O que fazer em vannes: Itinerário de 3 dias
Vannes é uma bela cidade na região da Bretanha, no oeste da França. Situa-se no Golfo de Morbihan, na confluência dos rios Marle e Vincin. A cidade tem uma longa história que remonta à época dos romanos, no entanto é famosa pelas suas muralhas medievais bem preservadas, charmoso centro histórico e enorme catedral gótica.
Há muitas coisas incríveis para fazer em Vannes, desde passear pelas ruas de calçada pitorescas a explorar o porto, visitar museus, relaxar em parques verdejantes ou passar tempo nas praias ali perto.
A localização de Vannes também é perfeita para explorar algumas das mais belas cidades e vilas da Bretanha, como as vizinhas Auray e Rochefort-en-Terre. Se está à procura de uma escapadela na natureza intocada, há também belas praias, reservas naturais e monumentos históricos para explorar.
Dia 1
Manhã: Cidade Velha de Vannes
Comece o seu itinerário de três dias em Vannes por explorar a cidade velha, uma zona da cidade de cariz medieval repleta de coisas divertidas para ver e fazer - maravilhe-se com as casas em enxaimel coloridas que ladeiam as ruas de calçada, passeie por jardins agradáveis e pare para uma chávena de café e algo doce num dos muitos cafés e confeitarias à beira da rua.
Catedral Saint-Pierre
Um dos marcos que mais chama à atenção em Vannes é a Cathédrale Saint-Pierre (Catedral de São Pedro). Esta imponente catedral gótica foi construída entre os séculos XV e XIX, mas o local em si remonta ao início do século X. O acesso à catedral é gratuito e vale imenso a pena entrar para ver a sua arquitetura impressionante e vitrais coloridos.
Praça Henri IV
Esta pequena praça a poucos passos da Catedral tem os melhores exemplares das belíssimas casas em enxaimel da cidade, que remontam a centenas de anos atrás. Estes edifícios históricos estão pintados em tons pastel suaves e apresentam vigas de madeira, algumas das quais contêm gravuras complexas e detalhes. A praça está repleta de cafés e restaurantes e é um ótimo lugar para fazer uma paragem no seu passeio pela cidade.
La Cohue - Visite o Museu das Belas Artes
Continue pela Place Saint-Pierre até ao Museu das Belas Artes, que está alojado num antigo edifício medieval. No seu interior, encontrará obras de artistas franceses, como o Cristo na Cruz, de Eugene Delacroix, assim como obras mais contemporâneas, exemplares da nata do mundo da arte em França.
Vannes et sa Femme
Uma das atrações turísticas mais peculiares da cidade velha é a pequena escultura Vannes et sa Femme (Vannes e a sua esposa), que adorna o canto de uma casa antiga com vigas de madeira. Esta estátua de granito do século XVI de dois rostos alegres e gordinhos é uma das atrações mais populares da cidade, e definitivamente um bom lugar para uma foto ou duas dignas do Instagram.
Château Gaillard
O histórico Château Gaillard é um hotel antigo que remonta a 1410. Foi outrora o escritório do cardeal francês Jean de Malestroit e agora serve como museu de arqueologia e galeria, reconstituindo a história da cidade. Se quiser aprender sobre a história fascinante de Vannes, este é um ótimo lugar para começar.
Dia 1 –
Mapa do passeio matinal em Vannes
Tarde: Muralhas da cidade
Outra das principais atrações turísticas de Vannes é a muralha medieval que rodeia a cidade velha. Esta estrutura defensiva foi construída pela primeira vez pelos romanos no século III, tendo sido ampliada muitas vezes ao longo de sua história. Caminhe ao longo destas muralhas impressionantes e explore os contrafortes, portões e torres de vigia, enquanto aprecia as vistas deslumbrantes para a arquitetura medieval da cidade.
Jardins Rampart
Ao lado das muralhas da cidade encontram-se os charmosos Jardins Rampart, com os seus canteiros coloridos, relvados bem cuidados e o rio Marle a atravessar. Se quiser escapar à agitação das ruas medievais compactas da cidade velha, este é o lugar para se ir. A vista dos jardins para os telhados da cidade é uma das melhores da cidade, tornando este um dos locais mais imperdíveis em Vannes.
Château de l’Hermine
O primeiro Château de l'Hermine foi construído no final do século XIV sob as ordens do Duque da Bretanha, que queria uma residência na cidade. O castelo atual foi construído em 1798, após o original ter sido deitado abaixo durante o reinado de Luís XIV. O castelo está situado num local deslumbrante - fica dentro das muralhas da cidade e de costas para os Jardins Rampart.
Porte Saint Vincent
Saia da zona velha da cidade através da imponente Porte Saint Vincent, que remonta ao século XVII e faz parte das muralhas da cidade antiga. Esta era a entrada original de Vannes, onde comerciantes e pescadores vinham diretos do porto ali perto para vender os seus produtos, e é um local imperdível em qualquer viagem à cidade.
Dia 1 – Mapa do passeio da tarde em Vannes
Dia 2
Manhã: Porto de Vannes
No segundo dia do seu itinerário de 3 dias em Vannes, comece na Place Gambetta, onde terá vistas deslumbrantes para o Porto de Vannes e moradias vizinhas. Este é o lugar perfeito para um passeio matinal, enquanto contempla os veleiros e navios antigos que representam o património náutico da cidade.
Esplanade du Port de Plaisance
Passeie ao longo do paredão enquanto observa os barcos a balançar na água e não se esqueça de passar no ponto de informação turística, situado na margem oeste da marina, se quiser levar um mapa da cidade e descobrir mais sobre o Golfo de Morbihan.
Atravesse a Pont de Kerino
Do Port de Vannes faça uma caminhada agradável de dois quilómetros ao longo do paredão até à Pont de Kerino. Esta ponte levadiça que atravessa o porto, abre para permitir a passagem de navios para o Golfo de Morbihan e quando está baixa, permite que veículos e pedestres atravessem de um lado ao outro do porto. Para além disto, oferece ainda vistas maravilhosas para a baía.
Calvaire de Kerino
O Calvaire de Kerino é uma estátua de granito de 6,25 metros que marca a entrada para o porto de Vannes, a 150 metros da Ponte de Kerino. A estátua, erguida em 1913, foi projetada por Yves Hernot e retrata um grande crucifixo com estátuas de Saint Pattern e Saint Vincent Ferrier a adornar ambos os lados da cruz.
Dia 2 - Mapa do passeio matinal em Vannes
Tarde: Cruzeiro no Golfo de Morbihan
À tarde, faça um dos muitos cruzeiros em oferta pela Baía de Morbihan, considerada uma das mais belas do mundo, graças às suas vistas deslumbrantes para o golfo e às 42 ilhas que a compõem. Há também um serviço de autocarro e barco durante todo o ano que conecta Vannes, Sene e a ilha de Arz.
Larmor-Gwened Rosvellec
Termine o seu segundo dia com um lindo pôr do sol na reserva natural Larmor-Gwened Rosvellec, a sudeste da cidade. Há cerca de 200 espécies de aves que visitam o Golfo de Morbihan todos os anos, por isso fique atento às limícolas, garças e colhereiros, entre muitos outros.
Dia 2 - Mapa do passeio da tarde em Vannes
Dia 3
Manhã: Visite o Jardim Botânico
Apanhe a linha 3 do autocarro da Praça République até à Praça Morbihan (cerca de 20 minutos) e vá até ao Jardim Botânico Maison de la Nature. Aqui pode descobrir muitas plantas tropicais interessantes e avifauna num ambiente descontraído. Esta área protegida tem uma variedade de diferentes jardins que representam a vida vegetal no resto do mundo e incluem vários lagos, piscinas e recursos hídricos.
Caminhe ao longo da Promenade Paul Chapel
Dos jardins botânicos, está a 5 minutos a pé da Promenade Paul Chapel, que é um trilho na ponta sul da península de Vannes com vistas deslumbrantes para a baía. Por sua vez, da Promenade, está a uma curta caminhada da Ilha Conleau, que está repleta de coisas divertidas e interessantes para fazer, incluindo natação, caminhadas pela natureza e muito mais.
Dia 3 - Mapa do passeio matinal em Vannes
Tarde: Faça praia na Plage de Conleau
Da Promenade vá andando até à ilha, para dar um mergulho refrescante na Plage de Conleau. Esta é a praia mais próxima do centro da cidade e um ótimo local para famílias, pois há zonas protegidas para nadar com águas rasas, como a Piscine Naturelle De Conleau. Há também muitas lojas, cafés e restaurantes com tudo o que precisa para um dia perfeito.
Dia 3 - Mapa do passeio da tarde em Vannes
Melhores passeios a partir de Vannes
Vannes tem uma localização invejável a uma curta distância das águas calmas do Golfo de Morbihan e de outras cidades e aldeias pitorescas. Há muitos passeios maravilhosos que pode fazer, desde aldeias costeiras encantadoras a parques de diversões, reservas naturais e castelos históricos.
- Château de Trédion: O Château de Trédion fica a 30 km a norte de Vannes e é um dos castelos mais impressionantes da Bretanha, graças à sua arquitetura magnífica e à sua localização num terreno deslumbrante com florestas e lagos. O castelo foi construído pela primeira vez em 1350 para os duques da Bretanha, mas o edifício tal como se vê hoje data do início do século XIX.
- Auray & Port St Goustan: A vila piscatória de Auray, cuja imagem é digna de um postal, fica apenas a 15 minutos de carro de Vannes. Vale imenso a pena visitar esta vila, que é quase uma versão em miniatura de Vannes, com as suas ruas de calçada, casas coloridas em enxaimel, pontes de pedra e porto encantador. Tire pelo menos meio dia para explorar Auray.
- Rochefort-en-Terre: A 40 km a este de Vannes fica a bela vila de Rochefort-en-Terre. Foi designada como uma das Petites Cités de Caractère e uma das Les Plus Beaux Villages de France e é o passeio perfeito para se fazer a partir de Vannes. Explore os edifícios medievais, incluindo o castelo, passeie pelas ruas de calçada e explore as boutiques e restaurantes que a vila oferece.
- Parc de Préhistoire de Bretagne: A poucos quilómetros de Rochefort-en-Terre tem o Parc de Préhistoire de Bretagne, onde pode voltar atrás no tempo e caminhar entre os dinossauros. Este é um passeio excelente para se fazer em família a partir de Vannes e há muito para ver e fazer no local – tem exposições interativas, jardins pitorescos, um lago com barcos e um café/restaurante.
- Réserve Naturelle des Marais de Séné: A deslumbrante reserva natural da Península de Séné fica apenas a 7 km a sudoeste de Vannes e é um ótimo lugar para escapar da cidade e desfrutar de um pouco de tranquilidade. Existem dois trilhos pedestres que cobrem 4 km, 2 locais para observar aves e muitos eventos ao longo do ano, desde workshops na natureza a exposições e muito mais.
Outras coisas para fazer em Vannes
- Église Saint-Patern de Vannes: Esta bela igreja barroca datada do início do século XVIII, encontra-se a poucos minutos a pé da catedral. A igreja original foi destruída durante a invasão normanda à Bretanha e reconstruída em 1727. A enorme torre de granito só foi concluída quase 100 anos depois.
- Prove ostras frescas num viveiro de ostras: O Golfo de Morbihan é famoso pelas suas ostras e há muitos viveiros nas redondezas de Vannes onde pode saborear este deleite sumptuoso e ver como é feito o seu cultivo. O Belle d'Ilur, que fica a apenas 5 minutos de carro da cidade, abre de fevereiro a dezembro e tem uma varanda belíssima onde pode saborear ostras com vista para a baía e para as ilhas - esta é definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Vannes para os amantes de marisco!
Melhores coisas para fazer com crianças em Vannes
Vannes é um excelente destino para famílias, graças às várias praias que ficam a uma curta viagem de carro ou de autocarro do centro da cidade. Há também muitos locais maravilhosos dentro e fora da cidade para visitar em dias chuvosos, desde museus interessantes a parques de vida selvagem e parques de diversão, como é o caso do Speed Park.
- Descubra as praias do Golfo de Morbihan: Vannes tem a localização perfeita para poder passar um dia na praia. Há algumas opções, que incluem a Plage de Conleau, a Plage de Penboc'h e a Plage de Brouhel, entre outras. O Golfo oferece praias com areais extensos e baías arrebatadoras, perfeitas para tomar banhos de sol e praticar natação e outros desportos aquáticos, como paddleboarding. Muitas das praias são vigiadas nos meses de verão, o que as torna uma ótima opção para famílias.
- Visite o Jardim das Borboletas: Uma das melhores coisas para fazer em Vannes com crianças é visitar o Jardim das Borboletas, para descobrir a infinidade de borboletas coloridas vindas de todo o mundo alojadas aqui. Dentro das estufas tropicais, encontrará espécies da América do Sul, Ásia e África.
- Speed Park: O Speed Park nos arredores da cidade é um lugar excelente para levar as crianças num dia chuvoso. O complexo inclui uma pista de bowling, karting indoor, laser tag e muitas outras atividades divertidas para todas as idades. Também há um bar e um restaurante no local, para que se possa sentar e relaxar enquanto as crianças desfrutam do entretenimento oferecido.
Onde comer e beber em Vannes
Vannes é um destino fantástico para quem ama boa comida e o lugar perfeito para experimentar a culinária bretã local. Dada a localização da cidade perto do Golfo, o marisco fresco nunca está longe do menu, no entanto, há restaurantes para todos os gostos e orçamentos dentro e fora da cidade.
- Mercados: O Mercado de Vannes situa-se na Place des Lice, entre a catedral e o porto, e está aberto todas as quartas-feiras e sábados, das 8h30 às 13h30. É um ótimo lugar para vir buscar produtos frescos para um piquenique na praia, ou para comprar produtos artesanais locais, que vão desde carnes e queijos a doces, conservas e muito mais.
- Passeios gastronómicos: Uma das melhores maneiras de experimentar a culinária local é fazer um passeio gastronómico. O da Breizhtronomie inclui cinco paragens gastronómicas onde pode provar ostras locais, queijo e sidras, entre outras iguarias saborosas.
Restaurantes tradicionais Bretões/Franceses
- Le Cardinal: Este restaurante encantador tem uma localização invejável - fica numa das charmosas casas em enxaimel da cidade e tem um terraço com vista para a catedral. Encontrará um menu composto por marisco, carnes curadas e produtos locais frescos a preços muito razoáveis.
- Restaurante La P'tite Souris: Este restaurante excelente fica ao lado do porto. O marisco fresco é a especialidade, no entanto, há muitas outras opções no menu que oferecem um gosto da Bretanha. A reserva é aconselhável, uma vez que o restaurante pode ficar bastante cheio.
- Restaurante La Brasserie Bleue: Esta brasserie elegante no sul da cidade é especializada em marisco e vinhos do Vale do Loire. O menu tem uma grande seleção de pratos locais e sobremesas, sendo uma excelente opção para uma noite especial.
- Creperie Saint-Guenhael: Nenhuma viagem a França está completa sem desfrutar de um crepe, por isso, se estiver à procura de uma refeição leve ou de um lugar bom para tomar o pequeno almoço, esta creperia central é uma das melhores da cidade. Escolha entre um menu de crepes doces e salgados, café fresco e uma grande seleção de vinhos.
- L'Annexe: O L'Annexe é um restaurante acolhedor no centro da cidade com lugares interiores e exteriores, podendo escolher jantar ao ar livre. O menu é composto por pratos sazonais que destacam os sabores da Bretanha.
- Agora: Este bistro elegante está escondido numa rua tranquila a norte do centro da cidade. Serve uma excelente seleção de pratos clássicos bretões e franceses num ambiente descontraído.
Restaurantes de alta cozinha
- La Tête en l'air: Este restaurante com um estrela Michelin fica no coração da cidade, logo atrás da catedral. Foca-se em pratos criativos que utilizam produtos locais para gerar combinações subtis de sabores e está aberto de quarta a sábado.
- Le Sous-Sol: Este restaurante rústico instalado numa cave no centro da cidade tem um menu super criativo, em constante mudança. O restaurante também é recomendado no guia Michelin, graças à sua qualidade e boa relação preço-qualidade.
Hipódromos de Vannes
Se gosta de um dia passado nas corridas, Vannes tem os seus próprios hipódromos onde pode assistir aos acontecimentos diários e fazer apostas. Há um segundo hipódromo (o de Cano) que está fechado temporariamente.
- Hippodrome de Vannes: O Hippodrome de Vannes fica a alguns quilómetros a sudeste da cidade e tem uma pista de relva com 1.840 metros. No local há um parque de estacionamento, um restaurante e um bar que serve refeições e bebidas.
Campos de Golfe de Vannes
Quer passar para um ambiente mais verde? Vannes tem um campo de golfe a uma curta distância de carro da cidade, bem como campos espalhados pelo Golfo de Morbihan, um pouco mais longe.
- Golf de Vannes Atlantheix: O Golf de Vannes Atlantheix trata-se de um campo ambientalmente consciente, aberto a jogadores de todas as idades e habilidades. O campo de 9 buracos funciona durante todo o ano e há também 30 estações de treino para aspirantes a golfistas.
Onde ficar em Vannes
Vannes tem uma variedade de opções de alojamento para todos os orçamentos, incluindo de tudo, desde parques de campismo à beira-mar a hotéis de luxo de 5 estrelas, e muito mais. Abaixo, encontrará algumas das nossas principais escolhas:
- Miramar La Cigale Hotel Thalasso & Spa: Este retiro luxuoso de 5 estrelas situado à beira-mar, ao longo da costa deslumbrante da Bretanha, fica a apenas meia hora de carro de Vannes. Oferece relaxamento e rejuvenescimento incomparáveis - os hóspedes podem desfrutar de tratamentos de spa da mais alta qualidade e de quartos requintados com vista para as águas azuis do Oceano Atlântico.
- Kyriad Prestige Vannes Centre-Palais des Arts: Este hotel de 4 estrelas fica a apenas 8 minutos a pé do centro da cidade e tem muitos serviços nas proximidades. Os quartos climatizados estão decorados com um padrão moderno e há um buffet de pequeno almoço com produtos frescos locais.
- Padja Hotel and Spa: Se está à procura de relaxar durante a sua estadia em Vannes, então o Padja Hotel and Spa (4 estrelas) é a escolha perfeita. O hotel tem um spa e um centro de bem-estar com sauna hammam, uma piscina coberta aquecida e um chuveiro sensorial.
- Urban Style Hotel de France: O Urban Style, com 3 estrelas, é um hotel mais económico excelente situado no coração da cidade, a uma curta caminhada da catedral e a apenas 300 metros da estação ferroviária. Os quartos são modernos, com acabamentos em madeira, e incluem uma casa de banho privativa, uma televisão de ecrã plano e ar condicionado.
- Maison de la Garenne & Spa: O Maison de la Garenne & Spa fica numa casa do século XIX no coração de Vannes, a apenas 100 metros do centro histórico medieval. O hotel está rodeado por jardins encantadores e oferece um spa para os hóspedes desfrutarem durante a sua estadia.
- Domaine Le Mezo: O hotel Domaine Le Mezo encontra-se no meio de paisagens serenas, oferecendo um retiro tranquilo para quem procura luxo e relaxamento. Fica a apenas 15 km de Vannes, proporcionando um acesso conveniente às atrações culturais e à beleza cénica da cidade.
- O Château de Locguénolé, um hotel distinto da cadeia Relais & Châteaux, oferece um retiro pitoresco em Kervignac, que fica apenas a cerca de 20 km da cidade encantadora de Vannes. O hotel está situado num local sereno e os hóspedes podem desfrutar de instalações luxuosas e experiências gastronómicas requintadas, que proporcionam uma estadia inesquecível no coração da Bretanha, na França.
- Domaine de Rochevilaine: Este hotel da Relais & Chateaux tem vistas costeiras deslumbrantes e instalações requintadas, oferecendo aos hóspedes um retiro inesquecível. Esta jóia à beira-mar situada em Billiers, a cerca de 30 km de Vannes, proporciona um refúgio tranquilo, que mistura elegância francesa com beleza natural serena.
- O Hôtel & Spa La Bretesche é uma propriedade distinta da Relais & Chateaux que oferece um retiro luxuoso no meio da beleza tranquila da Bretanha. Este hotel elegante situado em Missillac, a cerca de 40 km de Vannes, convida os hóspedes a ter uma experiência verdadeiramente memorável, em que podem desfrutar de serviços de alta qualidade e de um ambiente sereno.
Melhor altura para visitar Vannes
Dada a sua localização fantástica no Golfo de Morbihan, o verão é definitivamente uma das melhores épocas para visitar Vannes.Este é um ótimo lugar para se estar durante esta estação do ano, uma vez que há muitas atividades para se fazer ao ar livre, desde desfrutar de um dia na praia, a passeios de barco, safáris no mar e quilómetros de litoral deslumbrante (para não mencionar os cafés à beira da rua e os restaurantes com terraços abertos).
As estações da primavera e outono também são ótimas para visitar, com menos turistas e preços mais baixos. A costa atlântica pode ser um pouco afetada pelas condições meteorológicas no inverno, mas ainda há muito para o manter ocupado.
Festivais de Vannes
Há muitos eventos divertidos a acontecer em Vannes durante todo o ano, mas os meses de verão em particular recebem regatas regulares durante as quais uma infinidade de barcos à vela, navios altos e outras embarcações se reúnem na cidade. Há também festivais medievais, artísticos e de jazz e muitas outras atividades em toda a região.
- Semana do Golfo ou La Semaine du Golfe du Morbihan: A Semana do Golfo é a maior regata de vela de Vannes e acontece a cada dois anos em maio/junho (a próxima é de 26 de maio a 1 de junho de 2025). Aqui poderá ver mais de 1.000 barcos a entrar nas águas do Golfo de Morbihan e passear pelas barracas e workshops instalados em terra. É um dia fantástico para passar com a sua família, uma vez que a cidade inteira ganha vida.
- Festival Arvor: Experience verdadeiramente a cidade medieval de Vannes no Festival Arvor, que acontece anualmente (o próximo é de 2 a 3 de agosto de 2024). Este festival folclórico bretão conta com participantes vestidos com trajes que cantam e dançam para celebrar a herança única da cidade.