A encantadora cidade costeira de Saint-Malo é um dos principais destinos de férias da Bretanha e, na verdade, de França. Esta cidade portuária é caracterizada pelas suas casas em enxaimel, muralhas e bastiões medievais e quilómetros e quilómetros de praias de areia fofa.
Há muitas coisas divertidas e interessantes para fazer em Saint-Malo, desde desportos aquáticos e passeios de barco a visitas a museus e ao aquário. E ainda pode percorrer quilómetros de costa intocada ! Explore fortes marítimos antigos e encontre cavernas escondidas onde os piratas se costumavam esconder, relaxe nas praias da cidade e acima de tudo não deixe de provar a culinária local (as ostras são uma especialidade).
Este itinerário de 4 dias em Saint-Malo inclui todos os principais pontos turísticos da cidade, bem como outros locais próximos, como o mundialmente famoso Mont Saint-Michel e ainda aldeias piscatórias pacatas e castelos impressionantes. Então vamos passar ao assunto e descobrir tudo o que há para fazer em Saint-Malo!
O centro histórico de Saint-Malo está delimitado por várias praias e por um enorme porto. Dentro das muralhas da cidade, encontrará uma série de locais interessantes, desde uma enorme catedral gótica a ruas de calçada pitorescas repletas de edifícios de vigas de madeira, cafés, restaurantes e lojas de artesanato.
Comece o seu itinerário de 4 dias em Saint-Malo no posto de informação turística situado na Esplanade Saint-Vincent. Aqui pode adquirir um mapa gratuito e descobrir informações detalhadas sobre passeios e atividades na cidade e sobre os horários das marés, que são úteis para visitar algumas das ilhas e fortalezas.
Siga pela Esplanade em direção à praia durante dois minutos até ao castelo de Saint-Malo, também conhecido como Château de la Duchesse Anne. O castelo remonta a 1424, mas foi só em 1505 que adquiriu o seu nome atual, graças à duquesa Ana da Bretanha, filha do duque Francisco II, que na altura melhorou o edifício adicionando várias torres de vigia. Hoje, o castelo dá espaço a um museu de história e etnologia e ainda à câmara municipal de Saint-Malo. Este é um dos locais principais de Saint-Malo e oferece vistas deslumbrantes para a cidade e para o litoral – uma visita a não perder!
Siga o caminho ao longo da praia até à Place Chateaubriand, que o leva ao local de nascimento de um dos heróis literários mais famosos de França, François-René de Chateaubriand. Chateaubriand influenciou fortemente a literatura francesa do século XIX e também foi político, diplomata e historiador. A sua obra mais famosa, René, influenciou iluministas como Lord Byron e Victor Hugo, entre outros.
Continue pela praia em direção a oeste até ao Bastion de la Reine, que oferece vistas deslumbrantes da baía, do Forte Nacional e da ilha Grand Bé (estes dois últimos no outro lado). Aqui também irá encontrar um dos portões da cidade, o Poterne aux Normands.
À tarde continue a explorar a zona velha da cidade e percorra a Rue du College, do bastião até a catedral de Saint-Vincent.
A catedral de Saint-Vincent (Cathédrale Saint-Vincent de Saragosse de Saint-Malo) é outro dos principais locais históricos de Saint-Malo. Este edifício gótico impressionante remonta ao século XII, altura em que foi dedicado a São Vicente de Saragoça, mas o local em si remonta ao século VII. A catedral, que é um monumento nacional do país, está aberta ao público diariamente durante todo o ano, das 9h30 às 19h.
Saia pelas traseiras da catedral e siga para a rue Grand, que o encaminha até ao Grande Portão (la Grande Porte de Saint-Malo). Este portão fortificado impressionante é um dos quatro espalhados pela cidade e marca a entrada a este para a cidade velha (o porto de Saint-Malo fica atrás deste portão). O portão faz parte das muralhas que cercam a cidade e é um dos melhores lugares a visitar em Saint-Malo.
Siga pela muralha da cidade ao longo da rue de Chartres até ao Demeure de Corsaire, um monumento histórico transformado em museu onde pode voltar atrás no tempo até à Bretanha do século XVIII e explorar a residência tal como ela era na época.
Admire o mobiliário histórico, que inclui um corrimão de ferro forjado, lareiras abertas, quartos sumptuosos e muito mais. Também há um terraço com vistas incríveis para a zona velha da cidade.
O museu está aberto apenas durante o período da tarde, das 15h às 16h15.
Atravesse a estrada passando pelo bastião de Saint-Louis e termine o dia na estátua de La Bourdonnais, dedicada a Bertrand-François Mahé de La Bourdonnais, um dos filhos famosos de Saint-Malo que foi governador das Ilhas Bourbon e Maurícias (na época conhecida como Ilha de França). No verão, a estátua fica rodeada por um canteiro colorido com flores e relva.
No segundo dia do seu itinerário de 4 dias em Saint-Malo, continue a explorar a arquitetura medieval da zona velha da cidade - as muralhas, bastiões e portões – e desfrute também de um passeio pelas praias ali à volta.
Comece pelo impressionante bastião Saint-Philippe, que separa a cidade velha da praia na Plage du Mole. O bastião deve o seu nome ao regente francês Filipe II de Orleães. Daqui tem-se vistas fantásticas para o porto e para o outro lado da baía, onde está a ilha Grand Bé.
Caminhe ao longo da praia seguindo o curso da rue Guy Louvel até ao portão de Estrées, um dos muitos portões das muralhas medievais da cidade. O portão é famoso pela sua janela com vista para a baía - é um ótimo local para parar e tirar fotografias da cidade e das suas muralhas, do porto e do litoral.
Continue ao longo da praia até ao impressionante bastião de la Hollande, que foi construído em 1674 como parte da defesa da cidade. Mais uma vez, as vistas do bastião para as ilhas Grand Bé e Petit Bé são fantásticas, e como fica na praia, é o lugar perfeito para parar e fazer um piquenique.
Passe a tarde na(s) praia(s) em redor de Saint-Malo, onde pode explorar mais a fundo as antigas muralhas, tomar banhos de sol, nadar ou praticar uma série de atividades aquáticas, desde paddleboarding a andar de gaivota.
A Plage du Mole fica a oeste da cidade velha e tem vista para o estuário e para as ilhas ali perto. A partir daqui, pode avistar as fortificações da ilha Grand Bé e apreciar a paisagem da vila vizinha de Dinard (há barcos de hora em hora pelo estuário, se quiser visitar Dinard).
As impressionantes muralhas da cidade estendem-se por um perímetro de cerca de 2 km ao longo da praia em torno da cidade velha. Esta muralha defensiva remonta aos tempos medievais e inclui muitos portões e bastiões espalhados por Saint-Malo.
Caminhar ao longo das antigas muralhas da cidade é definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Saint-Malo (e é uma experiência gratuita)! Após subir ao cimo das muralhas usando as escadas será recompensado com vistas fantásticas para os telhados da cidade e para o outro lado da baía.
Para chegar à Plage de Bon-Secours pode passar por cima das rochas quando a maré está baixa ou ir pelo caminho ao longo das muralhas. Aqui irá encontrar uma piscina de água salgada que é ótima para se refrescar durante o verão. A praia tem vista para o estuário de Rance e há várias atividades desportivas para fazer na água, desde natação a paddleboarding e snorkelling. É um ótimo lugar para terminar o dia e ver o sol a afundar-se lentamente no mar.
Comece a terceira manhã por explorar a ilha Grand Bé, que está situada ao largo da costa da plage de Bon-Secours, a poucos minutos a pé da cidade velha.
A ilha Grand Bé só é acessível durante a maré baixa (durante a sua visita verifique os horários atualizados das marés no posto de turismo ou online). Para lá chegar tem de atravessar um pequeno passadiço que parte da praia e ainda passar por cima de algumas zonas rochosas, então certifique-se de que a maré está a vazar antes de partir.
A ilha contém as ruínas de um antigo forte e as vistas dali para a cidade e respetivas muralhas são fantásticas. Certifique-se de não ficar preso na ilha, uma vez que terá de esperar imenso tempo para a maré vazar novamente antes de poder regressar ao continente.
No ponto mais a norte da ilha encontra-se o túmulo do autor francês François-René de Chateaubriand. O seu último desejo foi ser enterrado na ilha e é aqui que permanece desde a sua morte, a 4 de julho de 1848.
A ilha vizinha Petit Bé é onde se encontra um forte construído em 1667 para defesa do território de invasões britânicas e holandesas. Este foi bem-sucedido em impedir o avanço de um ataque em 1695.
Tal como acontece com a sua vizinha de maiores dimensões, a Grand Bé, esta ilha só é acessível quando a maré está baixa. Pode ir por si mas também é possível fazer uma visita guiada com os proprietários privados da ilha.
Passe o resto do dia a explorar as praias à volta da cidade, nas quais se encontram muitos pontos turísticos interessantes, desde antigos fortes a piscinas naturais. Estas praias também são destinos excelentes para simplesmente se sentar e relaxar rodeado por paisagens belíssimas.
A Plage de l'Éventail é a praia de maiores dimensões situada a uma curta distância do centro da cidade. Fica a norte da zona velha e do castelo de Saint-Malo e apresenta um vasto areal apoiado pelas muralhas da cidade que se estende por quilómetros. No verão, a praia é patrulhada por nadadores-salvadores, por isso é excelente para relaxar em família.
O Forte Nacional é um edifício impressionante situado numa pequena ilha à saída da praia de l'Éventail e, tal como a Grand Bé, só é acessível durante a maré baixa. Esta fortaleza foi construída em 1689 para proteger a cidade das frotas invasoras inglesas e holandesas.
A ilha serviu vários propósitos ao longo dos séculos, desde local de sinalização para afastar os navios das rochas a local de execução pública, com o seu próprio conjunto de forcas. Atualmente é possível explorar o forte durante certos dias do ano, entre 1 de junho e 30 de setembro, e curiosamente, apenas se a bandeira francesa estiver hasteada na ilha. Para saber os horários verifique o site ou o posto de informações turísticas, ali perto.
Nenhuma viagem a Saint-Malo está completa sem explorar a ligação entre a cidade e os piratas, e o impressionante navio l'Étoile du Roy, atracado no porto em frente ao posto de informações turísticas, é um ótimo lugar para começar.
O navio é uma réplica de uma fragata naval, que pode explorar enquanto aprende sobre a história marítima de Saint-Malo. O l'Étoile du Roy esteve atracado em Whitby, na Inglaterra, por muitos anos antes de ser transferido para Saint-Malo, em 2010. Também é possível reservar uma viagem de barco a bordo do navio, por isso consulte o site ou vá até ao posto de informação turística para obter mais detalhes.
No último dia do seu itinerário de 4 dias em Saint-Malo, siga para o sudoeste da cidade para explorar a plage des Bas-Sablons e o promontório na sua proximidade, que tem parques agradáveis e um museu sobre a 2ª Guerra Mundial.
A Plage des Bas-Sablons é outra praia popular de Saint-Malo e oferece vistas fantásticas sobre o estuário e para a zona velha da cidade. Era aqui que se encontravam os estaleiros n’avais, que na altura constituíam uma parte importante da cidade velha. Atualmente há muitos cafés, bares e restaurantes maravilhosos ao pé da praia, o que faz dela um ótimo lugar para parar e ver as pessoas a passar enquanto petisca alguma coisa e bebe um copo de uma bebida refrescante!
Continue para oeste ao longo da praia até chegar à rue de Hauts-Sablons, que o leva à torre Solidor. A torre foi concluída em 1382 para usufruto de João V, duque da Bretanha, e tem vista para o estuário de Rance. Há um museu lá dentro, aberto 7 dias por semana, das 8h30 às 20h30.
Vá a pé da torre até ao Point de Vue, seguindo pelo promontório. Aqui pode observar os barcos a ir e vir pelo estuário do Rance e explorar o parque agradável que acompanha o promontório até ao museu e memorial marítimo de Saint-Malo
Se estiver interessado na Segunda Guerra Mundial e na ocupação alemã de Saint-Malo, então não vai querer perder o fascinante museu Mémoires 39/45, que fica a uma curta caminhada atravessando o parque da torre Solidor.
Termine o seu itinerário em Saint-Malo com um cruzeiro pela baía de Corsaire, que é uma ótima maneira de ver as ilhas, fortes e a cidade velha, com as suas muralhas e bastiões.
Há muitas opções de cruzeiros pela baía ou pode ainda optar por apanhar um barco que atravessa o rio Rance até Dinard (veja abaixo). Há muita escolha de passeios por estas águas, independentemente do seu orçamento, desde cruzeiros diurnos de curta duração a safáris marítimos e cruzeiros luxuosos com jantar gourmet. Pode reservar online ou no posto de informação turística, que fica ao lado do castelo de Saint-Malo.
Saint-Malo é uma alegria para quem aprecia boa comida e está repleta de uma infinidade de cafés e restaurantes para todos os gostos e orçamentos. O marisco é fresco e pescado localmente e para além disso, também pode encontrar outras iguarias regionais, desde crepes e ostras a sidras e vinhos locais.
Saint-Malo Golf Resort: O Saint-Malo Golf Resort tem dois campos : um de 18 buracos e um mais pequeno de 9 buracos, perfeito para principiantes. Os campos de golfe fazem parte do complexo do hotel, mas quem não estiver lá hospedado também pode pagar para jogar.
Hippodrome de la côte d'Émeraude: Se estiver à procura de assistir a algumas corridas enquanto estiver por Saint-Malo, o hipódromo de la côte d'Émeraude é o lugar para ir. Há encontros diários e o espaço conta com um restaurante, um snack-bar exterior com um terraço e um bar. As crianças também são bem-vindas a visitar os póneis, o que torna uma visita ao hipódromo um ótimo plano para passar o dia em família.
O verão é a época perfeita para visitar Saint-Malo, graças aos seus quilómetros de areal, caminhos deslumbrantes pela costa e variedade de desportos aquáticos que pode praticar.
A estação da primavera é igualmente agradável em Saint-Malo, em particular durante o mês de março. Apesar das temperaturas serem mais baixas ainda pode desfrutar de refeições ao ar livre num dos muitos cafés e restaurantes maravilhosos da cidade, explorar as muralhas medievais e apreciar o seu belíssimo porto.
Saint-Malo também é um ótimo lugar para visitar no inverno - há muitas atividades para fazer dentro de quatro paredes, desde museus e galerias ao aquário da cidade e muito mais.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos