Portimão é uma das maiores cidades no Algarve. Fica situada entre o estuário do Alvor e o rio Arade, ostentando um conjunto incrível de praias ao longo dos seus 8km de costa. No século dezanove Portimão tornou-se um centro importante da indústria das conservas de peixe em Portugal e permaneceu como tal até ao século vinte, quando o tourismo tomou conta da economia local. Hoje, Portimão é um destino de verão popular, recebendo mais de mil pessoas por ano.
Os visitantes vêm aqui para aproveitar as praias e praticar desportos como a vela, surf e mergulho. A praia mais perto do centro de Portimão é a Praia da Rocha, e é na sua proximidade que irá encontrar a maioria dos hóteis da cidade.
O nosso itinerário de 2 dias irá mostrar-lhe as melhores coisas para fazer em Portimão, desde praças pitorescas a jardins, praias e locais históricos.
Comece o dia com uma visita ao mercado municipal de Portimão. No interior irá encontrar uma variedade de bancas repletas de produtos frescos, de fruta e vegetais a peixe e marisco. Também há bancas de floristas, padarias e talhos. Se planear ficar em Portimão por algum tempo, este é o lugar ideal para se abastecer de produtos. A melhor altura para vir é nos sábados de manhã.
A igreja do Colégio é a antiga escola de jesuítas da cidade e remonta ao século dezassete. Um comerciante rico chamado Diogo Gonçalves ajudou a fundar a igreja com a fortuna que fez no Médio Oriente. Foi uma demonstração de gratitude depois de ter encontrado nesta igreja um local seguro para se refugiar em Portimão durante uma tempestade no mar. O seu mausoléu está agora na capela principal. O interior da igreja é relativamente modesto, enquanto que a fachada exterior se destaca pelos arrojados rebordos amarelos.
Continue a andar até à Igreja da Nossa Senhora da Conceição, a igreja mãe de Portimão. A igreja foi construída no século quinze, mas foi restaurada várias vezes depois disso, resultando numa mistura de estilos de arquitetura. Apenas uns quantos elementos restam da estrutura original, incluindo uma porta de entrada gótica com capitéis ornamentados, contrafortes e uma gargola.
Vá em direção ao rio e pare para visitar a Casa Manuel Teixeira Gomes. Este museu local é dedicado a Manuel Teixeira Gomes, um escritor e político de Portimão, que foi também um dos presidentes de Portugal.
Logo do outro lado do museu está o Jardim 1º de Dezembro, uma pequeno jardim com uma série de bancos de azulejo alinhados, cada um representante de um acontecimento histórico em Portugal, desde a aprovação da Constituição do país à chegada dos portugueses ao Brasil.
Assim que chegar à frente da água, irá deparar-se com esta praça larga repleta de cafés e restaurantes. Recebeu este nome em honra do antigo presidente de Portugal, que foi responsável por tornar Portimão uma cidade na década de 1920.
Dê um passeio ao longo da Ribeirinha, um percurso delineado por palmeiras que segue o rio Arade. Ao longo do caminho pode admirar a tradicional calçada portuguesa e ver os barcos a chegar e partir da marina da cidade. Se olhar para a esquerda, enquanto estiver virado para o rio, pode ver a Ponte Velha, uma ponte antiga que faz a ligação entre Portimão e a vila de pescadores de Ferragudo.
Faça uma visita ao Museu de Portimão, situado numa antiga fábrica de conservas. Para além de expor as descobertas arqueológicas mais comuns também presentes nos outros museus do Algarve, este museu também tem uma área interativa que recria as linhas de produção da antiga fábrica, desde a apanha do peixe a prepará-lo para ser enlatado e por fim distribuído.
A cerca de 20 minutos a pé do museu está a marina da cidade. É considerada um dos portos mais seguros de Portugal, servindo de local de partida a muitas tours de vela e das grutas. Daqui pode ver o Forte de Santa Catarina, em Portimão, e o Forte de São João em Ferragudo, do outro lado do rio. Este complexo também inclui um hotel de 4 estrelas, lojas e restaurantes.
Passe o resto da tarde na Praia da Rocha, uma das praias mais populares do Algarve. Esta praia espaçosa tende a encher bastante no verão, uma vez que há bastantes resorts situados na sua proximidade. Ainda assim, pode geralmente encontrar um lugar para estender a sua toalha. Mesmo que não vá dar um mergulho, pode desfrutar de uma variedade de bares e restaurantes na frente da água, como o NoSoloAgua, que serve uma mistura de sushi e cocktails. Outras praias que valem a pena espreitar em Portimão incluem a Praia dos Três Castelos, a Praia do Vau e a Praia de Alvor, um pouco mais a oeste.
Esta fortaleza do século dezassete está virada para a praia e foi erguida para proteger a cidade de ataques piratas. Hoje é um local com uma vista privilegiada para o rio Arade e para o mar. Não há melhor lugar para ver o pôr do sol em Portimão.
Conduza 7km a oeste para o Alvor, uma vila piscatória na fronteira oeste de Portimão. Faça uma paragem na Praia de Alvor e siga o passadiço de madeira que atravessa a Reserva Natural da Ria de Alvor, passando por uma série de pantânos de água salgada e lamaçais onde pode avistar ocasionalmente flamingos brancos.
Ainda no Alvor, pode visitar as ruínas do castelo de Alvor. Este castelo mouro do século treze foi danificado de forma severa durante o terramoto de 1755. As paredes restantes servem agora para rodear um parque infantil. A poucos passos daqui está a igreja de Alvor, um belíssimo edifício branco e amarelo com arcos e pilares do estilo Manuelino.
Siga para norte para visitar os Monumentos Megalíticos de Alcalar. Esta grande necrópolis é constituída por 18 túmulos diferentes e foi construída a cerca de 5000 anos atrás. Os túmulos foram apenas descobertos no final do século dezanove mas são agora um dos monumentos nacionais de Portugal.
Portimão oferece imensas atividades para fazer em família. No verão pode tomar partido de todas as praias, incluindo a animada Praia da Rocha ou a ligeiramente mais silenciosa Praia de Alvor. As crianças irão divertir-se a seguir o passadiço de madeira ao longo do estuário do Alvor, que serve de habitat a muitas espécies de pássaros.
Em alternativa, pode fazer uma viagem de barco a partir da marina para visitar grutas escondidas ou para ver golfinhos. Pode escolher entre barcos pequenos ou juntar-se à tripulação do barco pirata Santa Bernarda. Outras atrações aqui perto incluem o Slide & Splash, um parque aquático cheio de escorregas e piscinas para crianças de todas as idades.
Sendo uma terra de pescadores, a cidade de Portimão é conhecida pelo seu marisco e peixe. Peixes grelhados como sardinhas e cavala são opções populares, em conjunto com marisco como o lingueirão, frequentemente servido com arroz no tradicional arroz de lingueirão. A cidade também produz vinho e o rosé de Portimão é o produto mais famoso da região. Em baixo estão as nossas sugestões de uns dos melhores sítios para comer em Portimão:
Prefere um aluguer de férias a um hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias em Portimão.
Se procurar praticar o seu swing, existem cerca de uma dúzia de campos de golfe na vizinhança de Portimão. Alguns dos melhores lugares incluem o Morgado e o Álamos. Outra opção é o Alto Golf, que tem uma localização de primeira categoria entre o Alvor e a Praia da Rocha.
Se quiser ver o lado animado de Portimão, deverá vir nos meses de verão entre junho e agosto. As praias vão estar com movimento, mas também terá a oportunidade de se juntar aos eventos anuais mais populares da cidade, como o festival das sardinhas. Esta também é uma ótima altura para fazer desportos aquáticos ou embarcar numa viagem de barco. Para uma atmosfera mais calma venha na primavera ou no outono. O tempo ainda está relativamente agradável nesta altura e irão haver menos multidões, o que significa preços de alojamento mais baixos.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos