O que fazer em Fuerteventura, Espanha - itinerário de 4 dias

Apenas a 100 km da costa africana, Fuerteventura é uma deslumbrante ilha das Canárias, conhecida pelas suas praias paradisíacas. Como está perto de África, o tempo aqui é muito mais quente, com uma estimativa de 3.000 horas de sol durante todo o ano. Pode passar o dia junto à praia, mas há muito mais para ver, desde aldeias encantadoras a miradouros icónicos com vista para os vales montanhosos, ideais para observar as estrelas.

O nosso itinerário de quatro dias irá mostrar-lhe as melhores atividades em Fuerteventura. Vamos levá-lo da costa para as montanhas e tudo que há pelo meio.



Day 1 - Pensínula de Jandia

Pela manhã: Península de Jandia

Comecemos a nossa viagem no lado oeste da ilha. É por aqui que encontrará a Península de Jandia, famosa pelas suas praias intocadas. Na Praia de Sotavento, terá muito espaço para um passeio. Durante a maré cheia, surge aqui uma grande lagoa, atraindo muitos kitesurfistas. Outras boas praias nesta área incluem a Praia de la Barca, a Praia Risco del Paso e a Praia de Mal Nombre.



Praia del Matorral

Continue ao longo da costa até chegar à Praia del Matorral, uma praia e reserva natural perto da cidade de Morro Jable. A maioria das pessoas dirige-se para aqui para surfar ou para seguir uma das trilhas naturais à volta, que passam pela reserva e pelo farol vizinho. Como muitas praias de Fuerteventura, Matorral também tem uma secção naturista, principalmente do lado esquerdo. Ao fundo da praia encontra-se uma série de bares onde pode relaxar com um cocktail.



Morro Jable

A própria cidade de Morro Jable também merece uma visita. O que começou como uma pequena aldeia piscatória é agora um dos lugares mais turísticos da ilha, lar de mais de 8.000 pessoas. Para além da praia, este é o ponto de partida perfeito para um passeio de bicicleta ou para uma visita ao Parque Natural de Jandia. A cidade ganha vida à noite quando todos os bares se enchem.



Farol de Punta Jandia

A partir de Morro Jable, desça lentamente até ao Farol de Punta Jandia. A estrada de betão acaba por se transformar numa estrada de terra à medida que se aproxima da borda da península. É um dos passeios mais cénicos da ilha, com vistas tanto para o mar como para as montanhas vulcânicas negras. No final da estrada, encontrará um farol e um miradouro onde poderá ver as ondas a bater contra as falésias.



Pela tarde: Praia de Los Ojos e Farol Punta Pesebre

De volta à estrada, dirija-se para a aldeia vizinha, Puerto de la Cruz. Desfrute de um mergulho na Praia el Puertito ou continue até à enseada escondida da Praia de Los Ojos mais acima. Depois, dirija-se a Punta Pesebre para visitar o icónico farol.



Miradouro de Cofete e Praia de Cofete

A nossa próxima paragem é o Miradouro de Cofete. Para lá chegar, deve seguir a estrada de regresso ao Farol de Punta Jandia e virar à esquerda em direção às montanhas. No topo, terá uma das mais incríveis vistas de toda a ilha. Se quiser, pode continuar a viagem até a Praia de Cofete. No entanto, recomendamos que siga de jipe ou que marque uma excursão para cobrir esta área, uma vez que a estrada se encontra em más condições. O acesso desafiante significa que a praia dos 12 km nunca está muito cheia e poderá tê-la só para si. Tenha em mente que as correntes podem ser um pouco fortes aqui, por isso tenha cuidado se for dar um mergulho.



Villa Winter

Dentre da Praia de Cofete, encontrará uma impressionante casa do século XX conhecida como Villa Winter. Erguida nos anos 40, este lugar remoto tem sido frequentemente ligado aos nazis. A lenda diz que a casa foi utilizada como ponto de encontro para abastecer uma frota de submarinos alemã durante a Segunda Guerra Mundial.



Day 1 - Jandía Peninsula Tour Map


Dia 2 - interior

Pela manhã: Tarajalejo

Parta para explorar o interior da ilha, começando em Tarajalejo. Esta aldeia pitoresca não recebe muitos visitantes, o que significa que é muitas vezes bastante tranquila. É um lugar perfeito para ficar na ilha se quiser escapar à multidão, mas ainda assim desfrutar do acesso a restaurantes e bares. A sua localização central torna-a a base ideal para explorar a ilha de norte a sul.



Faro de la Entallada

Em direção ao leste, rapidamente chegará à cidade de Las Playitas. Mais abaixo, ao fundo da costa, encontrará o Farol de la Entallada. Daqui, poderá desfrutar de belas vistas do lado leste, repletas de impressionantes penhascos e montanhas. Este é também um local perfeito para observar o nascer do sol.



Pozo Negro

Continue a sua viagem até Pozo Negro, uma pequena aldeia piscatória com casas caiadas de branco e uma grande praia de seixos. Outrora uma próspera cidade portuária, agora só se pode ver alguns pescadores em barcos coloridos. Depois de vaguear pela cidade, acomode-se com um café num dos bares locais com vista para o mar.



Pela tarde: Betancuria

Betancuria é um dos lugares mais antigos de Fuerteventutra, tendo sido a capital da ilha até 1834. Fundada no século XV por Jean de Bettencourt, é conhecida pelas suas atrações históricas. Comece por visitar a igreja de Santa María, depois siga para o Museu Arqueológico de Betancuria, onde poderá saber mais sobre os antigos habitantes de Fuerteventura, conhecidos como os majos. Finalmente, dirija-se ao miradouro do Morro Velosa para apreciar a exuberante paisagem montanhosa.



Miradouro de Las Peñitas

Apenas a alguns quilómetros de Betancuria encontra-se outro miradouro impressionante, o Miradouro de Las Peñitas. Se tiver sorte, poderá avistar um esquilo ou dois a saltitar em redor da borda das paredes.



Pájara

Continue através da FV-30 até ao fim e irá chegar à pequena aldeia de Pájara. Demore o seu tempo a vaguear pelas casas tradicionais antes de se aventurar dentro da Igreja de la Virgen de la Regla. A igreja apresenta altares barrocos e pórticos deslumbrantes com elementos aztecas, influenciados pelas viagens dos arquitetos pela América do Sul.



Cuevas de Ajuy

Faça um pequeno desvio para a aldeia costeira de Ajuy e descontraia junto à praia. No lado norte, há um trilho que o leva até às Cuevas Negras. Estas grutas foram formadas há milhões de anos por fluxos de lava, fazendo delas uma das formações geológicas mais importantes da ilha. O local cobre quase 32 hectares, pelo que há muito para descobrir.



Praia de la Pared

Outra aldeia que vale a pena visitar é La Pared. É o lar de praias deslumbrantes apoiadas por falésias que proporcionam o ponto de vista perfeito para observar o pôr-do-sol.



Miradouro Astronómico de Sicasumbre

Embora La Pared seja um belo lugar para terminar o seu dia, recomendamos que se dirija ao Miradouro Astronómico de Sicasumbre para passar a noite. Localizado a 300 metros acima do nível do mar, é um local ideal para observar as estrelas. Há paneis informativos espalhados pelo local que explicam as diferentes constelações que se podem observar. Certifique-se de trazer uma camada de roupa extra, pois pode ficar bastante frio aqui em cima.



Dia 2– Mapa Turístico do interior da Península de Jandia


Dia 3 – Noroeste

Pela manhã: El Cotillo

El Cotillo é uma pequena cidade na costa ocidental de Fuerteventura. Tem uma cidade antiga cheia de história e praias incríveis que se assemelham às Caraíbas, com a sua areia branca e águas cristalinas. Estas incluem a Caleta del Marrajo, a Praia de Los Lagos e a Praia de la Concha. Outras praias como Piedra Praia ou Praia del Águila são mais populares por entre os surfistas. Outro lugar que vale a pena visitar é o Castelo de El Tostón, uma fortaleza do século XIV utilizada para defender a cidade contra ataques de piratas.



Farol del Tostón

Ainda perto de El Cotillo, encontrará o impressionante Farol del Tostón, um farol remoto que alberga agora um museu de pesca tradicional. As praias em redor desta zona têm frequentemente menos multidões, como a Praia de Los Charcos.



Pela tarde: Miradouro de Vallebrón

Mesmo no coração da ilha encontra-se a montanha de Tindaya, um lugar que se diz ter propriedades mágicas. Segundo uma lenda, as pessoas doentes dirigiam-se para a montanha e regressavam curadas. O melhor lugar para aproveitar esta paisagem natural é a partir do Miradouro de Vallebrón.



Los Molinos

Termine o dia com uma vista à pacata aldeia piscatória de Los Molinos. Passeie pelas suas ruas estreitas alinhadas com casas caiadas de branco. Depois dirija-se a um bar e desfrute de um copo de vinho com vista para o mar.



Dia 3– Mapa Turístico do Noroeste da Península de Jandia


Dia 4 – Nordeste

Pela manhã: Calderón Hondo

Vamos passar o nosso último dia a explorar o extremo norte da ilha, começando em Calderón Hondo. É devido à erupção deste vulcão que a ilha de Fuerteventura e a ilhota Ilha dos lobos surgiram há 50,000 anos. Pode-se explorar a cratera do vulcão caminhando pelo trilho circular de quatro quilómetros que começa em Lajares. O percurso pode ser um pouco desafiante, uma vez que existem alguns caminhos íngremes. Apesar de tudo estar sinalizado, recomendamos que se arranje um guia que lhe possa contar mais sobre a história do local. Do topo da cratera, pode capturar o norte de Fuerteventura e mesmo um pouco da ilha vizinha de Lanzarote. Verá também campos de lava criados por erupções vulcânicas ao longo dos anos.



Parque Natural de Corralejo

Após a sua caminhada matinal, desça até à cidade costeira de Corralejo. O parque natural circundante com o mesmo nome é uma área protegida que se estende por 2,600 hectares. Inclui praias e o maior sistema dunar das Canárias. Neste caminho, pode encontrar tanto praias bem equipadas, como as Grandes Praias de Corralejo, e outros pontos isolados, como a Praia Alzada ou a Praia del Morro. Não deixe também de visitar a Montanha Vermelha, no lado sul do parque.



Pela tarde: Ilha de Lobos

Passe a tarde a explorar a vizinha Ilha de Lobos, apanhando o barco em Puerto de Corralejo. Apenas a 2 km de Fuerteventura, esta ilhota está cheia de trilhas e de praias deslumbrantes como a Praia de La Concha e a Puertito. Esta última é o local preferido para a prática de snorkelling (mergulho submarino com tubo de respiração) graças às suas águas cristalinas. Depois de relaxar junto à praia, pode caminhar até ao vulcão La Caldera ou ao farol de Punta Martiño. São necessários cerca de 15 minutos para chegar à Ilha de Lobos de barco. Note que há um limite de pessoas que podem visitar a ilha por dia, pelo que é necessário pedir autorização com antecedência ao Conselho de Fuerteventura. No entanto, se se juntar a uma excursão, isso será feito por si.



Dia 4– Mapa Turístico do Nordeste da Península de Jandia


As melhores atividades a fazer com crianças em Fuerteventura

Fuerteventura tem todas as facilidades para umas férias familiares relaxantes. Há muitas praias para explorar e as águas calmas são ideais para um mergulho. Para ainda mais opções, vá de barco para a vizinha Ilha de Lobos e desfrute de uma sessão de snorkelling. Quando se cansar da praia, pode sempre visitar as cidades costeiras da ilha, explorar grutas vulcânicas ou seguir uma das muitas trilhas através das montanhas. As crianças também poderão desfrutar do Parque Oasis, um jardim zoológico com vários espetáculos de animais e um grande jardim botânico.



Onde comer em Fuerteventura

Sendo a segunda maior ilha das Canárias, Fuerteventura oferece uma vasta gama de restaurantes onde se pode provar a cozinha local ou iguarias internacionais. A carne de cabra é um ingrediente popular, parte do tradicional guisado Majorero (natural de Fuerteventura) emparelhado com legumes. O leito de cabra é utilizado para fazer queijo Majorero e frangolho, uma sobremesa que também tem açúcar, amêndoas, passas e gofio (farinha de milho torrado). É claro que também há muito marisco, incluindo lapas, cherne e corvina. Abaixo encontram-se alguns dos melhores locais para comer em Fuerteventura:

  • La Bodega de Jandia: Esta bodega tradicional está localizada em Morro Jable. Serve uma variedade de tapas espanholas e outros pratos populares como a ropa vieja (guisado de carne com legumes) e mousse de gofio.


  • Restaurante Marabú: Desfrute de uma refeição no terraço exterior de Marabú, rodeado de palmeiras e flores. O menu centra-se nos ingredientes locais com os chefs a utilizarem principalmente produtos de origem caseira. Há também uma adega com uma vasta gama de vinhos e licores espanhóis.


  • Cantante Café: Com vista para o mar, este local descontraído oferece uma variedade de pratos internacionais, incluindo um pequeno-almoço acessível. O bar é abastecido com mais de 100 tipos de rum, tornando-o o local ideal para um cocktail à tarde.


  • The Ugly Duckling: Encontrará este restaurante acolhedor no coração de Corralejo. É especializado na cozinha escandinava, uma boa alternativa se quiser provar algo para além dos pratos regionais. É um restaurante bastante popular, pelo que se recomenda reservar com antecedência.



Onde ficar em Fuerteventura

  • Iberostar Selection Fuerteventura Palace (5 estrelas): Este luxuoso hotel oferece fácil acesso às praias do sul da ilha. A maioria dos quartos dispõe de varandas com vista para o mar.  Os hóspedes têm também acesso a múltiplos restaurantes, piscinas, um ginásio e um spa. Estão disponíveis pacotes com tudo incluído.


  • Playitas Resort (4 estrelas): Como o nome sugere, este resort está localizado em Las Playitas. Oferece múltiplas instalações desportivas, incluindo padel, escalada e golfe. As famílias podem tirar partido do clube infantil e explorar todos os restaurantes, bares e piscinas.


  • Castillo Playa (2 estrelas): Se procura uma alternativa mais barata, a Castillo Playa é uma escolha perfeita. Localizada em Caleta de Fuste, dispõe de uma série de apartamentos de estilo bangalô equipados com cozinhas e terraços. Outras comodidades incluem uma piscina exterior, uma sauna e um parque infantil.



Melhor altura para visitar Fuerteventura

Embora durante todo o ano o tempo seja ótimo e proporcionador de visitas, a melhor altura para visitar Fuerteventura é por volta do final da primavera ou início do verão. As temperaturas quentes e a falta de chuva fazem desta a altura perfeita para chegar à praia. Também terá a oportunidade de captar algumas das festividades mais populares da ilha.



Festivais de Fuerteventura

  • Carnaval: Por volta de fevereiro e março, Fuerteventura ganha vida com as celebrações carnavalescas. As pessoas vestem-se com fatos e há desfiles a encher as ruas de muitas cidades da ilha, especialmente em torno da capital, Puerto del Rosario, mas também em Antigua, Tuineje, Betancuria e Pájara. Os destaques incluem a eleição da Rainha do Carnaval e o concurso das bandas.


  • Festas da VIrgen de la Peña: Esta é uma das festividades mais antigas das Ilhas Canárias e de longe a mais importante de Fuerteventura. Realizada no terceiro sábado de setembro, é dedicada a La Peñita, a santa padroeira da ilha. Durante o evento, os habitantes locais levam a estátua da Virgen de La Peña ao seu santuário. Para além da procissão, pode também contar com música ao vivo e luta livre canária.


Voltar para Espanha Tours