O que fazer em rennes, frança – itinerário de 3 dias
Rennes é a capital regional da Bretanha. A cidade é famosa pelas suas casas em enxaimel encantadoras, enorme catedral gótica e pelo pacífico Parc du Thabor, que cobre uma área de mais de 10 hectares.
A cidade está repleta de coisas divertidas e interessantes para fazer, desde explorar as ruas de calçada da zona velha a conhecer a infinidade de galerias, museus, lojas e mercados que aqui existem.
Este itinerário de 3 dias em Rennes inclui todos os principais pontos turísticos desta cidade histórica, que fica a meio caminho entre St. Malo e Nantes. Então, vamos passar ao assunto e descobrir as melhores coisas para fazer em Rennes, França.
Dia 1
Manhã: Explore a Cidade Velha (Centro Histórico de Rennes)
Comece a primeira manhã do seu itinerário de 3 dias em Rennes a explorar a maravilhosa baixa da cidade (Rennes Centre Historique). Passeie pelas ruas de calçada e maravilhe-se com as belíssimas casas em enxaimel em cores coloridas, que representam o que de melhor há da arquitetura da Bretanha.
Catedral St Pierre de Rennes
Vá até a imponente Catedral Saint-Pierre de Rennes, na Rue de la Monnaie. Existe uma igreja neste local pelo menos desde o século VI, mas a Catedral tal e qual como se vê hoje data do século XII, e foi construída seguindo os estilos gótico e neoclássico.
A catedral está aberta ao público durante todo o ano e das 10h às 19h durante o dia. Vale imenso a pena visitá-la para admirar a sua arquitetura, que inclui um altar feito de mármore do Fórum de Roma - um presente do Papa Pio IX.
Portes Mordelaises
Da Rue de la Monnaie, vá até a Rue des Portes Mordelaises para ver o impressionante portão com o mesmo nome que marca a entrada para a cidade velha. Esta porta antiga remonta a 1440 e apresenta inscrições complexas que contêm os nomes de várias gerações da realeza francesa.
Basilique St Sauveur
Volte atrás, passando novamente pelas ruas íngremes da cidade velha até à Basilique St Sauveur, uma basílica católica romana datada do século XI. O edifício de estilo neoclássico foi promovido a basílica graças a histórias de vários milagres que aqui foram acontecendo ao longo dos tempos e atualmente funciona como diocese paroquial de Rennes.
Dia 1 - Mapa do passeio matinal em Rennes
Tarde: Palais St Georges
Depois de almoçar, siga para este, atravessando a cidade velha até o Palais Saint-Georges, na Rue Gambetta. Este edifício governamental grandioso foi construído em 1674 no lugar de uma antiga abadia beneditina, a Abadia de São Jorge.
O edifício é agora usado como um centro de administração civil, mas é possível admirar a sua arquitetura e explorar os jardins bem cuidados. À noite, o edifício é iluminado - um cenário que dá uma ótima fotografia!
Parc du Thabor
Pode-se dizer que a jóia da coroa de Rennes é o gigantesco Parc du Thabor, situado a pouco menos de um quilómetro a este do Palais Saint-Georges (cerca de 12 minutos a pé). Este parque público enorme é um lugar excelente para fugir à agitação da cidade e desfrutar de passeios nos belos jardins franceses e ingleses, com seus caminhos cruzados, roseirais e muito mais.
Jardim Botânico
No extremo este do Parc du Thabor encontra-se o jardim botânico (Jardin Botanique et Roseraie). Aqui encontrará todo o tipo de flora, oriunda de várias partes do mundo. Tanto o Parc du Thabor como o Jardim Botânico estão abertos durante todo o ano, 24 horas por dia, para os visitantes desfrutarem. A paisagem muda com as estações, o que significa que uma visita será sempre gratificante, independentemente da época do ano.
Dia 1 - Mapa do passeio da tarde em Rennes
Dia 2
Manhã: Champs Libres
Na segunda manhã do seu itinerário de 3 dias em Rennes, comece no centro cultural Champs Libres, a sul da cidade velha. O complexo contém a Biblioteca Renes, o Museu da Bretanha, o Planetário e um parque científico, por isso é o lugar perfeito para levar a família a passar o dia.
Museu da Bretanha
Se quiser aprender sobre a história da região, uma visita ao Museu da Bretanha é uma excelente ideia para acrescentar ao seu itinerário. O museu dedica-se à arqueologia e etnologia, possuindo mais de 600.000 itens. As suas exposições incluem desde fotografias a moedas, mapas, postais e muito mais.
Biblioteca (para as melhores vistas da cidade)
Siga até à Biblioteca de Rennes. Esta instituição oferece vistas fantásticas para a cidade e organiza também workshops e eventos semanais para crianças e adultos. Consulte o site para ver o que está a acontecer durante a sua visita.
Dia 2 - Mapa do passeio matinal em Rennes
Museu das Belas Artes
O Museu das Belas Artes alberga uma coleção impressionante de pinturas, desenhos e antiguidades que datam do antigo Egito. No entanto, o foco está nas pinturas dos séculos XIV ao XIX, que incluem as obras de artistas de renome do Renascimento, como Paris Bordone, Paolo Veronese e Leandro del Ponte.
Promenade des Bonnets Rouges
Termine o seu dia com um passeio agradável ao longo do rio Vilaine, na Promenade des Bonnets Rouges. Pare para tomar um café, comer um gelado ou um bolo numa das pastelarias ao longo do percurso ou então mime-se com um copo de algo borbulhante num dos bares ao pé do rio.
Dia 2 - Mapa do passeio da tarde em Rennes
Dia 3
Manhã: Prefeitura de Rennes
O belíssimo edifício da Câmara Municipal está classificado como Monumento Histórico, graças ao seu design barroco e significado histórico. Originalmente, o edifício albergava uma estátua de Luís XV, que foi destruída durante a Revolução Francesa. Mais tarde, foi substituída por uma estátua de Ana da Bretanha, a última governante soberana da região. Esta foi destruída por sua vez em 1932, por uma bomba plantada por nacionalistas bretões, e o plinto permaneceu vazio desde então.
Parliament de Bretagne
O Parlamento Bretão fica num edifício de 1655 situado a seguir à Ópera, a uma curta caminhada da Câmara Municipal. Trata-se de um edifício notável, com tetos com pinturas a fresco detalhadas, pátios pitorescos e uma câmara grandiosa.
Eglise St Germaine
Siga para sudeste, em direção ao canal, até ao seu destino final do dia, a bela Eglise St Germaine. Esta igreja histórica remonta a 1470 e incorpora os estilos gótico e renascentista. Está aberta ao público de domingo a sexta-feira, das 9h às 19h.
Dia 3 - Mapa do passeio matinal em Rennes
Tarde: Passeio de barco no Vilaine
Termine a sua última tarde em Rennes a explorar os canais da cidade ou a fazer um passeio de barco panorâmico ao longo do rio Vilaine. Há imensas opções, desde alugueres de barcos elétricos ou caiaques a passeios no rio com comida e bebida incluídas. Há melhor maneira de terminar a sua estadia nesta cidade encantadora que a navegar suavemente pelos seus inúmeros cursos de água? Inclusive, é possível "navegar" para fora da cidade até às belas paisagens do campo, por isso pode passar um dia inteiro assim.
Dia 3 - Mapa do passeio da tarde em Rennes
Melhores passeios a partir de Rennes
- Monte Saint-Michel: Uma viagem até à ilha e ao mosteiro incrível de Mont Saint-Michel é algo que não pode mesmo perder e que não fica longe de Rennes. Demora-se cerca de uma hora de carro ao longo da D175, e os autocarros funcionam 7 dias por semana, 365 dias por ano a partir da Estação Rodoviária de Rennes (Gare Routiere). Há muito para ver e fazer - pode passear pelas ruelas de calçada, explorar a infinidade de pequenas lojas, desfrutar de um café num dos muitos estabelecimentos ou até mesmo nadar numa das praias próximas.
- St Malo: St Malo é um dos destinos de férias principais na Bretanha e para além disso é merecedor da viagem carro de uma hora para aqui chegar de Rennes (tal como no Monte Saint-Michel, há autocarros diários da Gare Routiere). Sugerimos explorar as muralhas da cidade e a sua arquitetura medieval impressionante, contemplar a catedral gótica e desfrutar do dia numa das muitas praias da zona.
- Fougeres: Se é fã de história, Fougeres é um destino obrigatório, pois é aqui que se encontra a maior fortaleza da Europa, datada de 1020. Esta vila no topo de uma colina pode ser vista a imensos quilómetros de distância e é o lugar perfeito para passar um dia em família – pode explorar as muralhas e ruelas sinuosas que o levam através da cidade velha e ao redor da fortaleza. A vila fica a apenas 40 minutos de carro de Rennes, na A84, e para além disso há autocarros diários que demoram pouco mais de uma hora para lá chegar.
- Dinan: A charmosa vila de Dinan fica a 53 km de Rennes e é famosa pelo seu castelo do século XIV e muralhas medievais. O rio Rance atravessa o coração desta vila pitoresca, onde se encontram as casas em enxaimel que são famosas em toda a região. Dinan parece um postal que ganhou vida, e sem dúvida que vale a pena a curta viagem de Rennes até aqui (cerca de 40 minutos de carro ao longo da D137).
- Chateau Vitre: A Bretanha tem muitos castelos incríveis, e o Chateau Vitre não é exceção. O castelo do século XI parece algo saído de um filme da Disney, com as suas torres cónicas e telhados em espiral. Vitre fica a este de Rennes, a apenas 40 minutos de carro de distância, passando-se pela N157 e pela D857 para lá chegar.
Outras coisas para fazer em Rennes
- Ópera de Rennes: Desfrute de uma noite bem passada na ópera na Rennes, que organiza espetáculos regulares, palestras e atuações de outros artistas. Com capacidade para pouco mais de 600 pessoas, é considerada uma das óperas mais pequenas de França. Consulte o site para ver o que está a acontecer durante a sua visita ou limite-se a admirar a sua arquitetura italiana enquanto passeia pela cidade velha.
- Igreja de St Melaine: A igreja de St Melaine, ou Eglise Notre-Dame en Saint Melaine, que é o seu nome completo, é uma abadia do século XI situada à beira do Parc du Thabor, no centro da cidade. É famosa pela sua torre octogonal e pela estátua da Virgem Maria.
- Parc Hamelin Oberthur: A uma curta caminhada do Parc du Thabor encontra-se o menor, mas não menos impressionante, Parc Hamelin Oberthur. Este parque citadino pitoresco tem um pequeno lago, uma área florestal e jardins paisagísticos com uma variedade de flora e avifauna. É um ótimo lugar para um piquenique. Contrariamente ao Thabor, que está aberto 24 horas, o Parc Hamelin Oberthur está aberto das 8h às 20h.
Melhores coisas para fazer com crianças em Rennes
- Get Out! Rennes - Escape Game: Explore a cidade enquanto procura pistas e resolve quebra-cabeças. Esta é uma maneira fantástica de tirar o máximo proveito da sua viagem a Rennes e certamente algo que as crianças vão adorar. A caça pelas pistas começa e termina na Place de la Mairie e dura cerca de 3 horas – uma experiência muito divertida!
- Planetário e Parque da Ciência: O Planetário e o Parque da Ciência situam-se em Les Champs Libres, perto da biblioteca, e são uma ótima maneira de passar um dia chuvoso (embora ainda valha a pena a visita, mesmo que o sol esteja a brilhar). Veja um espetáculo em 3D e participe em exposições interativas, enquanto descobre o mundo ao seu redor e os segredos do céu noturno.
- Arbre Aventura Rennes: O parque de aventura Arbre Aventura Rennes é adequado tanto para crianças como para adultos e tem percursos nas copas de árvores com tirolesa, pontes de corda e outros desafios.
Onde comer e beber em Rennes
Rennes é um destino maravilhoso para quem aprecia boa gastronomia e o lugar perfeito para experimentar a culinária bretã local. Dada a proximidade da cidade ao mar, o marisco é um ingrediente que aparece com frequência, embora haja restaurantes para todos os tipos de gostos e orçamentos.
- Mercados: O Mercado Marche des Lices é o segundo maior de toda a França, por isso é garantido que terá uma boa experiência enquanto descobre as iguarias de ficar com água na boca e os produtos frescos em exposição. O mercado fica na Place des Lices e acontece todos os sábados de manhã, contando com mais de 300 feirantes a vender de tudo, de queijos artesanais a pão, mel, conservas, vinho, frutas e vegetais frescas e muito mais.
- Passeios gastronómicos: Uma das melhores maneiras de experimentar a culinária local é fazer um passeio gastronómico. O da Breizhtronomie inclui cinco paragens onde pode provar ostras locais, queijo, sidras, entre outras iguarias saborosas.
Cozinha Traditional Bretã e Francesa
- Essentiel: Uma viagem ao Essentiel é, bem, essencial para qualquer entusiasta da culinária que visita Rennes, não só pelo menu clássico de bistro, mas também pela sua localização no canal. O restaurante está alojado num edifício de tijolo antigo que lhe traz um ambiente moderno, porém rústico. Há mesas dentro e fora do restaurante, para que possa desfrutar da culinária francesa clássica com vista para o canal, a ver o tempo passar. Recomendamos vivamente!
- POF: O POF é um dos melhores restaurantes de Rennes e é mencionado no Guia Michelin, graças ao seu menu interessante com nomes brincalhões para os pratos. Este combina pratos locais clássicos com influências de todo o mundo, um exemplo é o creme de couve-flor com especiarias de caril da Bretanha, mas há muitos outros petiscos de ficar com água na boca. Também tem preços muito razoáveis, considerando a qualidade e a excelência do serviço.
- Les Bistrot Des Remparts: Se quiser experimentar o tradicional fayre bretão no coração da cidade velha, siga diretamente para o Les Bistrot des Ramparts, que fica a poucos passos dos Portes Mordelaises Este bistro rústico foca-se em ingredientes sazonais de origem local, e há uma excelente carta de vinhos para acompanhar sua refeição.
- Restaurante Zest: O encantador restaurante ribeirinho Zest fica nas margens do Vilaine, a 7 km a leste do centro da cidade, mas vale imenso a pena o desvio até lá. Jante ao ar livre no terraço e debruçe-se sobre o menu, composto por pratos clássicos franceses e bretões com foco no peixe e marisco.
- Crêperie Au Marché des Lices: A Bretanha é a terra do crepe, por isso é obrigatório fazer uma visita a uma das muitas creperias de Rennes. A Crêperie Au Marché Des Lices fica a poucos passos da Catedral e tem um extenso menu de panquecas doces e salgadas para todos os gostos. Pode optar por jantar ou pedir takeaway e desfrutar da comida enquanto passeia ou sentado à beira do canal.
- La Petite Ourse: O La Petite Ourse é outro restaurante de Rennes que é mencionado no Guia Michelin, graças ao seu conceito de quinta para a mesa, ingredientes frescos sazonais, equipa acolhedora e menu a preços razoáveis. O restaurante está localizado no centro da cidade, a uma curta distância a pé da cidade velha.
Restaurantes de alta cozinha
- Racines: Este restaurante moderno e luminoso no centro de Rennes foca-se em pratos contemporâneos com homenagem às raízes da chefe Virginie Giboire, que trabalhou ao lado dos chefes de renome mundial Guy Martin e Thierry Marx. Esteja a contar com sabores e texturas subtis servidos num ambiente chique e confortável. Racines (que significa Raízes) ganhou uma cobiçada estrela Michelin pelo seu menu impressionante.
- Ima: No Ima, o chefe Julien Lemarié combina ingredientes locais frescos com sabores asiáticos que adquiriu durante as suas viagens e passagens pelas cozinhas de Londres, Tóquio e Singapura. O restaurante foi premiado com uma estrela Michelin pelo seu delicioso menu de fusão, e recebeu também uma estrela verde, graças ao seu compromisso em trabalhar com ingredientes provenientes de quintas e produtores locais.
Campos de golfe de Rennes
- Golf municipal de Cesson-Sevigne: O campo de 9 buracos em Cesson-Sévigné é o lugar perfeito para uma partida de golfe em Rennes. O clube também possui um driving range, um putting green, um restaurante e um bar. Há uma escola de golfe no local e pode também alugar tacos, para não ter que se preocupar com isso ao fazer as malas.
Onde ficar em Rennes
- Odalys City Rennes Lorgeril: O Odalys é um hotel de 3 estrelas que oferece estúdios completos no coração de Rennes, equipados com uma kitchenette, uma casa de banho com chuveiro, máquina de café e tudo o que precisa para uma estadia confortável. Os hóspedes também podem optar por um pequeno-almoço continental na sala de jantar comum.
- Hotel Restaurant Le Victoria: Este hotel elegante de 3 estrelas está situado no centro da cidade, apenas a algumas centenas de metros do complexo Les Champs Libres. Tem um restaurante fabuloso no local que serve pratos regionais e há também um bar e um terraço para os hóspedes desfrutarem e relaxarem após um dia de passeios.
- Novotel Spa Rennes Centre: Este hotel luxuoso de 4 estrelas está situado no coração da cidade, a uma curta distância de todas as atrações turísticas principais. O Novotel tem o seu próprio spa e centro de bem-estar, tem ainda uma piscina interior aquecida, um bar e um restaurante, que serve pratos de cozinha francesa e europeia.
- Mercure Rennes Centre Parlement: O Mercure é um hotel de 4 estrelas instalado numa antiga tipografia que fica no centro da cidade, no entanto escondida numa rua tranquila, longe da azáfama. Há um ginásio no local para os hóspedes desfrutarem e um buffet de pequeno almoço com pastelaria fresca e outras iguarias locais.
- Balthazar Hotel & Spa Rennes: Se estiver à procura de luxo na sua viagem a Rennes, então o hotel de 5 estrelas Balthazar Hotel & Spa é o lugar ideal para si. O hotel fica a uma curta distância a pé da cidade velha e inclui um jardim agradável, um spa e um ginásio com sauna e jacuzzi e um restaurante com um terraço encantador.
Melhor altura para visitar Rennes
Devido à sua localização fantástica a menos de uma hora de carro de St Malo e da linda costa da Bretanha, o verão é definitivamente uma das melhores épocas para visitar Rennes.
Rennes é o destino perfeito para as suas férias de verão. Há muitas atividades para fazer ao ar livre - pode passear pela cidade velha e pelo Parc du Thabor, explorar os castelos próximos, caminhar no campo e desfrutar de refeições na esplanada de um dos muitos cafés e restaurantes da cidade.
As estações da primavera e do outono também são ótimas alturas para visitar – há menos turistas e os preços de alojamento são mais baixos. Há também muitos espaços fechados para o manter ocupado mesmo durante os meses de inverno mais frios, como é o caso do Museu das Belas Artes e do complexo Champs Libres, que tem bastantes opções de entretenimento.
Festivais de Rennes
- Festival Nacional de Cinema de Animação: O Festival Nacional de Cinema de Animação realiza-se em Rennes, em abril, e é organizado pela Associação Francesa de Cinema de Animação. O festival recebe até 12.000 convidados e 260 profissionais de cinema e conta com vários workshops, atividades, exibições de filmes e muito mais. A última edição decorreu de 23 a 27 de abril de 2024.
- Festival Mythos: O festival anual de Mythos é um dos maiores festivais de música da Bretanha – nesta altura artistas vindos de todo o mundo descem até Rennes para um fim de semana de entretenimento. Além de música ao vivo, há workshops divertidos, aulas culturais, comida, bebida, teatro e muito mais. O festival realiza-se todos os anos em abril. Consulte o site oficial para o cartaz e datas de 2025.
- Festival Gourmand: Todos os anos, em outubro, Rennes organiza o Festival Gourmand, que é uma celebração da cultura gastronómica diversificada da Bretanha. Aqui pode passear pelas barracas de produtos frescos e caseiros, provar algo saboroso numa das food trucks ou restaurantes pop-up e trazer de volta ingredientes locais para desfrutar muito depois da sua viagem. O festival também inclui música ao vivo e outros tipos de entretenimento.