O que fazer em Honfleur, França – Itinerário de 2 dias
Honfleur é um local encantador entre o oceano e o mar e uma das cidades portuárias mais antigas de França. Trata-se de um enclave à beira-mar situado no estuário do Sena, a apenas 2 horas e meia de Paris. É um local imerso na história medieval e da Segunda Guerra Mundial e foi outrora fonte de inspiração para Claude Monet.
Honfleur fica na Normandia, em França, mais tecnicamente na região de Calvados. Originalmente a cidade era um entreposto comercial e foi aqui que muitos comerciantes franceses se propuseram a encontrar novas oportunidades na América do Norte - incluindo no Quebec. O centro histórico de Honfleur foi justamente reconhecido como Património Mundial da UNESCO – quem visitar a cidade vai-se apaixonar pelo seu caráter marítimo, edifícios históricos coloridos e marisco fresco.
O nosso itinerário de dois dias inclui as melhores coisas para ver e fazer em Honfleur. , Aqui encontrará o seu guia definitivo para a bela cidade portuária de Honfleur, em França, que inclui uma panóplia de atividades e experiências, desde seguir os passos de Guilherme, o Conquistador, a percorrer o trilho da sidra da Normandia.
Dia 1
Manhã: Museu Marítimo
Comece o seu primeiro dia em Honfleur pelo Musée de la Marine, também conhecido como Museu Naval, em português. O museu, localizado no Vieux Bassin, expõe uma variedade de artigos, desde modelos de navios a artefactos que restaram da indústria naval e espírito explorador de Honfleur, oferecendo aos visitantes uma visão da história marítima rica da cidade. O museu fica no interior da Église Saint-Étienne (Église Saint-Étienne de Honfleur), o edifício mais antigo de Honfleur.
Vieux Bassin Harbour - O Antigo Porto
Continue o seu passeio pelo antigo Porto, conhecido como Vieux Bassin. Este pequeno porto rodeado por veleiros e casas coloridas estreitas com telhados de ardósia é o coração pulsante de Honfleur. À volta do porto também há vários restaurantes - recomendamos escolher um para desfrutar de uma deliciosa refeição de marisco.
La Lieutenance
No extremo norte do Vieux Bassin, onde fica a entrada do mesmo, está a La Lieutenance. O edifício funciona como espaço cultural, apresentando exposições interativas dedicadas à história da cidade.
Igreja de Sainte-Catherine
A seguir, vá até à Eglise Sainte-Catherine, localizada acima do porto. Esta é a igreja mais antiga de Honfleur e uma das maiores e mais antigas igrejas de madeira em toda a França. Foi construída no século XV, supostamente com caráter temporário, no entanto ainda se encontra de pé. Atualmente, é também aqui que acontece o mercado semanal da cidade.
Dia 1, Manhã – Mapa do itinerário em Honfleur
Tarde: La Mora
Comece o seu passeio da tarde na La Mora. Trata-se de uma reconstrução do navio de guerra de Guilherme, o Conquistador, oferecida pela sua esposa e conseguida usando Tapeçaria de Bayeux e registos históricos. Os visitantes também encontrarão exposições sobre mitologia nórdica e outras histórias interessantes. A seguir continue ao longo do Quai de la Cale até ao seu próximo destino, a igreja de Saint Leonard.
Igreja de Saint Leonard
A Église Saint Leonard foi dedicada ao santo padroeiro dos prisioneiros e pensa-se que a estrutura original tenha sido construída em 1186. A maioria das suas características arquitetónicas são góticas.
Jardim du Tripot
A sua última paragem do dia é o Jardin du Tripot, regressando ao centro da cidade. Trata-se de um pequeno jardim repleto de esculturas únicas atravessado por um rio. Originalmente, este local servia como oficina de curtumes e tinturaria, utilizada pelos cidadãos de Honfleur durante a época medieval.
Dia 1, Tarde – Mapa do itinerário em Honfleur
Dia 2
Manhã: Museu Eugène Boudin
Nesta manhã siga para a zona oeste de Honfleur, em direção ao mar, para começar o dia com um vislumbre da história artística da cidade. O Musée Eugène Boudin expõe o trabalho reconhecido de artistas impressionistas, que inclui imagens de Honfleur e do estuário, e obras de arte de outros artistas locais aclamados.
Vieux Phare de Honfleur
Também conhecido em português como Farol de Honfleur, o Vieux Phare de Honfleur é uma torre de 14,5 m de altura localizada perto do oceano e do rio Sena. Começou a iluminar o caminho dos marinheiros em 1857 e continuou a cumprir essa função até à construção de um novo farol em 1908.
Maison Satie (Museu Erik Satie)
A segunda paragem vai ser na casa de Erik Satie. Erik Satie foi um compositor e músico, cuja peça mais famosa é a Trois Gymnopedies.
Le Jardin Retrouvé
O Jardin Retrouvé é um jardim inglês localizado ao longo do rio Morelle, na zona onde este se encontra com o Sena. Os visitantes encontrarão roseirais, estátuas, fontes enérgicas e bancos, que juntos fazem deste um dos locais mais tranquilos da cidade.
Dia 2, Manhã – Mapa do Itinerário em Honfleur
Tarde: Dique de Honfleur
O Dique de Honfleur trata-se de um aterro situado ao longo do estuário do Sena – é um espaço bastante agradável e a escolha perfeita para um passeio à beira rio.
Presqu’île Claude Monet
O Presqu'ile Claude Monet é uma estátua do famoso pintor que se encontra no Jardin des Personnalités numa pequena ilha, rodeada por um lago de lírios.
Point de Vue
Para mais vistas do estuário, siga para o Point de Vue antes de continuar para a Plage du Butin, a melhor praia de Honfleur.
Plage du Butin
Esta longa faixa arenosa é a praia mais próxima do centro de Honfleur. Fica na margem sul do estuário, na zona onde o rio se encontra com o oceano. Aqui encontrará muitas instalações, como chuveiros, vestiários, estacionamento e até mesmo um parque infantil. É permitido nadar aqui nos meses de verão e há inclusive nadadores-salvadores de serviço.
Dia 2, Tarde – Mapa do itinerário em Honfleur
Outras atividades em Honfleur
- Conhecer as galerias: Honfleur é um ponto de encontro entre artistas, tendo servido de fonte de inspiração a nomes famosos, como Monet e Boudin. Galerias de arte alinham-se ao longo do Vieux Bassin, em Honfleur, e pode facilmente entrar e sair para conhecer mais de uma dúzia dessas exposições de arte seletivas. Algumas das melhores incluem a Galerie de l'Estuaire, a Galeria Danielle Bourdette Gorzkowski e a Galerie ArTiane, mas não há como errar se seguir o seu gosto pessoal no que toca à obras de arte.
- Admire a Pont de Normandie: A Pont de Normandie é um feito impressionante de engenharia situado nos arredores de Honfleur, sob o Sena. Esta ponte liga Honfleur a Le Havre e tem mais de 2 quilómetros de comprimento.
- Cours des Fosses: Cada vila francesa tem o seu próprio mercado e o de Honfleur é o Cours des Fosses. Este mercado acontece todas as quartas e sábados na Place Sainte Catherine, no belíssimo centro da cidade. Aqui encontrará de tudo, desde vegetais orgânicos a ovos de todas as classes e mel produzido por agricultores locais.
- Musée d'Ethnographie: Este pequeno museu logo à saída do Vieux Bassin oferece aos visitantes uma visão aprofundada da história de Honfleur e da Normandia através de uma pequena coleção de artefatos etnográficos, que incluem trabalhos em renda, arte e móveis antigos.
- Capela de Notre-Dame de Grace: Esta capela do século XVII fica no topo da colina de Mont-Joli, sobre a cidade de Honfleur. Do limite exterior da capela terá vistas impressionantes para o Estuário do Sena, embora o interior do edifício não fique atrás graças aos modelos de navios e veleiros pendurados no teto, vitrais e outras belas obras de arte em exposição. Todos os anos realiza-se aqui um festival marítimo.
- Le Manoir du Desert: O Le Manoir du Desert é uma mansão única localizada acima da cidade de Honfleur, com vista para o estuário do Sena. Foi originalmente construída no século XV por uma família de armadores abastada. Embora parte da casa tenha sido projetada no estilo tradicional Pays d'Auge, existem outras características que são únicas, nomeadamente a torre de observação.
- Abadia de Grestain: A Abadia de Grestain é um local religioso antigo escondido num bosque logo à saída de Honfleur. O padrasto de Guilherme, o Conquistador, mandou construir a abadia em 1050 e a sua mãe, Arlette, está enterrada aqui. Durante todo o ano são aqui realizados concertos à luz das velas e peças de teatro.
- Mont-Joli: A colina do Mont-Joli é um dos pontos mais altos de Honfleur. Tem vista para o centro da cidade, para o estuário do Sena e para a ponte da Normandia, ao longe.
- Aula de culinária Le Clos de Grace: Tem interesse em aprender a cozinhar pratos normandos clássicos? Se a sua resposta for sim, recomendamos ir por duas horas ao Le Clos de Grace para fazer uma aula de culinária francesa.
- Rota da sidra: Esta rota de 40 quilómetros atravessa a zona rural da Normandia, passando por vários produtores de sidra. Descubra mais sobre os produtores de maçã e sidra, e aprecie a deslumbrante paisagem rural normanda ao longo do caminho.
- Calvados Tour: Apesar da Normandia ser bastante conhecida pela sua produção de sidra, há outras bebidas populares, nomeadamente a aguardente de maçã conhecida como calvados. Recomendamos fazer uma visita à Calvados Experience, uma exposição interativa que explica em detalhe a história e produção deste licor frutado.
Melhores passeios para fazer a partir de Honfleur
- Lisieux: Lisieux é uma pequena vila situada a apenas 30 minutos de Honfleur. É conhecida principalmente como um local de peregrinação importante, ficando apenas atrás de Lourdes. No centro da vila encontra-se a impressionante Basílica de Santa Teresinha de Lisieux. Esta catedral gótica atrai peregrinos vindos de várias partes do mundo, que procuram visitar o Santuário de Santa Teresa.
- Bayeux: Bayeux fica a uma hora de Honfleur e é conhecida como a terra da Tapeçaria de Bayeux, uma das obras mais impressionantes da arte românica. A tapeçaria, guardada no interior da La Tapisserie de Bayeux, estende-se por 70 metros e representa em grande detalhe a conquista normanda da Inglaterra por Guilherme, o Conquistador. Para além desta obra-prima do século XI, a cidade de Bayeux tem outros atributos que fazem dela um destino encantador. Recomendamos visitar a Catedral de Bayeux e o Museu da Batalha da Normandia para descobrir mais sobre esta cidade histórica normanda.
- Le Chêne Chapelle (The Chapel Oak): O Chêne Chapelle fica a 40 minutos da costa de Honfleur, por isso é uma opção fácil e rápida para fazer um passeio. Aqui encontrará pequenas capelas incorporadas em dois carvalhos, um deles considerado a árvore mais antiga de França. Esta é, verdadeiramente, uma aventura saída de um conto de fadas!
- Trouville-sur-Mer: Trouville-sur-Mer é uma bela vila costeira construída diretamente sobre a praia, situada a apenas 23 minutos de carro de Honfleur. Graças à sua impressionante arquitetura Belle-Époque, esta estância balnear exibe um brilho e glamour que a tornaram popular entre Claude Monet e Eugene Boudin. O casino de Trouville, o porto e o mercado do peixe, o Marché aux Poissons, estão localizados no centro da cidade.
- Deauville: Deauville é outra vila costeira popular, situada a apenas 25 minutos de Honfleur. É conhecida pelo seu hipódromo e apesar de não ser uma vila grande, está repleta de luxo com spas, campos de golfe, vários restaurantes com estrelas Michelin e boutiques. Também irá encontrar um paredão belíssimo para desfrutar de um momento a dois com vista para o mar.
- Caen: Caen é uma vila entranhada na história da Segunda Guerra Mundial, particularmente conhecida pelo Memorial de Caen e pela Exposição do Dia D. O Castelo de Caen, uma das maiores fortificações muralhadas de toda a Europa é outro local que tem de visitar. Este alberga o Musée de Normandie, que destaca a herança da Normandia, e o Musée des Beaux-Arts.
- Mont Saint-Michel: O Mont Saint-Michel, localizado a menos de duas horas de Honfleur, é um dos destinos mais icónicos de França, e com razão, devido à sua aparência mágica. No topo do seu precipício rochoso está a Abadia de Mont-Saint Michel, outro local de peregrinação importante, e em torno da base há lojas encantadoras e barracas de crepes. A abadia foi construída no século XI e está rodeada por vastas planícies de maré, conhecidas por serem notoriamente perigosas.
- Saint-Sulpice de Grimbouville: Saint-Sulpice de Grimbouville é uma aldeia minúscula situada a apenas 23 minutos de Honfleur. Aqui encontram-se várias estruturas medievais, algumas construídas durante a Guerra dos 100 Anos.
- Beuzeville: Beuzeville é um destino encantador que fica a apenas 17 minutos de carro de Honfleur. Sugerimos fazer uma visita à Casa da Cidra de Beuzeville, um centro cultural moderno e uma obra-prima arquitetónica. A Casa da Cidra não está aberta ao público regularmente e apenas organiza visitas guiadas em certas ocasiões. Se tiver a oportunidade de visitar, poderá ver as impressionantes cubas de sidra originais. Quem visitar esta vila também deve guardar algum tempo para conhecer a Igreja Saint-Helier. É conhecida pelos seus 19 vitrais deslumbrantes, autênticas obras de arte em tons de arco-íris que representam os santos padroeiros da igreja, incluindo Saint-Pierre.
Melhores coisas para fazer com crianças em Honfleur
- Naturospace Honfleur: O Naturospace Honfleur é um jardim botânico interior repleto de borboletas e pássaros tropicais, situado nos arredores de Honfleur. Aqui também irá encontrar mais de 400 espécies únicas de plantas, como cacaueiros, orquídeas e hibiscos originários de várias partes do mundo.
- Labyrinthe de Honfleur: Este labirinto foi projetado a pensar nos mais novos: é fácil perder-se neste milharal, que tem 40.000 metros quadrados e cinco rotas diferentes para descobrir, duas delas concebidas especificamente para crianças até aos 6 anos.
- Jardin des Personnalités: O Jardin des Personnalités é um jardim localizado num estuário de 10 hectares, repleto de estátuas de figuras famosas e importantes de Honfleur. Aqui encontrará bustos de Claude Monet e Charles V, entre muitos outros.
- Andar de carrossel: As crianças vão adorar o carrossel tradicional montado à beira do Vieux Bassin. Para além da vista para o porto, o próprio carrossel também cria uma imagem bela da cidade.
- Passeio de barco: Suba a bordo de um dos barcos de passeio que zarpam do Vieux Bassin e desfrute das vistas pitorescas para a famosa Ponte da Normandia e para o belo Estuário do Sena. As crianças vão adorar velejar e avistar a vida selvagem da zona, que inclui muitas espécies de aves marinhas.
Onde comer e beber em Honfleur
- Jean Luc Tartarin (1 estrela): Combine refeições de estrela Michelin com cozinha Normanda no Jean Luc Tartarin. Vai adorar o foco do restaurante em marisco fresco e sabores locais e a ampla seleção de sidra e calvados da zona. Este é o único restaurante com estrela Michelin em toda a Honfleur.
- SaQuaNa (Guia M): O SaquaNa é um restaurante, boulangerie e pastelaria situado logo à saída do Vieux Bassin. Neste estabelecimento incluído no Guia Michelin os clientes irão encontrar um menu do mundo, incluindo influências locais e globais.
- Huître Brûlée: Este estabelecimento excêntrico e divertido, cujo nome se traduz diretamente para "ostra queimada", usa ingredientes locais e sazonais sempre que possível. Os clientes encontrarão um menu escolhido a dedo, que inclui pratos como tamboril, gaspacho e, claro, ostras.
- Le Breard: O Le Breard é um espaço gastronómico contemporâneo situado a um minuto a pé do Vieux Bassin. O restaurante destaca o marisco local e oferece três menus de degustação, que incluem petiscos leves e habilmente elaborados.
- L'Endroit: Com uma extensa carta de vinhos e um menu criativo, o L'Endroit é um dos favoritos em Honfleur. Os seus menus fixos incluem entrada, prato principal e sobremesa durante o almoço e o jantar, incluindo pratos como berbigão da Bretanha panado, lagosta azul e tartelete de banana.
- Chez D.D.: Este bar de vinhos encantador fica no coração de Honfleur. Oferece vinhos de toda a França e bebidas de eleição da Normandia, como cidra e calvados. Na oferta do espaço também estão incluídos petiscos, como ostras frescas, queijo local e charcutaria.
- Le Lingot: O Le Lingot serve pratos franceses clássicos e é um dos restaurantes com melhor avaliação em Honfleur. As mesas iluminadas à luz das velas criam uma atmosfera acolhedora para desfrutar da oferta da casa - ostras, coelho e bife são apenas alguns dos itens populares do menu.
Campos de Golfe Honfleur
- Golf Barrière de Honfleur: O belíssimo Golf Barrière de Honfleur é composto por dois campos diferentes. Jogue o Par 71, no campo de 18 buracos Barriere Diane ou o Par 36, no campo de 8 buracos Lucien Barriere. Os golfistas ávidos também irão encontrar putting greens, um driving range e um campo de prática, assim como o maravilhoso Clubhouse de Deauville e uma loja de equipamento profissional.
Hipódromos perto de Honfleur
- Deauville-La Touques: O Deauville-La Touques realiza mais corridas anualmente que qualquer hipódromo em França. Fica muito perto do mar, na pequena vila de Deauville e é conhecido pela sua pista de areia reforçada com fibra, que permite realizar corridas em qualquer época do ano. Esta pista de corrida é ótima para jovens e idosos e há muitas instalações para famílias.
Onde ficar em Honfleur
- La Ferme Saint Simeon (5 estrelas): O La Ferme Saint Simeon é um resort de 5 estrelas requintado, situado nos arredores de Honfleur. Os hóspedes irão encontrar suítes encantadoras, construídas originalmente no século XVII, que incluem características tradicionais, como vigas expostas e tetos de madeira, e toques modernos, como banheiras de hidromassagem e ecrãs de televisão. Há dois restaurantes excepcionais no local, o Les Impressionnistes e o La Boucane, bem como um spa, instalações aquáticas e passeios de carruagem com cavalos.
- Hotel Saint-Delis (5 estrelas): O Hotel Saint-Delis é a antiga casa do artista Henri de Saint-Delis e mais uma propriedade de 5 estrelas em Honfleur. Fica a apenas 7 minutos a pé do Vieux Bassin, no centro da cidade. Este pequeno estabelecimento combina o charme de um boutique hotel com comodidades luxuosas e conta com apenas nove quartos, dando aos hóspedes uma sensação de serenidade, apesar de estar no coração da cidade. Diariamente é servido um delicioso pequeno-almoço preparado com ingredientes locais e os hóspedes têm acesso às comodidades do La Ferme Saint Simeon, incluindo ao spa.
- Hotel La Maison de Lucie (3 estrelas): O encantador Hotel La Maison de Lucie é um hotel de 3 estrelas instalado numa casa do século XVIII. O hotel é uma mistura perfeita de rústico e elegante, incluindo vistas belíssimas para o estuário do Sena dos quartos e suítes. A zona do spa e o jacuzzi ficam nas caves de pedra, nas profundezas do hotel.
- O L'Invitation au Voyage é um hotel charmoso, inspirado no poema de Charles Baudelaire. Fica no centro da cidade, rodeado por inúmeras casas em enxaimel típicas, ruas de calçada e barcos de pesca. O L'invitation Au Voyage é o melhor ponto de partida para explorar Honfleur e outros locais ali à volta. Os quartos do hotel combinam design francês contemporâneo com elementos tradicionais, para adicionar um toque de sofisticação. O hotel também dispõe de uma área de bem-estar com sauna, banho turco e um lounge bar.
- La Maison du Parc: A La Maison du Parc, construída no século XVIII, começou como uma casa de armadores e recebeu o seu nome devido à vista para o parque L'Orangerie. Este hotel escondido na extremidade leste de Honfleur oferece aos seus hóspedes quartos confortáveis, um pequeno almoço gourmet servido diariamente e piqueniques organizados pelo hotel.
Melhor época para visitar Honfleur
Embora Honfleur seja um destino simpático durante todo o ano, a melhor época para visitar são os meses de verão. Como se trata de um destino de viagem relativamente desconhecido, não recebe a enchente de turistas que se esperaria em lugares como Paris ou a Côte d'Azur, mas ainda assim tem um fluxo contínuo de visitantes. A cidade ganha vida nos meses mais quentes, particularmente com a abertura dos terraços dos restaurantes – o lugar perfeito para desfrutar de um copo de sidra da Normandia gelada.
Festivais em Honfleur
- Fête de Marins: A Fête de Marins, conhecida em português como o Dia dos Marinheiros, é realizada anualmente durante o fim de semana de Pentecostes em Honfleur e celebra a comunidade marítima da cidade. Este festival à beira-mar realizado há mais de 150 anos dura três dias - a cidade inteira fica cercada por bandeiras coloridas e há desfiles e procissões a acontecer durante todo o fim de semana.
- Fête de la Crevette: Adora camarão? Então vai certamente gostar da Fête de la Crevette, que acontece todos os anos em Honfleur! Esta festa é uma celebração que inclui tudo o que seja camarão e é também uma homenagem à pesca. Acontece em outubro e inclui atividades como a competição de descascamento de camarão, degustações e feiras de artesanato.
- Mercado de Natal: Os mercados de Natal anuais chegam a Honfleur a cada temporada Yuletide. Pequenos chalés alpinos surgem ao longo do Vieux Bassin, enfeitados com luzes e envoltos no vapor do vinho quente, conhecido como vin chaud em francês. É o local perfeito para comprar presentes e lembranças de Natal e pode juntar o útil ao agradável enquanto passeia à beira da água.