Castro Marim é uma vila charmosa no sul do Algarve conhecida pelas suas barragens, praias arenosas e salinas naturais.
Os primeiros vestígios de ocupação do território datam do período Neolítico, quando a vila estava muito mais perto do mar. Durante séculos Castro Marim prosperou como porto, recebendo embarcações de comércio vindas das vilas vizinhas de Alcoutim e Mértola. Tal como na maioria das vilas do Algarve, o turismo tornou-se a indústria principal desde então.
Em baixo segue uma lista do que melhor há para fazer em Castro Marim, incluindo locais históricos, praias e sugestões de passeios.
No caminho para Castro Marim vale a pena fazer uma paragem em Odeleite. É nesta aldeia pequeníssima que pode encontrar o ínfame “Rio do Dragão Azul”. O melhor sítio para o observar é no miradouro de Odeleite, que pode aceder pela aldeia. Aqui pode desfrutar de vistas magníficas para a barragem de Odeleite, para o rio e para as montanhas que se erguem no fundo. A vista aérea da barragem e do rio revela que este toma a forma de um dragão, daí o nome que lhe foi atribuído.
Castro Marim está rodeada por uma grande reserva natural conhecida como a Reserva Natural do Sapal. A reserva estende-se por mais de 2000 hectares, cobrindo uma zona de sapais salgados e salinas e uma zona árida de terrenos xistosos. Serve de habitat a bastantes espécies de aves, como flamingos, cegonhas e alfaiates e tem uma flora rica, com mais de 400 espécies de plantas. Para aprender mais sobre a reserva pode ir ao centro de informação e interpretação, que dá sugestões de itinerários na área.
O principal marco de Castro Marim é o castelo no topo da colina. Erguido por volta dos séculos dez e treze, o castelo foi outrora a sede da Ordem dos Templários. Daqui pode desfrutar de belíssimas vistas panorâmicas para as casas brancas da vila, para os sapais salgados naturais que a rodeiam e para o rio Guadiana, que faz a fronteira entre Portugal e Espanha. Dentro do castelo estão uma pequeníssima igreja do século catorze e o Museu Arqueológico, que tem em exposição uma série de artefactos desde a idade do Bronze ao período Romano.
Apenas a poucos passos do castelo fica a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. Esta igreja do século dezoito está situada no lado oposto do castelo e destaca-se graças à sua bela cúpula branca.
No cimo de outra colina está o Forte de São Sebastião, que oferece uma ótima vista para ambos o castelo e igreja. No século dezassete o castelo que aqui existia caiu em desuso e no seu lugar foi erguida uma nova fortificação para defender a vila de ataques.
Um dos sapais salgados de Castro Marim é o Água Mãe Spa. A água acastanhada pode não parecer convidativa à primeira vista, mas está cheia de lama rica em minerais que irá suavizar a sua pele. Descanse a sua cabeça numa almofada e deixe-se flutuar enquanto escuta o som dos pássaros. Depois de lavar a lama do corpo, pode juntar-se a uma visita guiada aos sapais salgados, para aprender mais sobre o processo da recolha de sal manual e para provar algum no fim da visita.
Dos sapais vá em direção à Praia Verde, uma das melhores praias em Castro Marim. Não há falésias ali à volta, apenas pinheiros e uma paisagem deslumbrante das dunas, fazendo deste o local ideal para relaxar. Outras praias que vale a pena visitar incluem a Praia da Alagoa e a Praia do Cabeço.
Castro Marim tem algumas atividades para fazer em família. Para uma viagem no tempo visite o castelo medieval e admire os artefactos em exposição no museu arqueológico. Pode também aproveitar a natureza ali à volta fazendo uma caminhada ao longo da Reserva Natural do Sapal, onde pode avistar uma variedade de espécies de aves, ou desça para a costa para dar um mergulho no mar.
Prefere um aluguer de férias ao invés de um
hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias em Castro Marim.
A melhor altura para visitar Castro Marim é por volta da primavera ou do verão. As temperaturas andam entre os 25ºC e os 30ºC, fazendo desta a altura ideal para ir nadar nas praias nas redondezas. Também é a época em que se realizam bastantes festivais locais, o que significa que a vila vai estar um pouco mais animada. Se preferir um ambiente sossegado, pode vir no outono, quando as temperaturas são ligeiramente mais baixas. É uma ótima altura para observar aves ou para fazer caminhadas ao longo da reserva natural.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos