O mar quente, o pinhal vasto e o rio Guadiana são todos boas razões para visitar Vila Real de Santo António, a cidade moderna do este algarvio.
O centro da cidade está rodeado de edifícios relativamente modernos, introduzidos pelo Marquês de Pombal, após o terramoto e subsequente maremoto de 1755, que destruiu a maior parte da cidade.
No século dezanove, Vila Real era um pólo da indústria das conservas de sardinha e atum. O porto da cidade tinha movimento constantemente, com navios a subir e descer o rio Guadiana, que faz a fronteira entre Portugal e Espanha.
Em baixo cobrimos o que há de melhor para fazer em Vila Real de Santo António, incluindo as melhores praias, restaurantes e sugestões de passeios.
Comece o dia na Praça Marquês de Pombal, a praça principal de Vila Real de Santo António. Muitos dos festivais da cidade acontecem aqui. A praça está rodeada de edifícios pintados de branco, laranjeiras e bancos de madeira. Para além dos cafés e restaurantes, há dois edifícios que se destacam: a câmara municipal e a igreja de Vila Real de Santo António, do século dezoito. Vale a pena entrar na igreja para admirar as capelas nas laterais e os vitrais.
Perto da praça fica o Centro Cultural António Aleixo. Outrora o local do mercado da cidade, o edifício foi convertido num centro cultural, dando espaço a exposições de arte e eventos locais. Foi lhe atribuído este nome em honra de um poeta do século vinte.
Lentamente vá se encaminhando para sul, em direção ao farol de Vila Real de Santo António. O edifício marca o início das dunas e do pinhal que antecedem as praias da cidade. Foi erguido em 1923 e ainda está em funcionamento, guiando embarcações ao longo do rio e do mar.
Vila Real de Santo António tem uma longa extensão de praias, abrigadas por dunas de areia baixas e por um enorme pinhal. A praia mais perto do centro é a Praia de Santo António. Há um triho para peões e bicicletas para chegar até à praia e um comboio turístico que circula durante o verão. As águas da Praia de Santo António estão entre as mais quentes do Algarve, devido à sua proximidade com o Mediterrâneo. Esta praia é situada no lado de cá da fronteira com Espanha e é popular entre visitantes portugueses e espanhóis.
Um pouco mais a oeste fica a Praia de Monte Gordo, uma das praias mais populares de Vila Real de Santo António. Não há um único rochedo a bloquear as vistas, apenas uma enorme baía aberta, de areias douradas e águas cristalinas. Durante a maré baixa, irá avistar frequentemente pessoas a recolher ameijôas enterradas na areia. Por detrás da praia está um paredão animado com bares e restaurantes.
Se estiver pronto para uma aventura visite a Mata Nacional das Dunas Litorais, a maior floresta do Algarve. Com uma área de 440 hectares, é o local ideal para amantes da natureza, que procurem escapar às multidões das praias. Se olhar com atenção, poderá ver um camaleão camuflado nas árvores. Muitos dos locais vêm aqui para correr ou para fazer um piquenique descontraído debaixo das árvores.
Vila Real de Santo António tem algumas atividades para fazer em família. No verão pode ir a uma das praias da cidade para dar um mergulho ou para praticar desportos aquáticos, como stand up paddle e caiaque. Perto do farol fica o Parque Aventura Vila Real de Santo António, um parque temático com atividades de arborismo e tirolesas. Também pode aproveitar para fazer uma longa caminhada pelo pinhal da Mata Nacional das Dunas Litorais. Outra opção é embarcar num cruzeiro ao longo do rio Guadiana, para conhecer outras povoações portuguesas ou até mesmo atravessar a fronteira com Espanha.
O peixe e o marisco representam a gastronomia de Vila Real de Santo António. Os pratos locais utilizam com frequência ingredientes como ameijôas, choco e atum acompanhados com arroz. Por muito tempo a cidade foi um pólo da indústria das conservas de peixe e estas ainda fazem parte da dieta local. Para sobremesa não perca o Dom Rodrigo, o doce conventual feito com gema de ovo, açúcar e amêndoas. Em baixo seguem as nossas sugestões dos melhores sítios para comer em Vila Real de Santo António:
Há vários campos de golfe perto de Vila Real de Santo António, tanto em Portugal como na vizinha Espanha. O mais perto é provavelmente o Castro Marim Golfe & Country Club, com três campos de nove buracos. Um pouco mais longe fica a Quinta da Ria, com dois campos de 18 buracos e o campo do Montei Rei Golf, desenhado por Jack Nicklaus. Se não se importar de atravessar a fronteira para Espanha, há também o Isla Canela Golf Club, situado no meio de sapais salgados.
A melhor altura para visitar Vila Real de Santo António é por volta da primavera e do verão. Entre Março e Maio as temperaturas vão dos 15ºC aos 25ºC, mas podem chegar aos 35ºC no pico do verão. Estes dias quentes são ideais para ir dar um mergulho nas praias nas redondezas ou para fazer um piquenique à sombra num dos pinhais da cidade. Por volta desta altura também terá a chance de apanhar muitos dos melhores festivais da cidade. Se preferir um clima mais ameno e menos multidões venha por volta do outono e do inverno.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos