Coisas para fazer em Vale do Lobo e na Quinta do Lago
Itinerário de 1 dia
Vale do Lobo e a Quinta do Lago são os locais mais procuradas do Triângulo Dourado do Algarve. Esta zona é reminiscente de Beverly Hills e destaca-se pelas fileiras de mansões de luxo e campos de golfe de categoria.
Vale do Lobo foi pensado e desenhado pelo jogador de golfe britânico Henry Cotton, no fim da década de sessenta, ajudando a estabelecer o Algarve como um destino de golfe a nível mundial. Isto deveu-se em parte à sua localização prestigiada à beira mar. No entanto, os campos de golfe da Quinta do Lago fazem parte do Parque Natural da Ria Formosa. Estas propriedades também têm um bom número de restaurantes de alta qualidade e boutiques estilosas.
Em baixo seguem as melhores coisas para fazer em Vale do Lobo e na Quinta do Lago, desde campos de golfe a praias paradisíacas e parques temáticos.
Dia 1
Manhã: Igreja de São Lourenço de Almancil
Comece o seu passeio no coração de Almancil, com uma visita à Igreja de São Lourenço de Almancil. Esta igreja do século dezoito é um dos locais religiosos do Algarve mais únicos e um ótimo exemplo da arquitetura Barroca. Os visitantes são atraídos pelos azulejos que cobrem as paredes e os tetos. Estes retratam a vida de São Lourenço e foram da autoria de Policarpo de Oliveira Bernardes, um dos mestres dos azulejos da altura.
Karting Almancil
A nossa próxima paragem é o Karting Almancil, um parque temático dedicado aos fãs das corridas. Pode fazer uma viagem rápida na pista principal ou experienciar um kart de alta tecnologia por um pequeno acréscimo. Se trouxer os seus filhos consigo até ao Algarve, este lugar é um sítio divertido para passar algumas horas com eles.
Tarde: Quinta do Lago
À tarde siga para a Quinta do Lago, um dos melhores resorts de luxo do Algarve. Encontrar-se-á rodeado por mansões imponentes e campos de golfe. De facto, este está entre os melhores destinos de golfe da Europa. Este enorme terreno tem três campos de golfe impressionantes: o campo Norte, o campo Sul e o Laranjal. Aqueles que escolherem o campo Sul serão recebidos por uma vista fantástica para o Parque Natural da Ria Formosa. Até os mais pequenos podem praticar no mini golfe. Os iniciantes podem começar com uma aula privada antes de se juntarem aos jogadores mais experienciados no campo.
Também nesta zona ficam uma praia conhecida como a Praia da Quinta do Lago e um enorme lago, popular entre famílias, uma vez que não tem ondas. À volta do lago há dois restaurantes – o The Shack e a Casa do Lago – e ainda alugueres de caiaques, pranchas de stand-up paddle, jet skies e gaivotas. Alternativamente, pode alugar uma bicicleta ou dar um passeio a pé. Alguns trilhos populares são o de São Lourenço, o do Pinhal do Panal, que atravessa os antigos salgueiros de peixe da época Romana, e o trilho da Quinta do Lago. Este último perfaz 5.15km para serem feitos a pé, mas os primeiros 3km também podem ser feitos de bicicleta.
Finalmente, há o The Campus – um complexo multidesportivo com um ginásio de alto rendimento, uma piscina e campos de ténis e padel. Também pode reservar aulas de grupo, sessões de personal training, suites de recuperação e sessões de rehabilitação desportiva.
Vale do Lobo
A poucos quilómetros a oeste fica outro resort de luxo, conhecido como Vale do Lobo. Tal como a Quinta do Lago, é uma refúgio para celebridades, repleto de mansões deslumbrantes. Há dois campos de golfe aqui: o The Royal e o The Ocean. O The Royal é sem dúvida o mais popular, e o buraco que fica no topo da falésia é considerado o buraco mais fotografado da Europa.
Enquanto estiver aqui, pode também visitar a Praia Vale do Lobo. Esta praia serena é abrigada por falésias avermelhados, que formam uma parede entre os campos de golfe do resort de Vale do Lobo e as águas cintilantes do Atlântico. Sente-se debaixo de um dos chapéus de palha e desfrute das últimas horas de sol. Vale do Lobo também tem uma das maiores instalações de ténis em Portugal, com 14 campos.
Mapa do Itinerário da visita a Vale do Lobo e à Quinta do Lago
Passeios a partir de Vale do Lobo e da Quinta do Lago
- Faro: Tanto Vale do Lobo como a Quinta do Lago estão a 30 minutos de Faro, a capital do Algarve. Vale a pena explorar a zona velha da cidade, onde irá avistar o arco neoclássico, a catedral e o Paço Episcopal. No verão, pode combinar o seu passeio à cidade com uma visita às ilhas barreira do Parque Natural da Ria Formosa.
- Loulé: Siga para o interior por alguns quilómetros, para visitar a cidade de Loulé. O local mais famoso aqui é o mercado tradicional. Fundado no século vinte, destaca-se pelas suas características neo-árabes. Outros destaques da cidade incluem o castelo Mouro e a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, uma pequena capela do século dezassete adornada com azulejos.
- Olhão: A cerca de 40 minutos a este fica Olhão, uma pequena cidade costeira, conhecida pelo seu mercado de peixe dinâmico. Passe algum tempo a explorar o centro histórico antes de se aventurar para o Parque Natural da Ria Formosa, onde poderá avistar flamingos ou nadar nas ilhas barreira da Culatra e da Armona, ali perto.
- Albufeira: Se procurar um pouco mais de ação, siga a oeste para Albufeira, uma
cidade de resorts animada, repleta de praias, bares e restaurantes. Espreite a
vida noturna na Rua da Oura, faça um passeio de barco a partir da marina ou
simplesmente relaxe na praia.
Melhores coisas para fazer com crianças em Vale do Lobo e na Quinta do Lago
Tanto Vale do Lobo como a Quinta do Lago oferecem várias opções de entertenimento para os mais pequenos. De facto, muitos hóteis aqui têm clubes infantis com atividades para todas as idades. Para além do golf normal, também há pistas de mini golfe apropriadas para famílias.
Pode ficar pela piscina do resort ou experimentar uma das muitas praias da zona. Algumas das melhores são a Praia do Trafal, a Praia do Ancão e a Praia do Garrão. Para além de nadar, pode divertir-se a fazer desportos aquáticos como jet ski e parasailing. Outras atividades interessantes incluem o circuito de go-karting em Almancil e a Reserva Natural da Ria Formosa, que serve de habitat a uma variedade de formas de vida selvagem.
Onde comer em Vale do Lobo e na Quinta do Lago
- 2 Passos (Quinta do Lago): Este restaurante fica a poucos passos do mar e tem vista para a Praia do Ancão. Peixe e marisco frescos estão no coração do menu e são ambos obtidos de mercados locais. Também oferecem sobremesas caseiras e gelado.
- Casa Velha (Quinta do Lago): Situada numa bela mansão do século dezoito, a Casa Velha está entre os primeiros restaurantes a surgir na Quinta do Lago. É um estabelecimento de requinte, que serve pratos contemporâneos inspirados na cozinha regional.
- Alambique (Quinta do Lago): Num dia de sol, pode refugiar-se nos terraços luxuosos do Alambique. Este restaurante serve cozinha portuguesa topo de gama, que inclui especialidades como a cataplana de peixe.
- Gusto (Quinta do Lago): Este restaurante de estrela Michelin está situado dentro do Conrad Algarve. A comandar a cozinha está o chefe alemão Heinz Beck, que já ganhou três estrelas Michelin pelo seu restaurante La Pergola, em Roma. Os clientes podem pedir à la carte ou escolher um dos menus de degustação.
- Pequeno Mundo (Almancil): Este restaurante está situado numa velha herdade algarvia, e destaca-se pelos pátios românticos e interiores rústicos. Muitos dos pratos são inspirados na cozinha françesa.
- Henrique Leis (Almancil): O chefe brasileiro Henrique Leis tem estado à frente deste restaurante de alta categoria desde 1993. O menu de degustação inclui pratos contemporâneos, que utilizam ingredientes como a lagosta do Algarve, com molho bisque.
- Pizzaria Casavostra (Almancil): Se lhe estiver a apetecer uma pizza, experimente o Casavostra. Há uma dúzia de pizzas na carta, que vão desde as mais simples, como a Margherita, às combinações mais complexas, como a pizza Nova Don Corleone, que tem passas e pinhões. Todas as pizzas são cozidas em forno de lenha.
- Monica’s (Vale do Lobo): Este restaurante animado é famoso pelos seus bifes deliciosos e peixe fresco, mas também tem alguns petiscos vegetarianos. As famílias podem aproveitar o menu infantil e o pequeno espaço de recreio.
- U&C (Vale do Lobo): O U&C fica a poucos minutos da Praia de Vale do Lobo, oferecendo vistas belíssimas para o mar do seu terraço. O menu foca-se na cozinha mediterrânica. O restaurante está aberto ao jantar e ao almoço, mas também pode vir à tarde para tomar um cocktail.
Onde ficar em Vale do Lobo e na Quinta do Lago
- Conrad Algarve (5 estrelas): Este resort de luxo oferece suites com varanda, com vista para a piscina e para a floresta circundante. As instalações incluem três restaurantes (incluindo uma opção com duas estrelas Michelin), dois bares, três piscinas interiores e exteriores, um campo de ténis e um spa.
- Resort Vale do Lobo (5 estrelas): Vale do Lobo é muito mais que um resort de golfe. O espaço alberga uma dúzia de restaurantes e bares, campos de ténis e piscinas. Os hóspedes podem escolher entre estúdios, apartamentos de quatro quartos e moradias, com piscina e jardim privados.
- Hotel Quinta do Lago (5 estrelas): Este hotel de cinco estrelas fica no coração da Reserva Natural da Ria Formosa. A maior parte dos quartos têm varandas com vistas panorâmicas para o mar e para o lago. Quando se cansar das piscinas do hotel, pode aceder diretamente à praia. Outras instalações incluem um spa, um ginásio e campos de ténis.
- Hotel Magnolia (4 estrelas): Situado na Quinta do Lago, este hotel oferece 74 quartos e quatro casas acolhedoras. Há apenas um restaurante no local, mas há muitas outras instalações, incluindo uma piscina ao ar livre aquecida, campos de ténis e aluguer de bicicletas.
Prefere um aluguer de férias ao invés de um hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias em Vale do Lobo e na Quinta do Lago.
A melhor altura para visitar Vale do Lobo e a Quinta do Lago
A melhor altura para visitar o Triângulo Dourado algarvio é durante a época de verão. Julho e agosto são os meses mais quentes, com temperaturas a chegar aos 30ºC. Por sorte, há bastantes praias onde se pode refrescar com um mergulho. Se vier pelo golfe, é de notar que a época está aberta durante todo o ano. No entanto, a primavera e o outono são ideais para brincar ao ar livre, uma vez que as temperaturas são mais amenas e há menos multidões. Os torneios de golfe também ocorrem com frequência, mesmo durante a época do inverno.
Festivais de Vale do Lobo e da Quinta do Lago
- Vale do Lobo Amateur Week & Foursomes: Todos os anos, Vale do Lobo organiza estes dois torneios de golfe, abertos para ambos os membros e espectadores. A Amateur Week acontece por volta de janeiro, enquanto que a Foursomes é geralmente durante a terceira semana de maio.
- Festas de Verão e das Comunidades: Em agosto, Almancil organiza este festival animado no Jardim das Comunidades. O evento inclui concertos, exposições e eventos gastronómicos.