Coisas para fazer em Sagres

Se for em direção ao ponto mais sudoeste do continente europeu irá inevitavelmente passar pela vila de Sagres. Com uma ligação incrível à história de Portugal, praias gloriosas, arribas e vistas para o oceano, Sagres é uma visita obrigatória durante as suas férias no Algarve. Com o vento a vir do sul para oeste, é também um sítio excelente para fazer surf e existem imensas escolas de surf espalhadas ao longo da costa.

Tal como Tavira a este, Sagres e a costa oeste do Algarve não são tão populares entre touristas quanto zonas mais centrais como Portimão ou Faro. Mas a menos de quatro horas de carro de Lisboa e a pouco mais de uma hora do aeroporto de Faro, Sagres é uma localidade com fácil acesso e várias coisas para explorar.

Aqui criámos um guia de visita a Sagres para que possa aproveitar ao máximo a sua viagem!



Dia 1

Manhã: Praias de Sagres

Sagres tem das melhores praias de Portugal! Estas praias não desiludem, quer queira apanhar ondas ou relaxar no areal a contemplar a vastidão do Oceano Atlântico.



Praia do Martinhal

Situada na zona este de Sagres, a praia do Martinhal é uma praia relativamente grande. Tem vários ilhéus em alto mar que podem ser visitados de barco. Estes ilhéus calcários são conhecidos pelas suas grutas e cavernas debaixo de água. É possível organizar uma visita para mergulhar lá abaixo ou pode cá chegar apanhando um barco na praia ou no porto de Sagres. Apesar de consideravelmente abrigados, ainda passa um vento forte ao longo da água, o que na verdade é perfeito para fazer windsurf. A água aqui pode ser fria, até no verão, por isso poderá querer considerar usar um fato de licra, se for aventurar-se. A areia na Praia do Martinhal é fina e fofa, o que a torna ideal para construir castelos de areia. Raramente esta praia fica cheia, por isso esteja à vontade para deixar o seu arquiteto interior trabalhar! Os ventos do norte podem por vezes tornar a praia um pouco fresca, pelo que se for o caso pode se refugiar num dos restaurantes ali perto e simplesmente desfrutar das vistas espetaculares, enquanto se debruça sobre marisco e peixe frescos. O restaurante do Martinhal fica na ponta este da praia e há outros sítios não muito longe.



Praia da Mareta

A praia da Mareta é a praia situada mais perto de Sagres. Tende a ficar com movimento, mas com 800 metros de areal dourado é provável que consiga encontrar um espacinho para relaxar. Esta região do Algarve costuma ser alvo de ventos fortes e ondas grandes, mas esta praia fica numa baía e está protegida por uma enorme cabo rochoso, que mantém o ambiente um pouco mais calmo. Verá imensa gente a fazer kitesurf, mergulho e a andar de caiaque. Se não quiser entrar na água pode aproveitar o facto da praia estar virada para sul, recebendo sol todo o dia! Há três restaurantes nas proximidades da praia e um parque de estacionamento amplo, por isso é fácil passar aqui o dia!



Praia do Tonel

Se gostar de surf a praia do Tonel é o local para si. Esta praia deserta, relativamente pequena, tem das melhores ondas da Europa! Se for iniciante e quiser experimentar, há uma escola de surf mesmo na praia. Quando a maré está alta, a praia fica com um areal bastante reduzido com pouco por onde se sentar e relaxar, mas com a maré baixa tem bastante espaço. A água aqui é fria, especialmente no inverno, e as correntes podem ser bastante fortes. Nadar na praia do Tonel não é recomendado, a não ser que seja um nadador com experência e forte. A praia em si está rodeada por arribas que lhe conferem um ar abrigado e isolado. Há imensas formações rochosas fantásticas que delineiam a praia e em alto mar está a massiva Rocha do Leão. Dependendo do seu ângulo de visão, esta formação parece um leão deitado sobre a água ou um submarino. Porém, tenha cuidado perto das arribas porque há perigo de derrocada. Mesmo que não faça surf as vistas por aqui são incríveis. À esquerda da praia pode ver a Fortaleza de Sagres e ao final do dia os pores do sol são espetaculares.



Tarde: Fortaleza de Sagres

A fortaleza de Sagres é uma fortificação que remonta aos tempos da expansão marítima portuguesa durante o século quinze. Pela ordem do Infante D.Henrique, O Navegador, a fortaleza foi construída em 1453 para proteger Sagres dos piratas mouros. A fortaleza tem vistas incríveis para a costa e num dia limpo pode se ver até ao Cabo de São Vicente. Assim que entrar na fortaleza verá um padrão circular no chão, de 43 metros de largura. Pensa-se que terá sido uma rosa dos ventos, usada como ferramenta de navegação. Curiosamente, esta rosa dos ventos não foi descoberta até ao século dezoito e só foi desenterrada por completo em 1919. No interior desta construção podem se ver canhões que teram sido utilizados para a proteção da fortaleza e uma igreja, a Igreja da Nossa Senhora da Graça. Esta igreja foi erguida em 1579 e lá dentro podem ser vistas representações de São Vicente, o diácono mártir do século quatro que lhe deu o nome. Há um caminho que vai da fortaleza até ao Cabo, pelo que um passeio tranquilo ao longo deste trilho é uma ótima maneira de observar o que o rodeia.



Fortaleza do Beliche

Mesmo antes de chegar ao cabo, irá passar pela Fortaleza de Beliche. Enquanto que o interior da fortaleza está interdito ao público, pode andar à volta do exterior e desfrutar das vistas no cimo das arribas íngremes.



Cabo de São Vicente

A cerca de 6km de Sagres fica o Cabo de São Vicente. Este sítio é o ponto mais sudoeste do continente europeu, pelo que os Romanos pensavam que era ali que terminava o mundo. Com arribas que chegam aos 75 metros acima do mar, não é difícil perceber porquê. As vistas do cabo são inacreditáveis. Consegue-se ter uma sensação autêntica da magnitude e vastidão do oceano - é realmente inspirador. O cabo de São Vicente tem um dos faróis mais potentes da Europa. Foi construído em 1846 e a sua luz pode ser vista a 60 km de distância. Uma vez que o farol ainda está operacional, não pode ser visitado mas há um museu, uma loja de lembranças e um café no local. Os ventos aqui podem ser bastante fortes, por isso certifique-se de trazer um casaco extra para se manter quente. E não se esqueça de ficar a uma distância segura da berma das arribas. Com o vento e as pedras soltas, pode ser perigoso aproximar-se. Se estiver por lá à hora certa fique para ver o pôr do sol. Não se vai arrepender!



Dia 1 – Mapa do itinerário da visita a Sagres


Outras coisas para fazer em Sagres

  • Surf: A praia do Tonel tem as maiores e melhores ondas, e é como uma meca do surf. Mas há outras praias na zona, como a Praia do Beliche e a Praia do Zavial, que também atrai um grande número de surfistas. Mesmo que não queira apanhar ondas, é fácil passar horas sentado na praia ou nas falésias acima dela, a observar os surfistas que vão chegando a este sítio todos os dias. A melhor altura do ano para inexperientes ou iniciantes no surf são os meses de verão, quando as ondas são relativamente pequenas. No inverno as ondas são maiores e violentas, e por isso mais adequadas para surfistas experientes e mais avançados. Se estiver de visita durante o inverno pode ter aulas de surf na Praia da Mareta. Se precisar de ter aulas de surf, Sagres tem várias escolas com aulas individuais e bootcamps, que lhe ensinam o básico ao longo de uns dias.


  • Observação de aves: Entre a fortaleza de Sagres e o Cabo de São Vicente fica a Reserva Biogenética de Sagres, uma reserva natural protegida que serve de habitat a espécies únicas e muito biodiversificadas. A área tem uma boa gama de habitats costeiros como pântanos, arribas, dunas e lagoas. Estes habitats sustentam formas de vida vegetal raras, incluindo a biscutella vicentina, a diplotaxis vicentina e a hyacinthoides vicentina. Observadores de aves de todo o mundo “migram” até aqui para ter um vislumbre das 25 espécies de aves que se reproduzem na reserva. De facto, a Reserva Biogenética de Sagres é um dos únicos locais do mundo onde a cegonha branca constrói o seu ninho nas arribas rochosas. No outono este lugar é ótimo para assistir à migração de vários falconiformes, incluindo águias-pequenas, águias-cobreiras, gaviões-da-europa, vespeiros-europeus, abutres-euroasiáticos e abutres-do-egito. Se tiver sorte durante a sua visita verá lontras a brincar no mar e à procura de comida!



Passeios a partir de Sagres

  • Vila do Bispo: Sagres pertence ao município de Vila do Bispo, que inclui várias vilas e aldeias costeiras e praias. A Luz, o Burgau e Salema estão entre os locais mais pitorescos.


  • Lagos: A 40 minutos de carro de Sagres está a cidade de Lagos, bastante maior que Sagres, com as suas ruas de calçada repletas de bares e cafés animados. Existem alguns monumentos no centro da cidade. No entanto, as atrações principais são as praias paradisíacas como a da Dona Ana e as grutas e formações rochosas, como a Ponta Piedade e a gruta de Benagil.


  • Aljezur: Se conduzir para norte ao longo da costa, chegará em breve a Aljezur. Esta pequena vila fica dentro do Parque Nacional da Costa Vicentina. É conhecida pela sua beleza natural e ambiente descontraído. Vale a pena visitar o castelo de Aljezur e os museus e igrejas na parte velha da vila. Os amantes de natureza também irão gostar de fazer caminhadas ao longo dos trilhos da Rota Vicentina que atravessam Aljezur.


  • Portimão: A cerca de uma hora a este de Sagres fica a cidade animada de Portimão. É uma cidade de resorts popular, com a maioria dos hóteis situados à volta da praia da Rocha. Vale a pena passar algum tempo no centro histórico antes de se aventurar para as praias. Se tiver mais tempo pode estender a sua visita à Reserva Natural da Ria de Alvor.



Melhores coisas para fazer com crianças em Sagres

Sagres pode ser uma vila pequena mas oferece bastantes atividades para fazer em família. As crianças irão gostar de passear pela Fortaleza de Sagres e das vistas para o oceano se encontram em cada canto.


A zona toda está delineada por praias de areia fina e escolas de surf, que oferecem aulas para toda a família. Também se pode juntar a um passeio para ver golfinhos, partindo do porto.


No cabo de São Vicente pode visitar o museu, que tem exposições sobre a história marítima da região.



Onde comer em Sagres

Devido à sua localização pristina na costa, Sagres tem bastante peixe e marisco frescos e comida tradicional portuguesa para se provar! Aqui segue uma lista com alguns dos nossos sítios favoritos para comer em Sagres:

  • Restaurante Carlos: Este é um dos lugares onde pode provar marisco e peixe realmente incríveis. Experimente os percebes como entrada e o que quer que escolha a partir daí é mais um bónus. Prove o arroz de polvo, o choco ou um ótimo bife de atum. Os camarões aqui também são espetaculares! O serviço é bom e agradável e o ambiente é acolhedor. O restaurante pode ficar um pouco movimentado, por isso ligue com antecedência e tente reservar uma mesa.


  • Three Little Birds: Aberto desde 2016, este café sossegado recebeu o seu nome em honra da canção do cantor Bob Marley e serve maioritariamente hambúrgueres e saladas. Experimente o hambúrguer de cogumelos Portobello, que vem com tomate, cebola caramelisada, queijo vegan e maionese de chipotle.

  • Vila Velha: Se estiver à procura de uma experiência gastronómica mais requintada siga até ao Vila Velha, no coração da vila. Este estabelecimento tem recebido clientes desde 1995. Serve um misto de pratos de carne, peixe e marisco, como costeletas de borrego e caril de camarão.



Onde ficar em Sagres

  • Memmo Baleeira: O Memmo Baleeira tem tudo o que poderia desejar para uma estadia perfeita. No espaço pertencente ao hotel irá encontrar um restaurante, um bar, um lounge, um spa, um ginásio, uma piscina exterior e uma piscina interior aquecida. Os quartos são luminosos e limpos. Tente reservar um com varanda para aproveitar as vistas. Existe uma grande variedade de atividades para os hóspedes desfrutarem - faça aulas na escola de surf do hotel, alugue uma bicicleta, reserve uma viagem de jipe ou uma partida num dos campos de golfe ali perto. Com as arribas a curta distância a pé, pode preparar almoço e partir para ir explorar a zona! É uma ótima zona para o fazer.


  • Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel: Se procurar um pouquinho de luxo, não vá mais além do Martinhal Sagres. Situado num parque natural protegido e com vista para a praia do Martinhal, conte com quartos confortáveis e relaxantes e villas espaçosas. Existem vários restaurantes no espaço do resort que vão apelar a todos, assim como um mini mercado para quem queira fazer as suas refeições. Com um spa, ginásio, campo de ténis, excursões e 5 piscinas disponíveis é difícil aborrecer-se por aqui. Se estiver a viajar com crianças, o Martinhal Sagres também tem algumas atividades para os mais pequenos.


  • Sagres Time Apartamentos: Se tiver um orçamento mais pequeno, este aparthotel é uma excelente escolha. Tem apartamentos espaçosos que recebem até seis pessoas, com cozinha equipada, salas e varandas privadas. O complexo também inclui uma piscina exterior aquecida e parque privado.



Melhores campos de golfe perto de Sagres

Apesar de não haverem campos de golfe em Sagres propriamente, há alguns a curta distância de carro. O mais perto é o Parque da Floresta em Budens (15 minutos de distância), que tem um percurso de 18 buracos. Outra opção é o Espiche Golf, que tem alguns obstáculos de água e ondulação do terreno.


Um pouco mais longe fica o Palmares Golf, um percurso relativamente desafiante com 27 buracos, desenhado por Robert Trent Jones Jr. e o Boavista Golf, com 18 buracos e um driving range.



Melhor altura para visitar Sagres

Apesar de poder visitar Sagres em qualquer altura do ano, a época mais movimentada é durante o verão, quando as temperaturas vão dos 20ºC aos 30ºC. Esta é a altura ideal para nadar e passear de barco ao longo da costa. Se estiver a planear fazer caminhadas, é melhor vir no início da primavera ou do outono, quando o clima é um pouco mais ameno. Faça questão de se manter atento às aves, uma vez que tendem a migrar por aqui por volta desta altura. Os surfistas, por outro lado, poderão preferir o outono ou o inverno, já que as ondas costumam ser um pouco maiores.



Sagres Festivals

  • Festa da Nossa Senhora da Graça: Realizada em honra da santa padroeira de Sagres, a Nossa Senhora da Graça, esta festa acontece em meados de agosto e inclui uma procissão de barcos ao Cabo de São Vicente.


  • Festival da Observação de Aves: Todos os anos em outubro, Sagres organiza o Festival Mundial de Observação de Aves, onde pode desfrutar de passeios guiados por peritos e aprender mais sobre as aves da região.


Outrora considerado um lugar místico, Sagres ainda tem grande parte da sua magia. Quer esteja a planear uma viagem de surf, à procura de um destino histórico ou ambos, irá encontrá-lo aqui.

Para explorar a região por completo, pode reservar um lugar no nosso pacote de 6 noites, que irá levá-lo de Lagos ou do Carvoeiro até Sagres. Se tiver outra coisa em mente, contacte-nos e nós ajudá-lo-emos a planear as suas férias em Sagres!

Regresso ao passeio pelo Algarve