O que fazer em bayeux: Itinerário de 2 dias

A pequena mas histórica cidade de Bayeux, na região noroeste da Normandia, em França, é mundialmente famosa pela Tapeçaria de Bayeux, que se encontra num museu no centro da cidade. Esta tapeçaria de 70 metros de comprimento exibe cenas da conquista normanda da Grã-Bretanha e data do século XI

No entanto, há muito mais para ver e fazer em Bayeux, desde a sua catedral românica e gótica até aos museus e memoriais consagrados à Segunda Guerra Mundial (a Normandia foi, evidentemente, o local do desembarque do Dia D e as praias são facilmente acessíveis a partir da cidade), para além de uma infinidade de parques, jardins, cafés e galerias.

Bayeux é uma ótima base para explorar o maravilhoso litoral da Normandia, a região de Calvados, famosa pela sua bebida espirituosa à base de maçã, e outras cidades e aldeias pitorescas, como Caen, Honfleur e Mont Saint Michel, um dos principais destinos turísticos da França. Assim, sem mais demoras, vamos ver o que há para fazer num itinerário de 2 dias em Bayeux.



Dia 1

Morning: Posto de Turismo

Comece o seu itinerário de 2 dias em Bayeux no Posto de Informação Turística, onde pode levantar um mapa gratuito que inclui todas as principais atracções e informar-se sobre quaisquer eventos que ocorram durante a sua estadia.



Abre de la Liberte (Árvore da Liberdade de Bayeux)

Do Posto de Turismo, siga para sul, ao longo da Rue Archer, até à Árvore da Liberdade de Bayeux, na Place de la Liberte. A árvore foi plantada em 1797 como símbolo da liberdade durante a Revolução Francesa, o que a torna uma das árvores da liberdade mais antigas de França. Se visitar durante os meses de julho ou agosto, a árvore é iluminada à noite com a projeção de filmes e espectáculos de luz, sendo esta a melhor altura para a ver.



Bayeux Cathedral

Da Place de la Liberte até à imponente catedral normando-gótica do século XIII é um pequeno salto. Este Monumento Nacional de França foi possivelmente a casa original da tapeçaria de Bayeux, que foi entretanto realojada num museu dedicado (ver secção da tarde). A catedral, tal como a vemos hoje, data de 1077, mas foi construída num local que tem sido utilizado como local de culto desde o tempo dos romanos. A catedral está aberta ao público das 9:00 às 19:00 todos os dias.



50º Memorial da Nortúmbria

Em frente à catedral e do outro lado da Rue Léonard-Lambert Le Forestier, existe uma pequena placa que é um memorial à 50ª Divisão da Nortúmbria, que foi fundamental na libertação de Bayeux ocupada; a primeira cidade em França a cair nas mãos das forças aliadas.



Dia 1, manhã - bayeux Mapa do circuito


Tarde: Museu da Tapeçaria de Bayeux

The instantly recognisable Bayeux tapestry is one of the most famous pieces of embroidered cloth in the world. A tapeçaria retrata cenas da conquista normanda da Grã-Bretanha e da Batalha de Hastings, mede uns incríveis 70 metros (230 pés) por 50 centímetros (20 polegadas) e foi produzida por volta de 1077, 11 anos após a famosa batalha.

O Museu da Tapeçaria de Bayeux (Musee de la Tapisserie de Bayeux), classificado pela UNESCO, é o local onde se pode ver pessoalmente esta obra-prima da arte medieval e é uma visita obrigatória na Normandia. O museu está aberto das 9:00 às 19:00 todos os dias.

Nota importante: O museu encerrará para obras de renovação a partir de setembro de 2025 e até 2027, pelo que deve ser planeado em conformidade.



Parc de la Vallee

Do Museu da Tapeçaria, atravesse a Rue de Nesmond e caminhe ao longo do rio Aure, passando pelo Parc Michel Ornano até ao maior Parc de la Vallee. Este simpático parque urbano é o local perfeito para fazer uma pausa depois de um dia atarefado a passear e desfrutar dos muitos trilhos, das áreas arborizadas, do grande lago e dos riachos que permeiam esta zona húmida. Observe as aves e outros animais selvagens enquanto percorre os trilhos de madeira que se elevam acima do solo pantanoso.



Dia 1, tarde - bayeux Mapa do circuito


Dia 2

Morning: Monastère Sainte Trinité

Comece o segundo dia do seu itinerário de 2 dias em Bayeux no Monastere Sainte-Trinité, um mosteiro beneditino em funcionamento, aberto ao público e situado num belo jardim. Explore os edifícios neo-góticos que datam de 1860 e que foram utilizados como hospital durante a Primeira Guerra Mundial.



Museu da Batalha da Normandia

Siga pela Rue Saint Loup e entre no Boulevard Fabian Ware, onde se encontra o Museu da Batalha da Normandia. Aqui vai aprender tudo sobre os desembarques do Dia D e a batalha para libertar a Normandia, e o resto da França, dos nazis.

Percorra as impressionantes exposições que incluem tanques aliados e alemães, embarcações de desembarque, armas e muito mais. Saiba tudo sobre os desembarques do Dia D em ordem cronológica, como os acontecimentos do dia se desenrolaram e como Bayeux foi finalmente libertada através de uma série de exposições e de um pequeno filme. Aberto das 9h30 às 18h30 todos os dias.



Cemitério de guerra e monumentos de Bayeux

Continue para norte ao longo do Boulevard Fabian Ware até à série de memoriais e cemitérios de guerra que ocupam esta parte da cidade. Aqui poderá encontrar o grande Memorial de Bayeux (Monument du Mémorial de Bayeux), o Cemitério de Guerra Britânico com as suas filas de cruzes brancas, pavilhões e espaço para uma contemplação tranquila.



Dia 2, manhã - bayeux Mapa do circuito


Tarde: Jardim Público de Bayeux

À tarde, visita ao Jardim Público de Bayeux (Jardin Botanique de Bayeux), um jardim botânico com plantas de todo o mundo. Os jardins cobrem uma área de 2,6 hectares e datam de 1859, com relvados e canteiros de flores perfeitamente cuidados Não deixe de procurar a famosa faia chorona, uma das principais atracções do parque. Aberto todos os dias das 9:00 às 20:00 horas.



Eglise Saint Patrice

Termine na igreja católica de Saint-Patrice de Bayeux, que foi a casa de Saint Patrice, o sexto bispo de Bayeux. Diz a lenda que o santo doou todos os seus bens aos pobres e que a sua casa foi convertida em igreja após a sua morte, embora a atual encarnação da igreja date de muito mais tarde, em 1754.



Dia 2, tarde - bayeux Mapa do circuito


Outras coisas para fazer em Bayeux

  • Museu de Arte e História Barão de Gerard: Aprenda sobre a história da arte no Musée d'art et d'histoire Baron Gerard, também conhecido como MAHB, que está localizado num antigo Palácio Episcopal que remonta ao século XI. Recue no tempo através de uma série de exposições interessantes, divididas em 14 secções, que retratam os trabalhos artísticos desde a pré-história até aos nossos dias. Aberto diariamente das 9h30m às 18h30m.


  • Aulas de cerâmica L'etoilarium: Uma das coisas mais singulares para fazer em Bayeux é experimentar fazer a sua própria cerâmica. O atelier de cerâmica L'etoilarium situa-se junto à catedral e oferece uma série de aulas, desde a confeção de chávenas e taças até à decoração e muito mais. Poderá também dar uma vista de olhos à sua excelente seleção de faiança e escolher um ou dois presentes para levar para casa. Aberto de terça a sábado, das 10:00 às 19:00 horas.


  • Musée de la Dentelle: Conhecido em inglês como Caudry Lace Museum, o Musée de la Dentelle destaca a tradição normanda de fabrico de rendas. Instalado numa fábrica de rendas do século XIX, encontrará exposições sobre moda e têxteis. A cidade de Caudry era particularmente conhecida pelas suas rendas requintadas.


  • Cidrerie Viard: Não se pode visitar a Normandia sem passar por uma cidrerie! Produzindo cidra artesanal 100% pura, a fábrica Cidrerie Viard fica apenas a 10 minutos de Bayeux.



Melhores excursões de um dia a partir de Bayeux

  • Praia de Omaha: Omaha é uma das cinco praias históricas de desembarque utilizadas pelas forças aliadas na Operação Overlord no Dia D (6 de junho de 1944) e fica a 25 minutos de carro de Bayeux pela N13. Veja o troço de costa onde as forças americanas desembarcaram e se depararam com a forte resistência da 352ª Divisão de Infantaria alemã, que tentou em vão repelir os ataques. Esta foi uma das batalhas mais duras do Dia D e encontrará muitos monumentos ao longo da praia dedicados aos homens valentes que perderam as suas vidas, bem como museus interessantes que detalham os acontecimentos desse dia fatídico.


  • Longues sur Mare Battery: A Bateria Longues sur Mare é uma arma de artilharia alemã na praia, a apenas 15 minutos de carro de Bayeux (apanhe a D104). Esta bateria de artilharia costeira está alojada num bunker no topo de uma falésia com vista para a praia de Longues sur Mare e foi utilizada para tentar repelir o avanço dos Aliados. A bateria foi capturada pelos britânicos no dia seguinte ao Dia D (7 de junho de 1944). Este é um dos marcos mais fascinantes perto de Bayeux e é obrigatório para os amantes da história, sendo também um dia divertido para a família, juntamente com a praia.


  • Caen: Caen é a capital regional de Calvados e alberga um castelo construído por Guilherme, o Conquistador. Outras das principais atracções de Caen incluem as abadias românicas de Saint Etienne e Sainte Trinite, um tranquilo jardim botânico, um museu de belas artes e muito mais. Caen fica apenas a 30 km a sudoeste de Bayeux e pode ser alcançada em menos de 30 minutos de carro ou uma hora de comboio.


  • Honfleur: A encantadora cidade portuária de Honfleur fica a pouco mais de uma hora de carro ao longo da A13 a partir de Bayeux. Esta cidade medieval está repleta de coisas interessantes para fazer, desde passear pelo belo porto e explorar as muitas galerias próximas até visitar La Mona, o navio-almirante de Guilherme, o Conquistador. Pode fazer um agradável cruzeiro no rio Sena, subir o Mont Joli para desfrutar de vistas deslumbrantes sobre a costa e apreciar os muitos parques, jardins, cafés e restaurantes da cidade.


  • Mont Saint Michel: A grande ilha das marés e a abadia do Monte Saint Michel são uma das atracções turísticas mais populares de França. Atravesse o passadiço com vistas magníficas para as praias de areia que se estendem ao longo da costa e entre numa pequena cidade insular com muralhas medievais, torres e a famosa Abadia Beneditina. Há muitas lojas, cafés e restaurantes na ilha, por isso pode facilmente passar lá um dia inteiro (ou porque não passar um par, veja o nosso guia para mais). A viagem de carro a partir de Bayeux demora cerca de 80 minutos pela A84.



O que fazer em Bayeux com crianças

  • Parque de Aventuras de Bayeux: Uma das melhores coisas para fazer em Bayeux para as famílias é ir ao Bayeux Adventure Park, que está situado num belo local arborizado a poucos quilómetros a nordeste da cidade. As atracções incluem uma mini quinta, um campo desportivo com basquetebol e outros jogos, uma área de jogos insufláveis, mini-golfe e muitas outras actividades divertidas. Existe também um restaurante no local e estacionamento gratuito. Aberto de quarta-feira a domingo, das 11:00 às 18:00 horas.


  • Centro Aquático: Se o céu estiver cinzento e não puder ir à praia para dar um mergulho, não tema, pois o Centro Aquático de Bayeux tem uma piscina interior aquecida que pode ser utilizada durante todo o ano. Existe uma piscina para crianças com um escorrega aquático e uma piscina infantil, e os funcionários organizam regularmente eventos e actividades para as famílias. O horário de abertura varia. Para mais informações, consulte o sítio Web.


  • Parc Festyland: Situado nos arredores de Caen, o Parc Festyland é um pequeno parque temático com atrações emocionantes e infantis. Passeie no carrossel, nas montanhas-russas e nos passeios de pêndulo, ou pare num dos vários locais para comer, incluindo o The Squire's Inn, um restaurante com temática medieval.


  • Bowling 868: O local perfeito para levar as crianças num dia chuvoso, o Bowling 868 oferece 12 pistas de bowling, mesas de bilhar e uma área de jogos para entreter os mais novos e os mais velhos.


  • Zoo de Jurques: A 40 minutos de Bayeux, o Zoo de Jurques alberga mais de 700 espécies de animais, desde flamingos a leões e girafas. Com mais de 50 exposições diferentes para explorar, este é um ótimo dia para os mais pequenos. Os visitantes também encontrarão atracções divertidas, como um jardim zoológico, juntamente com vários stands de concessão.


  • Atelier Galerie Ludovic Grand-Guillot: Dedicada às obras de arte coloridas e peculiares de Ludovic Grand-Guillot, as crianças mais velhas acharão interessante esta pequena galeria no coração de Bayeux.


  • Les Buggys Normands: Parta para a paisagem da Normandia em grande estilo! Os adolescentes, as crianças mais velhas e os adultos vão adorar explorar estes buggies todo-o-terreno. Construído para a terra e para o mar, conduzirá durante uma a três horas por paisagens variadas, incluindo a praia.


Passeio de balão de ar quente: Veja a Normandia a partir das nuvens num passeio de balão de ar quente! Irá flutuar sobre as paisagens pastorais do Norte de França, com vistas para o oceano num dia claro.


  • La Bulle Temporelle - Escape Game: Outra atividade excelente no inverno ou para um dia de chuva, La Bulle Temporelle é um jogo de fuga clássico em recinto fechado. Terá 60 minutos para resolver o puzzle, entrelaçado com a história de Bayeux, para ganhar!


  • Jeu de Piste en Plein Air Dans Bayeux: Parte numa caça ao tesouro pela cidade de Bayeux apenas com um iPad para te guiar. Resolve enigmas enquanto exploras a cidade e procuras Le Saint-Gras.



Onde Comer e Beber em Bayeux

Bayeux alberga uma excelente seleção de restaurantes que servem cozinhas locais, nacionais e mundiais, opções de refeições requintadas, bem como muitas creperias, pastelarias e pequenos cafés. Abaixo encontrará uma seleção de alguns dos melhores lugares para comer e beber em Bayeux.

  • Mercados: Bayeux tem alguns mercados semanais, incluindo um na Rue Saint Jean, às quartas-feiras, e um na Place Saint Patrice, aos sábados, onde pode provar os produtos artesanais locais ou comprar mantimentos para um piquenique na praia.


  • Excursões gastronómicas: Uma boa maneira de experimentar as extensas delícias culinárias da Normandia é fazer uma excursão gastronómica onde pode aprender tudo sobre os pratos, ingredientes e tradições locais. Experimente queijos gourmet, sidras locais e, claro, não esqueçamos a especialidade regional Calvados, uma bebida alcoólica feita de maçãs ou pêras.



Restaurantes: Cozinha local/ Francesa

  • La Normande: Este restaurante no centro de Bayeux está localizado a poucos passos do Museu da Tapeçaria e tem um menu centrado em ingredientes sazonais da Normandia, juntamente com pratos mais internacionais.


  • Au Louis d'Or: Este café e creperia, localizado no centro da cidade, é onde encontrará alguns dos melhores crepes da cidade e é uma paragem perfeita para o almoço ou para um lanche da tarde. É também famosa pelas suas sidras locais, por isso, se estiver à procura de algo refrescante, Au Louis d'Or é uma excelente paragem no seu itinerário de Bayeux.


  • L’Alcove: Este popular restaurante de Bayeux situa-se mesmo atrás da catedral e figura no guia Michelin graças ao seu serviço de alta qualidade e aos seus preços razoáveis. A sala de jantar, recentemente remodelada, é luminosa e arejada, e o menu apresenta pratos sazonais com produtos frescos e locais.


  • La Rapiere: Este restaurante singular, situado num edifício do século XVI, é um dos restaurantes mais populares da cidade, tanto para os visitantes como para os habitantes locais, e ganhou um Bib Gourmand Michelin pela sua relação qualidade/preço e pelo menu simples de inspiração francesa. O peixe é uma especialidade, mas existem outras opções, desde frango local a vitela e opções vegetarianas.


  • L'Angle Saint-Laurent: Se o que procura são os pratos locais mais frescos, uma ida ao L'Angle Saint Laurent não o vai desiludir. Com uma ementa que inclui carne de porco de Bayeux, ostras da Normandia e peixe apanhado localmente, há algo para todos e o preço também não é de partir a cara. O restaurante está localizado no coração da cidade e apresenta paredes de pedra exposta e vigas pintadas, conferindo ao local um encanto rústico.



Jantar Requintado

  • Chateau de Sully: Este restaurante requintado está localizado dentro de um castelo do século XVIII, situado entre belos jardins paisagísticos, a 9 minutos de carro do centro da cidade. O chef é especializado em cozinha da Normandia, utilizando peixe fresco capturado diretamente do barco e outros ingredientes locais.



Campos de golfe perto de Bayeux

  • Omaha Beach Golf: O Omaha Beach Golf fica apenas a 15 minutos de carro de Bayeux e tem dois campos de 18 buracos: La Mer, com vista para a praia e para a aldeia de Port-en-Bessin, e Le Manoir, que é um campo de floresta com lagoas pitorescas, canteiros de flores e árvores de fruto. O Restaurante L' Albatros, no local, é um bistro francês clássico com vista para o campo e para a praia, onde pode desfrutar de pratos de especialidades locais depois do seu jogo.



Hipódromos perto de Bayeux

  • Hippodrome de Caen: Situado na cidade de Caen, o Hipódromo de Caen é um hipódromo de classe mundial com um bar e um restaurante que acolhe corridas de cavalos durante todo o ano. Fica apenas a 30 minutos de Bayeux.


  • Hippodrome de Deauville-La Touques: O hipódromo de Deauville-La Touques é um dos hipódromos mais prolíficos de França, onde se realizam corridas de cavalos durante todo o ano. Todos os anos, realizam-se aqui várias corridas de elite, incluindo o Prix Rothschild e o Prémio Maurice de Gheest. Os visitantes vão adorar a pista de relva no verão e a pista de fibra reforçada de última geração nos meses de inverno. Este hipódromo situa-se a uma hora de Bayeux.



Ficar em Bayeux

Há uma abundância de excelentes opções de alojamento em Bayeux e arredores para todos os orçamentos, desde hotéis boutique centrais e convenientes a resorts de 5 estrelas. Abaixo encontra uma seleção das melhores escolhas.

  • Hotel Churchill Bayeux Centro: Este hotel de 3 estrelas está situado mesmo no centro da cidade, na mesma rua que o posto de turismo e a 5 minutos a pé da catedral e do Museu da Tapeçaria. Os quartos estão decorados com bom gosto e incluem ar condicionado, uma televisão de ecrã plano com canais por satélite e uma casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal gratuitos. Existe um bar no local para os hóspedes desfrutarem e um buffet de pequeno-almoço é servido todas as manhãs.


  • Hotel De Brunville & Spa: O Hotel De Brunville, de 3 estrelas, é o local perfeito para relaxar após um dia de passeios turísticos, uma vez que tem uma piscina exterior aquecida durante todo o ano, bem como um jacuzzi e um spa com banho turco, duche sensorial, banho de gelo e muito mais. O restaurante no local é especializado em cozinha local, utilizando produtos regionais, e há também um bar para relaxar no final do dia.


  • Hotel Le Lion D'Or: Este hotel de 4 estrelas, no coração da cidade, apresenta quartos maravilhosamente decorados com caraterísticas históricas, tais como vigas de madeira originais e mobiliário em madeira. O hotel fica apenas a 400 metros do Museu da Tapeçaria e a uma curta distância de todas as outras atracções principais da cidade. O Restaurante La Table Du Lion, no local, serve alguma da melhor cozinha francesa da cidade e, depois, pode relaxar com uma bebida no lounge bar.


  • Château de Bellefontaine - Teritoria: Se é o tratamento real que procura, então uma estadia no Chateau de Bellefontaine, de 4 estrelas, é definitivamente o local ideal para si. Alojado numa mansão do século XVIII, mas ainda no centro da cidade, este hotel exclusivo inclui um parque e jardim com árvores com 200 anos, um campo de ténis para os hóspedes desfrutarem, e um restaurante e bar no local.


  • Villa Lara Hotel: A luxuosa Villa Lara, de 5 estrelas, está localizada em frente à catedral e a 2 minutos a pé do Museu da Tapeçaria, tornando-a numa das estadias mais convenientes e confortáveis da cidade. Cada quarto foi individualmente decorado e apresenta mobiliário de época, bem como os confortos modernos de que necessita, incluindo uma casa de banho privativa com piso em mármore, mini-bar, televisão de ecrã plano e WIFI gratuito. Há também estacionamento gratuito disponível e um bar no local para os hóspedes desfrutarem.


  • Château d'Audrieu - Relais & Châteaux (5-estrelas): Situado nos arredores de Bayeux, a cerca de 20 minutos do centro da cidade, o Château d'Audrieu é uma estância de cinco estrelas originalmente construída no século XVIII. Escolha entre um dos apenas 29 quartos, todos decorados de forma decadente para refletir as raízes do castelo com confortos modernos. Com uma verdadeira sensação de regresso à natureza, rodeado por uma floresta intocada e jardins floridos, os hóspedes também irão adorar o Spa Sothys e a piscina exterior aquecida.



Melhor Altura para Visitar Bayeux

Bayeux é um local incrível para visitar em qualquer altura do ano, mas para tirar o melhor partido da sua estadia, procure os meses mais quentes, de maio a setembro, para poder tirar partido dos quilómetros de praias de areia ao longo deste trecho da costa da Normandia. Se estiver interessado na história da Segunda Guerra Mundial, então junho é o melhor mês para vir, pois pode desfrutar das celebrações do Dia D que acontecem ao longo de toda a costa.

As estações intermédias da primavera e do outono são também excelentes opções, uma vez que não estarão tão cheias e poderá desfrutar de dias de sol e de preços de alojamento mais baratos.

O inverno também pode ser uma altura mágica para visitar Bayeux com os mercados de Natal e as ruas iluminadas com luzes festivas.



Festivais de Bayeux

Há muitos eventos interessantes em Bayeux, desde um dos maiores festivais medievais de França até às celebrações do Dia D nas praias vizinhas, concertos, espectáculos de circo e muito mais. Abaixo encontrará uma seleção de algumas das festas mais populares, e pode também visitar o Centro de Informação Turística de Bayeux para ver o que mais se passa durante a sua estadia.

  • Festival Medieval de Bayeux: A cidade é conhecida pela sua tapeçaria medieval, por isso não é de admirar que Bayeux realize um festival medieval anual com encenações, artistas de rua, música ao vivo, canções e danças, e bancas de comida que mostram o melhor que a Normandia tem para oferecer. Há um mercado medieval onde se pode comprar presentes de mestres artesãos e mulheres, e todo o tipo de festividades em toda a cidade. O próximo festival realizar-se-á entre 5 e 7 de julho de 2024.


  • Festival Internacional de Circo de Bayeux: O Festival de Circo de Bayeux realiza-se de dois em dois anos (o próximo terá lugar em 2025) e apresenta alguns dos melhores números de circo de todo o mundo (felizmente sem animais vivos). Contemple com admiração os trapezistas, os equilibristas e os artistas que exibem uma série de actos que desafiam a morte. Também poderá ver os habituais palhaços e malabaristas, o que faz deste um excelente dia em família.


  • Festival do Dia D: Todos os anos, em junho, ao longo da costa da Normandia, há uma grande festa para comemorar o desembarque dos Aliados no Dia D. O evento dura mais de duas semanas e inclui mais de 100 eventos culturais, desde desfiles e lançamentos aéreos a concertos, reconstituições, espectáculos de fogo de artifício e muito mais. O festival decorre ao longo da costa, desde a Ponte Pegasus até Sainte-Mère-Eglise, e todas as cidades e aldeias ao longo do percurso estão envolvidas. O próximo evento terá lugar de 1 a 16 de junho de 2024. A não perder!


Voltar à página inicial