Lagoa é uma cidade e município no Algarve conhecida pela sua belíssima linha de costa. As suas praias de prestígio estão entre as melhores do mundo e as suas grutas marinhas atraem centenas de visitantes para a região todos os anos.
A área tem estado ocupada desde o período Neolítico, de acordo com os vestígios arqueológicos como o Menir perto do Convento de São José, que remonta aos anos 5000-4000 DC. Há quatro vilas que valem a pena visitar em Lagoa: Porches, Carvoeiro, Benagil e Ferragudo.
Ao longo do tempo a erosão marinha tem criado formações rochosas únicas à volta de Lagoa, por baixo das quais pode encontrar praias isoladas, túneis e grutas. As formações mais interessantes são o Algar Seco e a gruta de Benagil.
Junte-se a nós à medida que exploramos as melhores coisas para fazer em Lagoa, desde aldeias à beira de penhascos a praias e monumentos históricos.
Comece a sua visita a Lagoa em Porches, uma pequena vila na costa este conhecida pela sua produção de vinho e cerâmicas. Antes de chegar à vila faça uma paragem pelo Forte da Nossa Senhora da Rocha, uma fortaleza pintada de branco situada num penhasco sobre o oceano. No seu interior existe uma pequena capela do século quinze. Já lá fora pode desfrutar de uma vista desobstruída para o oceano, sem prédios ou pessoas à vista - um sítio raro de se encontrar no Algarve.
Depois de ver a capela, vá de carro até ao centro de Porches para visitar as famosas oficinas de cerâmica. Cerca de 2000 pessoas vivem na vila e a maioria ainda ganha a vida na olaria. A vila tem diversas lojas e fábricas onde pode comprar azulejos e peças de cerâmica feitos à mão e que são típicos da zona. A oficina mais popular é a Olaria Algarve, também conhecida como Porches Pottery, fundada pelo artista irlandês Patrick Swift e pelo artista português José Lima de Freitas em 1968. Aqui pode ver os artistas pintar as peças à mão e quando tiver terminado pode desfrutar de um café no estabelecimento da oficina, o Bar Bacchus.
É difícil não reparar na Olaria Pequena, assinalada em grande escala com letras azuis que contrastam com as paredes brancas do edifício. A oficina é muito mais pequena que a anterior e vende maioritariamente painéis de azulejo inspirados em temas locais como limões e azeitonas.
Siga de volta à costa para visitar a praia da Albandeira, uma pequena praia abrigada por penhascos dourados. Um caminho estreito leva-o até lá abaixo ao mar, passando por matagais viçosos com margaridas e outra vegetação. As águas transparentes são ideais para fazer snorkeling e mergulho e há um arco sobre a água que é o fundo perfeito para tirar fotografias.
A meio caminho entre a Praia da Albandeira e a gruta de Benagil está a Praia da Marinha, uma praia sossegada numa enseada, com águas transparentes e penhascos escarpados cor de laranja. É famosa pelas suas formações rochosas impressionantes, como o duplo arco sobre o mar denominado de “Rocha M”. Para lá chegar tem de descer uma escadaria íngreme. Se tiver problemas de mobilidade pode sempre ficar cá em cima e admirar as vistas a partir dos trilhos traçados ao longo das falésias.
A praia do Carvalho é outra praia espetacular em Lagos. As suas falésias esculpidas e águas cristalinas oferecem aos visitantes uma experiência tranquila e íntima na costa. É acessível apenas por uns túneis estreitos no interior das falésias. A praia do Carvalho é um escape para aqueles que procuram beleza natural e isolamento.
Continue ao longo da costa em direção à Praia de Benagil, onde pode aproveitar para fazer uma viagem de barco às grutas de Lagoa. O passeio demora cerca de uma hora e passa por magníficas formações rochosas, praias isoladas e grutas belíssimas. Entre estas grutas está a gruta de Benagil, um dos lugares naturais mais bonitos do Algarve. A gruta tem um buraco largo no topo que permite a entrada do sol, projetando um foco de luz na pequena praia por baixo.
Está-se a aproximar cada vez mais do Carvoeiro, mas primeiro vale a pena parar pelo Algar Seco, uma zona repleta de formações rochosas espetaculares, cavernas e grutas. A vista de cima é bastante impressionante, mas compensa aventurar-se mais abaixo até às rochas, onde poderá deparar-se com “janelas” que emolduram o mar e túneis que o levam a piscinas naturais deslumbrantes. Existe até um restaurante escondido entre as rochas, onde se pode sentar e desfrutar de um cocktail.
Siga o passadiço de madeira em direção ao Forte da Nossa Senhora da Encarnação. O forte está situado acima da praia principal do Carvoeiro e é o sítio perfeito para admirar a vila e os seus típicos edifícios caiados de branco.
A vila costeira do Carvoeiro é conhecida pela sua pequena praia, a Praia do Carvoeiro. A praia é um local sossegado, com várias atividades para fazer na água, como mergulho e viagens de barco às grutas.
Comece o seu segundo dia no mercado local de Lagoa, a ver bancas de comida a vender peixe fresco e outros produtos regionais. A sua construção comecou em 1894 e é um dos mercados mais antigos do Algarve. O sino no topo do edifício era usado para assinalar a chegada do peixe fresco.
Caminhe até ao Convento de São José, um edifício do século dezoito que foi convertido num centro cultural. Veja as exposições e os jardins, onde irá avistar um enorme menir datado dos séculos 5-4 DC. De acordo com a placa que o acompanha, o menir foi encontrado em Porches e só foi colocado aqui em 1975.
A poucos passos do convento está a Igreja da Nossa Senhora da Luz. A igreja original foi erguida no início do século dezasseis, mas foi reconstruída mais tarde após o terramoto de 1755. A única coisa que resta dessa altura é a porta de entrada para a torre do sino, de estilo Manuelino. Tudo o resto foi introduzido mais tarde, como a fachada Barroca com motivos neoclássicos.
Vá andando com calma até à Lady in Red, uma galeria de arte contemporânea no interior de um armazém industrial de uma adega local. Irá encontrar este espaço na estrada nacional 125, que vai em direção a Porches. Pode comprar as peças em exposição ou simplesmente admirar o trabalho artístico e desfrutar de um copo de vinho no bar da galeria. Está fechada às terças, quartas e domingos.
Continue a sua sessão de degustação de vinhos na Quinta dos Vales, uma larga propriedade vinícola na vila de Estômbar. Pode visitar os terrenos da propriedade, que está decorada com esculturas, e desfrutar de uma prova de vinhos no fim.
A próxima paragem é no Sítio das Fontes, um grande parque natural situado ao longo das margens do rio Arade e uma das pérolas escondidas do Algarve. Estacione o carro perto da entrada e parta para explorar a área, seguindo o trilho que o leva ao rio. No fim do trilho está um moinho velho e um anfiteatro, que ainda é usado para eventos.
Ao longo do parque há múltiplas piscinas e caminhos de água, fazendo deste o local perfeito para aqueles que querem nadar rodeados pela natureza. Se não lhe apetecer andar, pode simplesmente sentar-se na zona dos piqueniques a admirar este cenário de cortar a respiração.
Acabe o dia no Ferragudo, que foi outrora uma vila piscatória logo a seguir a Portimão. Pare pelo Forte de São João de Arade, uma construção do século dezassete situada entre duas praias no Ferragudo: a Praia da Angrinha e a Praia Grande. Esta última é o melhor lugar para tirar fotografias do forte uma vez que, infelizmente, este não está aberto ao público.
Lagoa está repleta de atividades para crianças e famílias. Não há falta de praias aqui, estendendo-se desde Porches até ao Carvoeiro. Pode ficar pela areia a relaxar, seguir os trilhos ou subir a um barco e explorar as grutas nas redondezas. A praia Grande em Ferragudo é um sítio popular entre famílias, graças às suas águas calmas.
No verão pode ir até ao Slide & Splash, um enorme parque aquático com escorregas e piscinas, incluindo uma piscina de ondas. Em alternativa, faça um pequeno desvio até à Guia para ver golfinhos e focas no Zoomarine Algarve.
As crianças também vão gostar de explorar a Sand City, um grande parque nos arredores de Lagoa com mais de 100 esculturas de areia. As horas de abertura variam com a estação e condições meteorológicas.
Tal como muitas cidades na costa do Algarve, a cozinha em Lagoa revolve à volta do marisco e do peixe frescos. Ingredientes populares incluem sardinhas, cavala e ameijôas. Estas últimas são usadas com frequência para a cataplana. Em baixo estão as nossas sugestões de uns dos melhores lugares para comer em Lagoa:
Prefere um aluguer de férias em vez de um hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alugueres de férias em Carvoeiro.
Se gosta de jogar golfe, os melhores campos de golfe em Lagoa estão no Pestana Golf Resorts e no Vale de Milho, ambos no Carvoeiro. Mas há uns quantos campos perto que valem a pena espreitar, como o Penina (Portimão) - o primeiro campo de golfe do Algarve, aberto desde 1966 – o de Silves, que é um percurso ligeiramente mais desafiante com terrenos de maior relevo, e o Morgado (Portimão), que está rodeado pelas montanhas da serra de Monchique.
Lagoa tem um clima mediterrânico quente, com invernos amenos e verões quentes. Se vier pelas praias, a melhor altura para visitar Lagoa é entre junho e setembro. Para além do bom tempo, terá a oportunidade de apanhar alguns festivais locais, como a feira de artesanato Fatacil. Se preferir um ambiente mais sossegado com menos multidões, deverá vir na época baixa, entre abril e maio ou entre outobro e novembro.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos