São Brás de Alportel foi o pólo da cortiça
em Portugal, muito antes da indústria ser transferida para o norte do país.
Ainda pode encontrar bastantes sobreiros espalhados ao longo da paisagem e
algumas fábricas que se mantiveram em serviço, embora com muito menos volume de
produção.
A vila faz fronteira com as montanhas da Serra do Caldeirão, oferecendo vistas fantásticas para a costa algarvia. Apesar deste cenário incrível recebe muito poucos visitantes, comparando com outras vilas da região. Em baixo seguem algumas das melhores coisas para fazer em São Brás de Alportel, incluindo festivais locais e sugestões de passeios.
À volta de São Brás de Alportel há várias quintas e herdades rurais. Algumas oferecem experiências únicas, como a apicultura. Poderá ver as abelhas de perto, aprender como se cria um favo de mel e falar com apicultores locais acerca da sua rotina diária. No final da visita, terá a oportunidade de provar algum deste mel delicioso.
No coração de São Brás de Alportel está a paróquia da vila. O edifício original é do século quinze, mas grande parte do mesmo foi alterada após o terramoto de 1755. Os destaques incluem o batistério do estilo Barroco e a sua peça de altar única, em mármore. Por detrás da igreja há um trilho que o leva a uma antiga estrada romana, conhecida como a Calçadinha Romana.
Por volta do século dezassete, São Brás de Alportel era o local escolhido para residência de verão dos bispos do Algarve. O Palácio Episcopal era situado precisamente neste jardim. Apenas algumas coisas restam do complexo original, como a fonte Barroca. Adições mais recentes incluem um palco e as piscinas municipais.
Continue a sua visita no Museu do Traje. A frente do museu destaca-se pelos seus portões de ferro e paredes cobertas de azulejos. Lá dentro, irá encontrar uma variedade de trajes usados no Algarve durante os séculos dezanove e vinte. O museu também tem um conjunto de figuras religiosas, uma exposição sobre cortiça e uma coleção de veículos antigos.
São Brás de Alportel é um dos principais pontos de paragem ao longo da EN2, a estrada antiga que cruza Portugal de norte a sul. O museu presta homenagem a esta rota e às pessoas que se encontram ao longo do caminho. Irá aprender mais sobre a tradição da extração do calcário e sobre os cantoneiros, as pessoas que ajudavam na manutenção das estradas ao longo dos anos.
Após explorar o centro da vila, conduza alguns quilómetros para norte, em direção ao Miradouro do Alto da Ameixoeira, situado no meio das montanhas da Serra do Caldeirão. Aqui parado verá uma imensidão de vales verdejantes à sua frente.
Do miradouro até este parque são apenas alguns minutos. O Parque da Fonte Férrea é outra das pérolas escondidas de São Brás de Alportel e fica situado no meio de pinheiros e eucaliptos, fazendo dele o sítio ideal para um piquenique. Há um pequeno riacho com seixos e vários trilhos que o levam a atravessar a floresta.
A 368 metros de altura, o Miradouro do Alto da Arroteia oferece vistas impressionantes. Fica ligeiramente mais perto da costa, por isso pode avistar o oceano a surgir por detrás das montanhas.
São Brás de Alportel tem algumas atividades para fazer em família. No verão pode aproveitar as piscinas municipais, situadas logo atrás do Jardim da Verbena. No Museu do Traje as crianças podem aprender mais sobre os trajes e cultura do Algarve, durante os séculos dezanove e vinte. Para além do centro da vila, irá encontrar bastantes miradouros e trilhos que atravessam o campo ali à volta. O Parque da Fonte Férrea, por exemplo, é o ponto de partida de três trilhos que vão dos 2km aos 10km.
A cozinha de São Brás de Alportel tem uma base forte em carnes, como o frango, cordeiro e coelho. Amêndoas, mel e figos são utilizados nas sobremesas, geralmente acompanhadas de bebidas tradicionais, como o licor de alfarroba e o medronho. Em baixo seguem as nossas sugestões de alguns dos melhores sítios para comer em São Brás de Alportel:
Que tal alugar uma casa de férias em vez de um hotel? Aqui está a nossa seleção das melhores casas de férias perto de São Brás.
A melhor altura para vir a São Brás de Alportel é entre a primavera e o verão. A vila é bastante sossegada na maior parte do ano, mas ganha vida durante estas estações, graças a festivais locais como o Carnaval e a Festa das Tochas Floridas (ver em baixo). As temperaturas podem chegar aos 30ºC no verão, mas a primavera é ligeiramente mais fresca. É a altura ideal para fazer uma caminhada na Serra do Caldeirão e desfrutar de um piquenique no campo.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos