O que fazer em rouen: Itinerário de 2 dias

Escondida ao longo de uma curva acentuada no Sena, Rouen está mergulhada em milhares de anos de história. Desde ruínas romanas a ataques vikings e vestígios medievais, os visitantes encontrarão vestígios do passado em cada canto da cidade, quer se trate da Peste Bubónica ou da Guerra dos Cem Anos. Alguns dos momentos mais proeminentes da história da cidade giram em torno da famosa heroína Joana d'Arc, que foi julgada e queimada na fogueira mesmo no coração da cidade.

Dotada de catedrais góticas, Rouen é também um paraíso arquitetónico. Os amantes dos museus também podem ficar entusiasmados, pois há uma abundância de exposições maravilhosas para explorar, com dias de artefactos interessantes e figuras famosas para descobrir. À maneira clássica francesa, Rouen também é uma capital culinária com muitos restaurantes deliciosos para provar as especialidades da Normandia de fazer crescer água na boca.

O nosso itinerário de dois dias inclui as melhores coisas para fazer em Rouen. Desde explorar a história medieval única até obter uma vista panorâmica da cidade banhada em luz dourada a partir da Colina de Saint-Catherine, este é o seu guia de luxo para Rouen, França. Pegue num copo de calvados e venha passear connosco por esta cidade de pináculos!



Dia 1

Manhã: Praça do Vieux Marché

A histórica Place de Vieux Marché é o melhor sítio para começar o seu passeio por Rouen. Joana d'Arc foi queimada na fogueira aqui, mas apesar deste pedaço do passado, a praça mantém muito do seu encanto medieval. Casas coloridas, em enxaimel, restaurantes charmosos e igrejas góticas alinham-se na Place du Vieux Marché.



Igreja de Sainte-Jeanne d'Arc

Situada na Place du Vieux Marché, a Eglisé Sainte-Jeanne d'Arc foi construída junto ao local da morte de Jeanne d'Arc. A pequena igreja combina arquitetura moderna e renascentista. Retirados dos escombros da Igreja de São Vicente, destruída na Segunda Guerra Mundial, os vitrais são originais do século XVI. O exterior da igreja foi concebido para se assemelhar a um navio, o que se reflecte no telhado interior que se assemelha às madeiras interiores do casco de um navio.



Templo Saint-Eloi

Continue para sul do Vieux du Marché até ao Templo Saint-Eloi, uma magnífica catedral que combina arquitetura gótica e renascentista. Os visitantes podem visitar a igreja ou assistir a concertos aqui.



O Horóscopo da Gruta

Caminhe para leste até à Place de la Pucelle, outra praça medieval no centro histórico de Rouen, para ver Le Gros-Horloge. Esta obra-prima da arquitetura renascentista faz a ponte sobre a Rue du Gros Horloge, formando um arco majestoso e servindo de casa para o relógio astronómico do século XIV. Este relógio dourado indica as horas, o dia da semana e a fase da lua. Os visitantes podem visitar o interior do edifício, um museu dedicado, a igreja, o campanário e a sala do relógio.



La Maison Sublime

O monumento judeu mais antigo de França, La Maison Sublime, é o local onde terminará a sua visita matinal a Rouen. Esta estrutura foi descoberta durante um projeto de construção no bairro judeu original de Rouen. Embora o seu objetivo seja ambíguo, as gravuras hebraicas revelaram que foi utilizada pelos residentes judeus na época medieval e continua a ser uma peça fascinante da intrincada história da cidade.



Dia 1, manhã - rouen Mapa do circuito


À tarde: Catedral de Notre Dame de Rouen

A maior igreja de Rouen, a Catedral Notre Dame de Rouen é uma obra-prima da arquitetura gótica e um dos temas recorrentes de Claude Monet. Para além de ser uma musa impressionista, a catedral está impregnada de história. Construída no local de uma basílica do século IV, as estruturas religiosas que aqui foram erguidas resistiram às invasões vikings e aos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial. Com o pináculo mais alto de toda a França, os visitantes podem atingir alturas vertiginosas subindo os 150 degraus das Torres de São Romano para ter uma noção da grandeza da catedral e para ver o belo carrilhão, composto por 64 sinos. Também é possível descer às profundezas da catedral numa visita especial às criptas românicas. Quem estiver de visita no verão, deve regressar para assistir a um espetáculo noturno de luzes na fachada da catedral.



Historial Jeanne d'Arc

Situado mesmo ao lado da catedral, o Historial Jeanne d'Arc (Museu Joana d'Arc) pode ser acedido no interior do Palácio do Arcebispo. Este é o local onde teve lugar o julgamento de Joana d'Arc e onde ela foi condenada à morte por queima na fogueira. Os visitantes são guiados através de exposições interactivas e multimédia que contam a história do próprio julgamento e da vida de Joana d'Arc.



Igreja Católica de Saint-Maclou

Saint-Maclou é mais uma bela igreja gótica no coração do bairro histórico de Rouen. Construída em 1437, a igreja tem caraterísticas impressionantes que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial, incluindo Portas renascentistas, uma rosácea, um alpendre pentagonal, um órgão renascentista e uma escadaria gótica. Os apaixonados pela arquitetura vão adorar esta paragem!



Aître Saint-Maclou

Continue pela Rue Martainville para chegar à Aître Saint-Maclou. Originalmente um ossário, o Aître Saint-Maclou era um local de enterro para as vítimas da Peste Bubónica, que matou cerca de 75% da população de Rouen. O edifício em si é de estilo medieval tradicional, em enxaimel, com quatro galerias em torno de um pátio. Os visitantes encontrarão pormenores macabros incorporados na arquitetura, incluindo esculturas de caveiras e o esqueleto de um gato em exposição.



Mercado Saint-Marc

Se o seu estômago está a começar a roncar, vai ficar entusiasmado com a próxima paragem! O Marché Saint-Marc é o maior e mais antigo mercado de Rouen. Passeie pelas bancas com montes de produtos frescos, queijo produzido localmente, pão fresco e cidra para descobrir os sabores da Normandia.



La Halle Aux Toiles

Outrora o maior mercado de toda a França, La Halle Aux Toiles, ou seja, A Sala dos Panos, vendia de tudo, desde cerâmica a linho. Quase completamente destruída pelos bombardeamentos dos Aliados, a estrutura foi reconstruída após a guerra, incluindo um memorial aos que perderam a vida.



Dia 1, tarde - rouen Mapa da viagem


Dia 2

Manhã: Hotel de Ville Rouen

Comece o segundo dia no centro administrativo de Rouen, o Hotel de Ville Rouen. Construído em 1800, o Hotel de Ville está instalado no que foi outrora a Abadia de Saint-Ouen. Quase completamente destruído na Segunda Guerra Mundial, o edifício sofreu várias modificações ao longo da sua vida. Para além de um passado histórico, é aqui que se realizam os casamentos e outros eventos dos residentes.



Igreja da Abadia de Saint-Ouen

Outra obra-prima do gótico medieval, a Igreja da Abadia de Saint-Ouen foi outrora uma abadia monástica beneditina e é o local de sepultamento de Saint-Ouen, o que explica o seu nome. Em termos de arquitetura, a igreja é uma mistura de Flamboyant e Neo-Gótico. O transepto e o impressionante órgão são dois dos destaques do interior da igreja. No terreno foram construídos vários locais religiosos, incluindo o mosteiro original em 563.



Jardim do Hotel de Ville

Mesmo à saída da catedral e do Hotel de Ville, estes jardins são um refúgio tranquilo da cidade. Envolto em castanheiros, é também um local para tirar belas fotografias de Saint-Ouen.



Dia 2, manhã - rouen Mapa do circuito


À tarde: Museu das Belas-Artes de Rouen

Depois de uma manhã a explorar mais da história religiosa de Rouen, é altura de ir para os museus da cidade. Mesmo em frente ao frondoso parque da Praça Charles Vedrel, o Musée des Beaux-Arts de Rouen é uma impressionante coleção de obras de arte que remonta ao século XV e se estende até aos tempos modernos. Os visitantes encontrarão pinturas de artistas de renome como Caravaggio, Degas e Monet, uma coleção que começou no final dos anos 1700 e continuou até aos anos 1970. Milhares de obras de arte estão expostas nas 63 salas do museu, desde naturezas mortas a paisagens e retratos.



Museu do Secq das Tournelles

Situado mesmo atrás do Musée des Beaux-Arts, encontra-se o humilde Musée le Secq des Tournelles, um museu dedicado ao trabalho em ferro forjado. Os visitantes encontrarão de tudo, desde fechaduras e chaves a batentes de portas de design intrincado e luminárias únicas. Estas obras de arte em ferro vieram de todos os cantos da Europa e vão desde objectos úteis a obras-primas de qualidade. Jean-Louis-Henri Le Secq Destournelles iniciou esta vasta coleção em 1865, que foi continuada pelo seu filho e exposta na Eglise Saint-Laurent do século XV.



Museu da Cerâmica

Apenas a dois minutos a pé encontra-se o Musée de la Céramique, que exibe arte cerâmica de toda a Europa e do mundo. Mais de 5.000 peças estão expostas no interior do edifício do século XVII. O edifício do século XX, que destaca tudo, desde a porcelana aos camafeus azuis e ao venerado Masséot Abaquesne, azulejos criados em Rouen.



Casa de banho de Rouen

Última peça do castelo de Rouens do século XIII, o Donjon de Rouen foi em tempos uma masmorra onde foram mostrados a Joana d'Arc instrumentos de tortura. Construído pelo rei Filipe Augusto, o Donjon de Rouen alberga atualmente um jogo de fuga.



Igreja de Santa Patrícia

Termine o dia noutro local religioso gótico de Rouen, a Eglise Saint-Patrice. Construída no século XVI, a igreja possui vitrais impressionantes criados no século XV.



Dia 2, tarde - Rouen Tour Map Outras


coisas para fazer em Rouen

  • Muséum d'Histoire Naturelle: Com uma enorme coleção de 800.000 objectos, o Museu de História Natural de Rouen foi um dos mais impressionantes museus do seu género quando foi inaugurado em 1828. As exposições incluem uma Sala de Paleontologia, a Galeria dos Mamíferos, a Galeria dos Continentes e os Dioramas da Normandia, entre outros.


  • Museu Flaubert e da História da Medicina: Instalado na casa do famoso escritor francês Gustave Flaubert, o Musée Flaubert et d'Histoire de la Médecine de Rouen combina os interesses da família Flaubert - medicina e literatura. Os visitantes encontrarão uma exposição da coleção pessoal de parafernália médica e livros de Flaubert, coleccionada por Gustave e pelo seu pai, que era médico.


  • Musee des Antiquites: Situado ao longo do Sena, o Musee des Antiquites está localizado no centro de Rouen. Exibindo artefactos provenientes das ruínas romanas vizinhas, do Teatro de Lillebonne e de outras épocas, o Museu das Antiguidades apresenta peças que vão desde a época romana até ao período renascentista. Examine os artefactos e admire a arquitetura do convento do século XVII onde estão alojados.


  • Museu Pierre Corneille: Localizado no sul de Rouen, ao longo do Sena, os visitantes podem visitar a casa de Pierre Corneille, o famoso dramaturgo e escritor francês. A casa e os terrenos são lindíssimos, incluindo a casa em enxaimel, os jardins pitorescos, o forno de pão e os clássicos pomares normandos. Os visitantes encontrarão mobiliário antigo e outros artefactos no interior.


  • Manoir de l'Aumônerie: Uma casa senhorial construída pelos Cavaleiros Templários, o Manoir de l'Aumônerie é atualmente uma residência privada que permite visitas guiadas. Construída em 1214, os visitantes encontrarão caraterísticas medievais como poços, jardins e frescos elaborados. Os hóspedes podem fazer visitas guiadas e até passar a noite na propriedade, numa das casas de campo existentes no local.


  • Jardins das Plantas de Rouen: Situado a sul do Sena, o Jardins des Plantes de Rouen é um vasto jardim botânico com aves e plantas exóticas para admirar. A estufa no centro dos jardins tem mais de 150 anos. Várias estruturas espalhadas pelo jardim, incluindo o Laranjal e o Pavilhão do século XVII, albergam exposições e cursos.


  • Panorama de Rouen da Colina Sainte-Catherine: Suba as encostas relvadas da Colina de Sainte-Catherine para obter belas vistas sobre Rouen, as suas torres góticas que pontilham a linha do horizonte e o Sena, que serpenteia pela cidade. Até Monet subiu uma vez a esta colina para pintar um retrato das catedrais da cidade. Esta área é particularmente deslumbrante ao pôr do sol e óptima para piqueniques. A partir da Praça da Catedral, são exatamente 1,5 km até ao topo da colina.


  • Palácio da Justiça: Construído em 1499, o Palais de Justice de Rouen tem sido um ponto de encontro da comunidade durante séculos. Outrora sede do parlamento da Normandia, os visitantes podem admirar a sua mistura única de estilos arquitectónicos, desde Luís XII ao gótico extravagante, recriado depois de ter sido quase completamente destruído na Segunda Guerra Mundial. Também é possível ver os vestígios da destruição na fachada dos edifícios da Rue Jeanne d'Arc. Para aqueles que querem ver o interior, as visitas guiadas realizam-se às terças-feiras e na última sexta-feira do mês.


  • A costa do rio Sena: Atravessando diretamente o centro da cidade, os visitantes podem passear ao longo das margens do Sena em Rouen. A Prairie Saint Sever, a Ile Lacroix, o Quai de Rouen e o Parc de la Presqu'ile Rollet são excelentes locais para apreciar a paisagem ribeirinha.


  • Cimetiere Monumental: Com vista para Rouen a partir do seu precipício numa colina do norte, o Cimetiere Monumental é um dos cemitérios mais importantes da cidade. Entre as pessoas famosas aqui sepultadas, contam-se o romancista francês Gustave Flaubert, o artista Marcel Duchamp e o famoso compositor François Boieldieu.


  • Spa du Drap d'Or: Escondido no interior do Hotel de Bourgtheroulde, de cinco estrelas, o Spa du Drap d'Or oferece aos visitantes um descanso tranquilo. Mergulhe na piscina interior ou utilize o sistema de natação em contracorrente para dar umas braçadas. Os tratamentos oferecidos incluem massagens, tratamentos faciais, tratamentos corporais e muito mais. O hammam e a sauna são também excelentes locais para descontrair.


  • Fonte de Santa Maria: Uma magnífica fonte que serve como núcleo de Rouen, a Fonte de Santa Maria é uma homenagem à história da cidade. Construída em 1910, inclui navios que representam o rio Sena e outros motivos agrícolas e industriais.


  • Pont Gustave Flaubert: Atravessando o Sena a oeste de Rouen, encontra-se a impressionante ponte de elevação vertical, Pont Gustave Flaubert. A ponte estende-se por 120 metros sobre o rio e eleva-se para permitir a passagem de barcaças e outros barcos. Foi também concebida para desviar o tráfego do centro da cidade. O nome da Pont Gustave Flaubert é uma homenagem ao famoso romancista nascido em Rouen.



As melhores excursões de um dia a partir de Rouen

  • Parque Natural Regional dos Círculos do Sena Normando: Apenas a 40 minutos de carro de Rouen, o Parc Naturel Régional des Boucles de la Seine Normande, é uma secção protegida do Sena e das suas florestas, encostas e pântanos circundantes. Os ciclistas vão gostar particularmente da área, pois há várias rotas para explorar, incluindo a Route des Fruits. Existem também vários museus e edifícios históricos localizados dentro do parque.


  • Le Havre: A apenas uma hora de comboio de Rouen, Le Havre está mergulhada na história da Segunda Guerra Mundial. Do outro lado da água de Honfleur, Le Havre está situada ao longo do estuário do Sena, onde o rio encontra o mar. A cidade é também conhecida pela sua arquitetura e traçado únicos, concebidos por Auguste Perret após a guerra. Famosa pela sua utilização de betão, a cidade foi a primeira a ser designada pela UNESCO após a Segunda Guerra Mundial. É também conhecida como o berço do impressionismo, devido ao famoso quadro de Monet sobre o Havre, intitulado "Impression, Sunrise".


  • Honfleur: A uma hora de carro de Rouen, Honfleur é uma cidade portuária histórica situada no estuário do Sena. Conhecida pelo belo Vieux Bassin, um porto pitoresco ladeado de casas coloridas em enxaimel e restaurantes, a cidade atraiu muitos artistas, incluindo Monet e Degas. Muitos dos exploradores franceses partiram de Honfleur para explorar a América do Norte.


  • Lisieux: A pouco mais de uma hora de carro de Rouen, a pequena cidade de Lisieux é mais conhecida como um local de peregrinação religiosa, apenas atrás de Lourdes. A impressionante Basílica de Santa Teresa de Lisieux é uma catedral gótica gigantesca no centro da cidade, onde os peregrinos se reúnem para prestar homenagem a Santa Teresa. Muitos vêm de todo o mundo para visitar especificamente o Santuário de Santa Teresa.


  • Bayeux: A uma hora e quarenta minutos de Rouen, Bayeux é a famosa casa da Tapeçaria de Bayeux, uma das mais impressionantes obras de arte românica. Detalhando a conquista normanda da Inglaterra por Guilherme, o Conquistador, a tapeçaria estende-se por 70 metros e está alojada na La Tapisserie de Bayeux. Para além de ver esta obra-prima do século XI, a cidade de Bayeux é um destino encantador por si só. Visite a gigantesca Catedral de Bayeux e o Museu da Batalha da Normandia para saber mais sobre esta histórica cidade normanda.


  • Amiens: A uma hora e vinte minutos de Rouen, Amiens está repleta de locais classificados como Património Mundial da UNESCO, incluindo a Catedral de Amiens. O rio Somme atravessa o centro da cidade e é o lar dos famosos hortillonnages, os jardins flutuantes de Amiens. Estas duas caraterísticas fazem com que valha a pena fazer uma viagem de um dia, embora haja muitas outras jóias para descobrir.


  • Caen: Enraizada na história da Segunda Guerra Mundial, Caen é mais conhecida pelo Memorial de Caen e pela sua Exposição do Dia D. O Castelo de Caen é outro local de visita obrigatória e uma das maiores fortificações muradas de toda a Europa, albergando o Musée de Normandie, que destaca a herança da Normandia, e o Musée des Beaux-Arts.


  • Mont Saint Michel: Um dos destinos mais famosos de França, e com razão, devido à sua aparência mágica, o Mont Saint-Michel fica a duas horas e trinta minutos de Rouen e vale bem a pena a caminhada para uma viagem de um dia. Outro local de peregrinação, a Abadia do Monte Saint-Michel situa-se no topo do seu precipício rochoso, com lojas de diversão e bancas de crepes agrupadas à volta da sua base. Rodeada por vastas planícies de maré, conhecidas por serem notoriamente perigosas, a abadia foi construída no século XI.


  • Rota da sidra: Esta rota de 25 quilómetros percorre a zona rural da Normandia, passando por entre produtores de sidra. Saiba mais sobre os produtores de maçã, os produtores de sidra e a deslumbrante paisagem rural normanda ao longo do percurso.


  • Tour Calvados: Embora a Normandia seja bem conhecida pela sua produção de sidra, o brandy de maçã é outra bebida popular. Conhecido como calvados na Normandia, faça uma visita guiada à Calvados Experience, uma exposição interactiva que detalha a história e a produção deste licor frutado.


  • Giverny: Lar dos jardins de Claude Monet, Giverny é uma pequena cidade francesa a apenas uma hora do centro de Rouen. Embora a cidade em si seja encantadora, a maioria dos visitantes dirige-se diretamente para a famosa casa impressionista e para os deslumbrantes jardins. Passeie pela ponte japonesa com vista para os lagos de nenúfares ou veja uma seleção dos seus quadros no museu existente no local.


  • Les Andelys - Chateau Gaillard: Apenas a uma hora de Rouen, a cidade ribeirinha de Les Andelys é o lar do Chateau Gaillard, outrora a residência de Ricardo Coração de Leão. Construído numa colina de giz com vista para o rio Sena e para a paisagem circundante, esta área está repleta de história com vestígios de povoações galo-romanas. Os visitantes podem explorar os restos do castelo e das ameias, bem como o Museu Nicolas Poussin, que exibe as pinturas barrocas francesas do artista.


  • Abadia de Jumieges - Ruínas de uma abadia beneditina: Apenas a 30 minutos de Rouen, as ruínas da Abadia de Jumieges são frequentemente consideradas como as mais belas ruínas de toda a França. Fundada em 654 d.C. por Clóvis II e pela rainha Bathilde, esta foi outrora uma abadia beneditina. A abadia passou por séculos de história, tendo sido incendiada pelos vikings e utilizada como calabouço para os inimigos do rei Carlos Magno. Foi deixada em ruínas durante a Revolução Francesa e nunca mais voltou à sua antiga glória. Os visitantes podem explorar as ruínas, incluindo um Teixo de 500 anos que ainda cresce no claustro.


  • Le Bec-Hellouin - Abadia de Notre Dame du Bec: Apenas 45 minutos a sudoeste de Rouen, Le Bec-Hellouin é uma das aldeias mais encantadoras da Normandia. Os visitantes podem passear pelas ruas estreitas, ladeadas por uma colorida arquitetura normanda em enxaimel. Historicamente, Le Bec-Hellouin é conhecida pelo seu significado religioso. A Abadia de Notre Dame du Bec situa-se no centro da cidade. Fundada em 1034, a abadia ainda hoje é utilizada como um mosteiro beneditino. Os visitantes podem descobrir os terrenos da abadia por si próprios, mas terão de fazer uma visita guiada para ver o interior.


  • Lyons-la-Foret - Aldeia pitoresca: A cerca de 40 minutos a leste de Rouen, Lyons- la-Foret é outra pitoresca aldeia normanda que vale a pena procurar para os amantes dos contos de fadas. Rodeada por uma densa floresta, os visitantes podem explorar a cidade propriamente dita, com os seus cafés, restaurantes, lojas e o impressionante mercado coberto do século XVIII, ou procurar a floresta de 11 000 hectares.


  • Château de Vascoeuil: Também conhecido como Musée Jules Michelet, o Château de Vascoeuil situa-se apenas a 30 minutos de Rouen. Construído no século XV, o terreno inclui o castelo, bem como um museu dedicado a Jules Michelete, um famoso historiador francês, que está situado num edifício em enxaimel adjacente ao próprio castelo.



O que fazer em Rouen com crianças

  • Parc Animalier de la Forêt de Roumare: Percorrendo o caminho através da densa floresta de Roumare, os visitantes do Parc Animalier de la Forêt de Roumare encontrarão um trilho de caminhada de 4 km onde poderão observar a vida selvagem. Animais como o javali e o veado são o lar deste parque. As crianças apreciarão as exposições interactivas e os passeios pela própria floresta.


  • Arbr'en Ciel: Um parque de aventura e uma casa na árvore, tudo em um, o Arbr'en Ciel é divertido para crianças de todas as idades - incluindo adultos! As actividades incluem arvorismo, mini-golfe, jogos de fuga ao ar livre e percursos de obstáculos elevados, entre muitas outras aventuras divertidas.


  • L'Atrium: Um ótimo local para um dia chuvoso, o L'Atrium é o principal museu de ciência de Rouen. As crianças irão desfrutar de actividades STEM e de exposições especiais como a Exposição do Oceano e a Noite das Estrelas.


  • Biotropica: A cerca de 35 minutos a sul de Rouen, Biotropica é um pequeno jardim zoológico e botânico. Os visitantes encontrarão várias exposições, desde animais africanos até à enseada dos pinguins. As crianças vão adorar a Quinta das Crianças, onde podem ver pequenos animais de quinta.


  • Gulli Parc Rouen Docks 76: Localizado perto do Sena, na extremidade ocidental de Rouen, o Gulli Parc Rouen Docks 76 oferece às crianças de 1 a 12 anos várias áreas de jogo, incluindo cenários elevados, jogos de interior como hóquei no ar, piscinas de bolas, escorregas e muito mais. Este é o local perfeito para trazer as crianças num dia de chuva.


  • Rouen Espace Karting: Para crianças mais velhas (7+) e adolescentes, o Rouen Espace Karting oferece uma tarde divertida de corridas de kart. Os pais podem assistir a partir do bar e restaurante elevados ou correr eles próprios na pista de 400 metros de comprimento.


  • Passeio de barco no Sena: Passeie na água com as crianças, apanhando o Lutece Rouen, um pequeno barco de cruzeiro que navega ao longo do Sena, no coração do centro da cidade.


  • Parc de Cleres: Apenas a 30 minutos de Rouen, o Parc de Cleres é uma mistura única de espaços verdes extensos, edifícios históricos e um jardim zoológico (maioritariamente) ao ar livre. Passeie pelos jardins ingleses, explore o castelo renascentista do século XVI ou procure os animais, desde espécies raras de aves a pandas vermelhos.



Os melhores restaurantes de Rouen

  • L'Odas (1 estrela Michelin): O único restaurante em Rouen com uma estrela Michelin, L'Odas está situado no centro histórico da cidade. Uma cozinha ao ar livre permite aos hóspedes ver os mestres a trabalhar, elaborando um menu que muda com as estações do ano. Os hóspedes encontrarão menus de degustação elaborados por especialistas, com harmonização de vinhos e vistas panorâmicas da cidade.


  • Paul-Arthur (MG): Inaugurado pelo concorrente do Top Chef, Paul-Arthur Berlan, o seu restaurante homónimo está situado ao longo da Place de la Pucelle. Um restaurante classificado pelo Guia Michelin, os clientes encontrarão um menu de almoço fixo ou escolherão entre um jantar de 3 ou 6 pratos com um jogo único em pratos franceses clássicos como o tártaro de carne e a vitela. Encontrará também muita influência normanda, incluindo queijos locais, galettes e calvados.


  • La Pecherie: Como o seu nome sugere, La Pecherie coloca um foco distinto no marisco local. Desde o seu Bar de Ostras até aos menus fixos que incluem polvo, bacalhau e salmão, para citar apenas alguns pratos. Situado ao longo do Sena, oferece opções de lugares no interior e no exterior. Encontrará também uma excelente carta de vinhos.


  • La Marmite: Situado mesmo à saída da Place du Vieux-Marche, La Marmite oferece um ambiente íntimo para desfrutar de menus fixos que destacam pratos como ravioli de lagosta, pombo assado e peixe fresco local. Só encontrará 10 mesas aqui, o que significa um serviço atencioso, mas também que terá de fazer uma reserva com antecedência.


  • Gill: Uma bela mistura da Normandia e do Japão, Gill é um restaurante gourmet único no coração de Rouen. Os visitantes encontrarão pratos como foie gras e figos, lagosta da Bretanha e os clássicos pães doces fritos com sobremesas sumptuosas, incluindo o seu famoso mil-folhas. Terá também o conhecimento de um sommelier especializado para ajudar a harmonizar o vinho com os deliciosos pratos.


  • L'Epicurious: O L'Epicurious é um restaurante requintado no centro histórico de Rouen que oferece aos comensais esfomeados uma experiência de cozinha francesa elevada. Os hóspedes encontrarão menus de dois, três, cinco e sete pratos à escolha, cada um com pratos como caudas de lagostim grelhadas, pombo da Normandia inteiro e lagosta azul inteira, acompanhados de vinho.



Campos de golfe de Rouen

  • Golf Barriere de Honfleur: Dois campos diferentes compõem o belo Golf Barriere de Honfleur. Jogue o Par 71, 18 buracos em Diane Barrier ou o Par 36, 8 buracos em Lucien Barriere. Os golfistas ávidos também encontrarão campos de putting, um driving range e um bunker de prática, juntamente com o lindo Deauville Clubhouse e uma loja profissional.



Hipódromos de Rouen

  • Deauville-La Touques: Deauville-La Touques é o hipódromo francês com mais corridas por ano. Conhecido pela sua capacidade de realizar corridas em qualquer altura do ano, devido à sua pista de areia reforçada com fibra, este hipódromo é ótimo para jovens e idosos, com muitas instalações para famílias. Situado junto ao mar, este hipódromo encontra-se na pequena cidade de Deauville.



Onde ficar em Rouen

  • Hotel de Bourgtheroulde (5 estrelas): O único hotel de 5 estrelas de Rouen, o Hotel de Bourgtheroulde é o local perfeito para uma escapadela de luxo na Normandia. Uma propriedade histórica, o hotel está localizado apenas a um minuto a pé do famoso Le Gros Horloge. Apesar do edifício do século XV em que o hotel está alojado, os hóspedes encontrarão quartos espaçosos e casas de banho com mobiliário contemporâneo e comodidades de luxo, alguns com vistas sobre o horizonte da cidade. Os hóspedes também encontrarão o Spa du Drap d'Or, uma piscina com um sistema de natação em contracorrente, vários restaurantes e um bar.


  • Radisson Blu (4 estrelas): Localizado mesmo ao lado do Donjon de Rouen, o Radisson Blu é uma opção de alojamento moderno no coração de Rouen. Os hóspedes encontrarão comodidades confortáveis, incluindo pequeno-almoço continental. Os 93 quartos do hotel são modernos e eficientemente concebidos com secretárias, camas confortáveis, televisões de ecrã plano e casas de banho elegantes. Os hóspedes podem desfrutar de almoço, jantar e bebidas no Restaurante Le Jehanne, no local.


  • Hotel Litteraire Gustave Flaubert (4 estrelas): Com o nome do famoso autor francês Gustave Flaubert, o Hotel Litteraire Gustave Flaubert é um boutique hotel situado perto do Vieux-Marché. Os hóspedes encontrarão quartos acolhedores neste hotel de 4 estrelas com presentes de boas-vindas, incluindo deliciosos açúcares de maçã de Rouen. Cada quarto tem o nome de uma personagem de um dos romances de Gustave Flaubert, que encontrará na sua mesa de cabeceira, caso decida fazer uma leitura ligeira. Um delicioso pequeno-almoço, sala de fitness, biblioteca, bar, espaço de coworking, loja e passeios culturais também estão disponíveis.


  • Le Cardinal (3 estrelas): O único hotel em Rouen que tem vista para a famosa catedral, o Le Cardinal oferece quartos encantadores para os hóspedes encontrarem um descanso tranquilo. Um delicioso pequeno-almoço local, quartos com varanda e um simpático gato residente, Grisette, aguardam a sua chegada.


  • Hotel Paulette (3 estrelas): Também localizado perto da catedral, o Hotel Paulette é uma boutique, propriedade art-deco no centro de Rouen. Encontrará apenas 22 quartos com mobiliário boémio mas refinado e uma excelente insonorização, para que possa desfrutar da sua estadia no centro da cidade sem sacrificar a paz e o sossego. As comodidades incluem produtos de higiene pessoal, pequeno-almoço continental e ar condicionado.



Melhor altura para visitar Rouen

Rouen é um destino de quatro estações, o que significa que é quente no verão e frio no inverno, com transições distintas na primavera e no outono. Os meses de verão trazem naturalmente um afluxo de visitantes, enquanto o outono, o inverno e a primavera são muito mais calmos. Ainda assim, o verão é o mês em que chove menos na região, se estiver a tentar evitar a precipitação e as longas horas de luz do dia.



Festas em Rouen

  • Festival Impressionista da Normandia: Um festival que se realiza em toda a França, incluindo locais na Normandia e em Giverny, e que celebra os pintores impressionistas franceses, Rouen tem vários destaques do festival. Veja os magníficos espectáculos de luz na Catedral de Rouen e explore as obras de arte impressionistas e as exposições especiais no Musée des Beaux-Arts de Rouen.



  • Viva Cité: O Viva Cité é um festival de arte de rua que se realiza todos os anos em maio. As actuações têm lugar em toda a cidade, incluindo música, dança e teatro, juntamente com instalações artísticas vibrantes.


  • Fêtes Jeanne d'Arc: Realizadas no último domingo de maio, as Fetes Jeanne d'Arc prestam homenagem à famosa santa padroeira através de desfiles e espectáculos culturais. Mercados medievais, uma praça de alimentação e acampamentos medievais estão espalhados por toda a cidade durante dois dias em maio. Os visitantes também encontrarão teatro de rua, música, passeios a pé e jogos de fuga.


  • Fogo de artifício do Dia da Bastilha: O Dia da Bastilha é o feriado nacional francês que celebra a queda da Bastilha em 1789. Realizado todos os anos a 14 de julho, Rouen celebra-o com um fantástico espetáculo de fogo de artifício sobre o Sena.


  • Festival Big Bang: Realizado na Ópera de Rouen, o Festival Big Bang é uma celebração da música do mundo especificamente orientada para o público jovem.


  • Mercado de Natal de Rouen: Os mercados de Natal da Europa são famosos pelas suas bancas encantadoras e pelas cubas fumegantes de vinho quente. Rouen não é diferente! O centro da cidade ganha vida com luzes cintilantes, o cheiro a pão de gengibre acabado de cozer e actuações de orquestras. Também são montadas iluminações especiais por toda a cidade, incluindo grinaldas coloridas.


Voltar à página inicial