Loulé é uma cidade de contrastes onde as montanhas se encontram com o oceano e monumentos antigos se misturam com edíficios modernos. Mais de 70.000 pessoas vivem no município de Loulé, o maior do Algarve, que se estende desde o norte da região até à costa.
Mesmo no centro da cidade está o mercado local, um edifício do estilo neo-árabe que tem abastecido os locais com produtos frescos por mais de um século. Outros locais importantes incluem a Capela da Conceição e o Castelo de Loulé.
Loulé é também conhecida pelos seus campos de golfe de primeira categoria, considerados dos melhores na Europa e localizados na parte mais a sul da região.
Em baixo seguem sugestões de algumas das melhores coisas a fazer no centro de Loulé, incluindo atividades para fazer em família e festivais locais.
Em primeiro lugar na nossa lista está o ponto de referência mais impressionante da cidade – o mercado. O mercado de Loulé existe há mais de um século e enquanto que a sua arquitetura já não é a mesma da altura em que foi fundado, em 1908, o propósito mantém-se inalterado – promover o comércio local.
A estrela aqui é sem dúvida o peixe. O mercado oferece uma grande seleção de marisco e peixe - cabeças de salmão, bacalhau seco e caranguejos ainda vivos, entre outros – e os seus peixeiros e peixeiras têm sido os ídolos de Loulé durante décadas. Também irá encontrar pessoas a vender artesanato local, como potes de mel e malas de cortiça. Os sábados são os melhores dias para visitar o mercado uma vez que há mais bancas abertas e o mercado se estende para as ruas.
Partindo do mercado, siga para a Ermida da Nossa Senhora da Conceição. Esta pequena capela foi estabelecida a meados do século dezassete. Pode parecer modesta vista de fora, mas entre lá para dentro e irá desvendar os seus tesouros. As paredes estão cobertas inteiramente com azulejos azuis e brancos e no fundo do espaço está um altar bem trabalhado, ornamentado com uma série de figuras religiosas. O vidro transparente no chão permite-lhe contemplar uma porta islâmica do século dois DC, encontrada durante as escavações.
Depois de almoço, espreite o Museu Municipal de Loulé para aprender mais sobre o passado da região. O museu está dividido em diferentes edíficios espalhados ao longo do distrito. O edifício principal, no centro da cidade de Loulé, tem exposta uma cozinha tradicional algarvia de meados do século vinte. Tem uma variedade de utensílios de cozinha antigos como tábuas para fazer pão, panelas de cobre, um moinho utilizado com frequência para fazer farinha de milho, entre outros itens.
Logo detrás do museu está o Castelo de Loulé. Este edifício mouro foi reconstruído durante o século treze como uma fortaleza e é de momento uma das atrações principais da cidade. A data da construção original remete para o século 2 AC, quando a cidade foi ocupada pelos Romanos. Hoje, parte das paredes do castelo misturam-se com os edifícios à volta.
Continue a andar em direção à Igreja de Clemente. A igreja destaca-se pela janela circular e pela porta com forma de triângulo. Foi estabelecida no século treze e restaurada no século dezasseis. À semelhança da capela da Nossa Senhora da Conceição, esta igreja também tem um altar dourado no fundo do espaço, com algumas estatuetas. Há também uma torre com um sino, cujas características fazem lembrar as minaretes muçulmanas.
Depois de explorar a igreja, faça uma paragem pela galeria Artcatto, uma das galerias de arte contemporânea de Loulé. A Artcatto está aberta normalmente apenas durante a semana, mas também pode pedir para visitar nos outros dias. A fundadora, Gillian Catto, é um grande nome no mundo da arte em Londres, onde geriu a sua própria galeria por mais de três décadas. Agora a viver no Algarve, Catto tem exposições de artistas nacionais e internacionais, atraindo muitos entusiastas de arte para a cidade.
Descanse um pouco no café histórico Calcinha, aberto desde a década de 1920. O poeta António Aleixo foi um dos clientes frequentes do café. Escreveu vários dos seus poemas aqui e atualmente há uma estátua dele no exterior do café. Faça questão de provar o folhado de Loulé, um folhado doce tradicional recheado com creme.
Se lhe apetecer experimentar uma nova arte, vale a pena ver o programa do Loulé Criativo, um projeto local que promove experiências culturais como pintar azulejos à mão e fazer bordados.
Termine o dia no Parque Municipal de Loulé. O parque está aberto 24 horas por dia, o que faz dele um sítio perfeito para um passeio à noite. Tem um espaço para piqueniques, mini golfe, um parque infantil e um percurso para andar a pé de cerca de 800 metros.
Loulé oferece muitas coisas para fazer em família, desde locais culturais a praias e parques aquáticos. Visitar o mercado da cidade é uma ótima maneira de introduzir as crianças à cozinha local. Para um pouquinho de história, pode visitar o castelo medieval e aproveitar as vistas panorâmicas do cimo do mesmo.
Se tiver carro, pode conduzir até mais longe em direção a sul para encontrar ainda mais atividades. Em Almancil tem o parque AquaShow, um parque aquático com uma variedade de escorregas e piscinas, e o Karting Almancil, onde as crianças se podem divertir numa experiência de go-karting. Claro que também pode permanecer pela costa e relaxar nas praias junto a Quarteira e Vilamoura, que pertencem ao distrito de Loulé. Alternativamente, podem praticar o swing em família no Family Golf Park.
A cozinha tradicional de Loulé é muito baseada em marisco e peixe. Irá encontrar com frequência restaurantes a servir cataplana, um prato tradicional com peixe, ameijôas e mexilhões. As sardinhas grelhadas também são um prato popular, tal como a galinha cerejada de Loulé, servida com arroz e outros cortes de carne.
Se for para o interior, irá deparar-se com refeições mais compostas como o cozido à portuguesa e o cozido de grão. Em baixo estão as nossas sugestões de alguns dos melhores restaurantes no centro de Loulé:
Apetece-lhe um aluguer ao invés de um hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias em Loulé.
A cidade de Loulé está situada no interior, mas o distrito também engloba vilas à beira mar como Vilamoura e Quarteira, onde encontrará uma variedade de resorts de praia.
Irá encontrar os melhores campos de golfe em Loulé perto da zona da Quinta do Lago e Vale do Lobo ou à volta de Vilamoura.
A melhor altura para vir a Loulé é por volta de maio e junho. Durante estes meses, a temperatura média é de 20ºC a 25ºC. Os verões aqui tendem a ser bastante quentes e secos, com temperaturas a chegar aos 30ºC em julho. Esta é uma boa altura para aproveitar a praia e ir a alguns dos festivais locais. Também pode desfrutar de alguns dias de sol no outono, mas há uma maior chance de chuver à medida que se aproxima do inverno.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos