Albufeira é o melhor refúgio para fazer praia no Algarve. Estendendo-se por 30 km ao longo da costa, a cidade tem uma grande variedade de praias. Algumas são largas com um areal comprido, enquanto que outras escondem-se no meio dos rochedos à espera de ser descobertas.
Esta antiga vila piscatória tornou-se um destino de férias popular na década de 1960, graças à grande diversidade de praias e clima quente. Mais de 40,000 pessoas vivem na cidade de Albufeira e este número cresce exponencialmente nos meses de verão com a vaga anual de turismo. À semelhança de outras zonas na região do Algarve, Albufeira foi ocupada pelos árabes. De facto, o nome da cidade vem da palavra árabe “Al-buhera”, que significa castelo do mar.
O nosso itinerário irá mostrar-lhe as melhores coisas a fazer em Albufeira, incluindo as melhores praias, restaurantes e hóteis, de modo a aproveitar ao máximo a sua viagem.
Comece o dia a explorar a parte velha da cidade, caminhando ao longo da calçada em ruas estreitas repletas de lojas, bares e restaurantes. O largo Engenheiro Duarte Pacheco é uma das praças principais da cidade e um ótimo ponto de partida para a sua visita.
Faça uma paragem pela galeria Pintor Samora Barros. Este espaço de arte contemporânea deve o seu nome ao pintor Samora Barros, nascido em Albufeira. O edíficio em si é impressionante, com paredes brancas luminosas, grandes janelas de vidro (com rebordo também ele branco) e um azulejo a assinalar “Central Elétrica”, uma recordação da vida passada do edíficio. Mantenha-se informado sobre o calendário das exposições temporárias em exibição.
Após explorar a galeria, caminhe em direção à igreja principal de Albufeira. Pode reconhecê-la facilmente pela grande torre com o sino, que ainda toca de hora em hora. Esta igreja do estilo neoclássico foi construída no século dezoito, substituindo a igreja original que foi destruída durante o terramoto de 1755. No interior, a decoração é bastante modesta em comparação a outras igrejas do Algarve. O altar principal está adornado com um belo quadro de Samora Barros, por detrás da estátua da Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Continua a visita desta vez rumo à igreja de São Sebastião, onde está também o museu da Arte Sacra em Albufeira. O museu reúne uma série de itens religiosos que pertenceram a várias das igrejas da região sobreviventes ao terramoto de 1755. Os azulejos pintados à mão são também algo a destacar.
Logo na esquina da igreja está o Museu Arqueológico de Albufeira, que mostra a evolução da cidade desde a pré-história até aos dias de hoje. Para além da exposição permanente, o museu tem um espaço para exposições temporárias e uma livraria temática.
Passe a tarde a explorar as praias de Albufeira. Existem mais de uma dúzia de praias em Albufeira, cada uma com o seu charme e todas de areia dourada. As praias mais perto do centro são a Praia dos Pescadores e a Praia do Túnel, facilmente acessíveis por um elevador que dá acesso direto ao areal.
Se procurar escapar às multidões, pode conduzir até mais longe e visitar as praias mais remotas de Albufeira. A praia de São Rafael, a praia da Falésia ou a praia da Coelha são ótimas alternativas.
Na praia de São Rafael, irá encontrar falésias alaranjadas belíssimas e formações rochosas únicas, esculpidas pelo vento e ondas. Duas delas até têm nome: “Ponte Pequena” e “Ninho das Andorinhas”. Muitas destas formações rochosas continuam debaixo da superfície da água, fazendo desta praia um local ideal para fazer snorkelling. Outra alternativa é juntar-se a um passeio de stand-up paddle e explorar as cavernas e grutas perto da praia.
À distância, Albufeira é um mar de casas esbranquiçadas no topo de uma colina. Não há melhor lugar para ter esta vista sobre a cidade que o Miradouro do Pau da Bandeira, um pequeno ponto de observação que fica do outro lado da Praia dos Pescadores. Veja o pôr do sol aqui antes de seguir de volta para a cidade.
Experience a vida noturna de Albufeira na famosa Rua da Oura. Localizada na Avenida Sá Carneiro e estendida por 2km está a zona de festa da cidade, repleta de bares e clubes sempre ao rubro durante a época alta, nomeadamente o Liberto’s e o Kiss. No verão, poderá também juntar-se a imensas festas na praia.
A cerca de 2km a oeste do centro da cidade está a marina. Pode caminhar até lá por cerca de 20 minutos, mas dependendo de onde estiver hospedado poderá ser melhor arranjar um carro ou um táxi. O espaço destaca-se pelos blocos de prédios de cores pastel em tons de rosa, amarelo e azul. Os edíficios estão ocupados por uma variedade de restaurantes, lojas, bares e um centro recreacional. A partir daqui pode fazer uma viagem para ir ver golfinhos ou explorar a gruta de Benagil, que fica nas proximidades. Esta maravilha da natureza está situada mesmo à beira da praia de Benagil e é um dos sítios mais fotografados do Algarve. Pode chegar lá de barco, numa prancha de stand up paddle ou de caiaque, porém só os transportes mais pequenos conseguem se aproximar da gruta.
Alugue um carro e vá em direção a norte até ao Algarve Shopping, um centro comercial ao ar livre na Guia com mais de cem lojas, um zona de restauração e um cinema. Contrariamente aos centros comerciais mais glamorosos, o Algarve Shopping evoca a arquitetura da região com as suas fachadas azuis e brancas e também no logótipo, uma cegonha, que é uma ave frequentemente avistada pelo Algarve.
A freguesia da Guia é famosa pelo seu frango, conhecido localmente como o “Frango da Guia”, por isso certifique-se de ir provar enquanto estiver por aqui. O Teodósio tem servido esta especialidade local desde 1982. Pode pedir o frango com ou sem piri-piri.
Lentamente vá até Paderne. Estacione o carro e siga o trilho em direção ao castelo da vila, passando por uma ponte medieval, um moinho antigo e uma fonte. O castelo de Paderne é um dos sete castelos representados na bandeira de Portugal. Foi construído no século doze, quando o Algarve foi ocupado pelos mouros, e conquistado pelos portugueses em 1248. Hoje, apenas alguns elementos restam desta antiga fortaleza: as paredes de fora e uma igreja em ruínas que data do século dezasseis. Antes de ir, é melhor verificar se o castelo está aberto ao público, uma vez que recentemente tem estado fechado para renovações.
A uma curta distância de carro do castelo está a galeria de arte Côrte-Real, uma das pérolas escondidas de Albufeira. Situada na casa de uma quinta antiga, rodeada de campos verdes majestosos, a galeria apresenta uma coleção de trabalhos de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais. Também vendem peças de cerâmica pintadas à mão e azeite produzido localmente. É de notar que a galeria está fechada de segunda a quarta-feira, pelo que é melhor regressar ao centro se a sua visita calhar num destes dias.
Albufeira oferece imensas coisas para fazer em família, incluindo dois grandes parques temáticos, o Parque Aventura e o Zoomarine. O Parque Aventura é dedicado ao arborismo e tem pontes de corda e rapel, enquanto que o Zoomarine é um parque aquático com espetáculos de golfinhos, piscinas e um aquário a 10km a oeste. Pode também ver golfinhos no seu habitat natural fazendo uma viagem de barco a partir da marina de Albufeira.
Surpreendentemente, não há parques aquáticos no centro de Albufeira. Existem três a um raio de 30km, mas o nosso favorito é o Aquashow a 15-20km a este. Por sorte existem várias praias nas proximidades onde pode ir dar um mergulho.
A cidade tem também o AlgarveShopping, um grande centro comercial na Guia com mais de 100 lojas, uma zona de restauração e um cinema – uma ótima alternativa nos dias de chuva.
Tal como muitas cidades na costa algarvia, Albufeira é conhecida pelo peixe e marisco. Entre os pratos mais populares estão as sardinhas grelhadas e a cataplana. Mas também há uma grande variedade de opções internacionais, incluindo cozinha italiana, indiana e britânica. Desde tascas a preços acessíveis até restaurantes de estrela Michelin aqui seguem alguns dos melhores restaurantes para comer em Albufeira:
Prefere alugar um espaço ao invés de ficar num hotel? Aqui está a nossa seleção dos melhores alojamentos para alugar em Albufeira.
Existem três campos de golfe nas proximidades de Albufeira: o Pine Cliffs Olhos de Água, o Salgados na Guia e a Balaia, que é mais perto do centro. Os dois primeiros têm ótimas vistas para o Atlântico. Todos os campos têm 18 buracos.
Albufeira tem sol praticamente durante todo o ano. No entanto, se quiser tirar partido da praia e de outras atividades aquáticas, o verão é a melhor altura para vir. O clima começa a ficar mais quente por volta de junho, com temperaturas entre os 20ºC e os 30ºC. Coincide com a época alta, por isso esteja a contar com praias cheias e preços dos hotéis mais elevados. Em alternativa, pode vir na primavera ou no outono. Os dias podem ser ligeiramente mais frios mas irá desfrutar de ruas silenciosas e alojamento a preços mais acessíveis.
Visite-nos
Ligue-nos
Pergunte-nos