Coisas para fazer em Castro Marim, Itinerário de 1 dia

Castro Marim é uma vila charmosa no sul do Algarve conhecida pelas suas barragens, praias arenosas e salinas naturais.

Os primeiros vestígios de ocupação do território datam do período Neolítico, quando a vila estava muito mais perto do mar. Durante séculos Castro Marim prosperou como porto, recebendo embarcações de comércio vindas das vilas vizinhas de Alcoutim e Mértola. Tal como na maioria das vilas do Algarve, o turismo tornou-se a indústria principal desde então.

Em baixo segue uma lista do que melhor há para fazer em Castro Marim, incluindo locais históricos, praias e sugestões de passeios.



Dia 1

Manhã: Odeleite

No caminho para Castro Marim vale a pena fazer uma paragem em Odeleite. É nesta aldeia pequeníssima que pode encontrar o ínfame “Rio do Dragão Azul”. O melhor sítio para o observar é no miradouro de Odeleite, que pode aceder pela aldeia. Aqui pode desfrutar de vistas magníficas para a barragem de Odeleite, para o rio e para as montanhas que se erguem no fundo. A vista aérea da barragem e do rio revela que este toma a forma de um dragão, daí o nome que lhe foi atribuído.



Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António

Castro Marim está rodeada por uma grande reserva natural conhecida como a Reserva Natural do Sapal. A reserva estende-se por mais de 2000 hectares, cobrindo uma zona de sapais salgados e salinas e uma zona árida de terrenos xistosos. Serve de habitat a bastantes espécies de aves, como flamingos, cegonhas e alfaiates e tem uma flora rica, com mais de 400 espécies de plantas. Para aprender mais sobre a reserva pode ir ao centro de informação e interpretação, que dá sugestões de itinerários na área.



Castelo de Castro Marim

O principal marco de Castro Marim é o castelo no topo da colina. Erguido por volta dos séculos dez e treze, o castelo foi outrora a sede da Ordem dos Templários. Daqui pode desfrutar de belíssimas vistas panorâmicas para as casas brancas da vila, para os sapais salgados naturais que a rodeiam e para o rio Guadiana, que faz a fronteira entre Portugal e Espanha. Dentro do castelo estão uma pequeníssima igreja do século catorze e o Museu Arqueológico, que tem em exposição uma série de artefactos desde a idade do Bronze ao período Romano.



Igreja de Nossa Senhora dos Mártires

Apenas a poucos passos do castelo fica a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. Esta igreja do século dezoito está situada no lado oposto do castelo e destaca-se graças à sua bela cúpula branca.



Tarde: Forte de São Sebastião

No cimo de outra colina está o Forte de São Sebastião, que oferece uma ótima vista para ambos o castelo e igreja. No século dezassete o castelo que aqui existia caiu em desuso e no seu lugar foi erguida uma nova fortificação para defender a vila de ataques.



Água Mãe Spa (Salina da Barquinha)

Um dos sapais salgados de Castro Marim é o Água Mãe Spa. A água acastanhada pode não parecer convidativa à primeira vista, mas está cheia de lama rica em minerais que irá suavizar a sua pele. Descanse a sua cabeça numa almofada e deixe-se flutuar enquanto escuta o som dos pássaros. Depois de lavar a lama do corpo, pode juntar-se a uma visita guiada aos sapais salgados, para aprender mais sobre o processo da recolha de sal manual e para provar algum no fim da visita.



Praia Verde

Dos sapais vá em direção à Praia Verde, uma das melhores praias em Castro Marim. Não há falésias ali à volta, apenas pinheiros e uma paisagem deslumbrante das dunas, fazendo deste o local ideal para relaxar. Outras praias que vale a pena visitar incluem a Praia da Alagoa e a Praia do Cabeço.



Dia 1 – Mapa do Itinerário da visita a Castro Marim


Passeios a partir de Castro Marim

  • Vila Real de Santo António: A 10 minutos de carro a sul de Castro Marim fica Vila Real de Santo António. A vila parece uma pequena amostra de Lisboa, graças às suas praças pitorescas, como a Praça de Marquês de Pombal. Pode aproveitar para dar um passeio no paredão ao longo do rio ou para descomprimir numa das praias locais.


  • Tavira: Siga alguns quilómetros a oeste para visitar Tavira, uma cidade histórica repleta de monumentos incríveis, como a ponte Romana e o castelo medieval. Tem também uma série de praias na sua proximidade, a que pode aceder de ferry.


  • Cacela Velha: Cacela Velha é uma pequena aldeia com casas caiadas de branco acima do Parque Natural da Ria Formosa. Leve o seu tempo a passear pelas ruas estreitas, visite a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, uma igreja do século dezasseis, e relaxe no areal da praia da aldeia.


  • Ayamonte (Espanha): Atravesse a fronteira para Espanha e visite a vila de Ayamonte, virada para o rio Guadiana. Explore o centro histórico, que tem uma marina e bastantes igrejas Barrocas, e depois suba a bordo de um barco em direção à Isla Canela para dar um mergulho nesta praia paradisíaca.



Coisas para fazer com crianças em Castro Marim

Castro Marim tem algumas atividades para fazer em família. Para uma viagem no tempo visite o castelo medieval e admire os artefactos em exposição no museu arqueológico. Pode também aproveitar a natureza ali à volta fazendo uma caminhada ao longo da Reserva Natural do Sapal, onde pode avistar uma variedade de espécies de aves, ou desça para a costa para dar um mergulho no mar.



Where to eat in Castro Marim

  • O Infante: Situado perto da costa de Castro Marim, este restaurante tradicional serve marisco e peixe frescos deliciosos. Experimente a Mariscada à Infante, uma travessa de marisco com camarão, ostras, lagosta, caranguejo e muitos outros ingredientes cheios de sabor.


  • A Tasca Medieval: Este restaurante de gerência familiar fica apenas a poucos passos do castelo da vila. O menu inclui um misto de pratos de peixe e carne, com um foco em ingredientes alentejanos como o porco preto. Certifique-se de deixar espaço para as sobremesas caseiras.


  • Velho Cavalinho: Este restaurante de temática medieval destaca-se pela sua decoração rústica, com paredes de pedra e iluminação fraca. Aqui pode provar uma variedade de tapas, como atum curado, presunto e tartes acompanhas com hidromel tradicional. Também organizam várias atividades, incluindo música ao vivo, banquetes e uma feira medieval.



Onde ficar em Castro Marim

  • Castro Marim Golf & Country Club (4 estrelas): Situado dentro de um resort de golf, este hotel oferece villas com dois a três quartos, algumas das quais com piscina privada. As instalações incluem três campos de golfe de nove buracos, uma piscina exterior, um ginásio e um restaurante.


  • Octant Praia Verde (4 estrelas): Este hotel luxuoso fica no meio de um pinhal com vista para a Praia Verde. A maior parte dos quartos tem vista para o oceano. As comodidades incluem acesso direto à praia, uma piscina e um restaurante que usa métodos da cozinha tradicional, como o forno a lenha.


  • Companhia das Culturas (3 estrelas): Esta propriedade rural inclui uma quinta orgânica que oferece ingredientes regionais como alfarroba, laranjas e figos. Os hóspedes podem escolher entre quartos e apartamentos e desfrutar de um pequeno almoço delicioso feito com ingredientes da horta. Também há uma biblioteca, uma piscina e banho turco.


Prefere um aluguer de férias ao invés de um hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias em Castro Marim.


Melhor altura para visitar Castro Marim

A melhor altura para visitar Castro Marim é por volta da primavera ou do verão. As temperaturas andam entre os 25ºC e os 30ºC, fazendo desta a altura ideal para ir nadar nas praias nas redondezas. Também é a época em que se realizam bastantes festivais locais, o que significa que a vila vai estar um pouco mais animada. Se preferir um ambiente sossegado, pode vir no outono, quando as temperaturas são ligeiramente mais baixas. É uma ótima altura para observar aves ou para fazer caminhadas ao longo da reserva natural.


Festivais de Castro Marim

  • Festival do Caracol: Em maio, Castro Marim recebe o festival do caracol no Revelim de Santo António. Durante três dias, milhares de visitantes juntam-se para provar caracóis de Portugal, Espanha, França e Marrocos.


  • Feira de Artesanato: Por volta de julho, a vila organiza esta feira de artesanato, que expõe artesanato tradicional como cestos e renda. Há também comerciantes a vender produtos regionais, como mel e enchidos.


  • Dias Medievais: Castro Marim enche-se de vida em agosto com o seu festival medieval. Conhecido como os “Dias Medievais”, este festival acontece durante o último fim de semana de agosto e inclui atuações de rua, esgrima tradicional e bancas de comida repletas de iguarias locais.


Regresso ao passeio pelo Algarve