora apenas 20 minutos.



Coisas para fazer com crianças em São Tomé e Príncipe

  • Nadar: Existem muitas praias bonitas nas ilhas de São Tomé e Príncipe, onde as crianças vão adorar chapinhar e construir castelos de areia. Tenha em atenção que a maior parte destas praias não tem nadadores-salvadores e as correntes são uma ocorrência frequente. Para sua segurança, mantenha-se nas baías pouco profundas da ilha, como a Lagoa Azul e a Praia Lagarto, em São Tomé.


  • Visitar uma plantação de chocolate: São Tomé e Príncipe estiveram outrora repletas de plantações de cacau, conhecidas como roças. Leve as crianças para conhecer as razões da sua fama e ver como o cacau é produzido há centenas de anos nestas ilhas tropicais.


  • Procurar ninhos de tartarugas marinhas: As tartarugas marinhas aparecem anualmente nas costas remotas de São Tomé e Príncipe, de novembro a fevereiro. Apesar de normalmente depositarem os seus ovos na escuridão, é possível avistar ninhos de tartarugas marinhas durante o dia nesta época do ano e, por vezes, até tartarugas marinhas adultas ou os próprios filhotes! Esta é uma excelente atividade para as crianças que se interessam por animais e pela natureza.


  • Caminhadas: Imensos trilhos de caminhada atravessam São Tomé e Príncipe. Se a sua família é ativa e está pronta para uma aventura, não há melhor atividade do que ir para o trilho com um guia local. Descobrirá belíssimas jóias escondidas em ambas as ilhas, que incluem quedas de água e características geológicas únicas que restam do passado vulcânico da ilha.


  • Aulas de culinária: São Tomé é conhecido pelos seus deliciosos pratos tradicionais e fazer uma aula de culinária é uma ótima forma de trazer uma parte das ilhas para sua casa - e de fazer com que os seus filhos se interessem pelas artes culinárias! Utilize ingredientes tradicionais como a mandioca, a banana e o peixe fresco para recriar pratos básicos que são apreciados pelos habitantes locais há décadas.



Onde comer em São Tomé e Príncipe


São Tomé:

  • Monte Mar: O Monte Mar especializa-se em pratos clássicos santomenses, como o choco frito, e é possivelmente o restaurante com a avaliação mais positiva de São Tomé e Príncipe. O restaurante fica na cidade de Morro Peixe, num espaço com um terraço com vistas deslumbrantes sobre o oceano. O marisco é pescado na hora e os legumes são cultivados na propriedade. O restaurante fica a apenas 5 minutos a pé da Praia dos Tamarindos, que é ótima para fazer uma pausa.


  • Casa Museu Almada Negreiros: Para além de um restaurante com pratos deliciosos, a Casa Museu Almada Negreiros é também um pequeno museu dedicado ao artista português Almada Negreiros e um espaço comunitário. Trata-se de um espaço ao ar livre simultaneamente eclético e bonito, rodeado de floresta, que fica na estrada para a Cascata de São Nicolau. Todos os dias é servido um menu fixo que inclui entradas, um prato principal e sobremesa.


  • Pico Mocambo: O Pico Mocambo é um restaurante situado no coração da cidade de São Tomé, que oferece um ambiente peculiar, porém requintado, para desfrutar de bebidas e jantares, todos confeccionados com ingredientes locais, incluindo o rum santomense. Os pratos aqui são simples mas tradicionais.


  • Dona Teté: Situado junto ao mar no bairro Vila Maria, o Dona Teté é um nome conhecido na cidade de São Tomé. É gerido por uma mulher local cuja personalidade contagiante é metade do atrativo. Aqui, encontrará refeições tradicionais santomenses, que incluem peixe fresco do dia e produtos locais.


  • Carambola: O Carambola serve pratos mais clássicos de São Tomé com um toque português. Encontrará jarras de sumo espremido na hora, tudo proveniente da ilha, e refeições bem confeccionadas. O restaurante tem um pátio exterior arejado onde se pode sentar e desfrutar da refeição.



Príncipe:

  • Restaurante OKA Sundy Praia na Ilha do Príncipe: Instalado no interior do resort Sundy Praia, na Ilha do Príncipe, o Restaurante OKA Sundy destaca a cozinha internacional de chefes de classe mundial. Opte por se sentar ao ar livre ou sente-se debaixo de um dossel de bambu na sala de jantar principal, cujo design contemporâneo é complementado com instalações luminosas colossais e mesas iluminadas pela luz das velas. Em cada prato do menu são utilizados ingredientes locais e sazonais.


  • ROMAR: É necessário telefonar com um dia de antecedência para jantar no ROMAR, mas vale imenso a pena este pequeno incómodo para poder desfrutar de pratos tradicionais de São Tomé cozinhados pela matriarca do restaurante. O ROMAR oferece uma experiência gastronómica de luxo com toalhas de mesa brancas e flores belas de origem local a adornar cada mesa.


  • Roça Sundy: Este restaurante oferece uma experiência gastronómica única, combinando a rica cozinha local com ingredientes frescos e sabores autênticos. O Roça Sundy tem vistas deslumbrantes para a vegetação exuberante da ilha, o que faz dele o local perfeito para desfrutar de pratos tradicionais e relaxar num ambiente tranquilo e acolhedor.


  • Armazém: Se está a começar a ter desejos de cozinha occidental - afinal de contas, São Tomé e Príncipe é um dos únicos países do mundo sem McDonald's – sugerimos ir até ao Armazém para uns cheeseburgers deliciosos e churrasco. Este espaço de refeições interior fica no extremo ocidental de Santo António e também tem clássicos portugueses, como a francesinha. Também não vai perder a oportunidade de comer marisco fresco, com lagosta inteira grelhada no menu.



Onde ficar em São Tomé e Príncipe


São Tomé:

  • Pestana São Tomé (5 estrelas): O Pestana é um resort de cinco estrelas que fica a cinco minutos do centro da cidade de São Tomé, classificado como o melhor hotel da ilha. O resort tem vista para a paisagem oceânica espetacular e as comodidades incluem uma piscina infinita, sala de massagens, centro de fitness, praia privada, sauna e banho turco. Há também muitas actividades para participar, incluindo uma escola de mergulho e visitas guiadas culturais. Trata-se do único hotel de 5 estrelas em São Tomé e os quartos incluem uma varanda ou um terraço com vista para a propriedade.


  • Omali Lodge São Tomé (4 estrelas): O Omali Lodge, parte do grupo de hotéis HBD, fica no coração da cidade de São Tomé, mesmo na Baía de Ana Chaves. Os quartos estão decorados num estilo boémio e oferecem comodidades como um pequeno-almoço continental, um restaurante que serve uma extravagância de marisco e uma piscina rodeada por palmeiras e jardins exuberantes.


  • Eden Valley Ecolodge & Farming: Se quiser ter uma experiência fora da zona urbana, para ver São Tomé e o interior da selva de perto, uma estadia no Eden Valley Ecolodge é exatamente o que o médico receitou. Embora as comodidades possam ser mais escassas, a propriedade em si é deslumbrante e as acomodações são confortáveis e encantadoras, incluindo um restaurante no local que serve os pratos favoritos de São Tomé. Relaxe na piscina ou na rede, tudo isto a apenas 15 minutos da cidade de São Tomé.


  • Club Santana (4 estrelas): A sul da cidade de São Tomé, na pacata cidade de Santana, encontrará o Cub Santana, um resort de quatro estrelas. Aqui poderá ficar hospedado em bungalows privados na praia com tectos abobadados e detalhes em madeira tropical. As comodidades incluem uma bela piscina à beira-mar, uma zona de bar onde pode desfrutar de cocos frescos ou de um cocktail, uma praia privada, jacuzzi e um espaço de massagens. Actividades e excursões divertidas que pode fazer incluem mergulho, transporte quinzenal para a cidade e um passeio de barco para a vizinha Ilha Santana. Também tem comodidades exclusivas, como uma equipa de segurança a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, e um médico de serviço, para que se sinta mais descansado e relaxe verdadeiramente durante as suas férias de aventura.


  • Mucumbli Ponta Figo: O Mucumbli Ponta Figo é um alojamento ecológico de 3 estrelas com vista para o oceano, situado logo à saída da cidade de Neves, na costa noroeste de São Tomé. Este oásis tranquilo escondido numa densa floresta tropical que dá para uma praia de areia preta oferece aos hóspedes suítes simples, porém bonitas e um restaurante que serve pratos tradicionais de São Tomé. Poderá reservar várias atividades através do hotel, incluindo caminhadas até às cascatas e passeios de barco.



Príncipe:

  • Sundy Praia (5 estrelas): O portfólio de propriedades da HBC é o creme-de-la-creme quando se trata de alojamento em São Tomé e Príncipe, mas o Sundy Praia é o melhor de todos. Este resort de cinco estrelas, escondido nas selvas do Príncipe, é um alojamento de luxo amigo do ambiente, situado entre a floresta tropical e o oceano. Participe em actividades como observação de aves, observação de tartarugas e passeios de barco em canoas ou fique sossegado na sua villa, com terraços privados e piscinas. Com comodidades como um spa, uma piscina infinita, praias privadas e opções de refeições gourmet no local, é provável que nunca mais se queira ir embora.


  • Ilha do Bom Bom Príncipe (4 estrelas): A Ilha do Bom Bom Príncipe é outra das propriedades HBD escondidas na costa norte do Príncipe. Apesar de ter apenas 4 estrelas, nenhum pormenor é poupado no que diz respeito à experiência dos hóspedes. Tem o nome da Ilha do Bom Bom, que fica no lado oposto do continente. Aqui encontrará praias isoladas deslumbrantes, um restaurante e uma piscina à beira-mar para relaxar durante a sua estadia. Deixe-se relaxar neste lugar, desligue-se da sua vida quotidiana e passe os dias a explorar esta ilha longínqua e as noites a adormecer ao som da selva no seu bungalow privado.


  • Roça Sundy (4 estrelas): O Roça Sundy, outrora uma próspera plantação de cacau, fica no local onde a teoria da relatividade de Einstein foi comprovada. Atualmente, é um alojamento de quatro estrelas, rodeado por uma floresta tropical densa e duas centenas de anos de história fascinante. Esta propriedade única está alojada em duas casas de fazenda restauradas, a Eclipse House e a Cacao House. Desfrute de bebidas no pátio sumptuoso, observe as estrelas a partir da sua varanda privada ou jante no restaurante, nesta propriedade boutique muito especial.



Melhor altura para visitar São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe é uma ilha tropical com várias estações húmidas e secas durante o ano. A estação seca mais longa é de junho a setembro. Já a segunda estação seca, mais curta, vai de dezembro a fevereiro. Isto significa que as estações húmidas vão de março a maio e de outubro a novembro. Apesar da flutuação da precipitação, as temperaturas mantêm-se relativamente constantes ao longo do ano. As temperaturas mais altas rondam em média os 30°C (83°F), enquanto que as mais baixas descem para 22°C (71°F).



Festas em São Tomé e Príncipe

  • Dia da Independência: As celebrações do Dia da Independência, realizadas todos os anos a 12 de julho, assinalam o dia em que São Tomé e Príncipe se tornou independente de Portugal. Festivais, espectáculos culturais e desfiles são realizados na maioria das cidades principais da ilha, incluindo na cidade de São Tomé e em Santo António. Embora o país tenha sido fundado originalmente pelos portugueses, muitos africanos foram transportados para cá contra a sua vontade, trabalhando nas plantações de cana-de-açúcar, café e cacau.


  • Dia de São Tomé: Celebrado a 21 de dezembro, o Dia de São Tomé assinala a chegada dos primeiros habitantes à ilha. A ilha foi fundada em 1471 por exploradores portugueses, que foram os primeiros a pôr aqui os pés e lhe deram o nome de Santo António, cuja festa também é partilhada com o dia de São Tomé. As celebrações têm lugar em todas as ilhas, poucos dias antes do início das festividades natalícias, uma vez que muitos dos habitantes das ilhas são cristãos praticantes.


  • Carnaval: Como em muitos lugares do mundo, São Tomé e Príncipe celebra o Carnaval com uma explosão de dança, música e cor. Nos dias que antecedem a Quaresma, realizam-se festividades nas comunidades de todas as ilhas. Se tiver a sorte de visitar em fevereiro, não perca estas celebrações vibrantes e as suas danças tradicionais.


Voltar à página inicial