Se for em direção ao ponto mais sudoeste do
continente europeu irá inevitavelmente passar pela vila de Sagres. Com uma
ligação incrível à história de Portugal, praias gloriosas, arribas e vistas
para o oceano, Sagres é uma visita obrigatória durante as suas férias no
Algarve. Com o vento a vir do sul para oeste, é também um sítio excelente para
fazer surf e existem imensas escolas de surf espalhadas ao longo da costa.
Tal como Tavira a este, Sagres e a costa oeste do Algarve não são tão populares entre touristas quanto zonas mais centrais como Portimão ou Faro. Mas a menos de quatro horas de carro de Lisboa e a pouco mais de uma hora do aeroporto de Faro, Sagres é uma localidade com fácil acesso e várias coisas para explorar.
Aqui criámos um guia de visita a Sagres para que possa aproveitar ao máximo a sua viagem!
Sagres tem das melhores praias de Portugal! Estas praias não desiludem, quer queira apanhar ondas ou relaxar no areal a contemplar a vastidão do Oceano Atlântico.
Situada na zona este de Sagres, a praia do Martinhal é uma praia relativamente grande. Tem vários ilhéus em alto mar que podem ser visitados de barco. Estes ilhéus calcários são conhecidos pelas suas grutas e cavernas debaixo de água. É possível organizar uma visita para mergulhar lá abaixo ou pode cá chegar apanhando um barco na praia ou no porto de Sagres. Apesar de consideravelmente abrigados, ainda passa um vento forte ao longo da água, o que na verdade é perfeito para fazer windsurf. A água aqui pode ser fria, até no verão, por isso poderá querer considerar usar um fato de licra, se for aventurar-se. A areia na Praia do Martinhal é fina e fofa, o que a torna ideal para construir castelos de areia. Raramente esta praia fica cheia, por isso esteja à vontade para deixar o seu arquiteto interior trabalhar! Os ventos do norte podem por vezes tornar a praia um pouco fresca, pelo que se for o caso pode se refugiar num dos restaurantes ali perto e simplesmente desfrutar das vistas espetaculares, enquanto se debruça sobre marisco e peixe frescos. O restaurante do Martinhal fica na ponta este da praia e há outros sítios não muito longe.
A praia da Mareta é a praia situada mais perto de Sagres. Tende a ficar com movimento, mas com 800 metros de areal dourado é provável que consiga encontrar um espacinho para relaxar. Esta região do Algarve costuma ser alvo de ventos fortes e ondas grandes, mas esta praia fica numa baía e está protegida por uma enorme cabo rochoso, que mantém o ambiente um pouco mais calmo. Verá imensa gente a fazer kitesurf, mergulho e a andar de caiaque. Se não quiser entrar na água pode aproveitar o facto da praia estar virada para sul, recebendo sol todo o dia! Há três restaurantes nas proximidades da praia e um parque de estacionamento amplo, por isso é fácil passar aqui o dia!
Se gostar de surf a praia do Tonel é o local para si. Esta praia deserta, relativamente pequena, tem das melhores ondas da Europa! Se for iniciante e quiser experimentar, há uma escola de surf mesmo na praia. Quando a maré está alta, a praia fica com um areal bastante reduzido com pouco por onde se sentar e relaxar, mas com a maré baixa tem bastante espaço. A água aqui é fria, especialmente no inverno, e as correntes podem ser bastante fortes. Nadar na praia do Tonel não é recomendado, a não ser que seja um nadador com experência e forte. A praia em si está rodeada por arribas que lhe conferem um ar abrigado e isolado. Há imensas formações rochosas fantásticas que delineiam a praia e em alto mar está a massiva Rocha do Leão. Dependendo do seu ângulo de visão, esta formação parece um leão deitado sobre a água ou um submarino. Porém, tenha cuidado perto das arribas porque há perigo de derrocada. Mesmo que não faça surf as vistas por aqui são incríveis. À esquerda da praia pode ver a Fortaleza de Sagres e ao final do dia os pores do sol são espetaculares.
A fortaleza de Sagres é uma fortificação que remonta aos tempos da expansão marítima portuguesa durante o século quinze. Pela ordem do Infante D.Henrique, O Navegador, a fortaleza foi construída em 1453 para proteger Sagres dos piratas mouros. A fortaleza tem vistas incríveis para a costa e num dia limpo pode se ver até ao Cabo de São Vicente. Assim que entrar na fortaleza verá um padrão circular no chão, de 43 metros de largura. Pensa-se que terá sido uma rosa dos ventos, usada como ferramenta de navegação. Curiosamente, esta rosa dos ventos não foi descoberta até ao século dezoito e só foi desenterrada por completo em 1919. No interior desta construção podem se ver canhões que teram sido utilizados para a proteção da fortaleza e uma igreja, a Igreja da Nossa Senhora da Graça. Esta igreja foi erguida em 1579 e lá dentro podem ser vistas representações de São Vicente, o diácono mártir do século quatro que lhe deu o nome. Há um caminho que vai da fortaleza até ao Cabo, pelo que um passeio tranquilo ao longo deste trilho é uma ótima maneira de observar o que o rodeia.
Mesmo antes de chegar ao cabo, irá passar pela Fortaleza de Beliche. Enquanto que o interior da fortaleza está interdito ao público, pode andar à volta do exterior e desfrutar das vistas no cimo das arribas íngremes.
A cerca de 6km de Sagres fica o Cabo de São Vicente. Este sítio é o ponto mais sudoeste do continente europeu, pelo que os Romanos pensavam que era ali que terminava o mundo. Com arribas que chegam aos 75 metros acima do mar, não é difícil perceber porquê. As vistas do cabo são inacreditáveis. Consegue-se ter uma sensação autêntica da magnitude e vastidão do oceano - é realmente inspirador. O cabo de São Vicente tem um dos faróis mais potentes da Europa. Foi construído em 1846 e a sua luz pode ser vista a 60 km de distância. Uma vez que o farol ainda está operacional, não pode ser visitado mas há um museu, uma loja de lembranças e um café no local. Os ventos aqui podem ser bastante fortes, por isso certifique-se de trazer um casaco extra para se manter quente. E não se esqueça de ficar a uma distância segura da berma das arribas. Com o vento e as pedras soltas, pode ser perigoso aproximar-se. Se estiver por lá à hora certa fique para ver o pôr do sol. Não se vai arrepender!
Sagres pode ser uma vila pequena mas oferece bastantes atividades para fazer em família. As crianças irão gostar de passear pela Fortaleza de Sagres e das vistas para o oceano se encontram em cada canto.
A zona toda está delineada por praias de areia fina e escolas de surf, que oferecem aulas para toda a família. Também se pode juntar a um passeio para ver golfinhos, partindo do porto.
No cabo de São Vicente pode visitar o museu, que tem exposições sobre a história marítima da região.
Devido à sua localização pristina na costa, Sagres tem bastante peixe e marisco frescos e comida tradicional portuguesa para se provar! Aqui segue uma lista com alguns dos nossos sítios favoritos para comer em Sagres:
Apesar de não haverem campos de golfe em Sagres propriamente, há alguns a curta distância de carro. O mais perto é o Parque da Floresta em Budens (15 minutos de distância), que tem um percurso de 18 buracos. Outra opção é o Espiche Golf, que tem alguns obstáculos de água e ondulação do terreno.
Um pouco mais longe fica o Palmares Golf, um percurso relativamente desafiante com 27 buracos, desenhado por Robert Trent Jones Jr. e o Boavista Golf, com 18 buracos e um driving range.
Apesar de poder visitar Sagres em qualquer altura do ano, a época mais movimentada é durante o verão, quando as temperaturas vão dos 20ºC aos 30ºC. Esta é a altura ideal para nadar e passear de barco ao longo da costa. Se estiver a planear fazer caminhadas, é melhor vir no início da primavera ou do outono, quando o clima é um pouco mais ameno. Faça questão de se manter atento às aves, uma vez que tendem a migrar por aqui por volta desta altura. Os surfistas, por outro lado, poderão preferir o outono ou o inverno, já que as ondas costumam ser um pouco maiores.
Outrora considerado um lugar místico, Sagres ainda tem grande parte da sua magia. Quer esteja a planear uma viagem de surf, à procura de um destino histórico ou ambos, irá encontrá-lo aqui.
Para explorar a região por completo, pode reservar um lugar no nosso pacote de 6 noites, que irá levá-lo de Lagos ou do Carvoeiro até Sagres. Se tiver outra coisa em mente, contacte-nos e nós ajudá-lo-emos a planear as suas férias em Sagres!
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos