O que fazer em Tetuão, Marrocos: Itinerário de 1 dia

Para o ajudar a tirar o máximo proveito da sua viagem, elaborámos este itinerário de um dia que destaca as melhores coisas para fazer em Tetuão, incluindo algumas dicas sobre onde ficar e o que comer.

Descrita como a “pomba branca” pelos poetas árabes, devido aos seus edifícios caiados de branco e revestidos de azulejos, Tetuão é uma pitoresca cidade árabe-andaluza situada na parte norte de Marrocos, onde o Mar Mediterrâneo se encontra com as Montanhas Rif.

Em comparação com Marraquexe e Fes, a vida em Tetuão é lenta e a cidade permanece intocada pelo turismo de massas. Com as suas ruelas estreitas, a vasta medina da cidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO, parece não ter mudado nos últimos séculos. É, de facto, uma das medinas mais pequenas de Marrocos.



Dia 1

Manhã Bab Al Okla

A primeira paragem do seu passeio matinal é Bab Al Okla, um dos sete portões históricos de Tetuão. Também conhecida como a “Porta do Mar”, esta Báb do século XVI é, sem dúvida, uma das entradas mais imponentes da Medina. Encontrará mais informações sobre o portão nos painéis verdes nas paredes O portão leva-nos à Medina de Tetuão, um labirinto branco de ruas ladeadas por souks movimentados, bancas de comida, lojas de aves e de artigos de couro. Deambular por este local classificado como Património Mundial pela UNESCO e pelas suas ruelas estreitas é como recuar no tempo.



Museu Etnográfico

Aprenda mais sobre a cultura e a história de Tetuão no Museu Etnográfico. Instalado numa fortaleza do século XIX, o pequeno museu apresenta uma espantosa coleção de vestuário, instrumentos musicais, jóias, mobiliário, bordados, armas e outros artefactos culturais. Para uma vista deslumbrante sobre a cidade e as montanhas Rif, pare no belo terraço do museu. Demorará cerca de uma hora a explorar o Museu Etnográfico.



Dar El Oddi

Um cidadão marroquino converteu o riad da família do seu avô, dos anos 20, num fabuloso museu. Bem-vindo ao Dar El Oddi, um museu e centro cultural que conta a história da cidade através de vibrantes postais, selos, pinturas, mapas e brochuras antigas. Localizada no coração da medina, esta mansão maravilhosamente restaurada também tem uma cozinha familiar tradicional no rés do chão. O bilhete de entrada no Dar El Oddi custa 25 MAD.



Madrasa Loukach

Construída no século XVIII, a Madrasa Loukach é uma antiga escola religiosa que foi transformada num museu com um belo jardim no meio. Com 10 salas de exposição, o museu centra-se no património religioso da Medina de Tetuão e na educação tradicional. As salas estão bem organizadas, facilitando aos visitantes a aprendizagem sobre a cultura muçulmana. Este museu alberga, para além de manuscritos e outros documentos históricos, uma bela coleção de antiguidades valiosas e raras.



Praça de Michouar e Palácio Real

Chegou em frente à praça mais impressionante da cidade, a Praça Michouar. Admire a maravilha das altas torres de luz art-nouveau, concebidas por um aluno de Gaudí, Enrique Nieta. Uma parte da praça tem cafés com esplanadas e bancas de rua onde se pode parar para uma bebida refrescante e um lanche. Esta praça movimentada alberga também o belo Grande Palácio, conhecido pela sua arquitetura marroquina moderna. Ainda que não se possa entrar no Palácio, só o exterior já vale a pena ser visitado.



Dia 1 - Manhã Mapa da visita de Tetuão


Tarde: Museu Arqueológico de Tetuão

O passeio da tarde começa no Museu Arqueológico de Tetuão. Localizado na Ville Nouvelle da cidade, o museu é para todos os entusiastas da história que visitam Tetuão. Possui uma espantosa coleção de artefactos que contam a história do passado da região. Encontrará um antigo mosaico romano, ferramentas pré-históricas, arte islâmica e exposições de artefactos como moedas, cerâmica e bronzes. Não perca a biblioteca do museu, que se dedica à preservação da literatura africana.



Parque Feddan

A próxima paragem do nosso passeio da tarde é o Parque Feddan. Esta grande praça com espaços verdes abertos é um local popular para as famílias e amigos locais se encontrarem. As vistas da medina e das colinas circundantes são espectaculares. Tenha em atenção que a praça fica cheia de gente ao pôr do sol. Há um café agradável, um parque infantil para os mais pequenos e um grande parque de estacionamento subterrâneo.



Praça Moulay El Mehdi

Está a entrar em El Ensanche, o bairro espanhol de Tetuão. No seu passeio por este bairro vibrante, pare na Praça Moulay El Mehdi. Also known as "El Plaza Primo", this beautiful circular square is a very busy place with the Church of Our Lady of Victories on one side and the Spanish Consulate on the other. A praça rodeada de palmeiras destaca-se pela sua fonte com jactos de água e por alguns bares animados onde se pode descontrair com uma chávena de chá de menta marroquino.



Museu de Arte Moderna de Tetuão

Os amantes da arte que visitam Tetuão podem passar algumas horas no Museu de Arte Moderna de Tetuão. Na verdade, é um dos dois únicos museus de arte moderna em todo o Marrocos. Situado num charmoso edifício andaluz que outrora serviu de estação de comboios que ligava Tetuão a Ceuta, o museu alberga arte marroquina, espanhola e andaluza desde os anos 50 até à atualidade. Existem cinco salas de exposição que exibem uma coleção permanente de pinturas e esculturas modernas de todo o país. Os visitantes terão também a oportunidade de ver obras dos alunos da Escola de Belas Artes (INBA) de Tetuão.



Riyad Al Ochak

A sua última paragem é Riyad Al Ochak. Riyadh significa jardim e Al Ochak significa amantes. Assim, o nome do jardim traduz-se por “Jardim dos Amantes”. Construído em 1929, este belo jardim é conhecido pela sua arquitetura árabe-andaluza. Costumava ser o lar de vários animais bem tratados, como pavões e macacos, e de tanques de peixes coloridos. Atualmente, este jardim com palmeiras é um ótimo lugar para dar um passeio e se reconectar com a natureza sem sair do centro da cidade.



Dia 1 - Manhã Mapa da visita de Tetuão


Outros sítios a visitar em Tetuão

  • Curtumes de Tetuão: Para quem não sabe, os curtumes em Marrocos são locais tradicionais de transformação do couro. As últimas fábricas de curtumes de Tetuão encontram-se a poucos minutos do Palácio Real. Esta zona é muito mais pequena do que os famosos curtumes de cidades marroquinas como Fes e Marraquexe. Infelizmente, esta tradição secular está quase a morrer em Tetuão, onde apenas alguns artesãos trabalham.


  • Parque Jbel Dersa: Localizado nos arredores de Tetuão, a uma altitude de cerca de 450 metros acima do nível do mar, o Parque Jbel Dersa é um bonito parque e um destino perfeito para os viajantes que desejam aventurar-se fora dos portões da cidade. Suba até à torre situada no topo do Parque Jbel Dersa para obter uma vista panorâmica da cidade de Tetuão e de Martil. A forma mais fácil de chegar ao parque é através de um táxi.


  • Bairro do Souk de Tetuão: Os viciados em compras que visitam Tetuão podem fazer uma visita ao bairro Souk de Tetuão. Com inúmeras bancas, é um ótimo local para comprar uma lembrança para levar da sua viagem a Marrocos. Desde bancas de vestuário e têxteis a lojas que vendem jóias artesanais e trabalhos em cerâmica, o distrito de Souk de Tetouan é o local onde se pode trocar todo o tipo de bens. Quer ouvir mais boas notícias? Ao contrário dos distritos de Souk em cidades marroquinas como Marraquexe e Fes, que são muito turísticas e caras, o distrito de Souk de Tetuão é muito mais barato e definitivamente menos concorrido.



Excursões de um Dia a partir de Tetuão

  • Chefchaouen: Conhecida como a “Pérola Azul de Marrocos”, Chefchaouen é uma cidade Património Mundial da UNESCO, situada nas montanhas do Rif. É, sem dúvida, um dos locais de viagem mais fotogénicos de Marrocos. Perca-se nas ruas estreitas e sinuosas da sua Medina e tire fotografias em frente aos edifícios caiados de azul. Não perca a interessante Praça Outa El Hamman e o Museu Kasbah, que alberga artefactos antigos, vestuário, instrumentos e decorações tradicionais. Deseja fazer compras em Chefchaouen? Ficará contente por saber que a medina está repleta de artesãos locais que vendem de tudo, desde cestos de tecido, mobiliário pintado à mão e tapetes a jóias, cerâmica, sabonetes perfumados e especiarias. São necessárias 1,5 horas de estrada para chegar a Chefchaouen a partir de Tetuão.


  • Parque Nacional Talassemtane: Se é apreciador de actividades ao ar livre, uma visita às montanhas do Rif é simplesmente imperdível. É o melhor local para desfrutar de actividades ao ar livre, como caminhadas, jogging, canyoning e ciclismo de montanha. A área mais popular da montanha Rif para explorar é o Parque Nacional Talassemtane. O parque começa nos arredores de Chefchaouen e é conhecido pelos seus desfiladeiros profundos, cascatas pitorescas e colinas densamente arborizadas. As atracções populares incluem as Cascatas de Akchour e a Ponte de Deus. Estão disponíveis inúmeros trilhos e percursos para qualquer nível de caminhada e os observadores de aves devem estar atentos às águias-reais. O trajeto de carro entre Tetuão e o Parque Nacional de Talassemtane demora cerca de 2 horas e 30 minutos.


  • Martil: “Situada apenas a 10 km de Tetuão, Martil é uma popular cidade costeira com uma bela praia. Muitos marroquinos vêm aqui no verão para aproveitar o sol do Mediterrâneo e saborear peixe e marisco acabados de pescar num dos estabelecimentos de restauração no amplo passeio marítimo ladeado de palmeiras. Esta pequena cidade está totalmente virada para o turismo no verão. No resto do ano, Martil é uma cidade universitária.


  • Tânger Cidade rica em história, Tânger foi ocupada praticamente por todos, desde os romanos e os árabes até aos portugueses, franceses e espanhóis. Finalmente, em 1956, a cidade foi devolvida a Marrocos. A colorida Medina de Tânger, com as suas ruelas estreitas, é um bom sítio para começar a sua visita. O Kasbah é o sítio onde se deve ir pelas vistas e pelos museus. O Souk é o local ideal para satisfazer os seus desejos de compras e obter algumas recordações interessantes. Demora cerca de 1 hora e 30 minutos de carro para chegar a Tânger a partir de Tetuão.


  • Ceuta: Limitada por Marrocos, Ceuta é a cidade autónoma de Espanha rodeada de água em três lados. Protegido por altas muralhas medievais e cidadelas de pedra, este pequeno enclave espanhol é famoso pela sua arquitetura deslumbrante, pela sua deliciosa cozinha e pelas diferentes influências de ambos os lados de Gibraltar. Veja as duas estátuas de bronze de sete metros de altura, fundidas pelo escultor local, Ginés Serrán Pagán. Com os seus cafés e bares de tapas, o centro da cidade, de estilo europeu, é o local onde deve ir a seguir. Termine a sua viagem de um dia a Ceuta, a partir de Tetuão, com uma visita à praia da cidade, Playa de la Ribera, para apreciar o pôr do sol.


  • Cabo Negro: Com a sua ampla costa arenosa e resorts com tudo incluído, Cabo Negro é a cidade de praia mais exclusiva da região. Está localizado entre a cidade de M'diq e Martil, a 13 km de Tetuão. Adicionalmente a 2 praias maravilhosas com águas azul-turquesa, Cabo Negro tem campos de ténis, alguns restaurantes e um fantástico campo de golfe de 9 buracos.


  • Parque Nacional de Al-Hoceima: Os visitantes que procuram uma área isolada e remota podem fazer uma viagem de um dia ao Parque Nacional Al-Hoceima. Composto pelo oceano, florestas de pinheiros e falésias calcárias, este grande parque nacional é facilmente acessível a partir da cidade costeira de Al-Hoceima. Dentro das áreas florestais, encontrará árvores thuya endémicas, espécies raras de aves e animais como chacais e javalis. Visite as pequenas aldeias isoladas dentro do parque, descubra as enseadas e praias escondidas do parque e desfrute das vistas arrebatadoras do oceano. O Parque Nacional Al-Hoceima pode ser alcançado em 3 horas e 30 minutos de carro a partir de Tetuão.


  • M'diq: Situada apenas a 20 minutos de carro de Tetuão, M'diq é uma pequena aldeia mediterrânica conhecida pelas suas belas paisagens e pela encantadora praia de águas calmas. É um destino popular entre os marroquinos e os turistas estrangeiros que vêm aqui para desfrutar da praia e praticar desportos aquáticos. O rei de Marrocos tem um palácio nesta pitoresca aldeia da província de Tetuão.


  • Oued Laou: Bem-vindo a Oued Laou, uma encantadora estância balnear situada apenas a 1 hora de carro de Tetuão. A maioria das pessoas visita Oued Laou no verão para usufruir da sua espetacular praia de águas cristalinas. Se é fã de caminhadas e da natureza, pode explorar as montanhas próximas. Os trilhos para caminhadas estão bem marcados e as vistas da região são simplesmente deslumbrantes.



Campos de golfe de Tetuão

  • Cabo Negro Royal Golf Club: Os golfistas que visitam Tetuão podem passar algumas horas neste magnífico campo de golfe de 18 buracos. Inaugurado em 1976, o Cabo Negro Royal Golf Club está localizado apenas a 20 minutos de carro de Tetuão, na encosta da montanha Rif. Os visitantes podem contar com fairways largos e jogar golfe entre belas dunas, colinas, riachos e arbustos. O campo de golfe está situado dentro do luxuoso Apartment Cabo Negro Royal Golf and Resort.



O que fazer com as crianças em Tetuão

  • Corniche Oued Martil: Se estiver de visita a Tetuão com os seus filhos, passe um dia na Corniche Oued Martil. Há muitos passeios para os mais pequenos desfrutarem, bem como aluguer de bicicletas, carros eléctricos e scooters. Os seus filhos também podem andar no trampolim ou desfrutar de passeios de pónei.


  • Parque de diversões de Martil: A aldeia vizinha de Martil é onde se encontra o fabuloso Parque de Diversões de Martil. É, sem dúvida, um dos locais mais populares para famílias com crianças na zona. Espera-se encontrar um monte de passeios legais, como o Paratrooper Ride e o Kiddie Ride.



Onde comer em Tetuão

  • Esquina del Pescado: Se lhe apetecer peixe e marisco fresco, reserve uma mesa no Esquina del Pescado. As decorações aqui são lindas, com temas marinhos e de vela. Quanto à comida, todos os pratos são confeccionados na perfeição. As azeitonas e o pão são servidos como aperitivos. Comece com a sopa de peixe, as conchas ou a tortilha de gambas. O menu é extenso, com saladas, massas, carne e, claro, pratos de peixe e marisco. O prato de marisco misto é de fazer crescer água na boca, assim como os lulas fritas e o camarão com anchovas fritas. Para a sobremesa, recomendamos a tarta de chocolate e a tarte de limon.


  • Restaurante La Union: Um restaurante familiar, o La Union é o local ideal para uma refeição tradicional marroquina caseira. Não é um local de luxo e a decoração é bastante simples. Contudo, a comida é maravilhosa, as doses são enormes e tudo no menu tem um preço razoável. O restaurante propõe saladas, sopas e pratos marroquinos autênticos. O tajin de camarão para 2 pessoas agrada a todos e o borrego estufado com batatas derrete-se na boca.


  • Restaurante, Café & Pâtisserie Diamond Tétouan: Deseja desfrutar de vistas espectaculares sobre a montanha num ambiente relaxante e deliciar-se com alimentos saborosos? Faça uma reserva no Diamond Tétouan Restaurant, Coffee & Pâtisserie. Têm hambúrgueres, tacos, pizza, peixe fresco e marisco, crepes, batidos, smoothies e muito mais. Customers say how the paella is delicious and add that the mixed fried seafood is also worth ordering. Os visitantes que gostam de doces devem definitivamente experimentar o seu creme de caramelo.


  • Restaurante Riad El Reducto: Apesar de não estar alojado neste belo hotel de gerência espanhola em Tetuão, pode reservar uma mesa no seu restaurante no local, com interiores deslumbrantes. Situado no pátio coberto de uma casa antiga na Medina, o Restaurante Riad El Reducto oferece cozinha marroquina moderna e vistas panorâmicas da cidade. Os pratos populares disponíveis incluem canelones de beringela recheados com marisco, croquetas espanholas, pastilha de frango, cuscuz de borrego e tajine de cabra. Os sabores e a mistura de especiarias aqui são maravilhosos e os funcionários são simpáticos. Os clientes dizem que este é um dos poucos locais na Medina que serve comida e bebida (incluindo álcool) durante o dia, durante o Ramadão. Tenha em atenção que os preços dos restaurantes estão acima da média para os padrões de Tetuão.


  • Restaurante Blanco Riad: Situado dentro de um elegante boutique hotel de 4 estrelas, o Restaurante Blanco Riad tem tudo a ver com comida marroquina moderna de luxo. Pode reservar uma mesa no adorável pátio do jardim do terraço e desfrutar de iguarias como tagine de cabra, sopa harira, salmonete grelhado com tomates caramelizados e tapenade, e pastel de frango com canela. O restaurante está aberto para pequeno-almoço, almoço e jantar.


  • AL Barakate Bakery: Tome o seu pequeno-almoço na AL Barakate Bakery. Este local bem ornamentado em Tetuão oferece uma maravilhosa seleção de produtos de pastelaria, sanduíches, biscoitos, sumos frescos e saladas. Em termos de serviço e de qualidade da comida, a AL Barakate Bakery é um dos melhores locais para tomar o pequeno-almoço na cidade.



Onde ficar em Tetuão

  • Blanco Riad: Localizado a uma curta caminhada do Palácio Real, o Blanco Riad é um dos mais populares hotéis boutique de design da cidade. Com o seu chão de azulejos cortados à mão, um pátio pitoresco e uma bela fonte, este elegante edifício do século XIX tem um aspeto espantoso. Os hóspedes podem ler um livro no espaçoso terraço do piso térreo, usufruir de tratamentos de beleza e ter uma experiência gastronómica memorável no restaurante no local, que serve cozinha marroquina moderna. O hotel dispõe de 8 quartos decorados individualmente com pisos em mosaico, sofás de veludo, camas confortáveis e casas de banho espaçosas.


  • Riad el Reducto: Reserve um quarto no Riad el Reducto, um encantador riad boutique localizado à entrada da Medina de Tetuão. O terraço no telhado oferece vistas deslumbrantes sobre a medina e o pequeno pátio com azulejos de cimento preto e branco tem um ambiente espanhol. O hotel tem até uma boutique no local, onde os hóspedes podem comprar tudo, desde perfumes a malas de couro. Fique numa das 10 suites individualmente decoradas com mosaicos marroquinos. Quando a fome bater, visite o restaurante no local com uma decoração tradicional islâmica e desfrute de uma fusão de cozinha marroquina e espanhola.


  • Hôtel Al Mandari: Se está à procura de um hotel familiar moderno com um ambiente europeu, não procure mais, o Hotel Al Mandari. Situado apenas a uma curta caminhada da estação ferroviária e da medina, o hotel disponibiliza quartos acolhedores com ar condicionado, uma receção 24 horas, acesso Wi-Fi rápido e um restaurante no local. Os hóspedes gostam das vistas para a montanha a partir dos seus quartos e acrescentam que o pequeno-almoço é delicioso.


  • Riad Darna: Uma joia escondida no coração da Medina, o Riad Darna é o local perfeito para os viajantes que procuram uma autêntica experiência marroquina. Estará a minutos de algumas das atracções turísticas mais populares da cidade. O riad em si é encantador, com mobiliário tradicional marroquino e um agradável terraço com vistas espectaculares sobre a cidade. O pequeno-almoço está incluído no preço.


  • Riad As Mil e Uma Noites Tetuão: Localizado a dois passos do Palácio Real, o Hotel Riad Las Mil y una Noches é uma propriedade meticulosamente decorada com um adorável terraço no último piso que oferece vistas magníficas sobre os edifícios caiados de branco e as montanhas. O pequeno-almoço é abundante e está incluído no preço da estadia, enquanto os quartos estão decorados individualmente e têm o nome de personagens das 1001 Noites. A riad também fica perto de muitos restaurantes, souks e lojas na Medina.



A melhor altura para visitar Tetuão

Tetuão tem um clima tipicamente mediterrânico. A estação do verão é quente e seca, enquanto o inverno traz temperaturas mais frescas. Se está disposto a passar tempo na praia e não se importa com o calor, reserve as suas férias em Tetuão no verão.. Todavia, a melhor altura para visitar Tetuão é na primavera (abril a junho) e no outono (setembro a novembro), quando as temperaturas são moderadas e há menos turistas. Visitar Tetuão na primavera ou no outono garante um clima agradável para explorar as atracções da cidade.



Festivais de Tetuão

  • Festival da Escola Internacional de Cinema de Tetuão: O Festival Internacional de Escolas de Cinema de Tetuão, que promove o trabalho de estudantes de escolas de cinema, universidades e institutos especializados na indústria cinematográfica, é um dos eventos mais esperados da cidade. Este concurso internacional de filmes escolares realiza-se normalmente em novembro e tem a duração de cerca de 5 dias. O festival tem lugar na histórica Salle Teatro Espanol.


Voltar à página inicial